ESCLEROSE MÚLTIPLA

segunda-feira, 30 de setembro de 2024



Não se preocupe





Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Romanos 8:28

Varias vezes em Sua Palavra Jesus diz: “Não se preocupe” ou “Não fique ansioso”. No entanto, simplesmente dizer a uma pessoa ansiosa para parar de ficar ansiosa raramente ajuda. Alguém que está ansioso faz a escolha de ser assim? Por que, então, Jesus diria isso? Suas palavras são muito mais profundas do que simplesmente dizer “Pare com isso”. Ele nos lembra que há coisas além do nosso controle que exigem que confiemos no cuidado e na provisão de Deus.

Jesus ressalta que Deus provê abundantemente para os pássaros do céu e as flores do campo. Deus se importa profundamente com toda a Sua criação. Então podemos estar confiantes de que Deus certamente proverá para nós.

E com a providência de Deus vem Seu poder incrível para redefinir nosso foco na vida. Não podemos superar nossa ansiedade sem saber que Deus, que está no controle, também nos ama e sabe o que é melhor para nós — sempre.

Pai, ajude-nos a deixar de lado nossa preocupação e parar de ficar ansiosos sobre o amanhã. Ensine-nos a confiar que farás todas as coisas trabalharem para o nosso bem, de acordo com Seu propósito e para Sua glória. Amém.

Posted by Wilma Rejane

📖 Palavra do dia

 Livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta..." (Hebreus 12:1)


Como cristãos, precisamos evitar qualquer coisa que possa impedir nosso crescimento espiritual. Para ajudá-lo a amadurecer espiritualmente, veja este pequeno teste que ajuda a identificar o que pode prejudicar sua caminhada espiritual.

A primeira pergunta a se fazer é: "O que estou fazendo me beneficia espiritualmente?" O apóstolo Paulo disse uma vez: "'Tudo é permitido', mas nem tudo edifica." (1 Coríntios 10:23). Ainda que algumas coisas sejam permitidas, elas podem nos atrapalhar, mantendo-nos longe de Deus e do Seu povo ou diminuindo a nossa fome pela Palavra de Deus.

A segunda pergunta é: "Será que alguma coisa tem poder sobre mim?" Paulo nos trouxe este princípio quando disse: "'Tudo me é permitido', mas eu não deixarei que nada domine" (1 Coríntios 6:12). Talvez você esteja sob o poder de alguma coisa. Não que isso seja ruim por si só, mas talvez você esteja tão envolvido com tal coisa que isso comesse a controlar a sua vida. Queremos evitar essas coisas. Queremos estar sob o poder de Cristo, e nada mais.

A pergunta final do nosso teste tem relação com as "áreas cinzentas" da vida. Quando elas surgem em nosso caminho, devemos perguntar: "Fico com a consciência pesada quando faço essas coisas?" Biblicamente, quando tais situações surgirem, lembre-se das palavras de Paulo: "Tudo o que não provém da fé é pecado" (Romanos 14:23).

Cristãos sábios constantemente fazem um inventário de suas vidas e evitam os aspectos que podem ferir sua caminhada espiritual. Seja sábio e faça um inventário de sua caminhada com Deus.

Reflexão


Nunca Desista

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. (Gálatas 6:9)

Um motivo pelo qual as pessoas não ouvem a voz de Deus é simplesmente por desistirem cedo demais. Paulo e Silas estavam adorando e louvando a Deus na cela da prisão à meia-noite (ver Atos 16:25). Muitas pessoas teriam desistido e ido dormir muito mais cedo. O nosso lema deveria ser: “Nunca desista”.

Eu o encorajo a não desistir de falar com Deus e de esperar que Ele fale com você, aconteça o que acontecer. Passe tempo com Deus diariamente. Uma pessoa que se recusa a desistir é alguém a quem Satanás não pode derrotar. O inimigo quer que você desista agora mesmo e diga coisas do tipo:

  • “Nunca vou conseguir um emprego melhor.”
  • “Nunca vou me casar.”
  • “Nunca vou me livrar das dívidas.”
  • “Nunca vou conseguir perder peso.”

