ESCLEROSE MÚLTIPLA

sexta-feira, 29 de março de 2013

A realidade dos cadeirantes de hoje é essa, Depoimento de uma amiga




   
  





















Gente essa realidade vivo há cinco anos, quantas vezes sou privada de entrar em estabelecimento comercial
porque não tem como entrar com a cadeira de rodas, já fiquei sem fazer exames de laboratório por falta da tal rampa e as vezes até a porta a cadeira não entra. banheiros é um grande problema, até a rua que moro não posso sair de casa sem que alguém pegue a cadeira à peso e coloque-me na rua , olha e não moro muito distante do centro de Arapiraca não, olha outro dia precisei ir a um hospital famoso com um dos meus filhos p/ realizar um exame e fui impedida de entrar no consultório porque o corredor de acesso não era acessivo, fiquei tão revoltada e sem falar no trauma que meu filho ficou , saiu do hospital chorando, dizendo ele que não queria entrar com uma pessoa estranha já que tem mãe. .tudo isso passamos, ainda somos obrigados ouvir e ver políticos falando na televisão dizendo que assinam leis para melhoria dos deficientes e cadê esses benefícios? o portador de deficiências e doenças cronicas neste país somos vistos como um objeto de tão pouco valor que o máximo que conseguimos um auxilio de um salario minimo p/ remédios, consultas, alimentação, moradia e pagar transporte se quisermos frequentar as fisioterapias. agora nossos políticos além dos altos salários ainda recebem ajudas p/ transportes, moradias e outros e não é apenas alguns míseros mínimos não. é revoltante!!!                                                                                                                        

DEPOIMENTO DE UMA AMIGA

Que tristeza,passa o periodo da eleiçao e veja o que tenho que passar!!!!                                                                           

Estou muito triste!!! Acabei de ligar para a secretária de saúde de minha cidade (Palmeirina),porque estou esperando há um mês a entrega do meu material pois sou cadeirante e dependo fazer cateterismo vesical. Cateterismo é a passagem de uma sonda uretral na uretra para esvaziar a bexiga. Pode ser de demora (permanece no paciente) ou de alívio- introduzida somente para retirar a urina no momento, após a urina sair, retira-se.Então dependo dos seguintes  máterias: sondas,gases,xerocaína  e medicação. E ela falou que ainda estava vendo e pediu para ligar outro dia.Perguntei a ela que dia simplesmente ela respondeu: - OUTRO DIA. Então perguntei se ela tinha uma data certa para mim dar resposta. Simplesmente ela falou que estava em reunião e desligou o telefone em minha cara.Eu acho que seria mais educado ela falar que não quer entregar meus medicamento. Mais não se preocupe dona Valda não irei mais lhe INCOMODA. Afinal a Sr esta sempre em reunião quando ligo.  Por:Valdelice Lopes.pousadas

domingo, 24 de março de 2013

Nesta vida colhemos tudo que plantamos


sábado, 23 de março de 2013



Boa noite, que a graça de Deus seja com todos





sexta-feira, 22 de março de 2013




 Não há deficiência maior do que as deficiências das pessoas que não conseguem ver além das aparências, ouvir apenas o que lhe convém. Falar o indevido principalmente sobre a vida alheia. Não há deficiência maior do que a caminhada apenas para a satisfação pessoal. Dos joelhos que não se dobram para agradecer a Deus todas estas habilidades capazes de conduzir o ser humano á prática da virtude. Porém, podem levá-los, também para os caminhos do egoísmo, da maldade, da cegueira, onde não há córnea, nem retina saudável que os façam ver que, pessoas com qualquer tipo de deficiência, física ou mental, são diferentes sim! sabem por que? Ninguém é igual a ninguém, somos apenas diferentes, enquanto ultrapassamos nossos  limites e vencemos nossas barreiras.
     A vida continua... "É duro, mas parece que já estou conseguindo superar. No final, acho que tudo vai dar certo. Eu posso agüentar isso!" O ciclo começa a terminar. Um pouco mais de tempo e as perspectivas de um futuro melhor recomeçam. Em outras palavras, volta a existir esperança. Toda pessoa sai com algumas feridas, algumas mais abertas, outras já cicatrizadas. Vale destacar o que muitos não percebem: o indivíduo acabou por sair crescido, mais adulto, mais sábio, melhor preparado para a vida! Aumentou de maneira extraordinária seu arsenal para resolver problemas no futuro, além de possivelmente adquirir maior sensibilidade para ajudar outras pessoas em dificuldades.                                       

BLOG VEM: Será perseguição, ou preconceito religioso?     S...

BLOG VEM: Será perseguição, ou preconceito religioso?    
S...
: Será perseguição, ou preconceito religioso?     Será que não estão confundido, protestos com com perseguição religiosa? O que se torna uma ...

BLOG VEM: Todos os dias cobramos dos governantes melhorias e...

BLOG VEM: Todos os dias cobramos dos governantes melhorias e...: Todos os dias cobramos dos governantes melhorias e projetos novos que possam proporcionar ao povo qualidade de vida, acontece que as vezes s...

BLOG VEM: O amor é qualificadorPor: Wagner AmaralPublicado ...

BLOG VEM: O amor é qualificador
Por: Wagner AmaralPublicado ...
: O amor é qualificador Por: Wagner Amaral Publicado em:  Nossa Perspectiva “O amor deixa as pessoas abobadas”.  Já ouviu esta...

BLOG VEM: Adfima Adfima ArapiracaAdfima Adfima Arapiraca a...

BLOG VEM:
Adfima Adfima Arapiraca
Adfima Adfima Arapiraca a...
: Adfima Adfima Arapiraca Adfima Adfima Arapirac a  adicionou uma nova foto: "Brasil tem uma criança com síndrome de Down a cada ...



Adfima Adfima Arapiraca

Adfima Adfima Arapiraca adicionou uma nova foto: "Brasil tem uma criança com síndrome de Down a cada 600 a 800 nascimentos.
A síndrome de Down, ou trissomia do 21, é uma condição geneticamente determinada. Trata-se da alteração de cromossoma mais comum em humanos. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a cada 600 a 800 nascimentos, uma criança tem síndrome de Down, independentemente de etnia, gênero ou classe social.
A data foi criada em 2006 com o objetivo de valorizar as pessoas com a síndrome, conscientizar a sociedade sobre a importância da promoção de seus direitos e, assim, permitir que elas tenham vida plena e digna, como membros participativos em suas comunidades.

E um ótimo para eles que são verdadeiros AMORES!"


O amor é qualificador


Por: Wagner Amaral
Publicado em: Nossa Perspectiva

“O amor deixa as pessoas abobadas”. Já ouviu esta expressão, ou algo semelhante? A ideia é a de que o indivíduo que está amando não enxerga a realidade; isto é, não percebe os defeitos do outro, assim como as coisas erradas e ridículas que faz (ou fazem).
Li outro dia esta afirmação: “O amor realmente torna as pessoas fracas mesmo, veja as mulheres, ficam cegas e fazem loucuras e os homens (em menor grau) também fazem. Quem é bom e tem amor nunca chega ao poder é usado e abusado e nunca consegue ter o poder, pois é dominado por um sentimento que o torna fraco e inimigo de si mesmo, ficando assim na mão da pessoa a qual ele ama. O amor faz você se preocupar com os outros, e você acaba ficando em segundo plano. O amor faz você sair da realidade do mundo, e você acaba caindo na armadilha. O amor é a palavra que deram para o sexo em uma forma mais bonita pois o amor acaba”.
Maquiavel afirmou que um príncipe nunca deve demonstrar amor; pois o amor o torna fraco, e acaba; mas o medo das pessoas não. Ele tinha esta filosofia, e a maioria dos políticos, empresários de sucesso e grandes executivos seguem a mesma filosofia.
Que coisa! Será que tudo isso se refere realmente ao amor? Ou será que o sentimento em questão diz respeito a algo de menor proporção temporal, e qualitativa em seu todo; mas de acalorada proporção sentimental, como a paixão?
Vejamos o que as Escrituras revelam acerca do amor: “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13.4-7).
 Interessante, pois as características do amor na pessoa, como demonstrado no texto, parecem conduzir à qualificação pessoal. E isto, evidentemente, qualifica a pessoa para todas as coisas e áreas; pois, qual a parte da vida que o pessoal não está incluído, por meio do entendimento, da avaliação, das ações e reações, e dos relacionamentos?
Paciência, bondade; assim como não se ressentir do mal; não ser irritadiço, e prepotente, são características desejadas por todos; porém, com pouquíssimas conquistas. Para a maioria das pessoas são como utópicas; isto é, lindas e desejáveis, mas não alcançáveis.
E o que dizer do ter domínio próprio? Sim; pois, o amor qualifica a pessoa a não ser controlado pelo ciúme; assim como a não ser cego devido ao orgulho; bem como a não se conduzir inconvenientemente. O amor torna a pessoa justa, inimiga da injustiça e amiga da verdade. Enfim, o amor torna a pessoa forte o suficiente para sofrer, crer, esperar e suportar; vivendo equilibradamente segundo aquilo que crê.
E o mais interessante é que tudo isso tem uma consequência benéfica para a pessoa que ama. O texto afirma: “o amor não procura os seus interesses”. Ao contrário do que afirmam alguns, pensar e agir em benefício do outro traz benefício para o próprio agente do bem. Se eu amo minha esposa, e por isso me relaciono positivamente com ela, procurando os seus interesses; a recompensa é a de ser também amado; e por isso, cuidado por ela. Alguns certamente diriam:“Mas e quando eu amo e não sou correspondido, isto é, sou traído por aquela que foi alvo de meu amor?” Eu respondo, afirmando ser possível que isto aconteça devido a pecaminosidade existente; porém, na maioria das vezes eu indagaria: “Você realmente a amava, se relacionando com ela conforme as características expostas no texto acima?”. Na maioria das experiências negativas, percebe-se a ausência do amor real, com suas características não sendo evidenciadas, por nenhuma das partes. A consequência para estes relacionamentos, evidentemente, não pode ser boa.
Quando amamos verdadeiramente, evidenciando tais características, somos qualificados. E mesmo diante de alguma possível trairagem, somos fortalecidos a amar; pois nos tornamos pessoas melhores para nós mesmos, e para os outros. Por que será que diante de umatrairagem o lado desqualificado é que tem de prevalecer, influenciando negativamente? Afinal, aquele que não ama revela fraqueza e covardia, por meio de um caráter indigno, e de uma conduta inconveniente. Enquanto o que ama é qualificado a “tudo passar, tudo crer, tudo esperar e tudo suportar”. O amor qualifica; portanto, 

Blog do Antonio Wilmar: Como Satanás Age Contra a Igreja?

Blog do Antonio Wilmar: Como Satanás Age Contra a Igreja?: Muitos tem uma visão errada sobre satanás. Alguns pensam que o diabo é um ser totalmente inofensivo, como um leão velho e desdentado ou u...
Todos os dias cobramos dos governantes melhorias e projetos novos que possam proporcionar ao povo qualidade de vida, acontece que as vezes são criados alguns projetos e até são desenvolvidos, a exemplo, o pronatec e outros cursos que são oferecidos por o governo federal aos jovens que buscam o primeiro emprego,  muito bom, de grande valia, pois; dar direito aos jovens pobres estudarem e  aprenderem uma profissão. Só que, projetos são desenvolvidos e espalhados em todos os municípios; porém; não são fiscalizados e acabam não dando certo, muitos são os fatores que contribuem para o afastamento dos jovens desses cursos, a distância, falta de incentivo e etc. O governo manda à esses jovens uma ajuda de custo para transporte dos que moram distantes, só que existe cidades  que o recurso nunca chega, ou, chega um mes e outros não, por conta dessas dificuldades poucos conseguem terminar o curso

quinta-feira, 21 de março de 2013

Será perseguição, ou preconceito religioso?    
Será que não estão confundido, protestos com com perseguição religiosa? O que se torna uma arma barata e suja. Gente vivemos num Brasil onde não sabemos mais que a que regime político fazemos parte, será que mudaram a constituição e esqueceram de comunicar ao povo? Sabe, estou em dúvida, alguém sabe, respondam-me por favor, já não se sou brasileira ou não.

Foto Alexandta Marins - Câmara dos Deputados | Distorção da imagem: Eliseu Antonio Gomes

Tenho refletido e compartilhado o seguinte na web:
Assisto na televisão os manifestantes contra Marco Feliciano, na reunião da CDHM. O pastor e parlamentar está no expediente de trabalho. E os manifestantes, que prometem estar todos os dias por lá? São desocupados? Será que não caberia enquadrá-los no crime da vadiagem, se insistirem em atrapalhar a ordem da Casa Legislativa?
                                                                                    

terça-feira, 19 de março de 2013


terça-feira, março 19, 2013

Diretor da Associação Brasileira de Teólogos divulga nota de apoio a Marco Feliciano


Neste ultimo domingo, o diretor da Associação Brasileira de Teólogos, pastor Waldex Silva, divulgou em seu perfil pessoal do Facebook, uma nota de apoio ao deputado federal pelo PSC e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, pastor Marco Feliciano.


Pastor da igreja Assembléia de Deus, o deputado causou polêmica em 2011, quando publicou declarações polêmicas em seu Twitter sobre africanos e homossexuais, no entanto, segundo entendimento da maioria dos evangélicos está havendo distorção das palavras do pastor.

Em visita a TV Colombo no Paraná, com presença no programa Caminhos da Vida do Pr. Carlos Simplício neste ultimo dia 18, o pastor Waldex reafirmou aos presentes nos bastidores seu apoio ao Pastor Marcos Feliciano, sendo ele, de certa forma, um representante dos evangélicos no governo.

Confira abaixo o conteúdo da nota.

Nota a nossos amigos e assinantes;

Amados e queridos irmãos;

Como pastor e servo de Deus, diante dos acontecimentos dos últimos dias quero expressar minha posição a todos vocês.

Temos acompanhado as noticias envolvendo o nome de nosso irmão Pr. Marco Feliciano e afirmo que, em alguns conceitos teológicos até que discordo do Pr Marco Feliciano, o que é até normal, porém, não vemos de nenhuma forma, preconceito em suas palavras como está sendo divulgado pela imprensa. O que está ocorrendo é apenas uma distorção das palavras do pastor que, por motivos apenas políticos, está sofrendo toda essa perseguição, gerando, de certa forma, um certo preconceito para com todo o povo evangélico. Justamente por isso, apoiamos o Pr Marco Feliciano que, quer queira ou não torna-se um representante nosso no governo. Lastimamos todos esses acontecimentos e esperamos que um dia tudo isso possa chegar ao fim. As leis existem para serem obedecidas e agindo assim, cremos que teremos um Brasil abençoado por Deus, unido e sem preconceitos. Deus abençoe a todos, em nome de Jesus.

quinta-feira, 7 de março de 2013




ASSIM COMO AS ÁGUAS CORREM SEM DESTINO É A VIDA DA PESSOA SEM DEUS.COMO AS ÁGUAS VEM E VÃO PARA ONDE NÃO SABEMOS, MAS, PODEMOS  PEGAR-LAS E SENTIMO-LAS EM NOSSAS MÃOS TAMBÉM SOMOS CAPAZES DE AMAR A DEUS E SENTIMOS SUA SOBERANIA









segunda-feira, 4 de março de 2013


Tratamento com cortisona por três dias aumenta risco de pancreatite aguda

04/03/2013 - 14:42

Um estudo realizado por investigadores do Karolinska Institutet, na Suécia, revela que a cortisona, hormona utilizada em certos medicamentos, aumenta o risco de pancreatite aguda, avança o portal Isaúde.

Os resultados, publicados na revista JAMA Internal Medicine, sugerem que os pacientes tratados com a substância em algumas formas devem ser informados sobre os riscos e aconselhados a abster-se de álcool e tabagismo.

A pancreatite aguda é a doença mais comum do pâncreas e é causada por uma inflamação aguda do órgão. A maioria dos pacientes recupera sem complicações. No entanto, em 15 a 20% dos pacientes, a doença desenvolve-se em uma condição de risco de vida. As causas mais comuns da doença são os cálculos biliares e consumo elevado de álcool, mas em um quarto dos pacientes as causas são desconhecidas.

Estudos anteriores baseados em casos individuais indicaram uma ligação entre pancreatite aguda e alguns medicamentos, como preparações que continham cortisona. Cortisona endógena deriva de uma hormona adrenal e está relacionada ao stress e à regulação do ritmo circadiano. A forma mais comum em humanos é o cortisol (ou hidrocortisona). Cortisona sintética é usada para tratar uma série de condições médicas, tais como a asma e doenças auto-imunes (por exemplo, doenças reumáticas).

O estudo é o primeiro a demonstrar a relação entre cortisona e pancreatite aguda. Seis mil pacientes diagnosticados com pancreatite aguda entre 2006 e 2008 foram comparados com 61 mil controles saudáveis.

Os resultados mostraram que as pessoas tratadas com cortisona em forma de comprimido correram um risco 70% maior de desenvolver pancreatite aguda. Esta ligação foi observada após três dias de medicação, o que justifica a evidência de que o factor causal foi a cortisona, em vez de a doença tratada em si.

"No entanto, não houve aumento observável no risco para as pessoas que usam cortisona aerossol, como inaladores para asma. Mas as pessoas que começam um tratamento com cortisona são recomendadas a abster-se de beber e fumar, factores de risco para pancreatite aguda", conclui o principal autor do es



Células da pele reparam danos causados pela esclerose múltipla no cérebro

11/02/2013 - 08:28

Investigadores do University of Rochester Medical Center, nos EUA, descobriram que pode ser possível utilizar a pele do próprio doente para reparar os danos causados pela esclerose múltipla (EM) no cérebro, avança o portal Isaúde.

O estudo é a primeira tentativa bem sucedida para empregar células estaminais pluripotentes induzidas (hiPSC) retiradas da pele para produzir uma população de células que são críticas para a sinalização dos neurónios no cérebro.

A pesquisa foi publicada na revista Cell Stem Cell.
Assim como fios eléctricos, os nervos têm isolamento mas, em vez de plástico, o corpo utiliza uma proteína chamada mielina.
Em pessoas com a doença, os nervos têm de lutar para comunicarem, já que o seu revestimento isolante é atacado pelo sistema imunológico, deixando os nervos expostos e causando fadiga e perda do movimento.

Agora, a equipa liderada por Steven Goldman utilizou células-tronco para tentar reparar a mielina e restaurar a função dos nervos em doentes com esclerose múltipla.
Eles retiraram uma amostra de células da pele humana e converteram-na em células estaminais, que são capazes de se tornarem qualquer outro tipo de células no corpo. O passo seguinte foi transformar as células estaminais em versões imaturas de células do cérebro que produzem mielina.

Quando essas células foram injectadas em ratos que nasceram sem qualquer mielina , elas tiveram um efeito significativo, segundo os cientistas.
Os resultados mostraram que as células-tronco induziram a produção de mielina por todo o sistema nervoso.
Os animais foram também isentos de quaisquer tumores, um efeito secundário perigoso potencial de algumas terapias com células estaminais, e sobreviveram muito mais tempo do que os ratos não tratados.

"A nova população de oligodendrócitos (que produzem a mielina) era densa, abundante e completa. De facto, o processo de re-mielinização pareceu mais rápido e eficiente do que com outras fontes de células", afirma Goldman.

A equipa sublinha que a pesquisa ainda está numa fase muito precoce, mas com mais desenvolvimento pode um dia ser usada para reparar dano à mielina em pessoas com esclerose múltipla.

A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) comemora o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, assinalado no dia 30 de Maio, com o lançamento do DVD “Mobility Matters”, um vídeo com exercícios especialmente pensado para doentes com Esclerose Múltipla, uma doença neurológica que afecta precocemente a mobilidade e atinge cerca de 6 mil portugueses, avança a SPEM, em comunicado de imprensa.

De facto, as dificuldades na marcha encontram-se entre as queixas mais valorizadas pelos doentes, condicionando muito frequentemente as actividades básicas de vida diária, assim como o exercício de algumas profissões, o que acaba por ter implicações socioeconómicas para o próprio doente e para a família. Cerca de 30 minutos de exercício físico diário podem ajudar combater o cansaço, a fadiga e a espasticidade em doentes com esclerose múltipla. Neste contexto os especialistas recomendam programas de exercícios destinados a aumentar a aptidão cardiorrespiratória, força muscular e mobilidade de forma a melhorar o estilo e qualidade de vida e reduzir os riscos de outras patologias.

O programa “Mobility Matters”, concebido pela Biogen Idec, é composto por um conjunto de sete exercícios para pernas e braços realizados com uma banda elástica e protagonizados pelo treinador Rui Barros, conhecido pela sua participação no programa “Peso Pesado”. O uso de resistência elástica utilizada nos exercícios do vídeo, traz vários benefícios ao doente, explica Luísa Ventura, fisiatra que dá apoio à SPEM: “permite o exercício aeróbico e proporciona estabilidade articular, essencial para a execução do movimento, que por sua vez é feito de forma mais fluida e com menos esforço”.

Manuela Neves, directora da SPEM, afirma que este projecto nasceu “porque sabemos que a perda de mobilidade ainda não pode ser completamente tratada, mas pode ser contrariada com a prática de exercício físico diário. Nas instalações da SPEM existe um espaço totalmente equipado e dedicado à realização de exercícios e fisioterapia, cuja utilização, é infelizmente, limitada àqueles que têm possibilidade de se deslocar à nossa sede. Mas uma vez que existimos para todos os doentes com Esclerose Múltipla do país, participámos neste vídeo para que aqueles que estão mais longe de nós possam usufruir de um programa de exercícios pensado exclusivamente para quem sofre desta patologia”.

O DVD “Mobility Matters” vai ser lançado esta quarta-feira, dia 30 de Maio, numa sessão comemorativa do quarto Dia Mundial da Esclerose Múltipla que vai contar com várias actividades relacionadas com a importância do exercício físico, entre as quais se incluem uma aula de ginástica inspirada nos exercícios do DVD ministrada pelo treinador Rui Barros e uma Aula de Tai Chi, pela Associação de Tai Chi Taoista de Portugal.

