ESCLEROSE MÚLTIPLA

sábado, 31 de dezembro de 2022

Reflexão


DESBLOQUEANDO O PROGRESSO ESPIRITUAL





Deus é Todo-Poderoso, entretanto Ele escolheu não se lembrar dos nossos pecados perdoados.

“Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro” (Is 43.25).

Devemos confessar um por um dos nossos pecados conhecidos a Deus e suplicar que Ele por Sua graça nos revele e nos perdoe aqueles que nos são ocultos, mas uma vez feito isso, tome posse da bênção e esqueça.

“Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais” (Hb 8.12).

O sangue de Jesus e a Palavra Deus é a cura para os sentimentos de rejeição, culpa e amargura.

E se Deus assim nos perdoa, quem somos nós para rejeitar tão grande bênção.

Devemos, portanto nos apropriar com confiança da Sua graça salvadora e perdoadora que nos é oferecida em Cristo Jesus.

“Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno” (Hb 4.16).

Não nos confundamos Deus não deseja que pequemos, na verdade Seu desejo é a nossa santificação (1Ts 4.3).

Mas se pecarmos, Jesus Cristo está junto ao Pai em defesa da nossa causa; Ele é o nosso advogado.

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” (1João 2.1,2).

Por tudo isso, nós não devemos nos lembrar daquilo que o Senhor já perdoou e esqueceu.

Esqueçamos o que ficou para trás, pois se ficarmos pensando sobre isso, nosso progresso espiritual será inibido e bloqueado.

Isto prejudicará nossa fé e nossas orações que não obterão o resultado desejado.

É possível que isso venha a ser um impedimento de recebermos a cura para o corpo, a saúde para a alma e as outras bênçãos e provisões de Deus.

Por Litrazini

https://www.kairosministeriomissionario.com/


🙏 Devocional Diário 🙏 

"Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3:14)


Todo mundo que já participou de alguma corrida sabe que pode perder o ritmo se olhar para trás para ver como estão seus adversários. Muitas corridas já foram perdidas porque o líder olhou para trás. Quando finalmente se vê a linha de chegada, essa é justamente a hora de dar tudo de si, porque somente alguns metros estão separando um competidor do outro. Você tem que manter o foco.

Essa é a ideia por trás do que Paulo falou em Filipenses 3:13: "Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante [...]". Paulo estava dizendo: "Não olhe para trás".

Quando Deus fez esta promessa: "Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga as suas transgressões, por amor de mim e que não se lembra mais de seus pecados." (Isaías 43:25), Ele não estava prevendo um lapso em Sua memória. Deus está dizendo: "Eu não vou mais considerar os seus pecados contra você, porque meu Filho já pagou por eles na cruz".

Da mesma forma, precisamos fazer o que Deus faz: esquecer o nosso passado. Precisamos aprender com os nossos erros e nos lembrar das duras lições que aprendemos. E não precisaremos mais ser controlados pelo nosso passado.

É isso que Paulo quis dizer com "esquecendo-me das coisas que ficaram para trás". Pense sobre as coisas terríveis que Paulo fez. Ele era responsável pela morte de Estevão e teve que carregar isso em sua consciência até o seu último dia. Ele sabia que era responsável por coisas terríveis. Mas, da mesma forma, ele conseguia colocar seu passado no passado. E nós precisamos fazer o mesmo.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Reflexão


O ESPÍRITO DIRECIONA E ORIENTA O TESTEMUNHO





Jesus afirmou que Seus discípulos deveriam ficar em Jerusalém até que recebessem e fossem cheios do Espírito Santo para que eles se tornassem testemunhas (Atos 1.4-5, 8).

Esse foi um dos propósitos do derramamento do poder, da unção do Espírito Santo ocorrido no dia da Festa de Pentecostes e nas demais ocasiões (Atos 2.4; 4.31; etc.).

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra” (Atos 1.8).

Nenhuma palavra que falarmos pode ser maior que o testemunho que podemos dar a respeito de Jesus Cristo através de nossa vida.

Como diz o velho ditado: “O que você é fala tão alto que não consigo ouvir o que você diz”.

Para o Cristão, depois das experiências pessoais da salvação e do batismo no Espírito Santo, nada se compara a alegria de levar um perdido a encontrar-se com o Senhor Jesus Cristo.

Acredito no testemunho pessoal e creio que devemos aproveitar com sabedoria as oportunidades que surgirem para compartilharmos a respeito das boas novas de salvação.

Mas não creio que devamos sair de qualquer maneira tentando empurrar o Evangelho nas pessoas como se fosse hortifrutigranjeiro de final de feira.

Devemos buscar a direção do Espírito Santo e sermos guiados por Ele para que o nosso testemunho seja efetivo.

Creio que a ferramenta mais eficaz do testemunho é uma vida comprometida com Deus e com Sua vontade e realmente vivida para o Senhor.

Portanto, aprenda a testemunhar conforme a orientação e direção do Espírito Santo.

Mas, primeiramente, seja um testemunho vivo na sua família e casamento, emprego, escola, comunidade, igreja, etc., isto será muito importante para o seu crescimento espiritual.

“O Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela. Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal?” (Jó 1.7-8).

Transcrito Por Litrazini

https://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz

🙏 Devocional Diário 🙏

Dêem frutos que mostrem o arrependimento. E não comecem a dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão." (Lucas 3:8)


O que  lhe vem à mente quando você ouve a palavra "arrependimento"? Talvez alguém vestindo uma placa com luzes gritando: "Arrependam-se!".
Trata-se de uma palavra que não se ouve muito hoje em dia, não é mesmo?.

Você vai se surpreender ao saber que a primeira palavra a sair dos lábios de Jesus Cristo depois que Ele começou o Seu ministério foi "arrependam-se" (Mateus 4:17).

A palavra "arrependimento" significa mais do que meras desculpas ou tristeza por algo feito. Você pode se lamentar de algo e não estar arrependido. Pode sentir muito sobre um certo pecado, especialmente se colher as consequências dele. A pessoa que é pega mentindo, se lamenta. O criminoso que é pego em flagrante, se lamenta. Mas a questão é saber o quando esse lamentar leva a uma mudança real. As vezes, ela pode nunca acontecer. O mentiroso pode passar apenas a ser mais cuidadoso. O criminoso pode só planejar seu próximo crime com mais inteligência. Há pessoas que lamentam por colher as consequências do que fizeram, mas nunca fazem qualquer mudança de comportamento em suas vidas.

Tristeza real, de acordo com a Bíblia, vai levar ao arrependimento. Conduzirá à mudanças. João Batista pregava às multidões "Dêem frutos que mostrem o arrependimento [...]" (Lucas 3:8). Muitas pessoas nunca realmente se arrependeram de seus pecados. Elas nunca realmente deram frutos dignos de arrependimento. Mas isso é absolutamente necessário se você quer ser perdoado pelo seu pecado. O reconhecimento do pecado é o primeiro passo para se receber perdão.

No entanto, você pode reconhecer que precisa se ​​arrepender e - mesmo assim - ainda não fazê-lo. Você pode reconhecer o seu pecado e não, necessariamente, agir. É preciso que as duas coisas andem juntas.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022


NÃO TEM LIMITE NEM LUGAR PARA ADORAR A DEUS





Jesus disse a mulher samaritana junto ao poço de Jacó:

“Mas à hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João 4.23-24).

Isto significa que não precisamos estar em um lugar específico ou termos um método específico para adorar a Deus.

Algumas pessoas gostam de rotular e complicar as coisas e elas dizem que é necessário estar dentro de uma igreja ou templo específico, realizar a liturgia específica, em um dia específico para verdadeiramente adorar a Deus.

Quando a única exigência é que seja em espírito e em verdade.

Sob a antiga aliança Deus habitava no Santo dos Santos, no tabernáculo ou no templo (Êx 25; 2ª Cr 5-7).

Mas o véu do santuário se rasgou (Mt 27.51) e Deus não habita mais em templos feitos por mãos humanas (Atos 17.24).

Hoje sob a nova aliança Ele habita em nossas vidas, nós somos o templo do Espírito Santo (1ª Co 3.16; Ef 2.19-22).

Portanto, devemos aprender a adorar a Deus com o nosso espírito (coração), não de maneira fria e formal, mas também nós devemos adorá-Lo em verdade, isto é, no uso de nossas faculdades mentais.

Nós devemos adorá-Lo pelas razões pelas quais Ele deve ser adorado:

Por quem Ele é; por tudo o que Ele criou; e pelo o que Ele fez, está fazendo, e ainda fará por nós (Rm 12.1-2).

Dediquemos tempo para adorar a Deus.

Aprender a adorar a Deus irá ajudar-nos a crescer espiritualmente.

“Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém” (Rm 11.36).

