ESCLEROSE MÚLTIPLA

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Neurologista faz conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Neurologista faz conscientização sobre a Esclerose Múltipla
Na manhã desta quinta-feira (28), aconteceu uma ação de conscientização no hall do Centro Administrativo Antônio Rocha, bairro de Santa Edwiges, com os servidores da Prefeitura de Arapiraca, tratando da Esclerose Múltipla.

Foram traçados os sintomas que podem identificá-la e como tratar esta doença que afeta uma a cada 750 pessoas, segundo o neurologista Pedro Bernardo Carvalho Filho.

Segundo ele, os sintomas às vezes são confundidos e os enfermos geralmente procuram outros especialistas, por apresentarem perda de visão súbita, unilateral ou bilateral; perda de audição; perda parcial da coordenação motora; paralisias em qualquer membro; dormência ou formigamento em partes do corpo; dificuldade para falar; e perda do controle da urina e/ou fezes.

“O diagnóstico é simples, na verdade. O procedimento para se identificar é através de um exame de Ressonância Magnética Nuclear de crânio e coluna. Mais do que isso: é preciso colocar nas pessoas a necessidade de atentar para esta doença degenerativa que não tem cura, mas tem, sim, tratamento eficaz e pode acontecer com qualquer pessoa”, diz o neurologista Pedro Bernardo, especialista no assunto.

O evento reuniu a secretária Municipal de Finanças, Edina Pereira, e dois servidores engajados na causa, José Ademir de Lima, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), e Eliene Melo, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), além de dezenas de funcionários da Prefeitura que assistiram à esclarecedora palestra.

Neste próximo sábado (30), é comemorado o Dia Nacional da Conscientização sobre Esclerose Múltipla e nossa cidade está prestes a ganhar a Associação de Pessoas com Esclerose Múltipla de Arapiraca. No próximo dia 11 de setembro, haverá nova reunião sobre o tema na Associação dos Pensionistas, Idosos e Aposentados de Arapiraca (APIAAR), no bairro do Centro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário