quarta-feira, 10 de setembro de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio" (Hebreus 3:14)


O grande evangelista Billy Sunday disse que o problema de muita gente é tratar o pecado como se fosse um profiterole de creme em vez de uma cascavel.

Você já viu algum filhotinho de cascavel? Ele até que é meio bonitinho. Tem um corpo de cobra pequenininho, um chocalhozinho e presas miudinhas. Alguém pode olhar e até dizer: "Olha só essa cascavelzinha! É tão bonitinha!"

Deixe-me dizer-lhe uma coisa sobre a tal cascavelzinha. Ela pode ser menor em tamanho do que uma adulta, mas na verdade o veneno dela é mais potente, mais concentrado, que o de uma cascavel adulta. E se essa cascavelzinha lhe der uma mordidinha, você vai morrer rapidinho... se não for logo tratado por um médico.

Não se engane. O pecado é poderoso. É traiçoeiro. É enganador. Ele pode parecer muito atraente por fora. Já vi pessoas que deveriam saber disso, cristãs que caminhavam com o Senhor há anos e conheciam bem a Sua Palavra, caírem no pecado e serem ludibriadas por ele.

Devemos ter muito cuidado, especialmente quando se trata de pecados aparentemente pequenos para nós. Às vezes olhamos para algo e dizemos: "Não é grande coisa. É só um pecadinho. Certamente não trará muito dano à minha vida." A dinamite vem numa embalagem pequena, não se  esqueça.

Diz-nos Hebreus 3:12-14: "Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama 'hoje', de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado, pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio."

Devemos ter cuidado e não permitir que o pecado endureça o nosso coração.

sexta-feira, 5 de setembro de 2025


Você pode estar convidando escorpiões para sua casa: as 3 plantas que servem de ímã para o bicho

Em regiões com presença de escorpiões, a recomendação é evitar o cultivo dessas plantas e manter uma rotina rigorosa de poda, limpeza e inspeção



Laura VieiraRedatora


O escorpião é um dos animais mais perigosos e temidos pelos humanos. Traiçoeiros, uma picada desse aracnídeo, além de mega dolorida, pode ser fatal. Mas o que nem todo mundo sabe é que o jardim pode, sem querer, se transformar em um ambiente favorável para esses aracnídeos. Isso acontece porque existem algumas plantas que podem atrair a presença desse animal no jardim. Para que isso não aconteça, confira a seguir as 3 plantas que atraem esses animais e não devem de jeito nenhum ser cultivadas no quintal.


Em Xataka BrasilSe você tem essas plantas em casa, tem um tesouro: elas mantêm sua casa mais segura

1) Agave americana

A agrave americana é uma planta que acumula umidade, atraindo escorpiões.

A agave americana, popularmente conhecida como agave, pita ou piteira, é uma planta ornamental resistente, valorizada pelo por suas folhas longas e firmes. Porém, é justamente devido a estrutura em roseta e pelas bordas cheias de espinhos que essa espécie cria fendas perfeitas para abrigar escorpiões. A umidade que se acumula entre as bases das folhas atrai ainda mais esses animais já que os escorpiões gostam desse tipo de ambiente. Além disso, a limpeza é difícil, já que os espinhos afiados da planta dificultam a manutenção, favorecendo a permanência desses animais sem que sejam notados.

2) Hera trepadeira
Apesar de trazer mais cor e beleza para o ambiente, a hera trepadeira deve ser evitada em região com alta incidência de escorpiões.

A hera trepadeira, com nome científico de hedera helix, é uma plantinha bastante cultivada em muros e paredes, pois cria uma cobertura verde densa e atraente. O problema é que sua folhagem espessa mantém a umidade e oferece sombra constante, características que atraem escorpiões. Além disso, esse tipo de vegetação abriga insetos como grilos e baratas, que servem de alimento para os escorpiões, se tornando o esconderijo perfeito para eles. Outro fator que contribui para a atração desse aracnídeo é a poda e a inspeção da hera, que são complicadas, o que facilita ainda mais que ele se instale na planta sem ser percebido.

3) Bromélias
As bromélias são plantas lindas, mas também são o esconderijo perfeito para escorpiões.

Muito apreciadas em jardins, as bromélias chamam atenção pela beleza e coloração, mas são arriscadas por atrair animais como o escorpião. As folhas em roseta acumulam água, criando pequenos reservatórios naturais, se tornando um atrativo para mosquitos, baratas e grilos, presas que, por sua vez, atraem escorpiões. Além da oferta de alimento, a estrutura da planta garante proteção contra predadores, funcionando como um abrigo para esses animais.


quinta-feira, 28 de agosto de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: 'Quem enviarei? Quem irá por nós?' E eu respondi: 'Eis-me aqui. Envia-me!'" (Isaías 6:8)


Honestamente, acho que a razão pela qual muitos cristãos não estão compartilhando a sua fé é porque eles realmente não se importam. A atitude deles é: "Olha, nós estamos garantidos. Esse problema é seu."

Muitas pessoas não querem ser incomodadas com esse assunto. Elas simplesmente não se importam. Escutam tanto sobre a necessidade de evangelização e ouvem sermões sobre como compartilhar a sua fé com os outros. Inclusive muitos projetos são desenvolvidos para mobilizar a igreja a fazê-lo. Mas tudo isso não tem importância se nós, como cristãos, não temos em mente um principio básico: um fardo e uma preocupação.

O grande pregador britânico C. H. Spurgeon disse: "O Espírito Santo irá movê-los, movendo primeiramente você. Se você pode descansar sem que eles sejam salvos, eles vão descansar também. Mas se você está agoniado e não pode suportar o fato deles estarem perdidos sem Cristo, você logo vai descobrir que eles estão inquietos também. Espero que você chegue em tal estágio de sonhar com o seu filho, ou seu ouvinte, perecer por falta de Cristo, e começar de uma vez a clamar: 'Ó Deus, me dê convertidos, ou eu morro.' Então você terá convertidos."

Temos que nos importar.

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: 'É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus'." (Atos 14:22)


Sem dúvida, a maior vida que há para se viver é a vida cristã. Por quê? Porque Deus tira uma vida que era vazia, sem objetivo e, o pior de tudo, dirigida a um certo julgamento, dá uma reviravolta nela e a transforma. Ele nos perdoa de todos os nossos pecados. E como se isso não bastasse, Ele coloca a justiça de Cristo em nossa conta bancária espiritual.

Ele remove toda a nossa culpa, preenche o vazio em nossas vidas e literalmente passa a residir dentro de nós. E o mais importante: Ele muda o nosso destino eterno de um lugar chamado morte para um lugar chamado vida.

Embora seja verdade que Deus remova muitos problemas que tínhamos antes, um novo conjunto de problemas os substitui. Porque no dia em que colocamos a nossa confiança em Jesus Cristo, entramos na batalha. É por isso que o apóstolo Paulo disse: “Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus (2 Timóteo 2:3).

O problema é que alguns creram no que podemos descrever como um evangelho diluído, que promete perdão, mas raramente fala às pessoas sobre a necessidade de se arrependerem de seus pecados, que promete paz, mas nunca alerta sobre perseguição, que diz que Deus quer que sejamos saudáveis ​​e ricos e nunca tenhamos problemas para falar. Mas esse não é o evangelho do Novo Testamento. Não podemos tirar férias do sofrimento e da tragédia humana.

Não estou sugerindo que Deus deseja que sejamos doentes, pobres e miseráveis. Não estou nem dizendo que Deus não quer que sejamos felizes, porque acredito que a felicidade virá se verdadeiramente seguirmos ao Senhor. Mas é um benefício adicional. A essência da vida cristã é conhecer a Deus e andar com Ele. E Deus, apesar da pior tragédia, pode tirar o bem do mal.

Mononucleose infecciosa


(infecção pelo vírus Epstein-Barr [VEB]; mono)
PorKenneth M. Kaye, MD, Harvard Medical School


VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

O vírus Epstein-Barr é o agente que está na origem de algumas doenças, entre as quais a mononucleose infecciosa.

O vírus é transmitido através do beijo.
Os sintomas variam, mas os mais comuns são cansaço extremo, febre, dor de garganta e aumento dos linfonodos.


Podem ser feitos exames de sangue para confirmar o diagnóstico.


Acetaminofeno e medicamentos anti-inflamatórios não esteroides podem ajudar a aliviar a febre e a dor.

A infecção pelo vírus Epstein-Barr (VEB) é muito comum. O VEB é um tipo de herpesvírus chamado herpesvírus 4. Nos Estados Unidos, cerca de 50% de todas as crianças com 5 anos de idade e mais de 90% dos adultos tiveram uma infecção pelo VEB.

A maioria das infecções por VEB não causa nenhum sintoma. A mononucleose infecciosa geralmente se desenvolve em adolescentes e adultos jovens que são infectados pelo VEB. O seu nome deve-se à presença de grandes números de um certo tipo de glóbulo branco (células mononucleares) na corrente sanguínea. Os adolescentes e os adultos jovens costumam contrair a mononucleose infecciosa ao beijar alguém infectado pelo VEB.

Após a infecção inicial, o VEB, como outros herpesvírus, permanece no organismo, principalmente nos glóbulos brancos do sangue, durante toda a vida. Os infectados podem eliminar o vírus periodicamente na saliva. Eles podem infectar outras pessoas durante a eliminação do vírus, o que não causa sintomas.

Em casos raros, o VEB contribui para o desenvolvimento de esclerose múltipla e vários tipos de câncer, como o linfoma de Burkitt e alguns cânceres do nariz e da garganta (câncer de nasofaringe). Acredita-se que determinados genes virais alteram o ciclo de crescimento das células infectadas e as transformam em cancerosas. O VEB não causa a síndrome da fadiga crônica, como se suspeitava antes.
Sintomas de mononucleose infecciosa


Na maioria das crianças com menos de 5 anos de idade, a infecção não provoca sintomas. Em adolescentes e adultos, ele pode ou não causar mononucleose infecciosa.

Acredita-se que o tempo normal entre a infecção e o aparecimento dos sintomas seja de 30 a 50 dias. Esse intervalo é chamado de período de incubação.

Os quatro principais sintomas da mononucleose infecciosa por VEB são

Fadiga extrema

Febre

Inflamação da garganta

Linfonodos inchados
Mononucleose infecciosa que afeta a garganta

DR P. MARAZZI/SCIENCE PHOTO LIBRARY

Nem todas as pessoas afetadas apresentam os quatro sintomas. Geralmente, a infecção começa com uma sensação geral de indisposição (mal-estar) e febre baixa, seguidas de dor de garganta e/ou inchaço dos linfonodos. A fadiga é frequentemente grave e geralmente mais intensa durante as primeiras duas a três semanas, mas pode durar meses. A febre normalmente sobe aos 39,5 °C ao longo da tarde ou no início da noite. A garganta pode doer bastante e, por vezes, forma-se uma matéria semelhante a pus atrás dela. Mais comumente, os linfonodos do pescoço aumentam de tamanho, mas isso pode acontecer com qualquer gânglio linfático. Em algumas pessoas, o único sintoma manifestado são linfonodos inchados (às vezes erroneamente chamados “glândulas inchadas”).
Erupção causada pela mononucleose 

O baço aumenta de tamanho em aproximadamente 50% das pessoas com mononucleose infecciosa. Na maioria das pessoas infectadas, um aumento do baço provoca poucos sintomas ou nenhum; contudo, ele pode sofrer ruptura, principalmente se lesionado. A ruptura do baço traz risco à vida. O fígado também pode aumentar um pouco de tamanho. Às vezes, a área ao redor dos olhos fica inchada.