Transcrito Por Litrazini

https://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz


🙏 Devocional Diário 🙏

"A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!" (Mateus 7:18-20)


Hoje em dia há pessoas que costumam bater no peito dizendo:"eu sou cristão", mas costumam ficar bêbadas com frequência. Dizem "eu sou cristão", mas fazem sexo ilícito ou são infiéis. Dizem "eu sou cristão", mas em seus negócios mentem para as pessoas todos os dias e distorcem os fatos. Pegam dinheiro que não é realmente seu. Há um monte de gente hoje que pensa ser cristã, mas - de fato - não o são, porque não mudaram realmente e não vivem de acordo com o que a Bíblia ensina.

Não estou querendo dizer com isso que um cristão não possa pecar ou que não vai escorregar. Mas há uma grande diferença entre aquela pessoa que erra, peca, arrepende-se e quer mudar e uma pessoa que vive em constante pecado intencional.

A Bíblia diz que se você vive dessa maneira, então não conhece a Deus. Talvez a razão de algumas pessoas nunca realmente terem conhecido a alegria do Senhor é que elas nunca cumpriram as exigências básicas da salvação. Pensam que ser cristão é apenas ter Jesus como uma referência e não percebem que Ele quer ser o seu Senhor, quer guiá-las e dar-lhes direção. Não percebem que Ele tem um plano e um propósito distinto e único para as suas vidas.

Jesus Cristo quer ser o Senhor de todas as áreas da sua vida. Ele quer ser o Senhor da sua empresa, do seu tempo livre, dos seus relacionamentos... O Senhor de tudo. E se Ele não é Senhor de tudo, então Ele não é o seu Senhor em tudo.

Reflexão


Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens;

1 Timóteo 2:1 - NVI

Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus.

2 Coríntios 9:11 - NVI

Cada vez que os quatro seres vivos cantavam hinos de glória, honra e agradecimento ao que está sentado no trono e que vive para todo o sempre,

Apocalipse 4:9 - NVI

Então ouvi todas as criaturas que há no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, isto é, todas as criaturas do Universo, que cantavam: “Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro pertencem o louvor, a honra, a glória e o poder para todo o sempre! ”

Apocalipse 5:13 - 

 Sempre devemos reservar momentos para dar ação de graças a Deus, por tudo o que Ele nos fez e ainda fará. Somente a Salvação em Jesus Cristo já seria suficiente para uma gratidão constante em nosso dia

Deus está conosco em todos os nossos planos, e se os planos estão certos, é porque Sua vontade foi feita e podemos prosseguir.

Mesmo quando os planos dão errado, é porque aquela falha serviu para nossa edificação, ou porque aquilo nos afastaria dos caminhos de Cristo.

Jesus, quando fazia a santa ceia com seus apóstolos, sempre dava ação de graças, como uma forma de agradecer ao Pai pelas graças que aconteciam todos os dias.

Devemos dar ação de graças também, a exemplo de Cristo. Afinal, mesmo que achemos que não temos o suficiente, certamente temos o que é o mais importante de todas as coisas,  a  Salvação em Jesus.

Agradecer a Deus por cada pequena conquista é uma obrigação de qualquer cristão.

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Reflexão


RELACIONAMENTO COM CRISTO





Apostatar significa cortar o relacionamento salvífico com Cristo, ou apartar-se da união vital com Ele e da verdadeira fé nEle.

Sendo assim, a apostasia individual é possível somente para quem já experimentou a salvação, a regeneração e a renovação pelo Espírito Santo (cf. Lc 8.13; Hb 6.4,5); não é simples negação das doutrinas do NT pelos inconversos dentro da igreja visível

Os passos que levam à apostasia são:

(a) O crente, por sua falta de fé, deixa de levar plenamente a sério as verdades, exortações, advertências, promessas e ensinos da Palavra de Deus (Mc 1.15; Lc 8.13; Jo 5.44,47; 8.46)

(b) Quando as realidades do mundo chegam a ser maiores do que as do reino celestial de Deus, o crente deixa paulatinamente de aproximar-se de Deus através de Cristo (4.16; 7.19,25; 11.6)

(c) Por causa da aparência enganosa do pecado, a pessoa se torna cada vez mais tolerante do pecado na sua própria vida (1 Co 6.9, 10; Ef 5.5; Hb 3.13). Já não ama a retidão nem odeia a iniquidade

(d) Por causa da dureza do seu coração (3.8,13) e da sua rejeição dos caminhos de Deus (v. 10), não faz caso da repetida voz e repreensão do Espírito Santo (Ef 4.30); (1 Ts 5.19-22; Hb 3.7-11)

(e) O Espírito Santo se entristece (Ef 4.30; cf. Hb 3.7,8); seu fogo se extingue (1 Ts 5.19) e seu templo é profanado (1 Co 3.16). Finalmente, Ele afasta-se daquele que antes era crente (Jz 16.20; Sl 51.11; Rm 8.13; 1 Co 3.16,17; Hb 3.14).

Se a apostasia continua sem refreio, o indivíduo pode, finalmente, chegar ao ponto em que não seja possível um recomeço.

É próprio salientar que, embora a apostasia seja um perigo para todos os que vão se desviando da fé (Hb 2.1-3) e que se apartam de Deus (Hb 6.6), ela não se consuma sem o constante e deliberado pecar contra a voz do Espírito Santo (Mt 12.31).

Aqueles que, por terem um coração incrédulo, se afastam de Deus (Hb 3.12), podem pensar que ainda são verdadeiros crentes, mas sua indiferença para com as exigências de Cristo e do Espírito Santo e para com as advertências das Escrituras indicam o contrário.

Uma vez que alguém pode enganar-se a si mesmo, Paulo exorta todos aqueles que afirmam ser salvos: “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos” (2 Co 13.5).

Pr. Airton Evangelista da Costa

Por Litrazini

https://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz



🙏 Devocional Diário 🙏

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." (Mateus 7:13-14)


Hoje em dia muita gente acredita de uma forma geral no evangelho, mas excluindo a mensagem do arrependimento. Muita gente acredita num Deus carinhoso, sem julgamento, que não requer arrependimento ou mudança no estilo de vida. Argumentam coisas tais como: "Acredito em Jesus Cristo, mas meu Deus não é crítico. Meu Deus nunca iria enviar uma pessoa para o inferno. Mas, eu sou cristão".
No entanto, elas não podem ter as duas coisas...

Há muitas pessoas, mesmo dentro da igreja, que alimentam esta crença equivocada. Este entendimento errôneo do evangelho pode ser a praga mais perigosa que a igreja enfrente atualmente, porque dá a falsa sensação de segurança para quem acredita nisso.

A Bíblia nos alerta para os falsos profetas, que dão falsa segurança.
Em Jeremias 6:14, Deus diz: "E curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo, Paz, paz!; quando não há paz."
Seria como ir ao médico quando você está tendo um ataque cardíaco e o médico lhe dizer: "Oh, você está bem. Você está fazendo muito drama! Você vai ficar bem."

Há pessoas hoje em dia que dizem: "Deus te ama e está tudo bem. Você pode fazer o que quiser e viver como quiser. Vamos apenas amar uns aos outros e viver bem."

Mas este é um evangelho  falso.
Sim, Deus nos ama - é claro - e recebe qualquer pessoa que vá até Ele. Mas Ele nos pede também para nos arrependermos. Ele nos pede também para nos livrarmos de nossos pecados.
E, se não estivermos dispostos a fazê-lo, então não estaremos vivendo a verdadeira fé bíblica. E, portanto, não iremos receber aquilo que a Bíblia descreve como sendo a salvação genuína.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

🙏 Devocional Diário 🙏

"Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido." (1 Coríntios 13:12)

Temos tendência a pensar na vida na Terra como algo real e o céu como algo surreal.

Mas, na verdade, é o contrário.

O céu é algo real.

É por isso que C.S.Lewis se refere ao nosso tempo na terra como "terra das sombras".

O céu é a esperança e o futuro final para o cristão.

Tudo o que o precede - nossa vida na Terra - é apenas um pedaço do que está por vir.

A Terra é uma versão pálida do céu e não o contrário.

Quaisquer que sejam as grandes alegrias ou coisas que temos na Terra, por mais maravilhosas que sejam, no céu será melhor.

Você terá talvez todas as coisas que esperava na terra e certamente muito mais que isso.

No céu haverá coisas que superarão em muito os seus sonhos mais incríveis por serem ainda melhores.

O céu é algo real, enquanto que a terra é uma cópia, uma morada temporária.

O problema é que começamos com a Terra e então projetamos nossa ideia de céu, quando devíamos começar com o céu e então ter a ideia de Terra.

C.S.Lewis disse: "Os montes e vales do Céu não serão parecidos com os que você conhece hoje, como se você encontrasse o original de algo que só tinha a cópia...

como uma flor se parece com sua raiz ou como um diamante se parece com um carvão." Não estou sugerindo que a vida na terra seja miserável, como algo apenas para se aguentar antes de finalmente chegar ao céu

A vida pode ser maravilhosa.