Pernas robóticas da Honda


WALKING ASSIST DEVICE – PERNAS ROBÓTICAS DA HONDA RESTITUIRÁ A LIBERDADE DE MOVIMENTO A MUITAS PESSOAS


Imagine um selim de bicicleta conectado por processos mecânicos a um par de sapatos ou melhor pernas, para trabalhar como o novo sistema motor.
Walking Assist 
A fabricante de automóveis japonesa, Honda, desenvolveu um dispositivo que vai restituir a liberdade de movimento às pessoas que têm os músculos das pernas enfraquecidos, mas ainda são capazes de andar. Se chama Walking Assist Device e é um projeto ao qual o Fundamental Technology Research Center di Honda R&D Co, vem trabalhando desde 1999.
Estruturalmente, se trata de uma pequena sela equipada de pernas com muitas articulações e com um par de sapatos, pesa 6,5 kg e funciona com dois motores elétricos, alimentados por uma bateria de lítio, que oferece uma autonomia de 2 horas. Composto de um cinto leve, usado ao redor dos quadris e coxas, o usuário só precisamontar como um cavalo de balanço, enfiar os pés em seus sapatos e se mover normalmente, percebendo que lhe custa muito menos esforço, porque o Walking Assist Device ajuda a suportar o peso do corpo para reduzir a carga sobre as pernas do usuário.
Possui um mecanismo que dirige a força para o centro de gravidade, ajudando o usuário a  controlar a força auxiliar em concertação com o movimento das pernas.
O engenheiro Jun Ashihara afirma que a máquina é útil para pessoas em longas filas e para as pessoas que dirigem, fazendo entregas. Isso deverá ser tão fácil de usar como uma bicicleta, pois ele reduz o stress e ajuda as pessoas a se sentirem menos cansadas.

domingo, 3 de março de 2013


TABAGISTAS DE PLANTÃO!

 
 

 
 EXISTEM ESTUDOS QUE COMPROVAM QUE O CIGARRO ACELERA A PIORA DA ESCLEROSE MÚLTIPLA .
 
MAS SEGUNDO A PESQUISA "Pesquisadores do Brigham and Women's Hospital, da Harvard Medical School e do Massachusetts General Hospital, em Boston (EUA), acompanharam 1.465 pacientes com esclerose múltipla por cerca de três anos. Em média, os participantes tinham 42 anos e apresentavam a doença havia 9,4 anos.
Pouco mais da metade (53,2%) nunca havia fumado, 29,2% haviam sido fumantes no passado e 17,5% eram fumantes ativos. A progressão da esclerose múltipla foi avaliada por meio de características clínicas e de exames de ressonância magnética.
Os resultados mostram que os fumantes sofriam de uma forma significativamente mais severa da doença no início do estudo e apresentavam mais a forma primariamente progressiva da doença, caracterizada por um declínio progressivo das capacidades neurológicas, em vez do tipo remitente-recorrente -ou surto-remissão."
 
O QUE EU CONSEGUI ENTENDER TAMBÉM NA CONVERSA COM MEU MÉDICO, PORÉM NADA AINDA MUITO CONCRETO, QUE O CIGARRO AGE TAMBÉM NO CÉREBRO (O QUE NÃO É NOVIDADE) E ISSO PODE ACELERAR A DESTRUIÇÃO DA BAINHA DE MIELINA ... E QUANDO ISSO OCORRE COM PACIENTES DE EM, O QUE ACONTECE!?!??! NOVO SURTO!!!
 
PESQUISANDO A NET, LI TAMBÉM QUE OS GLÓBULOS BRANCOS, QUE NORMALMENTE ELIMINAM CÉLULAS DANIFICADAS, PASSAM A ATACAR CÉLULAS SAUDÁVEIS, RESULTANDO EM GRAVES DANOS NEUROLÓGICOS, ENTÃO ALÉM DE PODER DESENCADEAR CÂNCER, PODE TAMBÉM DESENCADEAR DISTÚRBIOS COMO A EM.
 
ACREDITO QUE POR ISSO ESTA LUTA CONSTANTE POR UMA VIDA SAUDÁVEL, AFINAL VIVEMOS DIANTE DE INCERTEZAS E ACASOS, ESTUDIOSOS TENTAM ENCONTRAR UMA EXPLICAÇÃO PARA A DOENÇA (NO CASO FALO DAS AUTOIMUNES) E AINDA CONTINUA INEXPLICÁVEL. EU MESMA GOSTARIA DE SABER OS MOTIVOS PELOS QUAIS NOSSAS PRÓPRIAS DEFESAS PASSAM A ENCARAR O ORGANISMO COMO UM ADVERSÁRIO EM UM CAMPO DE BATALHA ... E TEMOS QUE ENTRAR NESTA LUTA PARA BUSCARMOS NOSSO BEM ESTAR!
 
E NÃO SÓ ISSO, HOJE O TABAGISMO É APONTADO COMO UMA DOENÇA CRÔNICA DEVIDO A DEPENDÊNCIA DA NICOTINA. QUEM NUNCA ESCUTOU DE UM FUMANTE "EU CONSIGO PARAR QUANDO EU QUISER" MAS NUNCA PÁRA ... OU PIOR "GOSTARIA DE PARAR DE FUMAR, MAS É DIFÍCIL, EU NÃO CONSIGO" ... EU JÁ OUVI AS DUAS COISAS! TANTO OS FUMANTES COMO OS NÃO-FUMANTES, PORÉM PASSIVOS ... ESTÃO SUJEITOS A ADOECER, MAS ESTE RISCO É MUITO MAIOR PARA OS ATIVOS DO TABAGISMO E ASSUSTADOR, POR SINAL!
 
ALÉM DO FAMOSO CÂNCER DE PULMÃO, O CIGARRO TAMBÉM É FATOR DE RISCO PARA O CÂNCER DE LARINGE, PÂNCREAS, FÍGADO, BEXIGA, RIM, LEUCEMIA MIELÓIDE. COMPARADO COM OS QUE NÃO FUMAM, OS "CIGARREIROS" DE PLANTÃO APRESENTAM UM RISCO DUAS VEZES MAIOR DE DESENVOLVER A CATARATA, ENTRE OUTRAS DOENÇAS!
 