As erupções cutâneas se desenvolvem com pouca frequência. No entanto, as pessoas com infecção provocada por VEB que são tratadas com o antibiótico ampicilina podem ficar mais propensas a desenvolver uma erupção cutânea.

Outras complicações muito raras incluem convulsões, danos aos nervos, anomalias comportamentais, inflamação do cérebro (encefalite) ou dos tecidos que envolvem o cérebro (meningite), anemia e bloqueio das vias respiratórias pelos linfonodos aumentados.

Varia o tempo em que os sintomas duram. Após cerca de duas semanas, os sintomas diminuem e a maioria das pessoas pode retomar todas as suas atividades usuais. No entanto, o cansaço pode persistir durante várias semanas a mais e, por vezes, durante meses. Menos de 1% das pessoas morre, em geral devido a complicações como encefalite, ruptura do baço ou bloqueio das vias respiratórias.
Diagnóstico de mononucleose infecciosa


Um exame de sangue

Os sintomas da mononucleose infecciosa também podem surgir em muitas outras infecções virais ou bacterianas. Portanto, a mononucleose infecciosa muitas vezes não é reconhecida. No entanto, linfonodos inchados, principalmente no pescoço, sugerem fortemente mononucleose infecciosa.

Geralmente, um exame de sangue simples, conhecido como teste de anticorpos heterófilos ou teste por monospot é feito para confirmar o diagnóstico. Esse teste pode, às vezes, ser negativo no início da doença em adolescentes e adultos e, se os médicos tiverem forte suspeita da infecção, eles podem repetir o teste cerca de uma semana mais tarde. Esse teste é muito menos confiável e, com frequência, negativo em crianças pequenas com mononucleose infecciosa. Um teste alternativo para confirmar o diagnóstico é um exame de sangue de anticorpo específico para VEB. (Os anticorpos são produzidos pelo sistema imunológico para defesa contra um agressor específico, incluindo o VEB).

Muitas vezes, um hemograma completo também é feito. Encontrar muitos glóbulos brancos mononucleares característicos (linfócitos anômalos) pode ser a primeira pista para o diagnóstico da mononucleose infecciosa.
Tratamento de mononucleose infecciosa


Inicialmente repouso


Analgésicos


Às vezes, corticosteroides para certas complicações.

Não existe tratamento específico.

Pessoas com mononucleose infecciosa são incentivadas a fazer repouso durante uma ou duas semanas, enquanto os sintomas forem graves. Depois de cerca de duas semanas, elas podem ficar mais ativas. Todavia, devido ao risco de ruptura do baço, deve-se evitar esportes de contato e levantamento de peso pelo menos por um mês, até que os médicos confirmem por exame ou às vezes por ultrassonografia que o baço voltou ao tamanho normal.

A febre e as dores podem ser tratadas com paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs, como aspirina ou ibuprofeno). No entanto, a aspirina não deve ser dada a crianças devido ao pequeno risco de que possa causar síndrome de Reye, que pode ser fatal.

Algumas complicações, como uma inflamação considerável das vias respiratórias, são tratadas com corticosteroides.

Os antivirais atualmente disponíveis têm pouco efeito sobre os sintomas da mononucleose infecciosa e não devem ser usados.



Test your KnowledgeTake a Quiz!


Sobre
Isenção de Responsabilidade
Preferências de cookies




Direitos autorais© 2025Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.










sábado, 23 de agosto de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Antes de ser castigado, eu andava desviado, mas agora obedeço à tua palavra" (Salmos 119:67)


A prosperidade tende a deixar as pessoas orgulhosas e autossuficientes. Não achamos que precisamos de Deus quando temos salário, carreira, investimentos, casa, saúde e nossa família. Mas quando vamos à falência, ou um mercado de ações cai, ou perdemos nossos bens, o melhor é voltarmos para Deus e sermos lembrados do que realmente importa. Nem sempre deveríamos ter tanto medo da adversidade, porque muitas vezes é em tempos de prosperidade que nos esquecemos de Deus.

