ESCLEROSE MÚLTIPLA

terça-feira, 23 de julho de 2024

🦵 Curiosidade

Por que Consideramos a Panturrilha o Segundo Coração?


Panturrilha: o Segundo Coração. A circulação sanguínea corporal tem início no bombeamento do coração e em seguida passa por todas as partes do corpo levando oxigênio e nutrientes aos órgãos. No entanto, muitas pessoas podem não saber como se dá o impulso de retorno do sangue das partes inferiores para o coração.


Sem a ajuda da gravidade, o sangue que está na região inferior deve subir cerca de 1,2 metros de veias e vasos para poder ser bombeado novamente pelo coração. Isso só é possível pois nosso organismo possui “corações periféricos”, as chamadas panturrilhas. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre porque consideramos essa região como um segundo coração.


A Panturrilha

Panturrilhas ou batata da perna, são um músculo localizado no meio das pernas, mais precisamente na parte de trás, logo abaixo dos joelhos. Denominada como tríceps sural, a área é composta pelos músculos gastrocnêmio e sóleo.

Suas principais funções são 

o auxílio na locomoção, 

equilíbrio e postura corporal, 

além disso, são consideradas essenciais para o bombeamento de retorno do sangue ao coração, movimento realizado contra a gravidade.


O Bombeamento

Sempre que há contrações na musculatura da panturrilha, as veias das pernas são pressionadas levando ao aumento da pressão interna que impulsiona o sangue de volta para cima. Estima-se que até 100ml de sangue sejam levados da região das pernas até o coração a cada minuto.

O movimento de contração ocorre de forma constante e pode ganhar mais intensidade durante as atividades físicas como caminhadas e corridas. Esse é um dos principais motivos pelo qual você sente a sua batata da perna “formigar” após longos períodos de esforço.


View Larger Image

Dra Maria Luisa Logotipo

 

🧾O PODEROSO NOME DE JESUS


“Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4.12).

Ó, SENHOR! Como é poderoso o Teu nome em toda a terra! Essa é uma verdade escrita no Salmo 8 e que está sendo usada em uma proporção menor do que se deveria. A Bíblia diz que crianças pequenas têm levantado o nome do SENHOR. E, quando esses pequeninos proclamam o nome do poderoso DEUS, os inimigos são paralisados. Diz a Bíblia que a força poderosa de DEUS se levanta quando o nome DELE é proclamado. No dia em que Abraão declarou Jeová-Jiré, DEUS proveu o que ele necessitava. E, em Zacarias 14.9, a Bíblia diz que chegará um tempo em que, por um nome só, o SENHOR será chamado. Já chegou esse tempo!

Um nome somente reúne todos os atributos de DEUS e temos acesso a ELE. Está escrito em Filipenses 2.9, assim: “Deus O exaltou a mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra.” JESUS é esse nome poderoso! Me chama muito a atenção quando a Bíblia diz que o nome do SENHOR faz parar o vingador. O nome do SENHOR faz calar meu inimigo. O nome do SENHOR desperta a Sua força. Sendo assim, existem muitas situações em que eu devo levantar, declarar, usar, o nome de JESUS! Não posso deixar de viver a grandeza do SENHOR! O Seu nome está em minha vida e eu decido receber Dele.

 

🙏 palavra do dia 

Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. Salmos 37:5

Quantas vezes nos pegamos preocupados com as nossas necessidades físicas, financeiras, familiares, sentimentais, entre outras, e esquecemos que existe um Deus no controle de nossas vidas. Quando entregamos o nosso caminho ao senhor devemos confiar e ter a certeza de que Ele tudo fará, como não podemos fazer sozinho, devemos deixar tudo no controle das Suas mãos. O segredo é não tomar de volta a preocupação, pois quando é difícil ainda podemos fazer, mas quando se torna impossível Deus começa a agir.

ORAÇÃO: Pai. Peço que me ajudes á entregar todas as minhas ansiedades em Tuas mãos e descansar na certeza de que o Senhor sabe o que faz, embora, eu não entenda. Quero confiar plenamente em Teu poder e ter a certeza que podes fazer mais do que eu peço, penso ou sonho. Tudo o que sou, entrego em Tuas mãos, cumpra-se em mim o Teu querer!

terça-feira, 16 de julho de 2024

🧾 Palavra do dia 

"Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos". (1 Samuel 17:47)


Todos enfrentamos gigantes em nossas vidas. Em sua vida, você pode enfrentar algo que pareça enorme, algo tão assustador ou tão poderoso que pareça impossível de ser vencido.

