ESCLEROSE MÚLTIPLA

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Síndrome da pressa


Síndrome da pressa: conheça os sintomas, as causas e os tratamentos para o comportamento

Apesar de não ser considerada uma doença, condição pode levar a problemas físicos e mentais
25/10/2025 | 11:00

Estadão Conteúdo
Além dos sintomas físicos e mentais, a síndrome da pressa pode acarretar outras consequências para a vida dos indivíduosFoto : Ricardo Giusti


A síndrome da pressa é caracterizada por um padrão de comportamento acelerado e ansioso, que leva o indivíduo a agir de forma urgente em situações que não demandam essa precisão. Apesar de não ser considerada uma doença, pode levar a problemas de saúde físico e mental, como ansiedade, falta de concentração e doenças cardíacas


“A primeira descrição dessa síndrome foi realizada por dois cardiologistas, Meyer Friedman e R. H Rosenmann, que, em 1979, descreveram que pacientes com risco elevado de doenças cardiovasculares tinham características em comum. Descreveram que esses pacientes tendiam a ser estressados, perfeccionistas, controladores, precipitados, impacientes, impulsivos, hiperalertas e possivelmente hostis e raivosos”, detalha José Luis Leal de Oliveira, psiquiatra do Grupo Kora Saúde.

Além de estresse, impaciência, impulsividade, hostilidade, raiva, perfeccionismo, irritabilidade e comportamentos acelerados e controladores, a síndrome da pressa também pode gerar: dores de cabeça; problemas digestivos; insônia; tensão muscular; cansaço físico.

Causas da síndrome da pressa

Apesar de não existir uma causa específica para a síndrome da pressa, alguns fatores podem ser considerados possíveis motivadores, como sobrecarga e excesso de trabalho, mudanças organizacionais constantes, metas elevadas e hiperconectividade.

Além disso, as negligências com o autocuidado podem impactar diretamente a saúde mental, ocasionando a síndrome.


“Algumas pessoas acreditam que descansar, tirar um tempo para ficar com os familiares e amigos, praticar atividade física regularmente são coisas irrelevantes e que atrapalham a produtividade no trabalho”, alerta o especialista.
Ansiedade tem relação com gênero? Entenda por que o transtorno atinge mais as mulheres
Consequências para a saúde

Além dos sintomas físicos e mentais, a síndrome da pressa pode acarretar outras consequências para a vida dos indivíduos. O psiquiatra da Grupo Kora Saúde cita algumas delas:


▪ perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas;
▪ isolamento social;
▪ lapsos de memória;
▪ aumento do risco de doenças psiquiátricas;
▪ diabetes;
▪ hipertensão arterial;
▪ cardiomiopatias.

O médico ainda acrescenta que as consequências físicas podem ocorrer porque a síndrome é responsável por aumentar o cortisol (hormônio do estresse) e diminuir a imunidade.



Tratamentos para a condição

Caso a síndrome da pressa não tenha levado a quadros psiquiátricos, os tratamentos recomendados envolvem principalmente mudanças na rotina e na forma de encarar as situações diárias. Além disso, o autoconhecimento e a autorregulação do estresse podem ajudar na melhora.


No entanto, caso a síndrome tenha acarretado doenças psiquiátricas, como ansiedade e depressão, os cuidados podem ser compostos por psicoterapia e medicamentos. Em todos os casos, é preciso consultar um psicólogo e/ou um psiquiatra antes de iniciar o tratamento.



Inscreva-se na newsletter Bella Mais!




sábado, 25 de outubro de 2025

📖 Palavra para meditação

 "O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá" (Provérbios 11:25)


Com muita frequência, os cristãos em nossa sociedade podem se tornar narcisistas e egoístas, sempre falando sobre suas necessidades e problemas. Enquanto isso, há pessoas enfrentando um certo julgamento.

Deus abordou este problema em Isaías 58, onde o Seu povo estava reclamando de seca espiritual, morte e orações sem resposta, embora estivessem observando ritos religiosos como oração e jejum. Deus disse: "O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?" (Isaías 58:6 e 7).

A passagem continua dizendo: "Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada [...] O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam" (versos 8 e 11).

Efetivamente, Deus estava dizendo: "Embora vocês estejam fazendo todas essas coisas religiosas, vocês se tornaram muito focados em si mesmos. Vocês só estão pensando em vocês mesmos. Eis o que pedi para vocês fazerem: Estenderem a mão para outras pessoas. E então, quando vocês definirem corretamente suas prioridades, suas almas serão como um jardim regado e eu irei satisfazê-las na seca."

Que promessa maravilhosa. A chave está cedendo. Se você for generoso em dar o que Deus deu a você, Ele o reabastecerá no processo. Nós, como crentes, temos uma escolha: distribuir ou estagnar, evangelizar ou fossilizar, distribuir o que Deus nos deu ou acumular, estagnar e deixar de sermos usados por Ele.

domingo, 12 de outubro de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles" (Mateus 18:20)


Acho que os cristãos têm as melhores canções de qualquer religião na terra. A fé cristã é uma fé cantante, o que não é necessariamente verdadeiro para outras religiões. Elas podem cantar e podem gemer como se estivessem se penitenciando. Podem ter suas várias formas de música, mas não há fé tão cheia de cantos vibrantes e alegres como a cristã. O cristianismo não é uma fé de penitência!

Quando nos reunimos com o povo de Deus em adoração, algo maravilhoso acontece. Deus manifesta Sua presença de uma maneira única quando o Seu povo vem para honrar o Seu nome. Como Jesus disse: “Pois onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estarei eu no meio deles” (Mateus 18:20).

Deus é onipresente, o que significa que Ele está em toda parte. Ele está tão presente conosco quando estamos no ônibus, quanto quando estamos em um culto na igreja. Por outro lado, quando nos reunimos com outros que acreditam e elevamos o Seu nome juntos em louvor, Deus abençoa de uma maneira especial. Ele manifesta a Sua presença e até mesmo a Sua glória. Não há nada no mundo como a adoração. É uma sensação de realização quando fazemos o que fomos criados para fazer, que é glorificar a Deus.

A Bíblia nos diz em Apocalipse 15:2-3: "Vi algo semelhante a um mar de vidro misturado com fogo, e, de pé, junto ao mar, os que tinham vencido a besta, a sua imagem e o número do seu nome. Eles seguravam harpas que lhes haviam sido dadas por Deus, e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: 'Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das Nações." Isso quer dizer que cantaremos no céu. Então, vamos começar já na Terra!

A igreja cheia do Espírito será uma igreja de adoração. E o cristão cheio do Espírito será um cristão adorador. 

quinta-feira, 9 de outubro de 2025



O ANJO NO TANQUE DE BETESDA










O Tanque de Betesda, que em hebraico significa “casa de misericórdia”, era localizado, segundo Flávio Josefo, em Jerusalém, ao norte do Templo, próximo ao mercado das ovelhas.

Em escavações nesta região, no ano de 1888, o professor e arqueólogo, Dr. Conrad Schick, achou um grande tanque com cinco pavilhões (degraus), que levavam a uma parte mais baixa, onde havia água.

Em uma de suas paredes havia a pintura de um anjo no ato de movimentar as águas!

Segundo o credo e tradição judaica, de tempo em tempo, um anjo descia naquele tanque e movimentava as águas, o primeiro que entrasse no tanque após o movimento, era curado de qualquer enfermidade!

Assim se arregimentavam grandes quantidades de pessoas, esperando receber algo através de um ato místico.

O fato relevante aqui é entendermos que o contexto nos mostra dois tipos distintos de multidão que buscam alguma benção de Deus.

A multidão do Tanque de Betesda, a turba que gosta de anjos, e a multidão que seguia a Jesus!

Aquela multidão que rodeava o Tanque é símbolo das inúmeras pessoas que esperam receber algo de um ritualismo religioso ou místico!

O Tanque de Betesda é símbolo do formalismo e misticismo religioso, onde jazem milhões e milhões de pessoas ao redor de um símbolo, aguardando que um dia aconteça alguma coisa que os tire desta situação!

Este grupo é levado pela superstição e pelo ritualismo.

Ao contrário destes, o grupo que segue a Jesus, é dinâmico, cheio de satisfação e alegria por ver as maravilhas de Deus através do Senhor!

Jesus tem que ser o centro e nunca às suas criaturas.

Fonte: Prof. João Flávio Martinez

Transcrito Por Litrazini

https://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz


Litrazini at 03:30
Tecnologia do Blogger.

📖 Palavra para meditação

 "E daquele dia em diante, resolveram tirar-lhe a vida" (João 11:53)


Quando viajo, muitas vezes as pessoas me perguntam o que faço para viver. Sinceramente, não gosto de dizer de pronto, porque isso pode criar uma barreira para continuar conversando. Algumas pessoas ficam com raiva quando digo que sou pastor. Sou um representante de Deus para elas, então elas descarregam sua raiva em mim. “Deixe-me fazer algumas perguntas”, dizem. Em seguida, elas disparam sua lista: “Por que Deus faz isso?” “Por que Deus não faz aquilo?” "O que você acha disso?" "O que você acha daquilo?" E, infelizmente, não fazem essas perguntas porque querem ouvir as respostas!

Existem pessoas hoje que odeiam Jesus Cristo e tudo o que Ele representa. Elas desprezam Seus ensinamentos. E se você divulga esses ensinamentos ou tenta viver de acordo com eles, você é classificado como um fanático ignorante, insensível e preconceituoso.

Trata-se de uma maneira de dizer: "Se você não acredita no que eu acredito, se você não acredita que podemos fazer as regras à medida que avançamos, se acredita que existem absolutos, certo e errado, bom e mau, então eu não gosto do que você acredita. E eu sou contra você.”

Jesus disse: "Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia" (João 15:18-19).

Se você seguir Jesus Cristo e Seus ensinamentos e se posicionar por aquilo acredita, as pessoas irão odiá-lo também. Mas Jesus não disse isso para que subamos em um pedestal e nos consideremos superiores aos outros. Jesus não disse isso como que nos dando carta branca para sermos fariseus preconceituosos julgadores da sociedade. 

Não! Jesus disse isso para entendermos a realidade do mundo em que vivemos e para o qual Ele também nos pediu: "Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos." (Mateus 5:44-45)

Amar ao próximo, como Ele nos amou, é ser um representante de Deus. Não tenha vergonha disso. E se você for cristão, também será um representante de Deus. Não queremos ser odiados pelas pessoas, é claro. Mas amar como Ele amou o mundo, isso incomodará as pessoas. 
Se formos apenas preconceituosos e arrogantes, o mundo também nos odiará. Mas, nesse caso, com toda razão!

sábado, 4 de outubro de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração" (Jeremias 29:13)


Cornélio era um centurião que vivia em Cesareia, uma colônia romana em Israel. Um centurião era um oficial romano que comandava um grupo de cem soldados. Apenas alguns homens eram qualificados para isso. O historiador romano Políbio descreveu os centuriões como líderes naturais conhecidos por sua firmeza e confiabilidade no campo de batalha. Cornélio era assim: disciplinado, responsável e corajoso. 

Talvez ele tenha sido ensinado a adorar deuses romanos, que em sua maioria eram deuses da Grécia antes de ser conquistada por Roma; ou a adorar César como deus. Mas por estar perto de judeus, Cornélio deu dinheiro aos pobres e orou ao Deus de Israel. 

Embora não fosse judeu, ele clamou a Deus. E porque Cornélio estava realmente buscando a Deus, o Senhor lhe enviou um anjo. Este anjo o instruiu a chamar Pedro, que veio compartilhar o Evangelho.

Mas por que não foi o anjo quem evangelizou Cornélio? Porque o trabalho dos anjos não é pregar; eles apenas trabalham nos bastidores, ao comando do Senhor.

A principal forma de Deus alcançar as pessoas é através de pessoas. Como Romanos 10:14 diz: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?"

Pedro era o homem que Deus queria usar para falar com Cornélio. Pedro pregou, Cornélio veio à fé em Jesus Cristo, o Espírito Santo foi derramado sobre todos aqueles que ouviram a Pedro, e o Evangelho veio ao mundo gentio.

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

📖📖 Palavra para meditação

 "Um anjo do Senhor disse a Filipe: 'Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza'" (Atos 8:26)


Imagine se Deus viesse até você um dia e dissesse: “Vá para Salitre, na região do cariri cearense (Brasil), e eu lhe direi o que fazer depois.”

No livro de Atos, é basicamente assim que Filipe sentiu quando um anjo do Senhor falou com ele e disse: “Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza” (Atos 8:26)

Com muita facilidade Felipe poderia ter argumentado e dito: “E fazer o quê? Pregar para os lagartos? Está muito quente, até para eles. Você quer que eu deixe este lugar de avivamento onde o Espírito Santo está sendo derramado e onde milagres estão sendo realizados, para que eu vá para o meio de um deserto? Para fazer o que?"

Mas Felipe não discutiu. A Bíblia nos diz: “Então ele se levantou e partiu” (versículo 27). Teria sido compreensível se Filipe tivesse questionado essa ordem ou fosse como Jonas que, quando lhe foi dito para ir a Nínive pregar a palavra do Senhor, pegou um barco na direção oposta. Felizmente, para crédito de Felipe, ele foi para o deserto.

O anjo não disse a Filipe o que aconteceria quando ele chegasse lá. Ele não tinha um projeto detalhado. Ele estava sendo conduzido com um passo de cada vez. O caminho de Deus se torna claro quando começamos a andar nele. A obediência à verdade revelada garante orientação em questões não reveladas.

Se quisermos levar outros a Cristo, precisamos estar abertos e obedientes à liderança do Espírito Santo. O Senhor mostrou a você algo a ser feito? Então faça. Porque há um tempo para esperar e há um tempo para andar. Há tempo para semear e tempo para colher.

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Sabemos que a lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado"(Romanos 7:14)


Quando comecei a perder meu cabelo por volta dos 30 anos, comecei a encontrar maneiras criativas de adiar o inevitável. Um dia um amigo meu, que também é careca, tirou o chapéu. “Verifique isso”, disse ele, mostrando-me sua nova peruca. “O cara que fez isso é muito bom.”

Algumas semanas depois, minha peruca chegou. Foi bom no que diz respeito a apliques. Mas quando eu a coloquei, eu me senti muito estúpido. Eu simplesmente não conseguia começar a usá-la.

A autora Peggy Noonan descreveu a peruca como "uma mentira sobre a sua cabeça". Essa definição é muito precisa. Não acho que nenhum de nós queira uma mentira sobre as nossas cabeças ou em qualquer outra área de nossas vidas. Queremos ser honestos. Não queremos ser hipócritas.

As pessoas são rápidas em usar o termo hipócrita quando vêem alguma inconsistência na vida de um cristão. Mas vamos entender o que é um hipócrita. Um hipócrita é alguém que tenta parecer algo que não é. Não alguém que acredita em algo e não consegue viver de acordo com isso.

Acreditar em algo e ficar aquém disso não nos torna hipócritas; isso nos torna humanos. Somos pessoas imperfeitas tentando servir a um Deus perfeito, e todo crente falha.

Até mesmo o grande apóstolo Paulo fez esta admissão sincera em Romanos 7:15,17: "Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio. [...] Neste caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.”

Quanto mais avançamos na vida cristã, percebemos o quanto mais devemos ir além. E quanto mais eu cresço espiritualmente, mais descubro o quanto ainda preciso crescer.

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

📖 Palavra para meditação

 "O Senhor Deus fez nascer então do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal" (Gênesis 2:9)


A história de Natal começa com uma árvore, mas não uma árvore de Natal com luzes ou ornamentos coloridos. A história de Natal começa com uma árvore chamada a árvore do conhecimento do bem e do mal, no Jardim do Éden.

Deus havia dado a Adão e Eva uma única restrição naquele perfeito paraíso: fiquem longe da árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas em pouco tempo, é exatamente onde os dois foram parar. Claro, sabemos o resto da história. Eles ouviram a serpente e comeram o fruto proibido. E uma vez que isso aconteceu, perderam sua doce comunhão com Deus.

Alguns versículos depois, chegamos ao primeiro versículo de Natal da Bíblia, onde Deus disse à serpente: "Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar" (Gênesis 3:15).

Aqui as linhas de batalha foram traçadas. O Diabo sabia que o Messias viria - e que Ele viria do povo judeu. Então ele tentou impedir que isso acontecesse.

Realmente, quando olhamos para a história do Natal, percebemos que ela não começa em Mateus ou Lucas. Começa no Antigo Testamento. Antes que houvesse um mundo, antes que houvesse planetas, antes que houvesse luz e trevas, antes que houvesse matéria, antes que houvesse alguma coisa além da Divindade, havia Jesus - igual, eterno e coexistente com o Pai e o Espírito Santo. Ele estava com Deus. Ele era Deus.

Jesus Cristo se tornou humano sem deixar de ser Deus. Ele não se tornou idêntico a nós, mas se identificou conosco. A verdadeira mensagem do Natal é que Deus veio a esta terra. A verdadeira mensagem do Natal é Emanuel, Deus está conosco.

 UMA NOVA ESPERANÇA na REPARAÇÃO da MIELINA: 

O Papel da Proteína SOX6



Durante muito tempo, quem recebia o diagnóstico de esclerose múltipla (EM) ouvia sempre a mesma frase:

"Podemos tentar travar a progressão da doença, mas reparar os danos já feitos é impossível."


Essa realidade está a começar a mudar.


Recentemente, investigadores da Case Western Reserve University (EUA) publicaram um estudo na prestigiada revista Cell que abre uma porta muito promissora para a reparação da mielina, a camada protetora que reveste os nervos e que é destruída na EM.


O que é a mielina e porque é tão importante?


A mielina funciona como o “isolamento” dos cabos elétricos. No nosso corpo, ela envolve os nervos e permite que as mensagens do cérebro circulem de forma rápida e eficiente.

Quando a mielina é destruída, como acontece na esclerose múltipla, surgem sintomas como fadiga, dormência, dificuldade em andar, alterações na visão e muitos outros.


O grande desafio da medicina tem sido encontrar uma forma de ajudar o corpo a voltar a produzir mielina.


O que descobriram os cientistas?


Os investigadores identificaram uma proteína chamada SOX6.


Esta proteína funciona como um “travão” nas células chamadas oligodendrócitos (as responsáveis por produzir mielina).


Enquanto o SOX6 está ativo, os oligodendrócitos permanecem imaturos, ou seja, não conseguem fabricar mielina.


Em pessoas com EM, os cientistas observaram que esta proteína parece estar mais ativa do que em pessoas saudáveis, o que ajuda a explicar porque é tão difícil reparar a mielina nestes doentes.


A boa notícia é que, em experiências com animais, bloquear o SOX6 permitiu que estas células amadurecessem e voltassem a fabricar mielina.


O que isto significa para quem tem EM?


Em termos simples:


Descobriu-se um novo interruptor que pode ser desligado para permitir que as células produtoras de mielina façam o seu trabalho.


Isto abre caminho para novas terapias regenerativas, que não apenas travem a doença, mas que possam ajudar a reparar os danos já causados.


Quando teremos um tratamento disponível?


Aqui é importante ser realista:


Neste momento, os estudos estão ainda em fase de laboratório e em modelos animais.


Antes de chegar a pessoas com EM, será preciso:


1. Testar melhor em modelos de doença.


2. Garantir que é seguro (não causar efeitos colaterais graves).


3. Iniciar ensaios clínicos em humanos, que costumam passar por várias fases e podem demorar anos.


Isso significa que um medicamento ainda não existe e que o processo pode levar 5 a 10 anos até estar disponível, caso tudo corra bem.


O que se pode esperar até lá?


A ciência está cada vez mais próxima de terapias de reparação da mielina.


Há vários caminhos a ser estudados: células estaminais, fatores de crescimento, e agora este foco no SOX6.


Para quem vive com EM, estas descobertas significam esperança fundamentada, e não apenas especulação.


Mensagem final


A descoberta do papel do SOX6 mostra que a medicina está finalmente a compreender os mecanismos que bloqueiam a reparação natural do corpo.

Embora ainda não exista um medicamento, esta linha de investigação traz esperança de que, num futuro não muito distante, possamos ter tratamentos que não apenas travam a esclerose múltipla, mas também ajudam a reparar o que foi perdido.


Até lá, o mais importante continua a ser:


manter o acompanhamento médico regular,


seguir um estilo de vida saudável,


e estar atento às novas descobertas que, passo a passo, estão a mudar a forma como enfrentamos a EM.


Referências Científicas


Tesar P. et al. Transient gene melting governs the timing of oligodendrocyte maturation. Cell. 2025. DOI: 10.1016/j.cell.2025.08.008


Case Western Reserve University. Targeting SOX6 protein may help promote myelin repair in MS. Press Release, 2025.


Multiple Sclerosis News Today. Study finds potential strategy for myelin repair in MS. 2 setembro 2025.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

 Assim é um estômago vazio por dentro: não é um deserto, é uma maravilha viva


O que parece um espaço enrugado, seco e quase desértico é, na verdade, o interior de um estômago humano quando está vazio.


As paredes estão cobertas por pregas chamadas pregas gástricas ou rugas. Embora à primeira vista pareçam desordenadas, cada centímetro tem função precisa.


Essas pregas permitem que o estômago se expanda como um acordeão quando nos alimentamos. Aumentam a superfície de contato, orientam o fluxo dos alimentos e ajudam a misturá-los com os sucos gástricos. Funcionam como ondas de um mar interno, que só se ativam quando chega a maré da refeição.


Mesmo vazio, o estômago não está em repouso. Ele continua em atividade, processando e se preparando para a próxima tarefa de transformar alimento em energia, matéria-prima e vida.


O fascinante dessa imagem não é apenas a forma. É o lembrete de que, mesmo nos momentos de aparente silêncio, o corpo segue trabalhando por nós.

📖 Palavra para meditação

 "Então Pedro começou a falar: 'Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade [...]" (Atos 10:34)


Uns cinquenta anos atrás havia um pastor chamado Charles, conhecido pelos amigos como Chuck, que sentiu que Deus o chamara para ensinar a Bíblia de modo compreensível. Ele se tornou pastor de uma igrejinha no Condado de Orange, na Califórnia, conhecida como Calvary Chapel (Capela Calvário).

A revolução da contracultura estava a todo vapor e a molecada estava toda pirando. Sexo, drogas e rock'n'roll eram o lema de então. Os pais achavam que uma geração inteira estivesse perdida.

Chuck olhava esses hippies e, de modo geral, não queria nada com eles. Mas sua mulher, Kay, uma das heroínas pouco celebradas do Movimento de Jesus, tinha o coração aberto para essa garotada e orava por eles.

Aí, um dia, a filha deles trouxe para casa um hippie, um de verdade, vivinho. Eis que esse hippie era cristão e contou como seus amigos estavam vindo para a fé em Cristo. Chuck e Kay quiseram abrir a igrejinha para esses hippies e Chuck levou o assunto ao conselho de anciãos.

Os anciãos, porém, não queriam hippies na igreja, pois seus pés descalços sujariam o carpete novo. Então, no domingo seguinte, Chuck foi para a porta da frente com uma bacia d'água e um pano, pronto para lavar os pés dos hippies, para que pudessem ir à igreja.

Chuck venceu essa batalha. Os hippies começaram a vir e isso se tornou parte de um reavivamento moderno conhecido como Movimento de Jesus, cujo impacto permanece até hoje. Chuck se dispôs a vencer um preconceito pessoal e dizer: "Sim, Senhor."

Há na sua vida alguém diferente de você, alguém que você talvez não queria alcançar? Você está disposto a vencer o seu preconceito pessoal? Está disposto a dizer: "Sim, Senhor"?

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

 A Aceitação e o Desconforto da Culpa


A culpa aparece quando sentimos que poderíamos ter feito algo diferente. Ela pode ser um convite ao aprendizado, mas também pode se tornar uma prisão se não soubermos lidar com ela.

Aceitar a culpa não é concordar com o erro, mas reconhecer o que aconteceu, aprender e seguir em frente.


Quando a culpa surgir, respire fundo e nomeie: “Eu sinto culpa agora.” Só esse ato já diminui a força dela. Em seguida, faça uma breve pausa e se pergunte.


O que eu realmente fiz?


O que eu sei agora que não sabia antes?


Há algo que posso reparar ou mudar daqui para frente?


Se houver reparo possível, dê o passo concreto. Se não, ofereça a si mesmo compaixão “Eu posso errar, aprender e ainda sou digno de amor.”

Esse gesto de autocompaixão transforma a culpa tóxica, que paralisa, em culpa saudável, que ensina.


Aceitar a culpa é acolher o desconforto, mas sem se condenar. É dar espaço ao aprendizado e permitir que a vida siga mais leve, sem o peso de repetir sempre a mesma cena no coração.

📖 Palavra para meditação

 "Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol" (Eclesiastes 2:11)


O sucesso é a coisa mais importante na vida? Depende de como definamos sucesso. Muitas pessoas alcançam os seus objetivos, mas a que custo? Foi por meio de engano e traição? O que significa abandonar os seus princípios e sacrificar a sua integridade? Foi preciso negligenciar a sua família e amigos e até mesmo esquecer e, em alguns casos, abandonar completamente a Deus? Pode até parecer sucesso. Mas, em última análise, é fracasso. O sucesso pode ser uma forma de fracasso.

O rei Salomão, que estava em uma espécie de farra do pecado, disse: “Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforço. Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol” (Eclesiastes 2:10-11). Ele tinha visto e feito de tudo, e isso não o satisfez.

Podemos fazer pior do que falhar. Podemos ter sucesso e estar pessoalmente orgulhosos de nossos sucessos. Podemos ter sucesso e adorar a realização, em vez de adorar Aquele que nos ajudou a alcançá-lo.

Às vezes, o fracasso pode ser bom porque podemos aprender com os nossos erros. E o fracasso pode ser bom mesmo quando fazemos algo que é errado, se aprendermos com isso.

Isso significa que depois de fazermos algo errado e saborearmos os resultados amargos, dizemos: "Eu realmente não quero fazer isso de novo." Assim, colocamos proteções em torno de nossas vidas, tomando medidas de precaução para nunca mais cair na mesma armadilha. Se for esse o caso, teremos aprendido algo com nossos fracassos.

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

 



💡 As Emoções Também Influenciam o Corpo 💡

😟 Preocupação → Estômago

Pode aumentar a acidez e causar desconforto ou má digestão.

😨 Medo → Rins

Medo constante pode reduzir a energia e afetar os rins.

😡 Raiva → Fígado

Raiva frequente sobrecarrega o fígado, que limpa o sangue.

😢 Tristeza → Pulmões

Tristeza profunda enfraquece os pulmões e dificulta a respiração.

😫 Estresse → Coração e Cérebro

Estresse contínuo eleva a pressão e prejudica concentração e bem-estar.

🧘‍♀️ Dica: Cuidar da mente fortalece o corpo. Emoções equilibradas ajudam sua saúde!



Farinha de beterraba: conheça os benefícios e entenda por que você deve incluir na dieta
Por Larissa Carvalho
23/09/2025






A farinha de beterraba tem ganhado destaque entre as alternativas saudáveis para enriquecer a alimentação diária. Além de ser rica em nutrientes, ela oferece vantagens únicas para a saúde. A seguir, você descobrirá por que vale a pena adicionar essa farinha ao seu cardápio.
Rica em nutrientes essenciais
Apoio à saúde cardiovascular
Facilidade de inclusão em receitas diversas
Quais são os principais nutrientes da farinha de beterraba?

A farinha de beterraba é uma excelente fonte de vitaminas e minerais como ferro, potássio e vitamina C. Estes nutrientes são fundamentais para o funcionamento adequado do organismo, ajudando na prevenção de anemia e fortalecendo o sistema imunológico.

Dica rápida: adicione a farinha de beterraba em sucos ou vitaminas para um boost nutritivo instantâneo.


Beterraba Créditos: depositphotos.com /
 duskbabe
De que forma posso incluir a farinha de beterraba na alimentação?

A versatilidade da farinha de beterraba é uma de suas grandes vantagens. Ela pode ser usada em panquecas, pães e até mesmo em sobremesas, proporcionando um sabor único e cor vibrante aos pratos.


Atenção: Para potencializar os benefícios, combine a farinha de beterraba com alimentos ricos em vitamina C, como laranja ou kiwi.
Porque incluir a farinha de beterraba na dieta diária?

Além dos ricos nutrientes e da saúde cardiovascular, a farinha de beterraba é prática e pode ser facilmente incorporada em diversas receitas. Isso a torna uma excelente opção para quem busca melhorar a dieta sem a necessidade de grandes ajustes.


Experimente substituir uma parte da farinha de trigo por farinha de beterraba em suas receitas favoritas e aproveite os benefícios extras.
Por que a farinha de beterraba é um aliado na cozinha saudável?Nutrientes diversos que auxiliam na saúde geral
Contribui para a saúde do coração
Versatilidade em receitas

Incorporar a farinha de beterraba à sua dieta pode trazer múltiplos benefícios à saúde, promovendo uma alimentação equilibrada e saborosa.
Tags: BenefíciosComida


Pessoas acima de 50 anos com glicose alta deveriam ler istoGlicolamida|
Patrocinado



Faça isso ao acordar e sua memória agradeceráCentro Neurológico|
Patrocinado


quarta-feira, 10 de setembro de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio" (Hebreus 3:14)


O grande evangelista Billy Sunday disse que o problema de muita gente é tratar o pecado como se fosse um profiterole de creme em vez de uma cascavel.

Você já viu algum filhotinho de cascavel? Ele até que é meio bonitinho. Tem um corpo de cobra pequenininho, um chocalhozinho e presas miudinhas. Alguém pode olhar e até dizer: "Olha só essa cascavelzinha! É tão bonitinha!"

Deixe-me dizer-lhe uma coisa sobre a tal cascavelzinha. Ela pode ser menor em tamanho do que uma adulta, mas na verdade o veneno dela é mais potente, mais concentrado, que o de uma cascavel adulta. E se essa cascavelzinha lhe der uma mordidinha, você vai morrer rapidinho... se não for logo tratado por um médico.