Atitudes como estas podem garantir que não recebamos nada! Mas também podemos optar pela atitude que diz: “Deus é fiel à Sua Palavra e nunca vou desistir”. Um dos maiores motivos pelos quais as pessoas nunca veem os resultados das suas orações é porque elas desistem. Colheremos no tempo devido, mas que tempo é esse? É quando Deus sabe que estamos prontos para receber o que estamos pedindo. Até esse momento, o nosso único trabalho é permanecer fiéis. Continue orando e continue obedecendo.


A palavra de Deus para você hoje: Deus nos oferece segundas chances, por isso, se você precisa de um novo começo, hoje é o dia!


https://tv.joycemeyer.org/portuguese/devotional/nunca-desista/

sábado, 28 de setembro de 2024






Tire todas suas dúvidas sobre o balão gástrico para emagrecer

O balão gástrico, também conhecido por balão intra-gástrico é uma técnica que consiste na colocação de um balão no interior do estômago para ocupar espaço e levar a pessoa a comer menos, facilitando a perda de peso.

O balão gástrico deve ser removido após 6 meses, mas, nesse tempo, pode levar até à perde de cerca de 13% do peso, sendo indicado para pessoas com IMC superior a 27 e com doenças associadas como pressão alta ou diabetes, por exemplo.

Como é feita a colocação do balão

A colocação do balão intragástrico demora, em média, 30 minutos e a pessoa não precisa ficar internada, apenas deve repousar duas a três horas na sala de recuperação antes de ter alta e regressar a casa.

É realizado uma sedação semelhante à que é realizada na endoscopia digestiva alta, o balão é introduzido pela boca ainda vazio e depois é preenchido dentro do estômago com soro e um líquido azul, que serve para tornar a urina ou as fezes azuis ou esverdeadas caso o balão se rompa.

Para garantir o emagrecimento e os resultados, enquanto se usa o balão é muito importante seguir uma dieta rigorosa, com poucas calorias e que deverá ser adaptada no primeiro mês após o procedimento.

Quando e como remover o balão

A remoção do balão gástrico é feita, geralmente, 6 meses após a sua colocação e, o procedimento é semelhante à colocação, sendo aspirado o líquido e retirado o balão através de endoscopia com sedação. O balão deve ser removido pois o material do balão fica degradado com os ácidos do estômago.

Riscos da colocação do balão

A colocação de balão intragástrico para emagrecer, pode provocar náuseas, enjoo, vômitos e dor na barriga durante a primeira semana, enquanto o organismo se adapta à presença do balão.

Em casos mais raros, o balão pode romper e ir para o intestino, podendo provocar a sua obstrução e, provocando sintomas como barriga inchada, dor e urina esverdeada. Nestes casos, deve-se ir imediatamente ao hospital para remover o balão.

Vantagens do balão gástrico para emagrecer

A colocação de um balão intragástrico para além de ajudar a perder peso, tem outras vantagens, como: * Não provoca alteração do estômago * Risco baixo porque não é um método invasivo; * É reversível, pois facilmente se esvazia e remove o balão. Além disso, a colocação do balão “engana” o cérebro, pois a presença do balão no estômago envia informação ao cérebro de estar permanentemente cheio, mesmo que o paciente não tenha comido.

Para quem ele é indicado?

O balão é indicado para paciente com IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 27 (sobrepeso) ou acima de 30 (obesidade) e em último caso, para quem já tentou emagrecer de outras formas e não conseguiu.

O tratamento é para pessoas que precisam perder peso para fazer alguma cirurgia, pois o balão reduz de 15% a 20% do peso inicial, reduzindo o peso e o risco cirúrgico.

Contraindicação para uso do balão gástrico

* Esofagite grau III ou Esôfago de Barret; * Hérnia de Hiato grande (acima de 5 cm); * Cirrose hepática ou Insuficiência renal crônica; * Pessoas com esofagites, ulceração gástrica, ulceração duodenal, câncer ou inflamações;. * Quem tem estreitamento ou diverticulite. * Cirurgias gástrica ou intestinal previas. * Alcoolismo ou vicio em drogas. * Gestantes ou amamentando.

Existe garantia de que vou emagrecer?

Infelizmente não existe garantia de emagrecimento no processo. Isso porque existem outros fatores que irão influenciar na perda de peso além do balão. É necessário que o paciente reduza as porções e calorias da comida ingerida, além de realizar atividade física regular.

Que alimentos evitar com uso do balão gástrico?

Depois que estiver com o balão, além de beber em pequenos goles e porções pequenas de comida, você deve evitar alguns tipos de alimento. São eles: * Alimentos gordurosos e frituras em geral; * Vinagre, pimenta, mostarda, molho inglês, Katchup, massa de tomate; * Bebidas alcoólicas e com gás; * Coco, amendoim, nozes, amêndoas, castanha de caju e do pará; * Linguiça, salsicha, salames, etc; * Frutas ácidas (comer pouco); * Enlatados e em conserva; * Chá preto, café, chocolate e mate.


por Dr. Fábio Strauss balão , gástrico , peso , sobrepeso , intragástrico


Dr. Fábio Strauss

.

A Demora Não é Uma Recusa

O meu tempo está nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e daqueles que me perseguem. (Salmos 31:15)

Quando oramos, nem sempre temos respostas imediatas. Às vezes temos de esperar muito tempo, mas isso não significa necessariamente que Deus esteja dizendo não ao nosso pedido. É muito importante confiar no tempo de Deus em todas as questões que dizem respeito a nós e à nossa vida. Talvez você esteja esperando há muito tempo uma reviravolta em algo que você tem orado e o silêncio de Deus trouxe confusão à sua vida. Lembre-se de que Deus não é o autor da confusão. Ele quer que você confie nele e não que fique confuso.

Muitas demoras são “demoras divinas”. Elas foram destinadas por Deus a fazer uma obra em nós que precisa ser feita. Se continuarmos servindo a Deus fielmente mesmo durante os tempos de escuridão, desenvolveremos um forte caráter divino. Pense em José, que esperou trinta anos para ver a resposta às suas orações; ou em Abraão, que esperou vinte anos. Se eles tivessem desistido, nunca teriam desfrutado a recompensa da sua confiança em Deus. Talvez Deus não se antecipe, mas Ele também não se atrasa. A maioria das coisas que vale a pena geralmente demora mais do que pensávamos que demoraria, e é mais difícil do que pensávamos ser capazes de suportar. Mas Deus sabe exatamente o que Ele está fazendo e quer que você confie no Seu tempo.

Deus promete nos livrar dos nossos inimigos, mas enquanto estamos esperando precisamos orar por eles e ser uma benção para o máximo de pessoas possível. Deus está trabalhando enquanto você está esperando!


A palavra de Deus para você hoje: aprenda a esperar em paz; caso contrário, grande parte de sua vida pode ser muito triste.

Reflexão


Algo Bom Vai Acontecer

por Joyce Meyer

Tenho uma pergunta simples a lhe fazer. Quando foi a última vez que você disse a si mesmo: “Algo bom vai acontecer comigo”?

Espero que você tenha dito isso recentemente, mas se você é como a maioria das pessoas, provavelmente faz muito tempo que não diz isso. Deixe-me contar a você por que isso acontece…

Creio que a nossa inclinação natural, afastados de Deus, é focar no negativo. É fácil se concentrar em tudo que vai mal ou que poderia dar errado. Não é necessário muito esforço para meditar em como as coisas podem não sair como esperamos.

A mídia também está cheia de notícias principalmente negativas. Foi provado que as notícias negativas atraem a atenção. Quanto mais chocantes, mais ameaçadoras e mais aterrorizantes forem as notícias, mais potencial elas têm de nos afetar e mais rapidamente a mensagem se espalha.

A conclusão é que se quisermos focar no que é bom, isso precisa ser uma escolha!

“Não Temas!”

Você quer ouvir algo encorajador? Deus diz “Não temas” 365 vezes na Bíblia. Ele não quer que tenhamos medo, que fiquemos ansiosos ou preocupados. Ele quer que confiemos que Ele está no controle da nossa vida. Ele nos ama e é maior do que os nossos maiores medos.

Deus quer que digamos: “Algo bom vai acontecer comigo!”. A maioria das pessoas pensa na pior coisa que poderia acontecer com elas como uma maneira de lidar com o medo. Elas tentam dizer a si mesmas: “Tudo bem, qual é a pior coisa que poderia acontecer? Eu provavelmente conseguiria lidar com isso”.

E, pensando que assim, elas parecem manter o medo sob controle, mas o que realmente fizeram foi permitir que os pensamentos negativos obscurecessem sua mente. E Deus não criou nenhum dos Seus filhos para viverem desse modo. Ele quer que você e eu foquemos no Seu amor e na Sua bondade.

Você não pode derrotar o medo sendo lógico e racional — se você confiar na sua própria força, ela falhará. A maneira de lidar com o medo é confiar nas promessas de Deus, receber o Seu grande amor por você e crer nele.

Tenho uma missão para você. Toda vez que tiver um pensamento de medo, quero que pare deliberadamente e diga a si mesmo: “Deus não me abandonou — Ele está comigo, e está no controle da minha vida. Algo bom vai acontecer comigo hoje!”.

Estou lhe pedindo para parar de focar no cenário mais pessimista e começar a focar nas coisas que fazem você esperar o melhor. Pode não ser fácil a princípio, mas você pode re-treinar a sua mente para começar a esperar grandes coisas.

Acredite!

Deus quer que acreditemos. Em que Ele quer que acreditemos? Em cada coisa que a Sua Palavra diz. Ele quer que acreditemos que Ele nos ama, que Ele tem um plano incrível para o nosso futuro, e que Ele está trabalhando em nosso favor neste exato momento (ver Romanos 8:38; Jeremias 29:11; Romanos 8:28).

Deus quer que você creia ativamente e tenha expectativa de que coisas boas vão acontecer com você. Quando você faz isso, a sua vida se enche de esperança.

Amo Romanos 15:13. Esse versículo diz: “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele…”. Quando escolhemos acreditar no que Deus diz, isso nos traz paz e alegria. Escolher ser negativo só nos deprime, mas quando escolhemos crer, isso faz com que nos animemos!

Eu costumava ser uma pessoa incrivelmente negativa. Entretanto, Deus me ajudou a mudar isso. Hoje, dedico tempo para focar deliberadamente nas coisas boas que Ele vai fazer. Em algumas manhãs, eu me sento deliberadamente por algum tempo e preparo a minha mente para o dia. Eu declaro: “Algo bom vai acontecer comigo e através de mim hoje!”.

Em vez de temer tudo o que tenho de fazer ou o que possa dar errado, escolho esperar o melhor e crer que Deus tem tudo sob controle.

Talvez você seja como eu costumava ser. Talvez seja naturalmente o tipo de pessoa para quem o copo está sempre meio vazio. Nesse caso, eu desafio você a começar a ter expectativa de que Deus fará coisas incríveis na sua vida. Aguarde com expectativa como Ele vai cumprir a Sua Palavra em seu favor. Leia a Palavra e receba cada promessa como sendo especialmente para você.

sexta-feira, 27 de setembro de 2024


Doenças da aorta


* Sérgio Augusto Latuf

O aneurisma da aorta consiste em uma dilatação permanente de alguma porção da artéria da aorta, a maior artéria do organismo. A aorta é uma artéria que sai do coração (ventrículo esquerdo) e vai até a região da virilha. É dividida didaticamente em aorta torácica e aorta abdominal.As artérias do corpo humano são formadas basicamente por três camadas. A camada interna é chamada de camada íntima, que é composta pelo endotélio. A camada média é constituída principalmente por fibras musculares e a camada externa é constituída por fibras colágenas e fibras elásticas.

Os aneurismas geralmente ocorrem por um enfraquecimento da parede da arterial, devido a uma solicitação anormal sobre um segmento desta parede (pressão alta por exemplo) ou então, por uma combinação desses fatores. A placa de gordura dentro de uma artéria (aterosclerose), está diretamente relacionada com a formação dos aneurismas, assim como qualquer tipo de alteração da parede das artérias, seja por problemas congênitos ou adquiridos, que provoque enfraquecimento ou comprometa a resistência da parede arterial, podendo formar um aneurisma.

Sexo masculino, idade acima de 60 anos, história familiar de aneurisma, hipertensão arterial, tabagismo e presença de aterosclerose (placas de gordura), são condições que aumentam consideravelmente o risco de desenvolver aneurismas. Em relação aos sintomas da doença, o aneurisma da aorta muitas vezes pode ser assintomático, sendo percebido durante um exame clínico ou através de exame complementar, para investigar outra doença. Em caso de aneurisma de aorta abdominal, o paciente pode referir uma pulsação no abdome e no exame clínico, o médico palpa uma massa pulsátil. O paciente também pode referir um desconforto abdominal mal definido.

Com a popularização da ultrassonografia, o diagnóstico de aneurisma de aorta abdominal aumentou significativamente. Em caso de aneurisma de aorta torácica, o ecocardiograma é um exame que apresenta uma boa confiabilidade. A tomografia computadorizada e a ressonância magnética, proporcionam imagens mais precisas, dando informações mais completas em relação aos limites, tamanho e localização do aneurisma. A aortografia (arteriografia por catéter) é um exame invasivo, que também pode ser utilizado, porém não é um exame indispensável para todos os casos de aneurisma, sendo útil para programação de uma cirurgia.

Em caso de rotura de aneurisma, geralmente os sintomas são bem evidentes, podendo apresentar dor no peito (em caso de rotura de aneurisma de aorta torácica) ou dor abdominal (em caso de rotura de aneurisma de aorta abdominal). Em geral o quadro de rotura de aneurisma é muito grave, com alto risco de morte.A medicina preventiva, praticada em todas as áreas da medicina, aliada a evolução técnica dos exames diagnósticos é uma grande aliada na detecção de problemas de saúde, tanto no diagnóstico precoce como no tratamento e cura das doenças.

* Sérgio Augusto Latuf é médico cardiologista


🫀🫀Ateromatose da Aorta


A Ateromatose da Aorta é uma doença caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas paredes da aorta, a principal artéria que transporta sangue do coração para o resto do corpo. Essas placas podem crescer com o tempo, estreitando a aorta e prejudicando o fluxo sanguíneo.

Sintomas

Os sintomas apresentados podem ser desde dor nas pernas por calcificações nas artérias periféricas até dor no peito e infarto por aterosclerose das coronárias. Por isso é sempre importante consultar um médico, pois ele saberá avaliar cada tipo de dor.24 de jun. de 2024

Qual é o tratamento para ateromatose aórtica?

O tratamento da ateromatose aórtica envolve uma combinação de mudanças no estilo de vida, medicação e, em alguns casos, intervenções cirúrgicas.


Ateromatose da aorta abdominal

A ateromatose da aorta abdominal é uma condição que ocorre quando há acúmulo de placas de ateroma na aorta abdominal, o que pode prejudicar o fluxo de sangue para órgãos como os rins, o intestino e as pernas.

A ateromatose da aorta é causada por depósitos de gordura e outras substâncias nas paredes da aorta, o que é conhecido como ateromas. O processo de formação dessas placas é considerado natural e avança com a idade.

A ateromatose da aorta está relacionada à aterosclerose, uma doença inflamatória crônica que causa o acúmulo de gordura nos vasos do corpo.

Para prevenir a ateromatose da aorta, é importante manter uma alimentação saudável, praticar exercícios e consultar o médico regularmente

O tratamento da ateromatose da aorta pode ser feito com medicamentos para controlar o colesterol, a pressão e o diabetes, além de mudanças na alimentação e na prática de atividade física.


O cardiologista é o médico indicado para tratar a aterosclerose da aorta abdominal. O tratamento varia de acordo com a gravidade da obstrução e da artéria afetada.

A aterosclerose da aorta abdominal, também conhecida como ateromatose aórtica, é uma condição que ocorre quando placas de gordura, cálcio e outras substâncias se acumulam na parede da aorta. Essas placas podem estreitar a aorta e prejudicar o fluxo sanguíneo.


Para prevenir e tratar a aterosclerose, é possível:
Seguir uma dieta saudável
Praticar exercícios
Perder peso
Parar de fumar
Reduzir os níveis de colesterol LDL
Reduzir a pressão arterial
Reduzir os níveis de glicose no sangue
Tomar medicamentos, como estatinas


Em caso de sintomas de aterosclerose da aorta abdominal, é recomendado procurar um pronto-socorro o mais rápido possível.
O diagnóstico da ateromatose da aorta pode ser feito através de exames de imagem, como a radiografia de tórax ou a ultrassonografia.

 🛐 Palavra de reflexão 

"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha." (Mateus 7:24-25)


O livro de Salmos em seu capítulo 1 fornece um esboço interessante para ilustrar a bem-aventurança de uma pessoa que medita noite e dia sobre a Palavra de Deus. Nesses versos encontramos uma pessoa com permanência, posição, produtividade e prosperidade em Deus.

Primeiro encontramos a permanência: "Ele será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas" (v. 3). Esse homem não é como uma árvore selvagem que cresce em qualquer lugar e por conta própria. Ele foi plantado. E quem o plantou lá? Deus. O homem que medita sobre a Palavra de Deus aprofunda cada vez mais as suas raízes n'Ele.

Em segundo lugar, há a produtividade. Salmos 1:3 nos diz que ele "dá fruto no tempo certo". Se você é um crente que medita na Palavra de Deus dia e noite, sua vida dará frutos espirituais. Gálatas 5:22-23 nos diz que este fruto é "amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.” Quando frutificamos, a nossa vida produz resultados semelhantes a Cristo.

E então há propriedade nessa pessoa. Mas, esse não é um processo que ocorre do dia para a noite. Leva tempo. Só com o tempo é que o crescimento vem.

Finalmente, há a prosperidade: "Tudo o que ele faz prosperá! " (Sl. 1:3). Uma pessoa que medita sobre a Palavra de Deus possui uma vida inteira em equilíbrio, porque está alinhada com Deus.

O grande pregador britânico C. H. Spurgeon, disse uma vez: "O justo esculpe seu nome sobre a rocha, enquanto o ímpio escreve suas lembranças na areia." Medite noite e dia na Palavra de Deus para que você também possa esculpir seu nome sobre a rocha.


*POR QUE DEVEMOS ACUDIR AOS NECESSITADOS* 

A compaixão é um sentimento nobre, pois não fica na compleção do sofrimento alheio, mas estende a mão para socorrer o necessitado. _Há promessas de Deus para aqueles que acodem aos necessitados:_ 

 *1) São bem-aventurados - Sl 41.1;* 

2) Recebem livramento de Deus no dia do mal - Sl 41.1; 

 *3) Recebem a proteção de Deus - Sl 41.2;* 

4) Recebem preservação da vida - Sl 41.2; 

5) Têm uma vida feliz na terra - Sl 41.2; 

6) Não são entregues à discrição dos inimigos - Sl 41.2; 

7) Recebem assistência de Deus no leito da enfermidade - Sl 41.3; 

8) Na doença, Deus lhes afofa a cama - Sl 41.3. 

Hernandes Dias

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

🙏📖 Palavra

 "Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: 'Eloí, Eloí, lamá sabactâni?' que significa: 'Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?'" (Mateus 27:46)


Você já se sentiu sozinho ou abandonado por amigos ou familiares? Talvez você já tenha experimentado um momento em que pareceu que Deus o havia abandonado. Talvez você já até tenha sentido que suas orações não foram ouvidas e que Deus desistiu de você.

Se assim for, então você tem uma vaga idéia do que Jesus sentiu no dia mais difícil de sua vida na terra: o dia em que Ele foi pendurado na cruz romana, há cerca de 2.000 anos atrás, e gritou as palavras: "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?" (Mateus 27:46).

É importante notar, no entanto, que se você é um filho de Deus você nunca foi nem será abandonado por Ele. Jesus garantiu isso na cruz. Ele não fora ouvido para que nós pudéssemos ser ouvidos. O ouvido de Deus estava temporariamente fechado para Cristo de modo que pudesse estar aberto para sempre para nós. Então você não foi abandonado por Deus, nem nunca será, pois Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei" (Hebreus 13:5).

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Anis estrelado


Aliado contra gripe: conheça o anis-estrelado e saiba como fazer seu chá

Anis estrelado pode ser um aliado da saúde Imagem: iStock

O anis-estrelado (Illicium verum) é uma especiaria aromática, muito usada como tempero em receitas doces ou agridoces e chás. Ele é rico em vitaminas C e do complexo B, ferro, magnésio, cobre e cálcio.

Mas além de seus macro e micronutrientes, ele tem compostos químicos importantes para a saúde como fenilpropanóides, flavonoides (quercetina, kampeferol), neolignanos, monoterpenóides e sesquiterpenóides.

Quer entender melhor para que o anis-estrelado serve e quais são seus benefícios? Conversamos com especialistas para saber mais. Mas antes, um alerta: nenhum alimento sozinho faz milagres. O ideal é consumi-lo sempre dentro de uma dieta equilibrada, além de aliá-la a uma rotina de sono saudável e atividades físicas.


Aliado contra gripe e resfriados?

Uma das maiores famas do anis-estrelado pela internet é que ele é um dos componentes do remédio Tamiflu e que seria um importante combatente das gripes e resfriados. De fato, estudos relatam que ele possui ácido chiquímico, um precursor para a produção do fosfato de oseltamivir (princípio ativo do famoso remédio antigripal).


Potente fungicida

Uma revisão, publicada em 2022, no periódico científico Molecules, mostrou que ele realmente possui substâncias que geram efeitos antifúngicos, antibacterianos, anti-inflamatórios e antioxidantes.

"Evidências suportam a atividade antifúngica do óleo essencial obtido do fruto de I. verum contra 11 espécies fúngicas de fitopatógenos. Os autores observaram que a atividade antifúngica do óleo essencial pode ser atribuída à presença do trans-anetol", aponta Isolda Prado, médica nutróloga da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) e professora de nutrologia da UEA (Universidade do Estado do Amazonas).
Conteúdo UOL


Por isso, ele pode ser um aliado para mulheres com candidíase, por exemplo. Mas é sempre importante ressaltar que sozinho o anis-estrelado não consegue fazer muita coisa: é preciso aliá-lo a outros alimentos.
Continua após a publicidade


Combate bactérias

Além da revisão já citada, outros estudos mostram esse papel do anis-estrelado. Uma pesquisa, publicada no Brazilian Journal of Poultry Science, traz o anis como potente alimento contra as bactérias L. monocytogenes (que pode causar meningite) e Salmonella arizona (que contamina alimentos diversos, como ovo).

Prado explica que isso ocorre também devido à substância trans-anetol. "De acordo com evidências científicas, o anis-estrelado pode atuar para evitar a resistência aos medicamentos, patogênese e resistência aos biocidas, melhorando a segurança alimentar e evitando problemas de risco à saúde decorrentes de produtos químicos sintéticos.
Reforço para o sistema imunológico

Lembra-se da atividade antioxidante do anis-estrelado? Ele é um grande aliado da imunidade, já que a oxidação do organismo, apesar de um processo natural, está relacionada a diversas doenças. Esse efeito é garantido inclusive pela presença de vitamina C em sua composição.
Famas não embasadas

Além de todos os benefícios citados, tem muita gente por aí defendendo o uso do anis-estrelado para a digestão, redução dos gases e como aliado da saúde das mulheres. Para esses fins, no entanto, não há evidências fortes na literatura médica atual.
Continua após a publicidade


Como fazer o chá de anis-estrelado?

O anis é extremamente versátil, sendo utilizado não só para chás, mas também como tempero, óleo essencial, em cosméticos e até mesmo licores.

O chá é uma forma bem simples de consumi-lo no dia a dia e é simples prepará-lo: você pode usar 2 estrelas de anis ou 1 colher (chá) de sementes moídas para cada 1 litro de água fervente, despejando-a por cima da especiaria em um recipiente e deixando abafado por uns 10 minutos. Depois é só coar antes de beber.

Ele pode ser ingerido a qualquer momento do dia. A dose média diária recomendada do fruto para humanos é de 3 g e a de óleo essencial é de 0,3 g.
Existe contraindicação?

Antes de mais nada, é importante não confundir o anis-estrelado (Illicium verum) com uma planta de nome científico muito semelhante, a Illicium religiosum, que é tóxica. Ela pode provocar alta toxicidade e alterações neurológicas em crianças lactentes.


Portanto, essa especiaria está contraindicada para pessoas com hipersensibilidade, grávidas, mulheres em fase de amamentação e crianças, e pessoas em uso de substâncias psicoativas, pois até o momento não foram realizados estudos nessa população sobre os efeitos.

Fontes: Fabrìcio Ribeiro, nutricionista membro da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica); Isolda Prado. 

Colaboração para VivaBem
08/08/2024 05h30

Atualizada em08/08/2024 05h30








sábado, 7 de setembro de 2024


Brasileiro que mora sozinho ganha direito a novo benefício disponível pelo CadÚnico
Laura Alvarenga em 6 de setembro de 2024, às 05:45Revisado por: Gabriela Pitão


Diante das crescentes preocupações sobre a situação financeira do brasileiro que mora sozinho, o Governo Federal lançou novas iniciativas utilizando o aplicativo Caixa Tem. A ferramenta busca garantir que esses indivíduos tenham acesso a benefícios sociais que contribuam para melhorar sua qualidade de vida.Brasileiro que mora sozinho ganha direito a novo benefício disponível pelo CadÚnico. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR





O Cadastro Único (CadÚnico) desempenha um papel central nessa estratégia, facilitando o acesso do brasileiro que mora sozinho a diversos programas sociais oferecidos pelo governo. A seguir, vamos explorar como o CadÚnico pode impactar positivamente a vida do brasileiro que vive sozinho

 Brasileiro que mora sozinho ganha direito a novo benefício disponível pelo CadÚnico
Brasileiro que mora sozinho ganha direito a novo benefício disponível pelo CadÚnico
Laura Alvarenga em 6 de setembro de 2024, às 05:45


Diante das crescentes preocupações sobre a situação financeira do brasileiro que mora sozinho, o Governo Federal lançou novas iniciativas utilizando o aplicativo Caixa Tem. A ferramenta busca garantir que esses indivíduos tenham acesso a benefícios sociais que contribuam para melhorar sua qualidade de vida.Brasileiro que mora sozinho ganha direito a novo benefício disponível pelo CadÚnico. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR


O Cadastro Único (CadÚnico) desempenha um papel central nessa estratégia, facilitando o acesso do brasileiro que mora sozinho a diversos programas sociais oferecidos pelo governo. A seguir, vamos explorar como o CadÚnico pode impactar positivamente a vida do brasileiro que vive sozinho.


Benefícios do CadÚnico para brasileiro que mora sozinho

Bolsa Família: Suporte financeiro para brasileiros que moram sozinhos e estão em situação de pobreza ou extrema pobreza.


Benefício de Prestação Continuada (BPC): Auxílio para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência.


Tarifa Social de Energia Elétrica: Desconto na conta de luz para famílias de baixa renda, incluindo aqueles que moram sozinhos.


Minha Casa Minha Vida: Financiamento facilitado para aquisição da casa própria.


Água Para Todos: Fornecimento de água potável em regiões rurais e urbanas de baixa renda.


Pé-de-Meia: Incentivo à poupança para moradores de baixa renda que vivem sozinhos.


Carteira da Pessoa Idosa: Desconto em passagens interestaduais para pessoas com mais de 60 anos.


Isenção de Taxas em Concursos Públicos: Dispensa de pagamento de inscrições em concursos, facilitando o acesso a novas oportunidades.
Inscrição nos benefícios do CadÚnico para o brasileiro que mora sozinho

Agendar o atendimento em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) próximo à sua residência;


Solicitar a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico);


Reunir e apresentar toda a documentação necessária, como documentos de identidade e comprovantes de renda;


Preencher o questionário socioeconômico com informações precisas;


Aguardar a emissão do Número de Identificação Social (NIS);


Esperar a análise e confirmação dos benefícios solicitados.