A seguir, descrevemos os pontos principais que fazem parte da resiliência:
1. Rede social de amigos e familiares
As pessoas resilientes não se fecham em si mesmas. São autônomas, porém, não fazem desta atitude uma autossuficiência individualista mas nutrem suas vidas com os laços afetivos de colaboração e afeto. Isso não significa que uma pessoa seja mais resiliente do que outra por ter mais gente por perto. O que é realmente definitivo, é a qualidade do vínculo e a influência construtiva desse entorno sobre o protagonista.
2. Um mundo interior criativo
Quando a realidade exterior mostra seu lado menos amável, o protagonista não pode se limitar à leitura dos fatos mas também pode se refugiar neste universo que cultiva através do autoconhecimento, a arte, a leitura, o pensamento positivo, as emoções e a vida vista através do próprio ponto de vista. São assim, pessoas que não ficam na superfície das coisas mas que alcançam a profundidade do ser.
3. Adaptação à mudança
Quando a realidade muda, incluindo quando esta alteração dos fatores externos foi produzida contra a vontade, o protagonista se posiciona diante de um mapa da realidade que o envolve de maneira experimental. As pessoas resilientes realizam este processo de mudança contando com o apoio desta rede social descrita anteriormente.
4. Inteligência emocional
Em situações de adversidade é possível que sejam produzidas sensações contraditórias, assim como há espaço para sentimentos vinculados com a tristeza. Uma pessoa resiliente não tapa esta realidade emocional mas a integra em sua vida dando espaço para ouvir essa informação que tem uma mensagem para passar. Por tanto, podemos afirmar que a inteligência emocional é uma característica das pessoas mais resilientes.
5. Olham para o futuro
É impossível fazer mudanças vitais colocando o foco no ontem, visto que o passado já está escrito. As pessoas resilientes olham para o amanhã com esperança e se focam no presente. Por exemplo, definem novos objetivos para alcançar.
6. Perdem pouco tempo reclamando
As reclamações são muito humanas, porém, uma pessoa resiliente é protagonista de seu destino, incluindo quando vive um período de dor. Por isso, não se desgasta de maneira crônica através de ruminação mental e queixas constantes.
7. Senso de humor
A risada e o sorriso são elementos medicinais que reforçam o poder de superação diante de um fato triste. Quando uma pessoa vive um momento de dor extrema, o espaço para o humor é menor que aquele que se produz na alegria. No entanto, este ingrediente está presente mesmo que em pequenas doses.
8. Gratidão
Mesmo sentindo dor, a pessoa resiliente é consciente de que tem motivos para dar graças pela vida. Por exemplo: o abraço de consolo de um amigo, a companhia das pessoas mais próximas ou a felicidade vivida até o momento.
9. Pedem ajuda quando precisam
Não esperam que os demais adivinhem seus pensamentos mas cuidam de si mesmas e pedem ajuda por iniciativa própria, através de mensagens claras aos outros.
10. Empatia
São pessoas com sensibilidade e empatia, não apenas com os outros, mas também consigo mesmas.
- Amor não correspondido. Esta é uma das situações que o plano sentimental obriga o protagonista a sobrepor-se a esta ruptura de expectativas por meio de um duelo necessário para esquecer uma pessoa.
- Victor Frankl, autor do livro "O homem em busca de sentido" e fundador da Logoterapia, é um claro exemplo de resiliência por meio de seu testemunho contando sobre a vida em um campo de concentração.
- Superação da enfermidade ou a morte de um ser querido. A saúde, por mais que em muitos momentos não a valorizamos de forma consciente, é um dos pilares mais importantes do bem-estar. Por isso, aqueles obstáculos de saúde, são uma prova de resiliência fundamental.
- Superação de um processo de mudança. Por exemplo, um divórcio que rompe com a rotina previsível vivenciada até o momento.
- Ser demitido de um emprego aos 50 anos, um momento em que um fator de idade adquire um significado limitante em alguns nichos de mercado.
Como ser uma pessoa resiliente? 5 dicas
Agora que você já conhece as características das pessoas resilientes e que te fornecemos algumas dicas, é o momento de te ajudar a ser uma pessoa resiliente. A resiliência pode ser cultivada e treinada de maneira prática:
- Invista em sua formação emocional, através da realização de cursos de crescimento pessoal, leitura de livros de psicologia e assistir seminários especializados.
- Cuide do fator presencial de suas relações com amigos para que o contato através das novas tecnologias não substitua o poder de um abraço, por exemplo. Por outro lado, aproveite todo o potencial da tecnologia para estar perto de quem está longe e para estar mais perto de quem vive próximo a você.
- Música, arte, cinema, literatura e esporte são ingredientes que nutrem sua vida incrementando a beleza como conceito existencial.
- Modele o exemplo daquelas pessoas resilientes que você observa em sua proximidade.
- Realize um processo de mentoria contando com a ajuda de um mentor que te ajuda com conselhos e reflexões sobre resiliência.
Este artigo é meramente informativo, em Psicologia-Online não temos a capacidade de fazer um diagnóstico ou indicar um tratamento. Recomendamos que você consulte um psicólogo para que ele te aconselhe sobre o seu caso em particular.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Pessoa resiliente: exemplos e características, recomendamos que entre na nossa categoria de Crescimento pessoal e autoajuda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário