ESCLEROSE MÚLTIPLA

domingo, 7 de dezembro de 2014

DICAS PARA ESCREVER MELHOR



Como escrever melhor

Escrever bem é saber expressar ideias clara, rápida e persuasivamente. Uma boa redação revela capacidade de raciocínio e esforço pessoal - mesmo para aqueles que têm mais facilidade.

1. Tenha sempre em mente que o tempo do leitor é limitado

O que você escrever deve ser entendido na primeira leitura.

Se você quiser que seu trabalho seja lido e analisado e apreciado, seja breve. Quanto menor o texto, maior a chance de ser lido por inteiro. Durante a 2ª Guerra Mundial, nenhum documento com mais de uma página chegava à mesa de Churchill.

2. Saiba aonde quer chegar

Antes de redigir, faça um esboço, listando e organizando suas ideias e argumentos. A técnica ajudará a não se desviar da questão central. Comece parágrafos importantes com sentenças-chaves, que indiquem o que virá em seguida. Conclua com parágrafo resumido.

3. Torne a leitura agradável e fácil

Os parágrafos e sentenças curtos são mais fáceis de ler do que os longos. Mande telegramas, não romances. Para enfatizar, sublinhe sentenças e enumere os pontos principais.

4. Seja direto

Sempre que possível, use voz ativa.

Voz passiva: Estamos preocupados com que nosso projeto não seja aprovado, o que poderia afetar nossa fatia de mercado.

Voz ativa: Acreditamos que esse projeto seja necessário para manter nossa fatia de mercado.

5. Evite clichês

Use suas próprias palavras.

Clichê: O último, mas não menos importante...

Direto: Por último...

6. Evite o uso de advérbios vagos

E não esclarecedores, como "muito", "pouco", "razoavelmente".

Vago: O projeto está um pouco atrasado.

Ditero: O projeto está uma semana atrasado.

7. Use um linguagem simples e direta

Evite o jargão técnico e prefira as palavras conhecidas. Não esnobe o seu português.

Jargão: Input, output.

Português comum: Fatos, informações, resultados.

8. Ache a palavra certa

Use palavras de que você conheça exatamente o significado. Aprenda a consultar o dicionário para evitar confusões.

Palavras mal-empregadas são detectadas por um bom leitor e depõem contra você.

9. Não cometa erros de ortografia

Em caso de dúvida, consulte o dicionário ou peça a alguém que revise seu trabalho. Uma redação incorreta pode indicar negligência de sua parte e impressionar negativamente o leitor.

10. Não exagere na elaboração da mensagem

Escreva somente o necessário, procurando condensar a informação. Seja sucinto sem excluir nenhum ponto-chave.

12. Evite palavras desnecessárias

Não escreva:

Plano de ação;
Fazer um debate;
Estudar em profundidade;
Não evento de;
Com o propósito de;
Em nível de dDiretoria

Escreva:

Plano;
Debater;
Estudar;
Se;
Para;
Pela diretoria.

13. Evite abreviações. siglas e símbolos

O leitor pode não conhecê-los.

14. Não se contente com o primeiro rascunho

Reescreva. Revise. Acima de tudo, corte. Quando se tratar de trabalho importante, faça uma pausa, entre o primeiro e segundo o segundo rascunho, de pelo menos uma noite. Volte a ele com um olhar mais crítico e imparcial.

15. Peça a uma pessoa amiga que revise seus trabalhos mais importantes

E dê total liberdade para comentários e sugestões.

Fonte: Tilibra. www.tilibra.com.br

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