ESCLEROSE MÚLTIPLA

quinta-feira, 24 de julho de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles" (2 Coríntios 4:17)


Para dar graças, devemos entender, como cristãos, que Deus está no controle de todas as circunstâncias que cercam as nossas vidas, tanto as boas como as más.

Em 2 Coríntios 4:17-18 nos é dito: "Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno."

O apóstolo Paulo também escreveu: "Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 8:38-39). Deus ama você e está sempre procurando o seu benefício eterno. Deus é mais sábio do que nós. E se Ele nos diz para não fazer algo, Ele o faz por um bom motivo.

Agora, o diabo não quer que você acredite nisso. Ele sussurrava em seu ouvido: "Deus odeia você. Deus quer arruinar a sua vida. Todas essas regras da Bíblia existem apenas para tornar a vida desgraçada. Vocês, cristãos, servem a um Deus opressor que não quer que vocês se divirtam."

Que monte de bobagens. Eu vivi separado de Cristo. Tive a chamada diversão que este mundo tem a oferecer e não foi nada divertido. Também descobri que uma vida com Cristo é uma vida de realização e propósito.

Devemos compreender que Deus nos ama e está sempre procurando o nosso benefício eterno, mesmo que o que estejamos passando no presente seja difícil.

🛐 REFLEXÃO



Quando você sente amor, o universo lhe dar mais amor. Quando você sente raiva, o universo lhe dá mais raiva. Quando você se sente pobre, o universo lhe dá mais pobreza. Quando você se sente doente, o universo lhe dá mais doenças. Quando você se sente próspero, o universo lhe dá mais prosperidade.⁣

Você precisa entender que a linguagem do universo é a emoção sentimento. O universo não entende o que você fala, mas sim o que você sente.⁣

O universo não distingue conceitos como certo e errado, bem e mal, bom ou ruim. Ele também não responde aos seus desejos, aos seus sonhos, esperanças ou medos. O universo só responde a uma coisa, e apenas a uma única coisa: a vibração exata daquilo que você está emitindo. E através do seu sentimento e, portanto, da sua vibração, é que o universo entende que é aquilo que você quer.⁣

Por isso não adianta você fazer pedidos. Você não terá aquilo que pedir porque o seu próprio pedido é uma afirmação de carência emitida para o universo. Quando você diz que ''deseja'' algo apenas está produzindo essa experiência em sua realidade. Portanto, a oração correta nunca é de súplica, mas sim de gratidão.

Agradeça antecipadamente por aquilo que você deseja sentindo a emoção como se aquilo já tivesse acontecido. A emoção é a força que atrai. Por isso que você tem que sentir que já possui aquilo que você deseja para que isso possa se manifestar em sua realidade.⁣

sábado, 19 de julho de 2025

 Bendito seja o incômodo que desperta a alma e te convida a partir.

Sim, há dores que não são castigo — são chamados.

Chamados para sair de lugares onde já não há espaço para o que você está se tornando.


O fim de um ciclo pode doer, é verdade. Mas ele não representa o fim da vida — apenas o fechamento de um capítulo que já cumpriu seu propósito.

Nem tudo o que desejamos é, de fato, o que precisamos. Às vezes, é preciso coragem para soltar o que um dia foi bom, mas já não serve mais.


Assim como roupas apertam quando crescemos, há vínculos, ambientes e versões antigas de nós que já não nos vestem. Persistir no que ficou pequeno nos impede de expandir.


Finais vêm acompanhados de memórias, medo, incertezas... Mas também trazem espaço. Espaço para que o novo chegue.

Eles são portais sagrados. Convidam ao mergulho interior — a revisitar a jornada, curar o que pesa, acolher a dor, e reconhecer os dons adormecidos prontos para nascer.


Renascer dói. Mas a dor do nascimento é, também, sinal de vida.


Que saibamos honrar nossos recomeços. Que cada fim nos lembre que há uma nova versão de nós — mais consciente, mais livre, mais verdadeira — pronta para emergir.


✨ Que recomeçar, sempre que for preciso, seja nosso mantra silencioso de coragem e fé.

🛐 Reflexão

 Você olha no espelho e não se reconhece mais…

As vozes da dor tentaram te convencer de que você não tem valor, que é insuficiente, que nunca será o bastante.

Mas há uma voz mais alta que todas as outras — a voz do Pai — e Ele te chama de amado, escolhido, precioso.

 É hora de redescobrir sua verdadeira identidade, não baseada no que te disseram, mas no que Deus diz sobre você.

Fé e coragem


Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará”.

- Deuteronômio 31:6

Quantas vezes a vida parece uma tempestade? Há dias em que tudo parece fora de lugar, em que o medo tenta tomar o espaço da esperança. Mas é nesse momento em que a fé entra em cena. Fé não é ausência de medo, é a coragem de continuar mesmo com o coração balançado.

Quando confiamos em Deus, não significa que tudo será fácil. Mas significa que nunca estaremos sozinhos. Deus nos acompanha em cada passo, mesmo quando não conseguimos enxergar um bom tempo além da tempestade. Às vezes, tudo o que temos é uma pequena luz para o próximo passo, e isso já é suficiente, porque Deus está conosco.

A coragem não é algo que nasce do nada. Ela é construída na intimidade com Deus todos os dias. Quanto mais você O conhece, mais confiante se torna.

📖 Palavra para meditação

 ..] Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo" (João 9:25)


Anos atrás, conheci uma pessoa que não tinha vivido tão perversamente, mas ela ouvia os testemunhos notáveis ​​de outros crentes que tinham tido todo tipo de problemas antes de conhecer a Cristo. Ela me disse: “Preciso de um testemunho mais dramático. Vou voltar para o mundo novamente e fazer algumas dessas coisas para ter um testemunho melhor.”

Ela nunca mais voltou.

Às vezes ouvimos testemunhos de cristãos que vieram de um passado radical e pensamos: “Isso sim é um testemunho! Gostaria de ter uma história como esta.” Talvez fossem viciados em drogas, alcoólatras, membros de gangues ou pessoas de certa notoriedade. Mas vieram à fé em Cristo e suas vidas mudaram literalmente do dia para a noite.

Alguém pode pensar: “Minha história é entediante. Tenho um testemunho fraco. Tornei-me cristão quando tinha sete anos na escola dominical, quando meu professor me disse que Jesus me amava. Esse não é um testemunho muito bom.”

Talvez você se sinta da mesma maneira. Talvez pense: “Não sei se Deus fez tanto por mim.”

Mas precisamos ter uma coisa simples em mente: todos nós essencialmente temos o mesmo testemunho. Éramos todos pecadores separados de Deus. Um dia, percebemos que precisávamos do Salvador. Abandonamos os nossos pecados, colocamos a nossa fé Nele e nos reconciliamos com Deus pelo que Jesus fez por nós na cruz. Estávamos indo para o inferno e agora estamos indo para o céu. Esse é o nosso testemunho.

Todos nós temos temperamentos diferentes e chegamos à fé de maneiras diferentes. Alguns têm grandes experiências emocionais quando vêm a Cristo. Outros não sentem absolutamente nada. Mas todos têm um testemunho que vale a pena compartilhar.

quarta-feira, 9 de julho de 2025

 

10 versículos de encorajamento para pais de autistas

 


Do início ao fim, a Bíblia oferece um profundo manancial de encorajamento ao qual pais de autistas podem recorrer para recuperar a esperança e renovar as forças. Esta lista de versículos não é de forma alguma exaustiva, mas achei que seria útil compilar 10 passagens muito encorajadoras, especialmente em momentos difíceis. 

1. Deuteronômio 31, versículo 8: E o Senhor é quem vai à sua frente. Ele estará com você; não o deixará, nem o abandonará. Não tema, nem se assuste.    

O caminho da vida para um pai ou mãe autista e seu filho pode parecer incerto, desconhecido, indefinido e desconfortável. A vida para qualquer pessoa é incerta, mas em nossa sociedade atual, há pelo menos uma expectativa geral, ou caminho, que passa pela educação tradicional, formatura, faculdade, conseguir um emprego, casar, ter filhos, criar a família, se aposentar e desfrutar dos netos. Há variações e desvios, é claro, mas esse é o caminho geral pelo qual a maioria se esforça. No entanto, para muitos no espectro autista, seu caminho não passa por esses "marcos".

Foi isso que Ele fez pelos israelitas ao conduzi-los para fora do Egito e para a Terra Prometida. Nosso caminho não é incerto para Ele, porque Ele já traçou o caminho à frente. Ele definiu o caminho mesmo que serpenteie por colinas, vales e matagais. Deus não apenas nos acompanha na jornada, Ele já foi à nossa frente, e porque Ele foi à nossa frente, podemos seguir em frente com confiança, confiando que Ele já está lá a cada passo do caminho.

2. Salmo 34, versículo 18: O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito contrito.
    
Ser pai de alguém com necessidades especiais vai te quebrar de vez em quando. Isso vai revelar seus pecados e falhas mais rápido do que qualquer outra coisa. Muitas vezes sinto que falhei mais do que tive sucesso. Sentimentos de remorso e culpa não são incomuns. Detesto me sentir fraco, mas acho que prefiro me sentir fraco do que continuar com meus delírios de força.

É incrível como frequentemente sinto a presença ou a proximidade de Deus quando estou quebrantado. É nesses momentos que Ele me procura para demonstrar Seu amor por mim mais uma vez. Amor incrível, como pode ser?

3. Isaías 12, versículos 2 e 3: Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei; porque YAH, o Senhor, é a minha força e o meu cântico; ele também se tornou a minha salvação. Por isso, com alegria, vocês tirarão águas das fontes da salvação.
    
Há mais um motivo para não temermos; porque Deus é a nossa salvação. Ele não apenas traçou o caminho à frente, mas também nos sustenta com a Sua força (não a nossa) ao longo do caminho. E Ele não apenas nos sustenta, como está constantemente nos salvando, atraindo-nos de volta para Si mesmo.

Ele nos convida a vir e beber com alegria da fonte profunda da salvação que nunca seca. É na fonte de Cristo que a alegria da salvação é restaurada e onde somos sustentados pelo seu Espírito . Qualquer outra fonte acabará secando, porque nenhuma outra fonte tem o poder de salvar.


4. Isaías 40, versículos 28 e 29:  Não sabeis? Não ouvistes? O Deus eterno, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga. O seu entendimento é insondável. Dá força ao fraco e multiplica as forças ao que não tem força.
   
Aquele que criou o universo e escreveu a sua história nunca se cansa. Podemos encontrar forças renovadas descansando nEle. Mas quantas vezes você tentou confiar na sua própria força quando as coisas ficam difíceis? Gosto de como Isaías levanta as questões retoricamente, como se dissesse: "Você já deveria saber disso e eu não deveria ter que lembrá-lo novamente". Mas, assim como os israelitas do Antigo Testamento,  precisamos ser lembrados repetidamente do poder e da sabedoria de Deus e de que a verdadeira força se encontra somente nEle.

Além disso, raramente consigo entender o que acontece ao meu redor. Nem sempre entendo como o autismo está sendo usado como parte dos Seus planos e propósitos. Este versículo me lembra que o Seu entendimento está além da compreensão, então não preciso me preocupar em dar sentido a todos os detalhes da vida.

5. Lamentações 3, versículos 22 e 23: Graças às misericórdias do Senhor, não somos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade.
    
Esta é uma das passagens mais encorajadoras de toda a Bíblia. Se não fosse por Suas misericórdias se renovarem diariamente, pais e parentes cuidadores de autistas seriam consumidos pelo estresse e  inadequações . Suas misericórdias não têm nada a ver com a nossa capacidade de sermos fiéis a Ele, mas sim com a Sua grande fidelidade para conosco. Suas misericórdias são um presente diário que jamais poderíamos merecer. Manhã após manhã, novas misericórdias, tudo que precisamos. Grande é a tua fidelidade, Senhor!



6. Mateus 11, versículos 28 e 29: Vinde a mim, todos os que estais cansados ​​e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, pois sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
 
Não preciso mais carregar o fardo da culpa e da vergonha. Cristo tomou esse jugo sobre si e o pregou na cruz. Essa obra está consumada e agora podemos descansar no fato de que Ele vai à nossa frente e está conosco a cada passo desta jornada com o autismo.

7. Romanos 8, versículo 28: E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
 
O Espírito Santo estabeleceu no fundo do meu coração que "todas as coisas" incluem o autismo com o qual lutamos. Essa é a nossa realidade atual, mas temos muita alegria e esperança. Sim, gememos pela redenção futura e pelo dia em que tudo será revelado. Embora esse dia ainda não tenha chegado, podemos viver na realidade desta verdade hoje, que todas as coisas cooperam para o bem.  Tudo  inclui o autismo. Inclui doenças. Perder um emprego. A morte de um ente querido. É difícil processar isso. Meu cérebro tem dificuldade para compreender.

Grande parte do que vivenciamos no presente não nos parece bom. É nesses momentos que devemos confiar na compreensão de Deus e não na nossa (Provérbios 3:5). Isso não significa que seja indolor. Não significa que não possamos ter dúvidas. Mas podemos ter esperança agora, no presente!