LENDO ISSO, A EM PARECE FICHINHA NÉ!?!?!? MAS E QUEM TEM EME AINDA É FUMANTE!?!?!? ACHO QUE VALE A PENA TENTAR UM TRATAMENTO. SEI QUE ATÉ A ACUPUNTURA AJUDA NISSO, CONHEÇO UM AMIGO QUE CONSEGUIU PARAR DE FUMAR DEPOIS DE UM TRATAMENTO E MAIS, LÓGICO, A FORÇA DE VONTADE! NÃO BASTA SIMPLESMENTE FAZER O TRATAMENTO E PAGAR PRA VER, TEM QUE QUERER!!!
Realidade que todo novo cadeirante vivi

No curso normal da vida de uma pessoa que nasce sem deficiências é ao longo dos dias conseguir uma moradia, claro nada adaptado, com o passar do tempo fatalidades acontece alguém da casa fica cadeirante e vem o processo de adaptação, tudo é complicado, não tem banheiro, quarto a cadeira não entra no corredor, cozinha é muito pequena, área de serviço degraus em lugar de rampas, chegada de casa o calçamento é uma ladeira, nunca se tem o direito de receber uma visita no portão ; sem falar nas quedas e tantas outras dificuldades enfrentadas;  dizem que no processo de torna-se cadeirante o mais difícil é a aceitação, já não penso assim, pra mim o mais difícil é a questão de acessibilidade no Brasil a começar em nossas próprias casas. Hoje vivo esse drama, confesso que de todos esse é o mais sofrido. pois;  ao construirmos a casa que vivo com minha família,  trabalhava em empresa privada e também trabalhava autônomo, ganhava mais um pouco; hoje vivendo da renda do inss não tem como construir um banheiro adaptado pois o preço é muito caro, essa realidade não vivo sozinha, acredito que milhares de deficientes passam por isso.  


AINDA NÃO TOMEI ESSA NOVA VERSÃO, PARECE QUE ESSE APLICADOR NOVO VAI MELHORAR MUITO, ESPERO NÃO FICAR A REGIÃO ROXA









TOMAR OU NÃO TOMAR AS DOLOROSAS INJEÇÕE?   PARA QUEM SABE O QUE É UM SURTO DE EM, COM CERTEZA PREFERE TOMAR INJEÇÃO, SEMPRE DIGO ENTRE O RUIM E O PIOR, ESCOLHO O RUIM



Hospital Mãe de Deus recruta portadores de esclerose múltipla para pesquisa de novo medicamento Selecionados receberão o remédio gratuitamente e terão acompanhamento médico por dois anos Recém-inaugurado, o Centro Especializado no Tratamento da Esclerose Múltipla (CEMNM) do Hospital Mãe de Deus recruta pessoas entre 18 e 55 anos com diagnóstico de esclerose múltipla para uma pesquisa com nova medicação. As pessoas receberão a droga gratuitamente e serão acompanhadas por dois anos. A esclerose múltipla é uma patologia rara em crianças e começa a afetar pessoas a partir de 14 anos de idade, com incidência maior entre 20 e 50 anos, especialmente em mulheres, segundo o neurologista Alexandre Guerreiro. É uma doença de natureza autoimune, em que o próprio organismo se agride, caracterizada por inflamação de partes específicas do cérebro, que geram sequelas neurológicas. Como as lesões podem ocorrer em qualquer das estruturas cerebrais, os sintomas iniciais são muitos variados em cada paciente, tais como perda de visão, de movimentos, de sensibilidade, entre outros. Conforme Alexandre, o objetivo do tratamento é de evitar a ocorrência dos surtos inflamatórios, que ocasionam danos progressivos ao cérebro.
— Não se consegue diminuir os surtos em 100%. O tratamento convencional, com interferons, consegue uma redução de em torno de 40%. As terapias imunobiológicas, que entraram a partir do ano de 2006 no mercado, apresentam um resultado melhor, mas são administradas para casos mais graves e necessitam de acompanhamento de uma equipe médica para a sua administração — explica.
O especialista informa que, recentemente, ingressaram no mercado as medicações orais, que se revelaram promissoras nos estudos científicos realizados até o momento e possuem a vantagem da administração oral, mas precisam ainda de melhor avaliação de sua segurança para ingressarem comercialmente no mercado.
A pesquisa, que está em fase III (quando é testada em humanos), será realizada através de um estudo multicêntrico, efetuado conjuntamente em vários países.
  (51) 8407.0890 ou apmacagnan@gmail.com.

sábado, 2 de março de 2013



40 dicas para voltar ao peso ideal



Quase metade dos brasileiros está acima do peso, mas é possível reduzir esse número com hábitos saudáveis:


1) Nada de se desesperar: esqueça as dietas muito restritivas ou que prometem um grande emagrecimento em um período pequeno de tempo. Em longo prazo, o resultado é desastroso.

2) Comece fazendo um diário com os alimentos que você ingere todos os dias. Você perceberá os erros e se corrigirá sozinho. Essa mesma pesquisa do Ministério da Saúde divulgou que a presença de feijão e hortaliças na mesa das famílias brasileiras diminuiu, ao passo que o consumo de gordura aumentou.
3) Estabeleça uma rotina alimentar
4) Estipule cinco refeições por dia, com horários para que elas aconteçam. E cumpra.

5) Analise os rótulos dos alimentos. Muitas vezes, os alimentos light contêm uma pequena diferença na quantidade calórica, que nem compensa a troca.

6) Prefira os alimentos integrais. Eles contêm mais nutrientes e fibras, que fazem um bem danado para o seu organismo.

7) Opte por leites e derivados desnatados. A menor quantidade de gordura significa menos colesterol e calorias na sua alimentação.

8) Cuidado com os embutidos (mortadela, salame, presunto). Eles carregam uma quantidade considerável de gordura, colesterol e sódio.

9) Escolha embutidos com menor quantidade de gordura como, por exemplo, o peito de peru.

10) Não fique mais do que 4 horas sem se alimentar.