Não se engane. O pecado é poderoso. É traiçoeiro. É enganador. Ele pode parecer muito atraente por fora. Já vi pessoas que deveriam saber disso, cristãs que caminhavam com o Senhor há anos e conheciam bem a Sua Palavra, caírem no pecado e serem ludibriadas por ele.

Devemos ter muito cuidado, especialmente quando se trata de pecados aparentemente pequenos para nós. Às vezes olhamos para algo e dizemos: "Não é grande coisa. É só um pecadinho. Certamente não trará muito dano à minha vida." A dinamite vem numa embalagem pequena, não se  esqueça.

Diz-nos Hebreus 3:12-14: "Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama 'hoje', de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado, pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio."

Devemos ter cuidado e não permitir que o pecado endureça o nosso coração.

sexta-feira, 5 de setembro de 2025


Você pode estar convidando escorpiões para sua casa: as 3 plantas que servem de ímã para o bicho

Em regiões com presença de escorpiões, a recomendação é evitar o cultivo dessas plantas e manter uma rotina rigorosa de poda, limpeza e inspeção



Laura VieiraRedatora


O escorpião é um dos animais mais perigosos e temidos pelos humanos. Traiçoeiros, uma picada desse aracnídeo, além de mega dolorida, pode ser fatal. Mas o que nem todo mundo sabe é que o jardim pode, sem querer, se transformar em um ambiente favorável para esses aracnídeos. Isso acontece porque existem algumas plantas que podem atrair a presença desse animal no jardim. Para que isso não aconteça, confira a seguir as 3 plantas que atraem esses animais e não devem de jeito nenhum ser cultivadas no quintal.


Em Xataka BrasilSe você tem essas plantas em casa, tem um tesouro: elas mantêm sua casa mais segura

1) Agave americana

A agrave americana é uma planta que acumula umidade, atraindo escorpiões.

A agave americana, popularmente conhecida como agave, pita ou piteira, é uma planta ornamental resistente, valorizada pelo por suas folhas longas e firmes. Porém, é justamente devido a estrutura em roseta e pelas bordas cheias de espinhos que essa espécie cria fendas perfeitas para abrigar escorpiões. A umidade que se acumula entre as bases das folhas atrai ainda mais esses animais já que os escorpiões gostam desse tipo de ambiente. Além disso, a limpeza é difícil, já que os espinhos afiados da planta dificultam a manutenção, favorecendo a permanência desses animais sem que sejam notados.

2) Hera trepadeira
Apesar de trazer mais cor e beleza para o ambiente, a hera trepadeira deve ser evitada em região com alta incidência de escorpiões.

A hera trepadeira, com nome científico de hedera helix, é uma plantinha bastante cultivada em muros e paredes, pois cria uma cobertura verde densa e atraente. O problema é que sua folhagem espessa mantém a umidade e oferece sombra constante, características que atraem escorpiões. Além disso, esse tipo de vegetação abriga insetos como grilos e baratas, que servem de alimento para os escorpiões, se tornando o esconderijo perfeito para eles. Outro fator que contribui para a atração desse aracnídeo é a poda e a inspeção da hera, que são complicadas, o que facilita ainda mais que ele se instale na planta sem ser percebido.

3) Bromélias
As bromélias são plantas lindas, mas também são o esconderijo perfeito para escorpiões.

Muito apreciadas em jardins, as bromélias chamam atenção pela beleza e coloração, mas são arriscadas por atrair animais como o escorpião. As folhas em roseta acumulam água, criando pequenos reservatórios naturais, se tornando um atrativo para mosquitos, baratas e grilos, presas que, por sua vez, atraem escorpiões. Além da oferta de alimento, a estrutura da planta garante proteção contra predadores, funcionando como um abrigo para esses animais.


quinta-feira, 28 de agosto de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: 'Quem enviarei? Quem irá por nós?' E eu respondi: 'Eis-me aqui. Envia-me!'" (Isaías 6:8)


Honestamente, acho que a razão pela qual muitos cristãos não estão compartilhando a sua fé é porque eles realmente não se importam. A atitude deles é: "Olha, nós estamos garantidos. Esse problema é seu."

Muitas pessoas não querem ser incomodadas com esse assunto. Elas simplesmente não se importam. Escutam tanto sobre a necessidade de evangelização e ouvem sermões sobre como compartilhar a sua fé com os outros. Inclusive muitos projetos são desenvolvidos para mobilizar a igreja a fazê-lo. Mas tudo isso não tem importância se nós, como cristãos, não temos em mente um principio básico: um fardo e uma preocupação.

O grande pregador britânico C. H. Spurgeon disse: "O Espírito Santo irá movê-los, movendo primeiramente você. Se você pode descansar sem que eles sejam salvos, eles vão descansar também. Mas se você está agoniado e não pode suportar o fato deles estarem perdidos sem Cristo, você logo vai descobrir que eles estão inquietos também. Espero que você chegue em tal estágio de sonhar com o seu filho, ou seu ouvinte, perecer por falta de Cristo, e começar de uma vez a clamar: 'Ó Deus, me dê convertidos, ou eu morro.' Então você terá convertidos."

Temos que nos importar.

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: 'É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus'." (Atos 14:22)


Sem dúvida, a maior vida que há para se viver é a vida cristã. Por quê? Porque Deus tira uma vida que era vazia, sem objetivo e, o pior de tudo, dirigida a um certo julgamento, dá uma reviravolta nela e a transforma. Ele nos perdoa de todos os nossos pecados. E como se isso não bastasse, Ele coloca a justiça de Cristo em nossa conta bancária espiritual.

Ele remove toda a nossa culpa, preenche o vazio em nossas vidas e literalmente passa a residir dentro de nós. E o mais importante: Ele muda o nosso destino eterno de um lugar chamado morte para um lugar chamado vida.

Embora seja verdade que Deus remova muitos problemas que tínhamos antes, um novo conjunto de problemas os substitui. Porque no dia em que colocamos a nossa confiança em Jesus Cristo, entramos na batalha. É por isso que o apóstolo Paulo disse: “Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus (2 Timóteo 2:3).

O problema é que alguns creram no que podemos descrever como um evangelho diluído, que promete perdão, mas raramente fala às pessoas sobre a necessidade de se arrependerem de seus pecados, que promete paz, mas nunca alerta sobre perseguição, que diz que Deus quer que sejamos saudáveis ​​e ricos e nunca tenhamos problemas para falar. Mas esse não é o evangelho do Novo Testamento. Não podemos tirar férias do sofrimento e da tragédia humana.

Não estou sugerindo que Deus deseja que sejamos doentes, pobres e miseráveis. Não estou nem dizendo que Deus não quer que sejamos felizes, porque acredito que a felicidade virá se verdadeiramente seguirmos ao Senhor. Mas é um benefício adicional. A essência da vida cristã é conhecer a Deus e andar com Ele. E Deus, apesar da pior tragédia, pode tirar o bem do mal.

Mononucleose infecciosa


(infecção pelo vírus Epstein-Barr [VEB]; mono)
PorKenneth M. Kaye, MD, Harvard Medical School


VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

O vírus Epstein-Barr é o agente que está na origem de algumas doenças, entre as quais a mononucleose infecciosa.

O vírus é transmitido através do beijo.
Os sintomas variam, mas os mais comuns são cansaço extremo, febre, dor de garganta e aumento dos linfonodos.


Podem ser feitos exames de sangue para confirmar o diagnóstico.


Acetaminofeno e medicamentos anti-inflamatórios não esteroides podem ajudar a aliviar a febre e a dor.

A infecção pelo vírus Epstein-Barr (VEB) é muito comum. O VEB é um tipo de herpesvírus chamado herpesvírus 4. Nos Estados Unidos, cerca de 50% de todas as crianças com 5 anos de idade e mais de 90% dos adultos tiveram uma infecção pelo VEB.

A maioria das infecções por VEB não causa nenhum sintoma. A mononucleose infecciosa geralmente se desenvolve em adolescentes e adultos jovens que são infectados pelo VEB. O seu nome deve-se à presença de grandes números de um certo tipo de glóbulo branco (células mononucleares) na corrente sanguínea. Os adolescentes e os adultos jovens costumam contrair a mononucleose infecciosa ao beijar alguém infectado pelo VEB.

Após a infecção inicial, o VEB, como outros herpesvírus, permanece no organismo, principalmente nos glóbulos brancos do sangue, durante toda a vida. Os infectados podem eliminar o vírus periodicamente na saliva. Eles podem infectar outras pessoas durante a eliminação do vírus, o que não causa sintomas.

Em casos raros, o VEB contribui para o desenvolvimento de esclerose múltipla e vários tipos de câncer, como o linfoma de Burkitt e alguns cânceres do nariz e da garganta (câncer de nasofaringe). Acredita-se que determinados genes virais alteram o ciclo de crescimento das células infectadas e as transformam em cancerosas. O VEB não causa a síndrome da fadiga crônica, como se suspeitava antes.
Sintomas de mononucleose infecciosa


Na maioria das crianças com menos de 5 anos de idade, a infecção não provoca sintomas. Em adolescentes e adultos, ele pode ou não causar mononucleose infecciosa.

Acredita-se que o tempo normal entre a infecção e o aparecimento dos sintomas seja de 30 a 50 dias. Esse intervalo é chamado de período de incubação.

Os quatro principais sintomas da mononucleose infecciosa por VEB são

Fadiga extrema

Febre

Inflamação da garganta

Linfonodos inchados
Mononucleose infecciosa que afeta a garganta

DR P. MARAZZI/SCIENCE PHOTO LIBRARY

Nem todas as pessoas afetadas apresentam os quatro sintomas. Geralmente, a infecção começa com uma sensação geral de indisposição (mal-estar) e febre baixa, seguidas de dor de garganta e/ou inchaço dos linfonodos. A fadiga é frequentemente grave e geralmente mais intensa durante as primeiras duas a três semanas, mas pode durar meses. A febre normalmente sobe aos 39,5 °C ao longo da tarde ou no início da noite. A garganta pode doer bastante e, por vezes, forma-se uma matéria semelhante a pus atrás dela. Mais comumente, os linfonodos do pescoço aumentam de tamanho, mas isso pode acontecer com qualquer gânglio linfático. Em algumas pessoas, o único sintoma manifestado são linfonodos inchados (às vezes erroneamente chamados “glândulas inchadas”).
Erupção causada pela mononucleose 

O baço aumenta de tamanho em aproximadamente 50% das pessoas com mononucleose infecciosa. Na maioria das pessoas infectadas, um aumento do baço provoca poucos sintomas ou nenhum; contudo, ele pode sofrer ruptura, principalmente se lesionado. A ruptura do baço traz risco à vida. O fígado também pode aumentar um pouco de tamanho. Às vezes, a área ao redor dos olhos fica inchada.

As erupções cutâneas se desenvolvem com pouca frequência. No entanto, as pessoas com infecção provocada por VEB que são tratadas com o antibiótico ampicilina podem ficar mais propensas a desenvolver uma erupção cutânea.

Outras complicações muito raras incluem convulsões, danos aos nervos, anomalias comportamentais, inflamação do cérebro (encefalite) ou dos tecidos que envolvem o cérebro (meningite), anemia e bloqueio das vias respiratórias pelos linfonodos aumentados.

Varia o tempo em que os sintomas duram. Após cerca de duas semanas, os sintomas diminuem e a maioria das pessoas pode retomar todas as suas atividades usuais. No entanto, o cansaço pode persistir durante várias semanas a mais e, por vezes, durante meses. Menos de 1% das pessoas morre, em geral devido a complicações como encefalite, ruptura do baço ou bloqueio das vias respiratórias.
Diagnóstico de mononucleose infecciosa


Um exame de sangue

Os sintomas da mononucleose infecciosa também podem surgir em muitas outras infecções virais ou bacterianas. Portanto, a mononucleose infecciosa muitas vezes não é reconhecida. No entanto, linfonodos inchados, principalmente no pescoço, sugerem fortemente mononucleose infecciosa.

Geralmente, um exame de sangue simples, conhecido como teste de anticorpos heterófilos ou teste por monospot é feito para confirmar o diagnóstico. Esse teste pode, às vezes, ser negativo no início da doença em adolescentes e adultos e, se os médicos tiverem forte suspeita da infecção, eles podem repetir o teste cerca de uma semana mais tarde. Esse teste é muito menos confiável e, com frequência, negativo em crianças pequenas com mononucleose infecciosa. Um teste alternativo para confirmar o diagnóstico é um exame de sangue de anticorpo específico para VEB. (Os anticorpos são produzidos pelo sistema imunológico para defesa contra um agressor específico, incluindo o VEB).

Muitas vezes, um hemograma completo também é feito. Encontrar muitos glóbulos brancos mononucleares característicos (linfócitos anômalos) pode ser a primeira pista para o diagnóstico da mononucleose infecciosa.
Tratamento de mononucleose infecciosa


Inicialmente repouso


Analgésicos


Às vezes, corticosteroides para certas complicações.

Não existe tratamento específico.

Pessoas com mononucleose infecciosa são incentivadas a fazer repouso durante uma ou duas semanas, enquanto os sintomas forem graves. Depois de cerca de duas semanas, elas podem ficar mais ativas. Todavia, devido ao risco de ruptura do baço, deve-se evitar esportes de contato e levantamento de peso pelo menos por um mês, até que os médicos confirmem por exame ou às vezes por ultrassonografia que o baço voltou ao tamanho normal.

A febre e as dores podem ser tratadas com paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs, como aspirina ou ibuprofeno). No entanto, a aspirina não deve ser dada a crianças devido ao pequeno risco de que possa causar síndrome de Reye, que pode ser fatal.

Algumas complicações, como uma inflamação considerável das vias respiratórias, são tratadas com corticosteroides.

Os antivirais atualmente disponíveis têm pouco efeito sobre os sintomas da mononucleose infecciosa e não devem ser usados.



Test your KnowledgeTake a Quiz!


Sobre
Isenção de Responsabilidade
Preferências de cookies




Direitos autorais© 2025Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.










sábado, 23 de agosto de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Antes de ser castigado, eu andava desviado, mas agora obedeço à tua palavra" (Salmos 119:67)


A prosperidade tende a deixar as pessoas orgulhosas e autossuficientes. Não achamos que precisamos de Deus quando temos salário, carreira, investimentos, casa, saúde e nossa família. Mas quando vamos à falência, ou um mercado de ações cai, ou perdemos nossos bens, o melhor é voltarmos para Deus e sermos lembrados do que realmente importa. Nem sempre deveríamos ter tanto medo da adversidade, porque muitas vezes é em tempos de prosperidade que nos esquecemos de Deus.

Quando os israelitas estavam prontos para entrar na Terra Prometida, Deus lhes disse: "com casas cheias de tudo que há de melhor, de coisas que vocês não produziram, com cisternas que vocês não cavaram, com vinhas e oliveiras que não plantaram. Quando isso acontecer, e vocês comerem e ficarem satisfeitos, tenham cuidado! Não esqueçam o Senhor que os tirou do Egito, da terra da escravidão" (Deuteronômio 6:11-12).