Deus tem todo o poder que você vai precisar para enfrentar o que tiver que enfrentar.

Algo difícil que você está passando hoje pode ser transformado em uma coisa boa amanhã.

Haverá muitos momentos alegres e maravilhosos pela frente para nós aqui na Terra.

Mas a alegria final virá quando finalmente vermos Jesus no céu.

Não podemos nos esquecer disso.


 

Amor de Deus

O Dom Gratuito do Amor de Deus

Em amor nos predestinou (nos destinou, planejou em amor para nós) para sermos adotados (revelados) como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade [porque aprouve a Ele e foi a Sua bondosa intenção]. Efésios 1:5

Só existe uma coisa que você pode fazer com um dom gratuito: recebê-lo e ser grato. Eu o incentivo hoje a dar um passo de fé agora mesmo e dizer em voz alta: “Deus me ama incondicionalmente e eu recebo o Seu amor!”. Talvez você precise dizer isso cem vezes por dia até finalmente se conscientizar, mas quando isso acontecer será o dia mais feliz da sua vida.

Saber que você é amado por alguém é o melhor e mais reconfortante sentimento do mundo. Deus não apenas ama você, como também proverá outras pessoas que o amarão verdadeiramente. Quando Ele fizer isso, certifique-se de permanecer fiel a essas pessoas. Ter pessoas que amam você genuinamente é um dos presentes mais preciosos do mundo.

Dedique tempo para agradecer a Deus pelo Seu amor e por todas as pessoas que amam você! Este é o presente dele para sua vida e, eu creio, é um dos presentes mais valiosos que você pode receber.


Oração de Gratidão

Pai, obrigado pelo dom gratuito do Teu amor. Sou grato porque Tu me amas incondicionalmente e colocaste pessoas em minha vida que me amam também. Não considero o Teu amor como coisa banal e, embora eu jamais possa retribuir o Teu amor, quero, em troca, viver a minha vida para Ti.

domingo, 25 de dezembro de 2022

O SUCESSO DA VIDA DE ORAÇÃO








Você jamais crescerá espiritualmente e jamais será bem-sucedido em seu caminhar cristão sem desenvolver uma vida de intimidade com Deus através da oração.

Vida de oração bem sucedida precisa ser baseada na Palavra de Deus. “

Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito” (João 15.7).

Permanecer em Jesus significa não apenas ser nova criatura, mas também, andar em contínua comunhão com Ele.

Note que uma das condições do versículo citado: “... e as minhas palavras permanecerem em vós...”

Teremos muita dificuldade de sermos bem sucedidos em nossa vida de oração se nós desconhecermos a Palavra de Deus. Pois, Deus não nos dará algo que for contra a Sua vontade ou contra os princípios da Sua Palavra, muito menos Ele fará algo que possa nos prejudicar.

“... Nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (Tg 4.2-3).

Oremos fundamentados no caráter de Deus, nas Suas promessas e de acordo com as diretrizes que o Senhor Jesus nos deu em Sua Palavra.

Isto é orar em nome de Jesus; fazendo assim, com certeza, nós seremos bem-sucedidos.

“... Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, ele vo-lo concederá em meu nome. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo” (João 16.23-24).

Ao mantermos uma comunhão intima e diária com Deus através da oração, nós não só nos desenvolveremos espiritualmente como as nossas petições serão atendidas.

“Então Jesus lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo. E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou... Voltando para os discípulos, Ele achou-os dormindo; e Ele disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.38-41).

Transcrito Por Litrazini

https://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz


 🙏 Devocional Diário 🙏

"'Tudo me é permitido', mas nem tudo convém. 'Tudo me é permitido', mas eu não deixarei que nada domine." (1 Coríntios 6:12)


Às vezes me perguntam sobre o que eu acho de cristãos tomarem bebida alcoólica. Será que é uma boa ideia? Acho que não. Acho que é perigoso o cristão beber, pois o problema com a bebida é que, se a gente bebe, pode ficar bêbado. Se não bebe, nunca vai ficar.

Fui criado num lar em que havia alcoolismo, onde testemunhei a devastação que a bebida pode trazer a um lar. E ao longo dos anos como pastor, vi a natureza destrutiva do álcool na vida das pessoas. Não consigo pensar nada de bom a respeito; mas - sem dúvida - posso pensar em muitas coisas ruins.

A Bíblia nos adverte muitas vezes acerca do que o álcool pode fazer em nossas vidas. Provérbios 23 diz sobre ele: "No fim, ele morde como serpente e envenena como víbora. Seus olhos verão coisas estranhas, e sua mente imaginará coisas distorcidas" (versículos 32-33). É uma descrição precisa.

Eis outra coisa para considerar: digamos que você beba porque, como cristão, tem essa liberdade; mas e se isso causar o tropeço espiritual  a outra pessoa? Romanos 14:15 diz: "Se o seu irmão se entristece devido ao que você come, você já não está agindo por amor. Por causa da sua comida, não destrua seu irmão, por quem Cristo morreu."

No fim das contas, é isto: nenhum de nós vive ou morre para si mesmo. Aquilo que fazemos tem efeito direto sobre os outros, não apenas nesta vida, mas por toda a eternidade. Precisamos estar conscientes da presença de Deus e precisamos viver nossas vidas tendo consideração uns pelos outros.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Reflexão 

RETIRE O VENENO DE SUA VIDA




Um homem foi perfurado por uma fecha envenenada.

Seus parentes e amigos se reuniram para chamar um cirurgião, para que arrancasse a flecha e tratasse a ferida.

Mas o homem ferido não concordou:

- Espere um pouco disse ele.

- Antes que você arranque a flecha quero saber quem a lançou.

- Foi um homem ou uma mulher?

- Foi alguém de nobre estirpe? Ou um camponês? De que material era feito o arco?

- E a corda do arco, era de fibra ou tripa? O arco era de madeira ou bambu?

- A flecha era de cana ou junco?

- Que plumagem foi usada?

- Antes que vocês me tirem essa flecha quero todas as respostas.

Acontece que antes que essas informações sejam conseguidas, o veneno circulará por todo o sangue e ele morrerá!!!

A primeira obrigação é retirar a flecha e impedir que o veneno se espalhe.

Em nossa vida agimos muitas vezes assim, perdoamos mas, ficamos remoendo perguntas que certamente as respostas nos magoarão e continuaremos "envenenados" por fatos que não nos interessam mais...

Pensemos nisso e retiremos os "venenos" da nossa vida e só há uma maneira...sendo muito FELIZ!

Transcrito Por Litrazini

https://www.kairosministeriomissionario.com

🙏 Devocional Diário 🙏

"Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: 'Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo'" (Mateus 2:1-2)


A história do nascimento de Cristo é uma das mais famosas e apreciadas da Bíblia. Mesmo a maioria das pessoas não familiarizadas com as Escrituras já ouviu falar nela em algum momento. E, certamente, uma história que ouvimos novamente a cada Natal é a dos reis magos que são conduzidos por uma estrela até o lugar onde o rei estava para nascer.

O Evangelho de Mateus nos diz que esses homens sábios ou magos, como eram chamados na época, vieram do Oriente (Mateus 2:1). Hábeis em astronomia, estes homens foram altamente reverenciados e respeitados em sua sociedade e foram especialmente notáveis ​​por sua capacidade de interpretar sonhos.

Por causa de seu conhecimento em ciências, matemática e história, a sua influência religiosa e política cresceu, até que se tornaram o grupo mais importante e poderoso de assessores dos impérios Medo-Persa e Babilônico. Mais do que apenas sábios, eles eram dignitários. E embora não fossem reis, eram homens de grande importância.

Mas, mesmo com todo o seu conhecimento, esses homens sábios ainda não tinham encontrado as respostas que procuravam na vida. Pode-se dizer que eles eram buscadores. E, sabemos que eram verdadeiros buscadores, porque Deus se revelou a eles de uma maneira especial quando a estrela os levou para o lugar onde poderiam encontrar Jesus: "Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo." (Mateus 2:10). Então eles ofereceram a Jesus os seus presentes: ouro, incenso e mirra.

Deus nos diz em Jeremias 29:13: "Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração." Se você também é um verdadeiro buscador, se você quiser conhecer o verdadeiro Deus, Ele também se revelará a você.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022



O PERDÃO QUEBRA CADEIAS




O que acontece quando a pessoa não perdoa.

É PRISIONEIRA DO SEU PASSADO.

Perdem a capacidade de viver do presente. Daí porque se fere tanto, pois diante de cada atitude ele revela dificuldade em analisar a situação como de fato ela é no momento. Ele encara o presente com os olhos do passado.

É PRISIONEIRO DAS PESSOAS DO PASSADO.

Estar com sua mente constantemente cheia das lembranças daqueles que foram instrumentos de mágoas. (dorme, acorda, toma café com a pessoa na mente).