11) Faça lanchinhos entre as refeições, hábito essencial para uma alimentação saudável.

12) Para esses lanches, opte por alimentos fáceis de serem obtidos e carregados na bolsa, como iogurte, barrinha de cereais, frutas e bolacha salgada.

13) Coma pelo menos 2 frutas por dia.

14) Consuma as frutas (maçã, pêra, uva) com casca.  
Frutas
15) Saladas e legumes devem fazer parte da sua alimentação diária.

16) Evite preparações altamente calóricas como gratinadas, fritas, à parmegiana, à milanesa e quatro queijos.

17) Tempere as saladas com suco de limão e vinagre.

18) azeite tem gorduras boas para o coração. Mas isso não quer dizer que ele não seja calórico. Se a intenção é emagrecer, use com muita moderação.

19) Doces devem ser evitados, principalmente bolos recheados, tortas, bomba de chocolate.

20) Prefira os sanduíches naturais aos oferecidos pelos fast-foods.

21) Atum e sardinha em conserva são ótimos para uma salada ou um sanduíche. Mas lembre-se: utilize a versão light, conservada em água, não em óleo.

22) Prefira as carnes menos calóricas, como peixe, frango e cortes magros de carne bovina.

23) Retire a pele do frango.

24) Cuidado com os molhos à base de maionese para temperar saladas

25) Prefiras os picolés ao sorvete de massa.

26) Sucos naturais são uma ótima pedida para se refrescar.

27) Você pode contar com a água de coco para se hidratar, mas atente à quantidade. Por ser calórica, a bebida não pode ser consumida livremente. Um copo pequeno (200 mL) apresenta 40 calorias. Consuma somente um coco por dia e beba muita água mineral.

28) Evite bebidas gaseificadas, mesmo as que não contêm calorias, como água e refrigerantes light.

29) Durante a refeição, beba somente um copo pequeno (200 mL) de líquidos. Assim a digestão não ficará prejudicada.

30) Um grama de álcool tem 9 calorias. Já um grama de carboidratos ou proteínas contém apenas 4 calorias: ou seja, aquele copinho de cerveja engorda bem mais do que um pedaço de pão. Portanto, evite as bebidas alcoólicas se o objetivo é emagrecer.

31) Se for a um barzinho, evite os petiscos fritos, amendoins e castanhas de caju.

32) Não vá ao supermercado com fome. Isso somente fará com que não resista quando passar pela gôndola de doces e salgadinhos.

33) Beba muita água, pelo menos, 2 litros por dia.

34) Cuidado com o café. Beba, no máximo, 4 xícaras por dia.  
35) Inicie a refeição com um prato grande de saladas (folhas e legumes cozidos).

36) Se exagerar em algum dia, não desista. Recomece novamente no dia seguinte.

37) Dê preferência a alimentos ricos em água e de baixo valor calórico, como frutas, legumes e verduras. Você poderá consumir um volume maior desses alimentos, comparando com aqueles ricos em calorias.

38) Evite fazer a última refeição do dia perto da hora de se deitar. Para não prejudicar a digestão dos alimentos e o sono, faça o jantar, pelo menos, uma hora e meia antes de ir para a cama.

39) Boa notícia para quem é fã de lanchonetes: as grandes redes de sanduíches já possuem opções saudáveis. Entre elas, destacam-se salada, água de coco e frutas.

40) Não encare a dieta como punição. Afinal, a reestruturação alimentar garante um corpo mais bonito e saudável. A dieta nada mais é que um presente que você dá a si mesmo. Mantenha as atitudes positivas ao longo do emagrecimento.

Onze superalimentos que você deveria consumir mais



Eles são pouco populares, mas enchem o prato de vitaminas, minerais e proteínas

Eles não agradam tanto quanto o morango, nem deixam inimigos por aí, como o jiló. Por isso, na hora da montagem do prato ou da compra do mês, ficam esquecidos entre as prateleiras de frutas e legumes do supermercado. Rabanete? Nabo? Inhame? Os próprios nutricionistas, muitas vezes, esquecem que eles existem. Mas fique sabendo que alguns alimentos que ficam de fora do seu cardápio trivial, trazem muitos benefícios para a saúde e ajudam a compor uma dieta equilibrada. Quem perde com a ausência dessa turma e de seus nutrientes é a nossa saúde. Para tirá-los do esquecimento e para te ajudar a montar uma dieta rica em nutrientes e cores, oMinha Vida foi à feira selecionar 11 superalimentos que fazem muito bem para o seu organismo e para a dieta. Confira: 
  • Lentilha - foto: Getty Images
  • Batata doce - foto: Getty Images
  • Inhame - foto: Getty Images
  • Rabanete - foto: Getty Images
  • Nêspera - foto: Getty Images
  • Acelga - foto: Getty Images
  • Beterraba - foto: Getty Images
  • Nabo - foto: Getty Images
  • Chicória - foto: Getty Images
  • Pitangas - foto: Getty Images
  • Cará - foto: Getty Images
 
 
DE 11
Lentilha - foto: Getty Images
Lentilhas

A lentilha é muito requisitada nas festas do final de ano. Mas, depois, passa o resto do ano esquecida. Uma injustiça, já que é um alimento ideal para a dieta a para a saúde, pois é rica em proteína vegetal, que ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos. "A lentilha tem também alto teor de fibras, vitaminas e ferro e pouca gordura, sendo ótima substituta para o feijão do dia a dia, por exemplo", a nutricionista Roberta de Lucena Ferreti, da Unifesp. 
Batata doce - foto: Getty Images
Batata doce