Antes deste ponto, Israel havia vagado no deserto por quarenta anos. Eles eram completamente dependentes de Deus para tudo. Todos os dias, quando saiam de suas tendas, havia maná esperando por eles como o jornal da manhã. Eles comiam no café da manhã, almoço e jantar, como o peru de Natal que é requentado várias vezes. Era a refeição que vinha do Céu. Deus também os guiou pelo deserto com uma nuvem durante o dia e um clarão de fogo à noite. Eles tinham que olhar para o Senhor constantemente.

Mas então Deus os trouxe à beira da Terra Prometida, onde podiam ver colinas verdes exuberantes e rios fluindo. Eles podiam ver frutas de tamanhos que nunca tinham sido visto antes. E mal podiam esperar para entrar. E assim Deus disse: "Agora cuidado, porque quando vocês chegarem lá, correm o risco de me esquecer."

Quando o sofrimento nos atinge, quando a tragédia acontece, quando vem a tribulação, oramos, e oramos muito! A adversidade nos nivela e nos mantém humildes. E Deus pode usar a adversidade para nos aproximar Dele.

sexta-feira, 22 de agosto de 2025


Dicas

7 remédios caseiros para impingem
Atualizado em fevereiro 2024
Evidência científica


A levedura de cerveja, o repolho, o alecrim-pimenta, o vinagre de maçã, a infusão de tomilho e alecrim, o óleo de coco e o óleo essencial de melaleuca possuem propriedade antifúngica e, por isso, são ótimas opções de remédios caseiros para impingem, já que ajudam a eliminar o fungo e aliviar os sintomas de coceira, vermelhidão e descamação da pele.
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A impingem é um tipo de micose contagiosa causada por fungos presentes na pele e que leva ao aparecimento de manchas vermelhas na pele que descamam e podem coçar, e que podem ocorrer em qualquer parte do corpo, até mesmo no couro cabeludo. Saiba identificar os sintomas da impingem.



Os remédios caseiros para impingem são opções para complementar o tratamento recomendado pelo médico, sendo importante seguir as orientações indicadas pelo dermatologista.
Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
1. Levedura de cerveja

A levedura de cerveja aumenta a imunidade do organismo e fortalece as defesas contra fungos e bactérias e, por isso, é capaz de eliminar mais rapidamente o fungo causador da doença. Conheça outros benefícios da levedura de cerveja.


Ingredientes1 colher de sopa de levedura de cerveja;
Água.

Modo de preparo

Misturar um pouco de água com uma colher de sopa de levedura de cerveja e beber tudo de uma vez. Esta mistura também pode ser adicionada a sopas ou massas. Este remédio caseiro tem a duração de 10 dias e deve ser tomado diariamente para obter mais rapidamente os resultados esperados
.
2. Repolho


O remédio caseiro para impingem com repolho ajuda a diminuir a coceira e manchas vermelhas no corpo provocadas pela infecção. O repolho tem ação anti-inflamatória, o que ajuda a controlar o aparecimento dos sintomas da impingem.

IngredientesFolhas de repolho.

Modo de preparo


Lavar muito bem as folhas de repolho e retirar os talos. Em seguida, amassar as folhas até formar uma pasta, espalhar esta pasta numa gaze e aplicar na região afetada. Deixar agir por 3 horas e, em seguida, lavar com água fria. Repetir o tratamento 3 a 4 vezes ao dia até que as manchas na pele desapareçam.

3. Alecrim-pimenta

O alecrim-pimenta possui potentes propriedades antifúngicas, sendo uma ótima opção para utilizar durante o banho e eliminar mais rapidamente o fungo responsável pela impingem.


Ingredientes4 folhas de alecrim-pimenta;
1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar o alecrim-pimenta na água fervente e deixar repousar por cerca de 6 horas. Depois, coar a mistura e utilizar a água para lavar a região afetada 2 a 3 vezes por dia, até que os sintomas desapareçam.

4. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é outra boa opção de remédio caseiro para impingem pois por ser uma substância ácida, ajuda a eliminar fungos que causam a impingem, além de ter ação anti-inflamatória, aliviando os sintomas de coceira, vermelhidão e inchaço na pele.

Ingredientes1 colher (de sopa) de vinagre de maçã;
1 copo de água.

Modo de preparo

Diluir o vinagre de maçã no copo de água e misturar bem. Colocar um pouco dessa essa solução em um pedaço de algodão e passar na pele afetada. Deixar agir por 5 a 20 segundos e lavar a pele. Pode-se repetir essa aplicação por até 3 vezes por dia.


5. Óleo essencial de melaleuca

O óleo de melaleuca, ou tea tree, é rico em substâncias com ação antifúngica e anti-inflamatória, como terpineno e cineol, que ajudam a combater os sintomas da impingem como coceira, descamação, vermelhidão ou inchaço da pele.

Ingredientes5 gotas de óleo essencial de melaleuca;
2 colheres (de sopa) de óleo de côco, amêndoa doce ou azeite.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e passar na pele afetada 3 vezes ao dia por no máximo 6 dias seguidos.

Antes de aplicar o óleo de melaleuca na pele afetada, deve-se verificar se possui alergia a esse óleo e, por isso, é recomendado passar uma gota do óleo de melaleuca na pele do dorso da mão. Caso surjam sintomas de alergia como vermelhidão, coceira, inchaço ou formação de pequenas bolhas na mão, deve-se lavar a pele e não usar o óleo de melaleuca como remédio caseiro para impingem.

O óleo de melaleuca não deve ser usado por mulheres grávidas.

6. Infusão de tomilho e alecrim

A infusão de tomilho e alecrim é rica em substâncias antifúngicas como timol, carvacrol e cânfora, que agem impedindo a multiplicação de fungos, ajudando a reduzir a coceira na pele, descamação e vermelhidão, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para a impingem.

Ingredientes700 mL de água;
2 colheres de chá de tomilho seco;
2 colheres de chá de alecrim seco.

Modo de preparo



Ferver a água com o tomilho e o alecrim por 20 minutos. Coar a infusão, deixar esfriar e passar na região da pele com impingem 2 vezes por dia. Esta infusão também pode ser usada nos casos de micose nas unhas. Veja outras opções de remédios caseiros para micose nas unhas.

A infusão de tomilho e alecrim não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação.
7. Óleo de coco

O óleo de coco tem propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, que ajudam a eliminar os fungos que causam a impingem, principalmente no couro cabeludo, sendo uma boa opção de remédio caseiro para aliviar os sintomas de descamação ou coceira no couro cabeludo.

Ingredientes2 colheres (de sopa) de óleo de côco.

Modo de preparo

Aquecer o óleo de côco no micro-ondas ou no fogão até que esteja completamente derretido. Esperar amornar e aplicar no couro cabeludo na região afetada pela impingem 2 a 3 vezes ao dia.

Outra opção é adicionar o óleo de côco no condicionador para usar após lavar os cabelos.



O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.Endereço: Rua Voluntários da Pátria, n° 138, Bloco 01, Loja 201 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22270-010



sábado, 16 de agosto de 2025

📖 Palavra para meditação

 "[Deus] que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações" (2 Coríntios 1:4)


"O sucesso constrói paredes, mas o fracasso constrói pontes". Às vezes, quando dizemos a alguém como nos está tudo indo bem, isso não os ajuda em nada. Dizemos: “Cara, as coisas estão indo muito bem para mim. Acabei de receber uma promoção, vamos comprar uma casa maior e as crianças foram aprovadas nas melhores universidades.” Se apenas umas dessas coisas tiver acontecido de forma inversa para esse amigo, uma parede acabou de ser levantada entre vocês.