8. Romanos 11, versículo 36: Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.
    
Se alguma vez existiu um versículo que "resumisse tudo", seria Romanos 11, verso 36. Deus pode pegar uma vara torta e usá-la para Seus propósitos. Tudo vem Dele. Tudo é sustentado por Ele. E tudo é para Sua glória... inclusive necessidades especiais como o autismo.

Se o autismo nos permitir ficarmos ainda mais maravilhados com a Sua bondade, então  podemos considerar que os sofrimentos deste tempo presente não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada  (Romanos 8:18) .

Não somos o autor nem o protagonista desta louca história da vida. Jesus Cristo é. Mas, pela graça de Deus, Ele quer usar os fios da nossa vida, por mais significativos ou insignificantes que pareçam, para redimir o mundo.

9. Romanos 15, versículo 13: Ora, o Deus da esperança vos encha de toda a alegria e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança, pela virtude do Espírito Santo.
    
Quando Deus nos enche de alegria e paz, a esperança transborda. Mas observe que não podemos fabricar esperança abundante por nossa própria força. Ela vem do poder do Espírito Santo. Às vezes podemos nos sentir sem esperança, perdendo de vista o que Deus está fazendo em nossas vidas,  frustrados, irritados e ressentidos com os desafios do autismo. Pelo poder do Espírito Santo, Deus nos tira incansavelmente  desses "afundos" repetidas vezes. Ele nos lembra da alegria que tenho nEle. Ele me lembra da paz que vem de confiar que Ele já tem tudo planejado.

10. 1 Pedro 5, versículos 6 e 7: Portanto, humilhem-se sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.
    
Nada tem sido mais humilhante do que criar filhos com autismo. Tem sido uma das maiores ferramentas de santificação de Deus. É uma ferramenta afiada. Assim que penso que tenho tudo sob controle, algo acontece para  lembrar de que nada poderia estar mais longe da verdade. As preocupações são muitas. Tantas perguntas surgem e desaparecem : O que o futuro reserva para os meus filhos? Serão independentes? Serão explorados? Ficarão bem se algo acontecer com os pais?

Estas são perguntas, ou preocupações que devemos lançar aos pés de Jesus, reconhecendo que Seus planos e propósitos são maiores que os nossos. Não precisamos relutar em fazê-lo. Este é um convite para lançar tudo sobre Ele, e podemos fazê-lo com alegria!

Que conforto incrível é esse.

Deus o abençoe, em nome de Jesus!

*******

O artigo foi traduzido automaticamente para o português, através do Google Tradutor. A fonte do artigo é o blog americano "Autismo e Cristianismo", acessado em 07/07/2025/ Imagem cortesia Pixabay.

 

Nenhum comentário:

📖 Palavra para meditação

 "Vocês corriam bem. Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade?" (Gálatas 5:7)


Não gosto de biografias inchadas que parecem uma peça promocional, contando a história de um indivíduo que não fez nada de errado. Em vez disso, gosto de ler biografias que me falam sobre os pontos fortes e fracos de alguém, suas fraquezas e deficiências. Não consigo me relacionar com uma pessoa perfeita, porque eu não sou uma.

Uma das coisas que aprecio na Bíblia, é que é um livro muito honesto. Ela nos apresenta os seus heróis, com seus podres e tudo. Conta várias histórias daqueles que primeiro floresceram espiritualmente, mas depois murcharam. Há tantos que tinham grande potencial, mas que depois caíram e sumiram.

Saul, o primeiro rei de Israel, vem à mente a esse respeito. Ele parecia ter todas as qualidades. Ele era carismático. Era bonito. Era alto. Era esperto. Ele tinha uma certa humildade sobre si próprio. Mais importante ainda, o Espírito de Deus desceu sobre ele e o ungiu para a tarefa em questão.

Depois que ele se tornou o rei de Israel, tudo estava indo bem por um tempo relativamente curto. Mas Saul se permitiu ceder ao orgulho, à paranoia e ao ciúme. Isso o consumiu, e ele encontrou um fim prematuro no campo de batalha.

Saul essencialmente escreveu o seu próprio epitáfio quando disse: “Tenho agido como um tolo e cometido um grande erro” (1 Samuel 26:21). Como isso era verdade. Ele jogou tudo fora.

Se você quer terminar bem, então eis o segredo: Tudo se resume a você. O que você quer fazer? Deus quer que cada um de nós termine a corrida e cumpra o seu ministério. A questão é: você quer fazer isso? Você quer cruzar a linha de chegada? Se sim, você vai. Se não, você não vai. A escolha é inteiramente sua.

segunda-feira, 7 de julho de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: 'Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos'" (João 8:31)


O que é um discípulo? Numa definição técnica, um discípulo é um ouvinte, um aprendiz, alguém que escuta.

Mas há diferença entre um aluno e um discípulo. Por exemplo, digamos que você esteja na educação infantil, no ensino fundamental ou no ensino médio. Você é um aluno. Você está lá porque precisa. Não tem opção.

Aí você fica mais velho e decide ir para a faculdade. Escolhe o curso. Tem muito interesse num assunto e quer aprender tudo o que haja para aprender. Você passa de aluno a discípulo por querer ir para a aula agora. Quer informação. Dedica tempo a ser aluno de quem saiba mais do assunto que você.

Apliquemos isso à vida cristã. Você é discípulo ou é aluno a contragosto? Se você trata o culto como estar em sala de aula e não quer de fato estar lá, então não aproveita muito. Você precisa ir como discípulo, como aprendiz, como alguém que deseje aprender.

Jesus disse: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos" (João 8:31).

Na Bíblia, a ideia de discípulo é a de alguém que ouça uma pessoa que tenha pleno conhecimento. Esse ouvinte retém cada palavra, nota cada variação da voz, absorve cada detalhe. Não se enfastia. É atenção com intenção.

É por isso que Jesus muitas vezes disse: "Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça!" Noutras palavras: "Prestem atenção ao que digo."

Nem se discute que precisamos de pregação e de ensino santificados. Mas também há necessidade de audição santificada.

 


Mais do que laços de carne, o que realmente nos une são os vínculos invisíveis do espírito — encontros que nascem da afinidade, do propósito e do amor que atravessa o tempo. Como nos ensina Allan Kardec, os laços espirituais são mais sólidos e duradouros que os corporais, porque brotam da sintonia das almas, e não das circunstâncias biológicas.


Por isso, tantas vezes, o acolhimento mais profundo vem de onde menos se espera. Um amigo que se torna abrigo. Um mestre que se revela irmão. Um amor que parece ter atravessado existências até nos reencontrar.


Algumas famílias de sangue são verdadeiras escolas da alma, repletas de desafios e aprendizados necessários. Outras, porém, surgem como portos seguros — vínculos que aquecem, inspiram e impulsionam nosso crescimento interior. Essas são as famílias espirituais: reencontros de almas que se reconhecem mesmo quando a mente duvida.


A vida material é breve, mas os afetos verdadeiros não conhecem fim. Eles seguem conosco, vida após vida, sustentando o espírito em suas jornadas mais sensíveis.


Há pais que renascem como amigos, filhos que voltam como parceiros, irmãos que se tornam guias silenciosos. Os papéis mudam, mas o amor permanece — discreto, profundo, imortal.


Porque a verdadeira família se encontra no coração. E mesmo à distância, esses espíritos seguem ligados por um fio sutil de amor, que nem o tempo, nem a morte, conseguem apagar.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

 🛐  REFLEXÃO DE HOJE

Não cai uma folha da árvore se Deus não deixar

A frase “Não cai uma folha da árvore se Deus não deixar” nos lembra que Deus está sempre no controle das coisas. Isso significa que nada acontece sem que Ele permita. Assim como uma folha não cai da árvore sem que Deus deixe, as coisas na nossa vida também acontecem conforme o que Ele quer.


Todas as árvores do campo saberão que eu, o Senhor, faço cair a árvore alta e faço crescer bem alto a árvore baixa. Eu resseco a árvore verde e faço florescer a árvore seca. “Eu, o Senhor, falei, e o farei”.

- Ezequiel 17:24


Este ditado nos faz pensar em confiar mais em Deus e não se preocupar tanto com os problemas em nossa volta. Mesmo quando as coisas estão difíceis, podemos confiar que Ele está cuidando de nós. Também nos lembra que precisamos de Deus para tudo. Assim como uma folha precisa da árvore para viver, nós precisamos de Deus para nos sustentar e nos proteger.

Podemos ficar tranquilos sabendo que Deus está cuidando de nós em todas as situações!

Confie em Deus!


• Confie em sua sabedoria e amor para guiar você através de todas as situações. Deus está no controle.

• Ao invés de se preocupar com o futuro, entregue suas preocupações a Deus. Confie que Ele tem um plano para sua vida e cuidará de você.