Muitas vezes elas são vistas com olhares tortos e cara feia. Alguns acham estranho o fato de ser doce e outros, ainda, acham que ela tem grande quantidade de calorias e por isso precisam ficar longe do prato. Mas, mesmo sendo cerca de duas vezes mais calórica do que a batata normal e que tenha também mais carboidratos, a batata doce é uma ótima fonte de vitamina C, fibras e potássio, diferente da batata convencional. Além de muito versátil - pode ser usada em pratos doces e salgados -, ela é amiga do verão, pois é fonte de betacaroteno, o componente que potencializa o bronzeado.  
Inhame - foto: Getty Images
Inhame

Ele é uma importante fonte de proteínas, potássio e fósforo, podendo ser usado para prevenir doenças como osteoporose, artrite e cálculos renais. Fonte de carboidratos e fibras, pode ser uma opção para pães, massas, cereais e todos os tipos de tubérculos e raízes. Além disso, o consumo desses minerais ajuda a manter a memória funcionando mesmo depois da velhice. O melhor jeito de consumi-lo é cozido. Mas é importante que ele não fique muito tempo no fogo, para que não haja uma perda de nutrientes e vitaminas. 
Rabanete - foto: Getty Images
Rabanete

Rosa por fora e branquinho por dentro, o rabanete é um legume benéfico graças às suas propriedades medicinais. Ele estimula as funções digestivas, limpa as vias respiratórias e ainda dá uma força ao sistema imunológico. De acordo com a nutricionista Roberta de Lucena, isso acontece graças à grande quantidade de vitaminas e minerais, como cálcio, potássio, magnésio e fósforo. 
Nêspera - foto: Getty Images
Nêspera 

Popularmente chamada de ameixa-amarela, esta fruta é rica em vitamina C e sais minerais, como o cálcio e o fósforo. Outra propriedade da nêspera é controlar os níveis de gordura no sangue e diminuir a resistência à insulina, atuando assim na prevenção contra diabetes. "Estudos ainda indicam que a nêspera apresenta triterpenos, substâncias que modulam a formação de óxido nítrico, que age nas vias respiratórias e tem efeito que pode ser benéfico no controle de bronquite, além de auxiliar no tratamento de doenças alérgicas inflamatórias como asma, rinite e sinusite", explica Bárbara.  
Acelga - foto: Getty Images
Acelga

Também conhecida como couve-chinesa, essa hortaliça é extremamente versátil, pois dela aproveita-se tanto talos quanto as folhas. Além disso, ela fica ótima crua e também refogada com azeite e alho. "Além de proteger o fígado, a acelga auxilia no controle do diabetes, pois apresenta fibras e possui substâncias que causam regeneração das células do pâncreas, que é o local onde há a produção de insulina", explica a nutricionista Bárbara Rescalli Sanches, da Clínica Damasceno.

Além disso, a acelga também é fonte de vitamina A e C. Quem tem tendência a desenvolver cálculos renais, precisa maneirar na quantidade consumida desse alimento. "Há grande quantidade de oxalato na acelga, substância que pode se ligar ao cálcio e formar pedra no rim", explica nutricionista.
Beterraba - foto: Getty Images
Beterraba

Ela também está entre os rejeitados. Mas o que poucos sabem é que ela é uma grande aliada no combate ao cansaço. Pesquisadores da Universidade de Exeter (Grã-Bretanha) descobriram que o nitrato encontrado nela ajuda a reduzir o consumo de oxigênio e, portanto, desacelera o ritmo do processo que leva ao cansaço. Por isso, eles recomendam um copo de suco de beterraba antes de praticar atividades. 
Nabo - foto: Getty Images
Nabo

Este vegetal carrega doses de vitamina C, cálcio e potássio. "Estudos mostram que possui uma substância que pode prevenir certos tipos de câncer", explica a nutricionista Daniela Cyrulin. As folhas do nabo constituem um excelente alimento com alto teor de vitamina A, vitaminas do complexo B e de vitamina C. Além disso, suas fibras contribuem para regularizar o funcionamento intestinal, o que ajuda a digestão. 
Chicória - foto: Getty Images
Chicória

Ela é rica em oligossacarídeos, substâncias que não são totalmente digeridas pelo organismo e servem de alimento para as bactérias benéficas intestinais, são os chamados prebióticos. "Esta substância auxilia no bom funcionamento intestinal, tratando casos de intestino preso, diminui os níveis de toxina no intestino, auxiliando na prevenção de cânceres", explica Bárbara Rescalli Sanches.

Também melhora a absorção de minerais e controla os níveis de triglicérides no sangue. Outra vantagem é a sua capacidade de desintoxicação, ou seja, auxilia na eliminação de toxinas no organismo. Além disso, constitui uma importante fonte de vitaminas A, B, C e D e de sais minerais. É de baixo valor calórico, sendo excelente para utilizar nas dietas de emagrecimentos. O melhor modo para ela ser consumida é crua, para melhor aproveitar o seu valor nutritivo. 
Pitangas - foto: Getty Images
Pitanga

Essa pequena fruta vermelha se destaca pela quantidade de cálcio que carrega, fósforo e ferro, além de vitaminas A e C, indicando seu elevado poder antioxidante o que faz dela uma poderosa aliada para os ossos, ajudando a prevenir doenças como osteoporose. Segundo Bárbara Rescalli, ela também é rica em licopeno, importante na prevenção de uma série de cânceres, como o câncer de próstata, pulmão e estômago. Para consumir essa fruta, é preciso tomar cuidado com os fungos, que se reproduzem na casca da fruta. Observe se a casca não está com uma textura áspera ou com uma cor diferente. 
Cará - foto: Getty Images
Cará

Esse tubérculo é o primo menos famoso da batata. Por ter o gosto muito parecido com o de um alimento tão popular, o cará foi deixado de lado, e poucas pessoas o colocam no prato. De acordo com Bárbara Rescalli, o cará é uma fonte de carboidratos que pode ser utilizado para a recuperação muscular após uma atividade física. Também traz benefícios para o sistema imunológico e inibe a ação maléfica de radicais livres.