Mas quando alguém diz: “Ore por mim. Estou sofrendo agora. Tenho um problema. Acabei de receber más notícias do médico”, o seu coração está com ele. Você se importa. Você quer ajudá-lo. E você deve. Vivemos em um mundo de dor e mágoa. Todo mundo tem alguma dor ou mágoa. E devemos estender a mão para outras pessoas que estão sofrendo.

Quando passamos por adversidades, podemos ajudar outras pessoas que também estão passando por elas. O apóstolo Paulo escreveu: “[Deus] que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações” (2 Coríntios 1:4). Deus permite que passemos pela adversidade, para que tenhamos uma nova compaixão pelos que sofrem.

Desde que nosso filho Christopher foi para o Céu, Deus me deu uma base para trazer conforto aos outros que Ele trouxe para mim. Tantas pessoas magoadas me escreveram e conversaram comigo. E há alguns que dizem que não teriam me ouvido antes. Agradeço a Deus por isso. Mas estou feliz por tudo isso ter acontecido para que eu possa ter este novo ministério? Não. Estou feliz, entretanto, que Deus possa tirar algum bem e algum conforto dessa dor.

sexta-feira, 15 de agosto de 2025


Leitura da Bíblia continua 



GRATIDÃO SENHOR por hoje estarmos iniciando a leitura de mais um livro 📕 


Jeremias 1

Jeremias 2

Jeremias 3 


Louvado seja Deus 🙏

 LIVRO DO PROFETA JEREMIAS


AUTOR: O profeta Jeremias. Seu nome significa CRIADO PELO SENHOR.


TEMA PRINCIPAL:

O julgamento está por vir . O pecado atrai os julgamentos divinos, mas, se o Seu povo se arrepender, Ele lhes perdoará, e o julgamento sobre a nação será temporariamente adiado.


Boa leitura 🙏

Reflexão

 



No caminho do despertar, há encontros que iluminam... e despedidas silenciosas que também fazem parte da jornada.

À medida que nos aproximamos de nossa essência verdadeira, algo inevitável acontece: começamos a perceber que certas conexões já não vibram na mesma frequência.

E isso pode ser doloroso — especialmente quando envolve amigos que fizeram parte de nossa história.

É comum surgir a dúvida:

“Se estou trilhando um caminho de amor, por que me afastar de quem amo?”

A resposta não vem do ego ou da razão, mas de uma sabedoria mais elevada, que sussurra com compaixão:

“Filho, o amor verdadeiro não exige presença constante. A caridade começa dentro de ti. Não é egoísmo preservar tua energia — é sabedoria. Cada ser tem seu tempo de despertar, e o teu agora pede silêncio, leveza e cura.”

Manter-se em ambientes ou relações que vibram abaixo do que você hoje já consegue sustentar pode criar um ciclo sutil de exaustão energética.

Isso não significa que você não ama mais. Significa que seu campo está pedindo espaço para crescer, florescer, respirar.

O afastamento, quando feito com amor, é um gesto de respeito — por você e pelo outro.

Você pode orar, enviar luz, manter a gratidão pelas partilhas passadas... sem permanecer em lugares que drenam sua alma.

Com o tempo, novos encontros surgem.

Almas que ressoam com sua luz atual. Pessoas que caminham ao seu lado com verdade, com desejo mútuo de evolução, com conversas que curam, com presença que nutre.

E sim, haverá críticas.

Alguns poderão te chamar de arrogante, de obsessivo, de “espiritual demais”. Outros se afastarão, magoados por não compreenderem a sua transformação. Mas isso também é parte do processo de soltar.

Siga em frente, com confiança.

Cada um tem uma missão espiritual — e a sua, talvez, esteja pedindo um mergulho mais profundo no sagrado que habita em você.

📖 Palavra para meditação

 "Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?" (1 Coríntios 6:19)


De vez em quando vejo um daqueles adesivos que dizem: Deus é meu copiloto. Parece bom, mas a verdade é que Deus não quer ser o seu ou o meu copiloto. Ele nem nos quer na cabine. Deus quer estar no controle.

Ele é o pastor e nós as ovelhas. Ele é o Oleiro e nós somos o barro. Ele é o mestre e nós os servos. Somos propriedade de Jesus Cristo e nos tornamos isso quando colocamos a nossa fé Nele. Como nos diz 1 Coríntios 6:20: “Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.”

Um servo possui muito pouco ou quase nada. Como servos de Deus, precisamos perceber que tudo o que temos foi emprestado por Ele: as nossas vidas, a nossa saúde, a nossa carreira, o nosso ministério, as nossas posses, os nossos filhos, o nosso futuro... tudo pertence a Deus.

Nosso objetivo não é descobrir como Deus pode abençoar os nossos sonhos, ambições e metas. Em vez disso, é encontrar o Seu objetivo, o Seu propósito e nos alinhar com isso. Por quê? Porque somos Seus servos.

Gostamos dos benefícios extras por ser seguidores de Jesus. Mas e quanto ao fato de sermos Seus servos?

Jesus contou uma parábola em Lucas 17 sobre servos que receberam uma tarefa a cumprir. No final da história, Ele disse: “Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que lhes for ordenado, devem dizer: ‘Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever’" (versículo 10).

Os verdadeiros servos de Jesus querem fazer o que Deus deseja que eles façam. Estão apenas cumprindo o seu dever como servos do Senhor.

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Reflexão



Lâmpadas acesas atraem insetos.

Quanto mais você brilha, mais visível você se torna,e isso não atrai só pessoas boas. Atrai bajuladores, manipuladores, oportunistas… gente que quer se aproveitar da luz, não caminhar com você em verdade.


O problema não é atrair. O problema é decidir com o emocional ferido ou a mente distraída.


Relacionamentos por afeto mal resolvido, sociedades por carência, alianças por medo da rejeição… Tudo isso revela um cativeiro emocional. E quem está cativo por dentro não consegue avançar por fora.


E se for preciso, apague a lâmpada por um tempo.

Recolha-se. Busque direção. Alinhe suas emoções. Porque o brilho certo precisa da proteção certa.


O desbloqueio emocional te dá condição de viver o seu propósito.

Porque o que Deus fará em você é maior do que o que Ele fará através de você.



Pastora Fabiana Pires

Reflexão


 

Vivemos mergulhados em um campo sutil de energia onde cada palavra que dizemos e cada pensamento que cultivamos deixa uma marca. Nada é neutro. Nada é em vão. A forma como nos expressamos — por dentro e por fora — tece silenciosamente o tecido do nosso destino.


Palavras não são apenas sons. São códigos de energia, sementes lançadas no solo invisível da realidade. Elas podem acolher ou afastar, curar ou ferir, abrir portas ou erguer muros. Falar é um ato criativo — e, por isso, também um ato de responsabilidade. Quando escolhemos palavras que emanam gratidão, compaixão ou coragem, elevamos não apenas a vibração à nossa volta, mas também a nossa própria frequência interior.


Pensamentos, por sua vez, são como correntes silenciosas moldando o nosso fluxo emocional. Aquilo que pensamos repetidamente se transforma em crenças, e essas crenças se tornam o alicerce de nossas escolhas, atitudes e caminhos. Pensamentos sombrios nos acorrentam ao medo. Pensamentos luminosos nos conduzem à liberdade.


Por isso, mente e palavra são ferramentas sagradas. E como todo instrumento poderoso, pedem consciência. A vida que vivemos lá fora começa no diálogo que mantemos aqui dentro.


Você já se perguntou que realidade está construindo com o que pensa e diz? Porque, no fundo, não é o acaso que guia os nossos passos — é a energia que escolhemos emitir a cada instante.


Que suas palavras sejam pontes. Que seus pensamentos sejam terra fértil. E que, com ambos, você possa criar uma vida mais desperta, alinhada e cheia de propósito.