• Cultive uma atitude de gratidão em todas as circunstâncias. Seja grato por todas as bênçãos que Ele proporciona.


📖 Palavra para meditação

 "alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo" (Lucas 14:26)


As pessoas têm sido impedidas de seguir a Jesus por medo do que os outros pensam. Elas não entregaram suas vidas a Cristo, porque estão preocupadas com a opinião de outra pessoa. Talvez seja um namorado ou namorada, talvez um marido ou esposa. Talvez seja um amigo próximo ou um grupo de amigos com quem andem. Talvez sejam até seus pais.

Elas sabem que se entregassem totalmente suas vidas a Cristo perderiam um monte de supostos amigos. Ou seria o fim de um relacionamento. Ou causaria atrito em casa. É isso que as impede.

Mas Jesus disse: "se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo" (Lucas 14:26).

Uma afirmação como essa parece chocante, especialmente porque inclui a palavra aborrecer, odiar. Mas ao equilibrarmos isso com outras partes das Escrituras, sabemos claramente que não é esse o caso. Certamente a Bíblia não está nos dizendo para odiar as pessoas. Por que Jesus nos diria para honrar nosso pai e nossa mãe e também exigir que os odiemos? Ou por que Paulo diria aos maridos: “Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela” (Efésios 5:25)?

No contexto, Jesus não estava dizendo que devemos odiar as pessoas. Essencialmente, Ele estava dizendo que devemos amar a Deus muito mais do que a qualquer pessoa ou a qualquer outra coisa que nosso amor por essas pessoas ou coisas pareceria ódio, quando comparado.

Isso faz todo o sentido quando você pensa a respeito. Se você deseja vivera  sua vida cristã ao máximo, ame Jesus mais do que qualquer outra coisa. Você O ama assim?

terça-feira, 1 de julho de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Contudo, não os achando, arrastaram Jasom e alguns outros irmãos para diante dos oficiais da cidade, gritando: 'Esses homens que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui'" (Atos 17:6)


Por que os cristãos do primeiro século impactaram o mundo de uma maneira tão radical? Afinal, eles não tinham toda a tecnologia que temos hoje. Não tinham grandes bandas cristãs. Muito menos mega igrejas. Ainda assim, um grupo relativamente pequeno de homens e mulheres viraram o mundo de cabeça pra baixo.

Vejo que muitas vezes parecemos viver um cristianismo tipo "água com açúcar". Não acho que estejamos vivendo no mesmo padrão que aqueles cristãos do primeiro século viveram. Parece que hoje os cristãos só querem fazer o que é absolutamente necessário.

Penso que Jesus tenha seguidores "versão light" atualmente. Serão cristãos quando é conveniente, quando for fácil, ou for "bacana" ser. Mas quando o momento se torna difícil, quando chegam as lutas, dificuldades e perseguições, eles caem fora. Não são verdadeiros seguidores. Não são verdadeiros discípulos.

Precisamos voltar ao cristianismo que nos foi dado pela Bíblia, na maneira que Jesus proclamou, na maneira que a primeira igreja viveu e na maneira que a Bíblia ensina. Não a versão "lavada" de hoje, mas a autêntica, a do Novo Testamento. Em resumo, precisamos nos tornar discípulos do Senhor.

Você é um discípulo de Jesus? Jesus ainda continua nos chamando para nos distanciarmos da multidão, dos seguidores superficiais, das pessoas inconstantes, para sermos Seus verdadeiros discípulos.

 


🛐DEVOCIONAL DE HOJE

Seja gentil e equilibrado pelo amor de Deus


Que a moderação de vocês seja conhecida por todos. Perto está o Senhor.

- Filipenses 4:5


O equilíbrio, a brandura e gentileza são valores que devem ser cultivados nos dias que seguem. É triste, mas parece estar em falta pessoas amáveis, atenciosas e moderadas em casa, na vizinhança, no trânsito, na escola, no trabalho, em repartições públicas, nas redes sociais e, infelizmente, até mesmo nas igrejas.


O discurso de ódio (grosserias e extremismo) tem ganhado força nas mídias, nos relacionamentos e nas atitudes de muitas pessoas. Mas a Bíblia nos mostra um caminho oposto: a moderação gerada pelo Amor. Amar é a resposta certa para um mundo tão hostil e desequilibrado. Considere o exemplo de Cristo e aprenda com Ele, que é manso e humilde de coração (Mateus 11:29).