Davi enfrentou um gigante. Seu nome era Golias. Com a ajuda de Deus, ele o destruiu. Se observarmos com  cuidado a batalha de Davi contra Golias, encontraremos um modelo de 4 passos para destruir nossos próprios gigantes e continuar a corrida espiritual.

Lembre-se: a batalha é do Senhor. Davi disse isso a Golias: "[...] a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos" (1 Samuel 17:47). Lembre-se, Cristão, você está do lado vencedor. Deus é mais forte do que o diabo. Seu Deus é mais forte do que qualquer mau hábito, vício, ou problema. O apóstolo João escreveu: "Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo." (1 João 4:4).

Ataque! Se você tolerar um gigante, ele tomará conta do seu território. Gigantes são como incêndios florestais. Eles ficam fora de controle e consomem sua vida. É por isso que você não foge dos gigantes. Você os ataca! 1 Samuel 17:48 diz: "Quando o filisteu (Golias) começou a vir na direção de Davi, este correu depressa na direção da linha de batalha para enfrentá-lo." Como o inimigo se aproximava, Davi correu até ele. Você precisa fazer o mesmo com os gigantes da sua vida.

Confie somente em Deus. Na história de Davi e Golias, Davi não confiou na armadura de Saul. Esta é uma tentação que todos nós enfrentamos: confiar em nossos próprios recursos. Às vezes, o Senhor nos reduzirá a nada para que Ele, e somente Ele, tenha a Glória. Isso já aconteceu com você? Isso é bom! Assim Deus pode receber a glória e mostrar do que Ele realmente é capaz.

Como Davi, você pode, com a ajuda de Deus, superar todos os seus gigantes e experimentar a vitória na corrida da fé.

𝓜𝓮𝓷𝓼𝓪𝓰𝓮𝓶 𝓭𝓸 𝓭𝓲𝓪 ☀

💥Não espere que alguém venha e transforme a sua vida. Não espere por algo para mudar a sua vida. Não espere que a vida venha e o transforme. A sua transformação cabe a você. O seu caminhar, a sua direção, a sua intenção, as suas escolhas lhe proporcionarão essa transformação. 

Não espere que algo de fora venha para mudar o que quer que seja em você, não espere que alguém venha para transformar você, é você quem está se transformando e atraindo os desafios necessários para as transformações que precisa fazer. 

As pessoas virão para ajudar você, para reflectir fora o que você precisa ver  dentro, para lhe ajudar a voltar para dentro e sentir, para conectar dentro e fora… as circunstâncias da vida virão apoiar você, com as oportunidades exatas que você precisa para as transformações a que se propõe. 

A vida É em você, dentro e fora, você não está separada da vida, a vida não existe separada de você. As suas transformações transformam a vida, a vida se transforma através de você e você dela. 

O seu Ser vem aprender com este formato de vida, com as experiências que escolhe, com a sua forma de transformar a vida, com a forma com que a vida transforma você. 

A transformação vem de dentro para fora, no entanto, às vezes, se revela fora para que você a reconheça dentro, para que você se reconheça por dentro. 


segunda-feira, 1 de julho de 2024

 1 de julho 🙏 palavra 

"Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada!" (Isaías 14:12)


"De onde é que o diabo veio?" é uma pergunta que como pastor tenho ouvido muitas vezes. Ou, às vezes a pergunta é formulada da seguinte maneira: "Como pode um Deus de amor criar alguém tão horrível como o diabo?" Nós simplesmente não podemos compreender por que Deus faria tal criatura.

Antes de mais nada, deixe-me dizer que Deus não criou alguém tão horrível como o diabo. O diabo tornou-se desta forma. Ele fez uma escolha voluntária que o transformou em quem ele é hoje: um inteligente e perverso ser espiritual voltado para a destruição da humanidade.

Na verdade, acho que é interessante ler no primeiro capítulo de Gênesis que Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom (ver Gênesis 1:31). Então, aparentemente até esse ponto, todos os anjos ainda estavam sob o comando de Deus. Não havia rebelião.

Mas aí, em Gênesis 3, vemos a serpente ou Satanás tentando Eva. Algo drástico aconteceu entre Gênesis 1 e Gênesis 3. Desta vez o anjo de alta patente e bela aparência, conhecido como Lúcifer, rebelou-se contra Deus. Veja, Lúcifer não estava satisfeito com adoração a Deus. Ele queria ser adorado. Assim, ele perdeu sua forma, sua posição exaltada no céu. Lúcifer, a propósito, significa "filho da alvorada", como ele era. Mas Satanás significa "acusador", como ele é. Assim, Lúcifer tornou-se Satanás quando caiu.

Ele morava com Deus no paraíso, mas por causa de sua má escolha, seu destino é um abismo sem fim e um lago de fogo e enxofre para sempre.