É PRISIONEIRO DA MÁGOA.

É comprovado cientificamente que uma grande parte (80%) das enfermidades físicas é de origem psicossomáticas.

É ATORMENTADO POR DEMÔNIOS (Mt 18:4) Este texto mostra que o mau servo foi lançado na prisão e foi atormentado por verdugos, ou seja, por demônios pelo fato de não perdoar.

COMO VOCÊ PERDOA DO FUNDO DO CORAÇÃO?

Reconheça a mágoa e o ódio. Se o seu perdão não vier do eixo emocional da sua vida, ele será incompleto.

Muitos sentem a dor das ofensas interpessoais, mas não querem ou não sabem como reconhecer isso.

Deixe que Deus leve a dor à superfície, de modo que possa tratá-la. É neste ponto que se dá a cura.

Não espere para perdoar até que tenha sentimentos de perdão; você jamais fará isso.

Os sentimentos levam tempo para sarar depois da decisão de perdoar ser feita e Satanás ter perdido a sua posição: “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; nem deis lugar ao Diabo” (Ef.4.26,27).

Liberdade é que será alcançada, e não um sentimento.

Transcrito Por Litrazini

https://www.kairosministeriomissionario.co

🙏 Devocional Diário 🙏

"De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos" (2 Coríntios 4:8-9)


Às vezes as pessoas pensam que vão ter um velejar tranquilo, enquanto estiverem fazendo a vontade de Deus.


Mas essa não foi a realidade do apóstolo Paulo.


Ele parecia ter que enfrentar todo o tipo de adversidade que se possa imaginar, desde inimigos que tentaram destruí-lo, até o sofrimento físico por ter passado por três naufrágios.


De uma maneira ou de outra, todos nós teremos naufrágios em nossas vidas.


A realidade da vida é que estamos frequentemente entrando ou saindo de alguma tempestade.


É simplesmente assim que as coisas são.


Há momentos em que teremos um bom velejar.


Há momentos em que o céu estará azul e o sol estará brilhando.


Haverá belos momentos em nossas vidas entre as tempestades.


Demos Graças a Deus por esses momentos.


Mas a realidade é que podemos viver uma vida próspera na vontade de Deus, mas ainda assim enfrentaremos conflitos.


Paulo passou por um naufrágio em seu caminho para Roma, mas ele teve uma viagem próspera na vontade de Deus, por causa do que dela resultou.


Essa é uma definição de prosperidade diferente da que normalmente estamos acostumados a pensar.


Dizem que não podemos direcionar o vento, mas podemos ajustar nossas velas.


Eu não posso controlar o mundo.


Adoraria poder.


Também não posso controlar as circunstâncias com as quais me deparo, mas posso controlar minha reação a elas.


Posso redirecionar minhas velas e me adaptar.


Vamos todos enfrentar tempestades, dificuldades e até mesmo naufrágios.


Por isso, é hora de desenvolver nossas pernas marítimas e não nos concentrarmos tanto sobre como evitar tempestades, mas sobre como passar por elas, como sobreviver a elas e como aprender as lições que só podemos aprender em tais situações.






Veja mais aplicativos interessantes em:

https://play.google.com/store/apps/dev?id=5820827749974775722

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Reflexão 

RETIRE O VENENO DE SUA VIDA





Um homem foi perfurado por uma fecha envenenada.

Seus parentes e amigos se reuniram para chamar um cirurgião, para que arrancasse a flecha e tratasse a ferida.

Mas o homem ferido não concordou:

- Espere um pouco disse ele.

- Antes que você arranque a flecha quero saber quem a lançou.

- Foi um homem ou uma mulher?

- Foi alguém de nobre estirpe? Ou um camponês? De que material era feito o arco?

- E a corda do arco, era de fibra ou tripa? O arco era de madeira ou bambu?

- A flecha era de cana ou junco?

- Que plumagem foi usada?

- Antes que vocês me tirem essa flecha quero todas as respostas.

Acontece que antes que essas informações sejam conseguidas, o veneno circulará por todo o sangue e ele morrerá!!!

A primeira obrigação é retirar a flecha e impedir que o veneno se espalhe.
Em nossa vida agimos muitas vezes assim, perdoamos mas, ficamos remoendo perguntas que certamente as respostas nos magoarão e continuaremos "envenenados" por fatos que não nos interessam mais...

Pensemos nisso e retiremos os "venenos" da nossa vida e só há uma maneira...sendo muito FELIZ!

Transcrito Por Litrazini

https://www.kairosministeriomissionario.c

🙏 Devocional Diário 🙏

"Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: "Vamos atravessar para o outro lado" (Marcos 4:35)

Jesus disse aos seus discípulos: "vamos atravessar para o outro lado".

Então, eles embarcaram em seu barco e começaram a cruzar para o outro lado do mar da Galileia, um lago de água doce muito grande, conhecido por suas tempestades que chegam sorrateiras.

E veio uma tempestade.

Foi uma grande tempestade 

Em outras palavras: "Ei, Senhor! Você está prestando atenção?

Não liga que passemos por isto?

Acorde e faça algo!" Então Jesus repreendeu tanto a tempestade quanto a seus discípulos.

Ele se virou para a tempestade e disse: "Paz, fique quieta!" E ela parou.

Então ele se virou para seus discípulos e disse: "Por que estão tão amedrontados?

Vocês não têm fé?

" Ou, literalmente, "Porque estão tão medrosos?

" Jesus estava basicamente dizendo: "Vocês não aprenderam nada?

Eu disse: vamos atravessar para o outro lado.

Eu não disse, vão para o meio do mar da Galileia e se afoguem." Jesus não prometeu uma viagem tranquila, mas uma passagem segura.

É melhor estar em uma tempestade com Jesus do que estar em qualquer outro lugar sem Ele.

Prefiro estar numa fornalha ardente com Jesus do que em um palácio sem Ele.

Prefiro estar num antro de leões com Jesus, ou em uma prisão, ou mesmo em um naufrágio, do que estar em outro lugar sem Ele.

Enquanto sei que Jesus está lá, posso passar por isso.

Deus está com você, independente de qual tormenta, ou até mesmo naufrágio, que você esteja passando agora 

Você não está sozinha 

terça-feira, 20 de dezembro de 2022


  •   Pizza de tapioca



  • Pizza de tapioca

  • Que tal aprender a preparar uma pizza saudável, deliciosa e diferente? A sensacional pizza de tapioca fica bem leve, com uma textura incomparável e ligeiramente crocante. De preparo fácil e rápido, essa maravilha pode receber recheios variados, de acordo com sua preferência. Confira a receita da Isamara Amâncio e faça a incrível pizza de tapioca, que todos vão amar!


  • Como fazer pizza de tapioca

  • Para o preparo da receita de pizza de tapioca, vamos começar batendo os ovos. Em seguida, vamos juntar a aveia, a tapioca, o queijo parmesão ralado, o sal, o fermento em pó, o orégano e a pimenta-do-reino. Depois vamos adicionar a massa em uma assadeira de pizza untada (30cm de diâmetro) e vamos pré-assar em forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 10-15 minutinhos, até o fundo começar a dourar. Iremos virar a massa do outro lado, colocar o molho e o recheio que desejarmos, voltando ao forno por mais uns 20 minutos. Por fim, ao retirar do forno, vamos salpicar orégano e regar com azeite de oliva a gosto. Prontinho, sirva e aprecie sua espetacular pizza de tapioca!


  • Ingredientes da receita de pizza de tapioca
  • Para a massa
  • 2 ovos inteiros
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1 xícara (chá) de tapioca (massa pronta para tapioca, daquelas usadas para fazer na frigideira)
  • 2 colheres (sopa) rasas de queijo parmesão ralado
  • manteiga ou margarina (para untar)
  • ½ colher (chá) de orégano
  • ¼ colher (chá) de sal ou 1 boa pitada
  • 2 colheres (sopa) rasas de aveia em flocos finos
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • Para o recheiomolho de tomate, orégano e azeite de oliva (a gosto)
  • recheio de sua preferência
  • Modo de preparoBata os ovos com um garfo por 1 minuto em uma tigela grande.
  • Junte na tigela a aveia em flocos finos, a massa pronta para tapioca, o queijo parmesão ralado, o sal, o fermento em pó, o orégano e a pimenta-do-reino.
  • Utilize um garfo para mexer bem, durante 1 minuto.
  • Após untar uma assadeira de pizza (30cm de diâmetro) utilizando manteiga ou margarina, adicione a massa e para que fique uniforme, espalhe bem.
  • Coloque em forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 10-15 minutos, para pré-assar, até que o fundo comece a ficar dourado.
  • Retire do forno e utilize uma faquinha ou espátula para soltar a massa e vire do outro lado, se já estiver com o fundo dourado. Se caso não estiver, deixe no forno um pouco mais.
  • Depois que virar, adicione molho de tomate e o recheio que desejar.
  • Volte ao forno, deixando por aproximadamente 20 minutos, ou até que fique dourada.
  • Em seguida, tire do forno e salpique com orégano a gosto, e também regue com azeite a gosto, de acordo com sua preferência.
  • Sirva e saboreie sua magnífica pizza de tapioca, aproveite essa delícia!

  • Gostou? Siga

 🙌 Reflexão 

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."  (Romanos 12:2)


Quando encontramos a palavra "mundo" na Bíblia, ela não se refere necessariamente ao planeta Terra em si. Muito frequentemente refere-se a um sistema, a uma mentalidade, ou a um modo de pensar. Esse sistema, essa mentalidade, é controlada pelo "deus deste mundo", também conhecido como Satanás.

Um sério inimigo que o cristão enfrenta hoje em dia é o mundo. A Bíblia adverte: "Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus" (Tiago 4:4). No idioma original, o termo "amizade" deste versículo só aparece no Novo Testamento e se refere a um forte apego emotivo, a amar, a afeiçoar-se ou mesmo a beijar.

O cristão que põe de lado Cristo e Sua igreja para procurar prazer e satisfação neste mundo está pondo outros deuses no lugar dEle. Essa é a mensagem que Deus deu a Jeremias para o Seu povo desviado: "O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água" (Jeremias 2:13).

Cisterna é um poço ou piscina grande, escavada na rocha. Cisterna rachada é a que tem vazamento e não retém a água. Deus está dizendo: "Se você for beber água desse poço, ela não vai satisfazê-lo".

Então, o que fazer quando estamos cercados por essa mentalidade, esse sistema do mundo tão contrário ao que Deus ensina? A única maneira de nos contrapormos a essa mensagem do mundo é nos enchermos com as coisas de Deus.
🙏 Devocional Diário 🙏

"Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo-me: Paulo, não tenha medo. É preciso que você compareça perante César; Deus, por sua graça, deu-lhe as vidas de todos os que estão navegando com você." (Atos 27:23-24)

Há muitas analogias na Bíblia que ilustram como pertencemos a Deus.

Por exemplo, somos chamados de noiva de Cristo.

Somos também comparados a ovelhas que pertencem a um pastor.

Jesus diz que Ele é o Bom Pastor e nós Suas ovelhas (ver João 10).

Às vezes romantizamos as ovelhas, sem perceber que estão entre os bichos mais estúpidos da terra.

Não deveríamos nos encher de orgulho por sermos comparados a ovelhas.
Isso só nos lembra que, assim como o pastor mantém guarda sobre as ovelhas, Deus mantém guarda sobre nós.

Também somos comparados a crianças.

Romanos 8:15 diz: "Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai".

Aba era o chamado afetuoso das crianças hebreias para os seus pais.

Mesmo hoje em dia em Israel se ouve crianças chamando o pai de "Aba".

É carinhoso.

É meigo.

É íntimo.

E nós temos esse tipo de acesso a Deus.

Por fim, somos chamados de verdadeira propriedade de Deus.
Lemos em 1 Coríntios 6:19: "Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

" Deus nos confirmou isso pondo em nós o Seu selo, como um rei poria o selo real numa propriedade sua.

Pertencemos a Deus.

Perguntaram a um senhor idoso, conhecido por sua vida de piedade, o que ele fazia quando era tentado.

Ele respondeu: "Bom, eu só olho para os céus e digo: "Senhor, sua propriedade está em perigo".

Você é noiva de Deus.

É Sua ovelha.

É Seu filho.

É Sua propriedade.

Então, alegre-se!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

🙏 Devocional Diário 🙏

"Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus." (Filipenses 1:6)

Um de meus versículos preferidos é Jeremias 29:11: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro".

Deus disse essas palavras ao povo judeu durante seu cativeiro na Babilônia.

Eles estavam desencorajados e imaginando se algum dia voltariam ter liberdade de adorar a Deus como antes.

Então Deus lhes falou, dizendo de fato: "Tenho um futuro para vocês".

Essa palavra "futuro" poderia ser traduzida como "um fim esperado" ou "razões de esperança".

Certamente podemos aplicar esse versículo, em princípio, às nossas próprias vidas.

Deus sabe pelo que estamos passando neste exato momento e pensa em nós.

Ora, se esse versículo dissesse apenas: "Conheço o plano que tive uma vez para vocês", eu já estaria contente.

Só de saber que o Deus Todo-Poderoso, o Criador do Universo, realmente pensou por um momento que fosse em mim, já seria o bastante.

Mas não é isso que o versículo diz.

Em vez disso, Deus diz: "conheço os planos que tenho..." Então os planos de Deus são passados, presentes e futuros.

Quantos planos serão?

Bom, até que número você consegue contar?

O Salmo 40:5 diz: "[...] Não se pode relatar os planos que preparaste para nós! Eu queria proclamá-los e anunciá-los, mas são por demais numerosos!" Os planos d"Ele para nós são inumeráveis e são bons.

Você é uma obra em andamento e Deus ainda não a terminou.

Vai haver um resultado.

Vai haver conclusão.

E quando a vida estiver uma bagunça que você não consiga ordenar, Deus vai arrumar tudo.

Vai organizar tudo definitivamente 

domingo, 18 de dezembro de 2022

Reflexão



TRANSFORMANDO O MAL EM BEM




Olhe para a cruz de Jesus, e medite no seu sacrifício.

Foi rejeitado – “Veio para os que eram seus, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome” (Jo. 1.11-12).

Humilhado e envergonhado – Cuspiram no seu rosto, debocharam dele, foi crucificado sem suas vestes;

Comparado – É filho de Belzebu, é comilão, bebedor de vinho, amigo de prostitutas, companheiro dos párias da sociedade;

Injustiçado – Aquele que só fez o bem, foi julgado e condenado sem motivos;

Sofreu crueldades e brutalidades – Carregou uma pesada cruz, foi chicoteado, esbofeteado, ferido com uma lança, foi cravejado com pregos;

Traído - Por aquele a quem escolheu e confiou como tesoureiro;

Abandonado - Pelos amigos: “Nem um momento podeis velar comigo”?

Pelo Pai: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparastes?”

Enfrentou e disse o que sentia - “O Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores. Minha alma está angustiada até à morte: Pai, se possível, passa de mim este cálice”;

Perdoou – Liberou o perdão no momento mais difícil do seu ministério, no alto da cruz, no auge da dor e do sofrimento, quando sentiu-se desamparado e abandonado: “Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”

A chave de todo o negócio: conhecendo esse amor de Jesus, liberar o perdão, como Cristo o perdoou (Ef. 4.32)

Não há nenhum lugar no mundo, onde você e eu podemos perdoar, a não ser: “EMBAIXO DA CRUZ”.

Ir além do perdão, transformando o mal em bem (Rm. 12.21)

Livrar da cadeia aqueles que satanás mantêm presos (Lc. 13.16)

A ofensa fere, o perdão cura, e as cicatrizes ficam como experiência.

Transcrito Por Litrazini

https://www.kairosministeriomissionario.com/


 🛐 palavra do dia 

Ouçam agora, vocês que dizem: 'Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro'. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa." (Tiago 4:13-14)


A Bíblia não condena a pessoa que faz planos para o futuro. Em vez disso, critica a pessoa que faz esses planos sem levar em conta a vontade de Deus. Isso é perigoso. Deus não divide a sua glória com ninguém. Não há nada de errado em fazer planos, desde que considerando a vontade de Deus. Paulo disse aos crentes em Éfeso que voltaria, "se for da vontade de Deus" (Atos 18:21). Ele escreveu aos Coríntios que ele planejava outra visita "Se o Senhor permitir" (1 Coríntios 4:19). Em outras ocasiões, Paulo falou de seus planos para fazer certas coisas e como o Senhor mudou seus planos. Temos os nossos planos, nossos propósitos e compromissos. Mas o Senhor pode nos redirecionar.

Jesus nos ensinou a orar: "Seja feita a Tua vontade" (Lucas 11:2). Nossas orações serão eficazes e bem sucedidas quando alinhamos a nossa vontade à vontade de Deus e oramos de acordo com isso. Oração não é conseguir que nossa vontade seja realizada no céu, mas sim conseguir que a vontade de Deus seja realizada na Terra. Não é mover Deus para o nosso caminho, mas nos movermos para o caminho que Deus tem para nossa vida. Precisamos nos lembrar que a Sua vontade pode ser diferente da nossa. E que temos que estar dispostos a aceitar isso.

Nunca tenha medo de confiar um futuro desconhecido a um Deus conhecido. Podemos sempre nos voltar para a promessa de Jeremias 29:11: "'Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.'"

Os planos de Deus para você são sempre melhores que quaisquer planos que você tenha para si mesmo. Portanto, não tenha medo da vontade de Deus, mesmo que ela seja diferente da sua.

🙏 Devocional Diário 🙏

"Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento." (Romanos 2:5)

Qual é o lugar onde se pode conseguir mais facilmente um coração endurecido?

Na igreja.

A mesma verdade que pode libertar uma pessoa, pode provocar o endurecimento do coração de outra pessoa em relação às coisas de Deus.

Tudo depende de como você ouve e responde quando está diante da pregação da Palavra de Deus e de como o povo de Deus a está adorando.

O mesmo sol que amolece a cera também endurece o barro.

E a mesma verdade que liberta um vai fazer com que outro diga: "Bem, já ouvi isso antes.

Eu sei disso.

Você não consegue me dizer nenhuma novidade." Eis o problema: as pessoas com um coração endurecido nunca transformaram trevas em luz.

São apenas incrédulas educadas.

Podem saber mais do que qualquer pessoa que nunca pôs os pés numa igreja, mas isto não significa que elas estejam mais perto do reino de Deus.

Na verdade, eu arriscaria dizer que podem até estar um pouco mais longe.

Por quê?

Porque quando alguém que nunca foi à igreja vem e ouve tudo, pela primeira vez, pode acreditar na hora.

Mas aqueles que frequentam a igreja a vida inteira e pensam que sabem tudo, podem estar tão endurecidos e resistentes que talvez não acreditem mais na palavra de Deus.

Eles vão acabar como Herodes Agripa, que adiou a decisão de crer, ou o jovem rico que disse não quanto a seguir Jesus, ou Judas Iscariotes, que passava horas a fio com Deus em forma humana, para traí-lo por 30 moedas de prata.

Não importa o quanto tentemos.

Não podemos viver em dois mundos.

Não basta ser exposto à verdade.

Temos de agir .

sábado, 17 de dezembro de 2022

 🛐 palavra do dia 

"Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam." (Deuteronômio 30:19)


A coisa mais inteligente que eu fiz na vida, mesmo tendo só 17 anos, foi entregar o meu futuro a Deus. Perdi alguma coisa? Perdi alguns momentos de diversão? Em certo sentido, penso que sim. Mas quando observo a vida de meus amigos incrédulos da época e depois comparo com a vida que Ele me deu, sei que tomei a decisão certa. Não perdi nada. Que valor tem o que eu perdi comparado ao que Deus me deu? Nunca me arrependi daquele dia.

Há duas maneiras de aprender as coisas: a maneira fácil e a maneira mais difícil. Você pode sair cometendo os erros que irão assombrá-lo pelo resto da vida, ou acreditar em Deus e optar em seguir o caminho no qual Ele quer que você ande. Posso assegurar-lhe que você vai olhar para trás um dia e dizer: "Tomei a decisão certa." Você não vai se arrepender.
Mas se você não tomar a decisão de seguir a Cristo, você certamente irá se arrepender.

Deus tem um futuro e um plano para você. Não tenha medo de entregar a sua vida a Ele. Se você nunca pediu a Jesus Cristo para entrar em sua vida, se você ainda não conhece a Deus de uma maneira pessoal,  peço-lhe para comprometer o seu futuro com Ele e dizer, sem reservas: "Senhor, quero segui-lo. Quero ser seu discípulo. Quero ir para onde você me disser para eu ir. Estou pronto para Lhe obedecer."

Tome esta decisão HOJE. Aproveite a data e dedique esse novo ano a Deus.

🙏 Devocional Diário 🙏

"Venham, vamos refletir juntos", diz o Senhor. "Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão." (Isaías 1:18)

Uma recente pesquisa revelou que metade dos americanos que se consideram cristãos não acreditam que Satanás exista, e um terço afirma que Jesus pecou quando aqui esteve.

O pesquisador George Barna concluiu que "Um número crescente de pessoas agora age como seu próprio teólogo".

A Bíblia ensina que há literalmente um diabo e que Jesus, o Filho de Deus, nunca pecou.

Essas afirmações são verdades absolutas do cristianismo.

Ainda assim, muitas pessoas que se dizem crentes não entendem.

Como crentes, temos de perceber que o cristianismo é uma fé racional.

É uma fé lógica.

Não temos que questionar nossa consciência quando escolhemos ser seguidores de Jesus Cristo, porque Deus diz: "Venham, vamos refletir juntos [...]" (Isaías 1:18).

Deus está efetivamente dizendo: "Vamos fazer isso direito.

Ajustar sua mente.

Entender essas coisas." Como crentes, temos de pensar e agir biblicamente, não emocionalmente.

No entanto, muitas pessoas hoje em dia quando se trata de Deus, agem com a emoção.


Elas não pensam.

Dizem coisas como: "Bem, não acredito que um Deus de amor julgue alguém." Ou: "Meu Deus nunca faria..." Ou, a mais clássica de todas: "Sou apenas uma pessoa muito espiritual".

Mas precisamos pensar cuidadosamente sobre essas coisas.

Precisamos estudar Deus.

Recusamos a teologia, recusamos o estudo de Deus, para o nosso próprio mal.

C.S.Lewis advertiu: "Se você não ouvir a teologia, não significa que você não tenha ideias sobre Deus.

Significa que você tem um monte de ideias erradas." Nossa experiência é nunca ser a base para a teologia; ao invés disso, a teologia deve ser a base para a nossa experiência.


sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Reflexão


A REVELAÇÃO DOS APÓSTOLOS





“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor; no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito” (Ef 2.20-22).

A igreja somente poderá ser genuína se for alicerçada na revelação infalível, inspirada por Cristo aos primeiros apóstolos.

(1) Os apóstolos do NT foram os mensageiros originais, testemunhas e representantes autorizados do Senhor crucificado e ressurreto (v.20).

Foram as pedras fundamentais da igreja, e sua mensagem encontra-se nos escritos do NT, como o testemunho original e fundamental do evangelho de Cristo, válido para todas as épocas.

(2) Todos os crentes e igrejas locais dependem das palavras, da mensagem e da fé dos primeiros apóstolos, conforme estão registradas historicamente em Atos e nos seus escritos.

A autoridade deles é conservada no NT. As gerações posteriores da igreja têm o dever de obedecer à revelação apostólica e dar testemunho da sua verdade.

O evangelho concedido aos apóstolos do NT, mediante o Espírito Santo, é a fonte permanente de vida, verdade e orientação à igreja.

(03) Todos os crentes e igrejas serão verdadeiros somente à medida em que fizerem o seguinte:

(a) Aceitar o ensino e revelação originais dos apóstolos a respeito do evangelho, conforme o NT registra, e procurar manter-se fiéis a eles (At 2.42).

Rejeitar os ensinos dos apóstolos é rejeitar o próprio Senhor (Jo 16.13-15. 1 Co 14. 36-38; Gl 1.9-11).

(b) Continuar a missão e ministério apostólicos, comunicando continuamente sua mensagem ao mundo e à igreja, através da proclamação e ensino fiéis, no poder do Espírito (At 1.8; 2Tm 1.8-14; Tt 1.7-9).

(c) Não somente crer na mensagem apostólica, mas também defendê-la e guardá-la contra todas as distorções ou alterações.

A revelação dos apóstolos, conforme temos no NT, nunca poderá ser substituída ou anulada por revelação, testemunho ou profecia posterior (At 20.27-31; 1 Tm 6.20).

Pr. Airton Evangelista da Costa

Fonte: Comentários da Bíblia de Estudo Pentecostal

Transcrito Por Litrazini

https://www.kairosministeriomissionario.com/

ORAÇÃO QUE ENSINA A ORAR

 ORAÇÃO QUE ENSINA A ORAR






Portanto, vós orareis assim:

 -Pai nosso, que estás nos céus,    -    santificado seja o teu nome;
 Venha o teu reino, 
seja feita a tua vontade, 
assim na terra como no céu;
 O pão nosso de cada dia nos dá hoje; 
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; 
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; 
porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. (Mt.6.9-13)

A oração do Senhor delineia sete tópicos muito importantes, sendo que cada um representa uma necessidade humana básica.

A oração do Senhor é o esquema de uma prece com sete tópicos principais, cada um representando uma necessidade humana básica:

1)- A necessidade paternal: “Pai Nosso” (v.9). Quando oramos, todas as necessidades são alcançadas mediante a benevolência de um Pai amoroso.

2)- A presença de Deus: “Santificado seja o teu nome” (v.9). Registre sua presença através do louvor (Sl.100.4) e chame-o Pai devido ao sangue expiatório de Cristo (Hb.10.19-22; Gl.4.4-6).

3)- Prioridades de Deus: “Venha o teu Reino” (v.10).Declara que as prioridades de seu reino (Rm14.17) devem ser estabelecidos em você mesmo, em seus amados, em sua igreja e em sua nação.

4)- Provisão de Deus: “Dá-nos” (v.11). Jesus, aquele que atende às necessidades, disse para orarmos diariamente pedindo-lhe para atender todas as nossas necessidades.

5)- Perdão de Deus: “Perdoa-nos” (v.12) . Precisamos do perdão de Deus, e devemos perdoar os outros. Diariamente lembre-se de caminhar no amor e no perdão.

6)- Poder sobre Satanás: “E não nos induz à tentação, mas livra-nos do mal” (v.13). Ore por uma barreira de proteção sobre si mesmo e sobre seus amados (Jó 1.9-10; Sl.91), e coloque verbalmente a armadura de Deus (Ef. 6.14-18).

7)- Parceria divina: “Porque teu é o Reino” (v.13). Louve a Deus por compartilhar seu Reino, poder e glória com você (2Tm.4.18); Lc. 10.19; Jo 17.22)

PAI NOSSO, 

 PAI NOSSO, que estás nos Céus , na terra, no mar, nas flores, no canto dos pássaros, no coração a pulsar; que estás na compaixão, na caridade, na paciência e no gesto de perdão. Pai nosso, que estás em mim, que estás naquele que eu amo, naquele que me fere, naquele que busca a verdade.

Santificado seja o Teu nome, por tudo o que é belo, bom, justo e gracioso. Por toda a tua vontade.

Venha a nós o Teu reino de paz e justiça, fé e caridade, luz e amor.

Seja feita a Tua vontade, ainda que minhas rogativas prezem mais o meu orgulho do que as minhas reais necessidades. Que nada poça impedir a tua vontade em minha vida.

Perdoa as minhas ofensas, os meus erros, as minhas faltas. Perdoa quando se torna frio meu coração; perdoa-me, assim como eu possa perdoar àqueles que me ofenderem, mesmo quando meu coração esteja ferido.

Não me deixes cair nas tentações dos erros, vícios e egoísmo.

E livra-me de todo o mal, de toda violência, de todo infortúnio, de toda enfermidade. Livra-me de toda dor, de toda mágoa e de toda desilusões, em nome do Pai do Filho e Divino Espírito Santo. Amém

Reflexão



A CASA DO PAI






Assim como a casa física existe para a proteção do corpo, a casa espiritual existe para a proteção da alma.

Você nunca viu uma casa mais sólida:

O telhado nunca goteja, as paredes nunca racham, e o alicerce nunca estremece.

Você nunca viu um castelo mais esplêndido:

O mirante alargar-lhe-á a visão, a capela o tornará humilde, a sala de estudos lhe dará direção, e a cozinha o nutrirá.

Já morou numa casa como essa? Possivelmente não.

É mais provável que você tenha dado pouca importância ao alojamento de sua alma.

Criamos casas elaboradas para nossos corpos, mas nossas almas são relegadas a uma choupana na encosta, onde o frio da noite nos envolve e a chuva nos encharca.

É de admirar que o mundo esteja tão cheio de corações gelados?

Não tem de ser desse jeito. Não temos de morar do lado de fora.

Não é plano de Deus que o seu coração perambule como um beduíno.

Deus quer que você saia do frio exterior e viva... com Ele.

Sob seu teto há espaço disponível. À sua mesa, um lugar está posto. Em sua sala de estar, há uma cadeira reservada para você.

E Ele quer que você vá morar em sua casa. Mas... por que desejaria Ele que você lhe partilhasse o lar?

Simples. Ele é seu Pai.

Você foi feito para viver na casa de seu Pai.

Qualquer lugar menos que o dEle é insuficiente. Qualquer lugar longe dEle é perigoso.

O único lugar capaz de proteger-lhe o coração é o lugar para o qual ele foi construído. E seu Pai quer que você habite nEle.

Extraído do livro A Grande Casa de Deus de Max Lucado

Por Litrazini

🙏 Devocional Diário 🙏

"Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum." (Atos 2:44)

Comunhão é uma bela palavra que os Cristãos usam com muita frequência.

Mas nós sabemos o que comunhão significava na igreja primitiva?

A palavra comunhão utilizada em Atos 2 vem do grego koinonia.

É uma palavra difícil de traduzir devido a sua grande quantidade de significados.

Pode ser traduzida como comunhão, socializar, comunidade, o que é comum, e amizade.

Mas comunhão é mais do que socializar.

Qualquer um pode socializar.

A ideia por traz de comunhão é a de que podemos estar juntos para ter algo em comum com Deus e com nós, seres humanos.

É quando nos juntamos para falar das coisas de Deus.

E Deus se alegra quando falamos d"Ele uns com os outros.

Malaquias 3:16 diz Depois aqueles que temiam ao Senhor conversaram uns com os outros, e o Senhor os ouviu com atenção.

Foi escrito um livro como memorial na sua presença acerca dos que temiam ao Senhor e honravam o seu nome.

A palavra ouviu pode ser traduzida como virar o ouvido, tornar para baixo.

Quando falamos das coisas de Deus, Ele se vira para baixo para ouvir.

Comunhão é orar em conjunto, servir em conjunto, dar em conjunto.

E, sim, também significa crescer, morrer e ir para o céu em conjunto.

É o que fazemos juntos como família de Deus.

Comunhão com Deus e comunhão um com o outro são coisas que caminham em conjunto.

Quando caminhar com Deus, você vai querer estar com as pessoas de Deus.

E se você não quer estar com as pessoas de Deus, talvez não esteja caminhando com Deus como imagina.

Porque tenho descoberto que quanto mais próximo estou de Deus, mais próximo quero estar das pessoas de Deus e mais quero influenciar os outros a viverem sua vidas em Deus.


quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

🙏 Devocional Diário 🙏

"Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor." (2 Timóteo 2:22)

Por que é que alguns cristãos têm sucesso, enquanto outros que professam a fé falham terrivelmente?

Por que é que alguns parecem correr a corrida da vida e cruzar a linha de chegada com honra, enquanto outros simplesmente entram em colapso?

É por causa das escolhas que fazemos a cada dia.

Fazemos nossas escolhas e nossas escolhas nos fazem.

E a vida está cheia de escolhas.

Desde o momento em que você se levanta pela manhã até colocar sua cabeça no travesseiro à noite, você terá feito centenas, talvez até milhares, de escolhas.

Algumas são escolhas simples que não significam muito, mas outras são escolhas importantes.

Tudo se resume a isto: Se você quer crescer espiritualmente, crescerá.

Se não quer crescer espiritualmente, você não crescerá.

Não é questão de sorte ou algo que só aconteça de forma aleatória; é necessária a escolha certa para se fazer a coisa certa.

Como cristãos, iremos para a frente ou para trás.

Iremos progredir ou regredir.

Vamos ganhar terreno, ou perder terreno.

E se ficarmos parados, perderemos terreno.

Portanto, este é o tipo de compromisso que deveríamos buscar todos os dias: crescer espiritualmente, andar para a frente, aprender de Deus e não apenas manter nossa posição.

Todos precisamos nos comprometer a crescer espiritualmente, porque há coisas que prejudicam nosso crescimento espiritual.

E há coisas que nos ajudam a crescer.

Queremos viver uma vida que honre a Deus e queremos ficar longe das coisas que vão nos puxar para trás espiritualmente.

O crescimento espiritual é baseado em fazer o que é bom, fazer aquilo que agrada a Deus, e não no que é ruim

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022


Um Coração que Crê é um Coração Grato

Um Coração que Crê é um Coração Grato

Jesus respondeu: A obra (o culto) de Deus é esta: crer naquele que ele enviou [que vocês se apeguem, confiem, dependam e tenham fé no seu Mensageiro]. João 6:29

Creio que todos nós sabemos — mas precisamos ser lembrados regularmente — que Deus deseja um povo grato e não um povo que murmura, resmunga e aponta o dedo acusador.

Ao estudarmos a história da nação de Israel, é interessante notar que esse tipo de atitude negativa foi um problema importante que fez com que eles ficassem perambulando no deserto por quarenta anos antes de entrarem na Terra Prometida. Podemos chamar isso de muitos nomes, mas Deus chamou de “incredulidade”.

A intenção de Deus é que, se o Seu povo realmente crê nele, então haja o que houver eles saberão que Ele é grande o bastante para lidar com o problema e fazer com que coopere para o bem deles. As palavras de fé são cheias de uma expectativa alegre, não de murmuração, reclamação e acusação. A alegria e a paz são resultado de uma atitude grata de alguém que crê.


Oração de Gratidão

Pai, eu Te agradeço porque Tu me lembras de que há bênção em um coração grato que crê. Ajuda-me a confiar em Ti sejam quais forem as circunstâncias ao meu redor. Sei que Tu suprirás cada uma das minhas necessidades.

🙏 Devocional Diário 🙏

"Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação." (1 Coríntios 1:21)

A igreja do primeiro século acreditava na pregação e no ensino da Bíblia.

E se você quer estar perto de Deus, tem que amar a Sua Palavra, porque Deus fala com o Seu povo através da Sua Palavra.

