ESCLEROSE MÚLTIPLA

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023






Tuberculose mamária: sintomas, causas e tratamentos


A tuberculose é uma doença causada pela infecção da bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como o bacilo de koch. A doença é conhecida, principalmente, pelo acometimento nos pulmões. Entretanto, é possível que outros órgãos e regiões do corpo sejam atingidos pela bactéria, como pele, rins, linfonodos, ossos, cérebro e mama, este último caso é chamado de “tuberculose mamária”. Os casos fora do pulmão são bem menos frequentes e relatados, mas acontecem.

Atualmente, ⅓ da população em todo o mundo está infectada pelo bacilo de koch. O fato é que apenas 10% das pessoas que entram em contato com a bactéria acabam por desenvolver os sintomas da doença. Essa resistência se dá pelo sistema imunológico de cada pessoa, que, em alguns casos, é bastante competente em impedir a progressão da doença.

A infecção pelo bacilo de koch inicia-se sempre pelos pulmões, mas pode se alastrar por todo o corpo. Nem todo mundo vai desenvolver a enfermidade ativa, e alguns permanecerão com a bactéria adormecida no organismo, tendo tido ou não sintomas de tuberculose pulmonar, por muitos anos.

A bactéria pode ficar alojada durante um grande período de tempo em qualquer parte do corpo, como cérebro, meninge, rins, intestinos, coração, linfonodos, ossos, mama, etc., apenas à espera de uma queda no sistema imune para voltar a multiplicar-se. Sendo assim, é possível entrar em contato com a bactéria e seguir por um dos 3 caminhos:

o sistema imunológico não consegue controlar a bactéria, e você desenvolve a doença, apresentando, na maioria dos casos, sintomas de tuberculose pulmonar;
o sistema imunológico consegue controlar a bactéria, mas não a elimina do corpo, mantendo-a apenas “adormecida” por vários anos. Se houver alguma queda no sistema imune, a bactéria pode voltar a ficar ativa, causando geralmente um dos tipos extrapulmonares. Cerca de 10% dos pacientes com tuberculose latente desenvolverão a doença em algum momento da vida;
o sistema imunológico consegue controlar a bactéria e a elimina definitivamente do corpo, fazendo com que você nunca a apresente sintomas.


A tuberculose mamária

A tuberculose mamária é um dos casos em que a bactéria atinge outra região que não o pulmão. Ela é bastante rara, sendo quase exclusiva do sexo feminino. A possibilidade deve ser sempre considerada quando há um envolvimento mamário de evolução crônica, diante de nódulos ou processo inflamatório com presença de fístulas e sem indícios de malignidade.

O quadro clínico associado à análise radiológica tem demonstrado que os diversos métodos de imagem podem ser ferramentas valiosas para o diagnóstico da tuberculose da mama.
Tratamento da tuberculose mamária

O tratamento deve ser realizado via antibióticos, para eliminar a bactéria e também evitar que a doença se alastre. A partir da evolução do quadro, outros procedimentos podem ser inseridos, como cirurgia.

A tuberculose mamária ainda é uma enfermidade pouco difundida e com poucos casos no país, por isso, o diagnóstico dessa doença ainda é pouco esclarecido e de difícil execução.

O mais importante é sempre procurar ajuda de um especialista qualificado para a correta análise dos sintomas e identificação da tuberculose mamária ou outro problema.

 mastologista em Ribeirão Preto!


Tags:tuberculose mamária



Nenhum comentário:

Postar um comentário