Mostre-me uma pessoa que estuda a Bíblia e eu lhe mostrarei uma pessoa que pode crescer espiritualmente.

Então eu disse: Aqui estou, no livro está escrito a meu respeito; vim para fazer a tua vontade, ó Deus.

(Hebreus 10:7).

Ao longo do livro de Atos, podemos observar vários exemplos de como Deus honrou o ensino e a pregação da Sua Palavra.

Quando Paulo esteve em Areópago, em Atenas, o centro da filosofia da época, ele evocou a Palavra de Deus.

Os filósofos da Grécia, grandes intelectuais, se reuniam lá.

Então, o que fez Paulo?

Será que apresentou uma peça teatral?

Afinal de contas, a Grécia foi o berço do que chamamos hoje de teatro.

Ele poderia ter usado uma peça de três atos para contar a história de Jesus.

Mas lemos em Atos 17 que Paulo estava no Areópago e disse: Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos (versículo 22).

E então Ele pregou o evangelho para eles.

A Bíblia diz que é por meio da loucura da pregação que as pessoas irão crer (veja 1 Coríntios 1:21).

Mas vivemos numa época em que as pessoas não valorizam a pregação.

Os sermões estão ficando mais curtos e há mais tempo dedicado a outras coisas.

Mas eu, pessoalmente, quero é ouvir o que a Palavra de Deus tem a dizer.

Você não?

A igreja do primeiro século entendeu isso.

Eles eram uma igreja de aprendizagem.

E se você quiser ser um cristão forte, precisará ser um crente aprendiz, um crente que estuda a Palavra de Deus.



terça-feira, 13 de dezembro de 2022



REFLEXÃO O DEUS HOMEM






De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; Filip 2.5-7

PAULO PARECE DIZER QUE JESUS “esvaziou-se a si mesmo” de sua divindade ou de sua condição de ser “igual a Deus” (vv.6-7), tornando-se reconhecido em figura humana (v.7).

Jesus, porém, declarou ser Deus na terra (Jo 8.58; 20.28).

Ora, como poderia Jesus ser Deus enquanto estava na terra, se ele deixou a sua deidade para tornar-se homem?

Jesus não deixou de ser Deus no tempo em estava na terra. Mas, além de ser Deus, tornou-se também homem.

A sua encarnação não foi a subtração da divindade, mas a adição da humanidade.

Várias coisas nesse texto dão suporte a essa posição.

Primeiro, o texto não diz que Cristo desistiu ou esvaziou-se de sua divindade, mas meramente de seus direitos como Deus, “assumindo a forma de servo” (v.7), de modo a ser um exemplo para nós (v.5).

Segundo, o texto declara que ele estava na “forma de Deus” (v.6), ou que “teve a mesma natureza de Deus” (v.6, TLH).

Assim como a expressão “forma de servo” (v.7) refere-se a um servo por natureza, também a expressão “forma de Deus” (v.6) refere-se a Deus por natureza.

Terceiro, essa mesma passagem declara que toda língua um dia confessará que Jesus é “Senhor”, uma citação de Isaías 45.23, que se refere a Yahveh, um nome de uso exclusive de Deus.

“Por mim mesmo tenho jurado; saiu da minha boca a palavra de justiça e não tornará atrás: que diante de mim se dobrará todo joelho e por mim jurará toda língua” (Is 45.23).

Fonte: Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia.


🙏 Devocional Diário 🙏

"Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e das ordenanças que pronunciou" (1 Crônicas 16:12)

Eu descobri que, quanto mais velho fico, mais me esqueço das coisas.

Algumas vezes fiquei procurando meus óculos de leitura para no fim descobrir que estavam na minha cabeça.

É um tanto quanto vergonhoso, não é mesmo?

As vezes, enquanto procuro algo que larguei em algum lugar, esqueço-me até do que estava procurando.

Eu descobri que preciso cada vez mais de lembretes.

Então, às vezes, rabisco umas notinhas para mim mesmo; ou até peço a alguém para me lembrar de algo.

Eu descobri que tenho uma tendência a me esquecer do que devia lembrar e a lembrar do que devia me esquecer.

As vezes memorizo letras das músicas de comerciais imbecis e de canções das quais eu nem gosto.

Não consigo livrar-me delas por mais que eu tente.

Em contrapartida não consigo lembrar muitas vezes de versículos que há muito decorei.

Tenho aprendido com isso, que preciso relembrar e refrescar a minha memória muitas e muitas vezes.

Por que precisamos ser relembrados?

Porque temos tendência a nos esquecer das coisas.

A Bíblia é um livro cheio de lembretes.

Não apenas isso, mas é também um livro cheio de repetições.

Diz a mesma coisa muitas e muitas vezes, pois nós tendemos a nos esquecer delas.

E não existe área mais importante em que pensar do que na nossa fé, pois aquilo em que acreditamos a respeito de Deus e do que Ele diz sobre Si mesmo são a coisa mais importante em que poderíamos pensar e nos concentrar.

O que você pensa sobre Deus tem tudo a ver com o modo como você vive.

Por que?

Porque a sua visão de Deus determina o modo como você irá reagir àquilo que enfrenta na vida.


Colesterol 

Como baixar o colesterol? Médico explica possíveis causas do aumento da taxa e tratamentos

Escrito por Nayana Siebra, nayana.siebra@svm.com.br / Wed Dec 07 14:55:56 BRT 2022. Atualizado às 15:09
A partir da investigação do que levou à elevação da taxa é que profissional indica tratamento que pode ser mudança de estilo de vida ou por medicamento


Como baixar o colesterol? A pergunta aparenta ser simples, porém não há uma única resposta que ajude quem está com os níveis elevados. Segundo o médico nutrólogo Fernando Guanabara, é preciso entender a causa do aumento do colesterol para poder indicar a melhor forma de controlá-lo.

O especialista explica que o aumento do colesterol pode estar associado a diversas causas. A primeira pode ser devida a alguma alteração genética, em que a pessoa não consegue converter o colesterol em pregnenolona. Outra possibilidade está relacionada ao estilo de vida e a terceira a um estado com algum tipo de inflamação crônica.

“O primeiro passo para baixar o colesterol é justamente identificar qual é a causa. Se é genético, se é por alguma causa inflamatória ou se é por conta do estilo de vida, a alteração da composição corporal, sobrepeso, obesidade e alimentação. E aí você tratar a causa”.

FERNANDO GUANABARA
Médico

O médico afirma que o tratamento pode ser com medicação ou através da mudança do estilo de vida. Ele detalha que casos em que o aumento do colesterol é devido à causa genética, a medicação é indicada e a mudança de hábitos vai ser proposto para quem tem a taxa elevada em virtude da alimentação e sedentarismo, por exemplo.

“A gente vai incentivar uma mudança no estilo de vida do paciente para tanto ele melhorar, diminuir peso, e controlar o açúcar, diabete e consequentemente esse colesterol baixar”, diz.

O tempo para essas mudanças se efetivarem e o colesterol baixar é relativo, conforme Fernando. O médico indica haver pacientes que mudam o estilo de vida e melhoram o colesterol com dois meses e outros com quatro. Já no caso de quem é indicado o medicamento, a ação é mais imediata.

“Se for uma causa genética/hereditária, a partir do momento em que esse paciente começa a tomar medicação, esse colesterol começa a normalizar”, ressalta.

COMO SABER SE O COLESTEROL ESTÁ ALTO?

São os exames laboratoriais que apontam os níveis de colesterol. Ele é considerado alto quando o valor do total é superior a 190. “O colesterol alto não costuma apresentar sintomas, e a forma mais efetiva de diagnosticá-lo é dosando os níveis sanguíneos por meio de exame laboratorial”, informa o Ministério da Saúde.

E O QUE É COLESTEROL?
 

O colesterol pode ser definido, conforme a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, como um tipo de gordura que faz parte da estrutura das células do organismo e que é importante para a produção de alguns hormônios e, também, de vitaminas. Ele é produzido em grande parte no fígado e é liberado na corrente sanguínea para os tecidos.


Conforme o Ministério da Saúde, a composição do colesterol é uma só, o que muda é o meio de transporte, ou seja, a lipoproteína a qual está associado. Veja abaixo como o órgão explica os dois tipos de colesterol: Colesterol LDL: o colesterol combinado às lipoproteínas de baixa densidade é chamado de LDL. Em excesso, pode se depositar nas paredes das artérias, formando placas que aumentam o risco de obstrução e, consequentemente, de infarto e acidente vascular cerebral. Por isso, o LDL é conhecido como “colesterol ruim” e seu nível deve ser mantido baixo.
Colesterol HDL: quem “tira” o colesterol das células para ser eliminado são as lipoproteínas de alta densidade, que quando combinadas ao colesterol, são denominadas HDL. Ele ajuda a evitar a obstrução das artérias, sendo conhecido como “colesterol bom” e seu nível deve ser mantido alto.