Quando os israelitas estavam prontos para entrar na Terra Prometida, Deus lhes disse: "com casas cheias de tudo que há de melhor, de coisas que vocês não produziram, com cisternas que vocês não cavaram, com vinhas e oliveiras que não plantaram. Quando isso acontecer, e vocês comerem e ficarem satisfeitos, tenham cuidado! Não esqueçam o Senhor que os tirou do Egito, da terra da escravidão" (Deuteronômio 6:11-12).

Antes deste ponto, Israel havia vagado no deserto por quarenta anos. Eles eram completamente dependentes de Deus para tudo. Todos os dias, quando saiam de suas tendas, havia maná esperando por eles como o jornal da manhã. Eles comiam no café da manhã, almoço e jantar, como o peru de Natal que é requentado várias vezes. Era a refeição que vinha do Céu. Deus também os guiou pelo deserto com uma nuvem durante o dia e um clarão de fogo à noite. Eles tinham que olhar para o Senhor constantemente.

Mas então Deus os trouxe à beira da Terra Prometida, onde podiam ver colinas verdes exuberantes e rios fluindo. Eles podiam ver frutas de tamanhos que nunca tinham sido visto antes. E mal podiam esperar para entrar. E assim Deus disse: "Agora cuidado, porque quando vocês chegarem lá, correm o risco de me esquecer."

Quando o sofrimento nos atinge, quando a tragédia acontece, quando vem a tribulação, oramos, e oramos muito! A adversidade nos nivela e nos mantém humildes. E Deus pode usar a adversidade para nos aproximar Dele.

sexta-feira, 22 de agosto de 2025


Dicas

7 remédios caseiros para impingem
Atualizado em fevereiro 2024
Evidência científica


A levedura de cerveja, o repolho, o alecrim-pimenta, o vinagre de maçã, a infusão de tomilho e alecrim, o óleo de coco e o óleo essencial de melaleuca possuem propriedade antifúngica e, por isso, são ótimas opções de remédios caseiros para impingem, já que ajudam a eliminar o fungo e aliviar os sintomas de coceira, vermelhidão e descamação da pele.
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A impingem é um tipo de micose contagiosa causada por fungos presentes na pele e que leva ao aparecimento de manchas vermelhas na pele que descamam e podem coçar, e que podem ocorrer em qualquer parte do corpo, até mesmo no couro cabeludo. Saiba identificar os sintomas da impingem.



Os remédios caseiros para impingem são opções para complementar o tratamento recomendado pelo médico, sendo importante seguir as orientações indicadas pelo dermatologista.
Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
1. Levedura de cerveja

A levedura de cerveja aumenta a imunidade do organismo e fortalece as defesas contra fungos e bactérias e, por isso, é capaz de eliminar mais rapidamente o fungo causador da doença. Conheça outros benefícios da levedura de cerveja.


Ingredientes1 colher de sopa de levedura de cerveja;
Água.

Modo de preparo

Misturar um pouco de água com uma colher de sopa de levedura de cerveja e beber tudo de uma vez. Esta mistura também pode ser adicionada a sopas ou massas. Este remédio caseiro tem a duração de 10 dias e deve ser tomado diariamente para obter mais rapidamente os resultados esperados
.
2. Repolho


O remédio caseiro para impingem com repolho ajuda a diminuir a coceira e manchas vermelhas no corpo provocadas pela infecção. O repolho tem ação anti-inflamatória, o que ajuda a controlar o aparecimento dos sintomas da impingem.

IngredientesFolhas de repolho.

Modo de preparo


Lavar muito bem as folhas de repolho e retirar os talos. Em seguida, amassar as folhas até formar uma pasta, espalhar esta pasta numa gaze e aplicar na região afetada. Deixar agir por 3 horas e, em seguida, lavar com água fria. Repetir o tratamento 3 a 4 vezes ao dia até que as manchas na pele desapareçam.

3. Alecrim-pimenta

O alecrim-pimenta possui potentes propriedades antifúngicas, sendo uma ótima opção para utilizar durante o banho e eliminar mais rapidamente o fungo responsável pela impingem.


Ingredientes4 folhas de alecrim-pimenta;
1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar o alecrim-pimenta na água fervente e deixar repousar por cerca de 6 horas. Depois, coar a mistura e utilizar a água para lavar a região afetada 2 a 3 vezes por dia, até que os sintomas desapareçam.

4. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é outra boa opção de remédio caseiro para impingem pois por ser uma substância ácida, ajuda a eliminar fungos que causam a impingem, além de ter ação anti-inflamatória, aliviando os sintomas de coceira, vermelhidão e inchaço na pele.

Ingredientes1 colher (de sopa) de vinagre de maçã;
1 copo de água.

Modo de preparo

Diluir o vinagre de maçã no copo de água e misturar bem. Colocar um pouco dessa essa solução em um pedaço de algodão e passar na pele afetada. Deixar agir por 5 a 20 segundos e lavar a pele. Pode-se repetir essa aplicação por até 3 vezes por dia.


5. Óleo essencial de melaleuca

O óleo de melaleuca, ou tea tree, é rico em substâncias com ação antifúngica e anti-inflamatória, como terpineno e cineol, que ajudam a combater os sintomas da impingem como coceira, descamação, vermelhidão ou inchaço da pele.

Ingredientes5 gotas de óleo essencial de melaleuca;
2 colheres (de sopa) de óleo de côco, amêndoa doce ou azeite.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e passar na pele afetada 3 vezes ao dia por no máximo 6 dias seguidos.

Antes de aplicar o óleo de melaleuca na pele afetada, deve-se verificar se possui alergia a esse óleo e, por isso, é recomendado passar uma gota do óleo de melaleuca na pele do dorso da mão. Caso surjam sintomas de alergia como vermelhidão, coceira, inchaço ou formação de pequenas bolhas na mão, deve-se lavar a pele e não usar o óleo de melaleuca como remédio caseiro para impingem.

O óleo de melaleuca não deve ser usado por mulheres grávidas.

6. Infusão de tomilho e alecrim

A infusão de tomilho e alecrim é rica em substâncias antifúngicas como timol, carvacrol e cânfora, que agem impedindo a multiplicação de fungos, ajudando a reduzir a coceira na pele, descamação e vermelhidão, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para a impingem.

Ingredientes700 mL de água;
2 colheres de chá de tomilho seco;
2 colheres de chá de alecrim seco.

Modo de preparo



Ferver a água com o tomilho e o alecrim por 20 minutos. Coar a infusão, deixar esfriar e passar na região da pele com impingem 2 vezes por dia. Esta infusão também pode ser usada nos casos de micose nas unhas. Veja outras opções de remédios caseiros para micose nas unhas.

A infusão de tomilho e alecrim não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação.
7. Óleo de coco

O óleo de coco tem propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, que ajudam a eliminar os fungos que causam a impingem, principalmente no couro cabeludo, sendo uma boa opção de remédio caseiro para aliviar os sintomas de descamação ou coceira no couro cabeludo.

Ingredientes2 colheres (de sopa) de óleo de côco.

Modo de preparo

Aquecer o óleo de côco no micro-ondas ou no fogão até que esteja completamente derretido. Esperar amornar e aplicar no couro cabeludo na região afetada pela impingem 2 a 3 vezes ao dia.

Outra opção é adicionar o óleo de côco no condicionador para usar após lavar os cabelos.



O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.Endereço: Rua Voluntários da Pátria, n° 138, Bloco 01, Loja 201 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22270-010



sábado, 16 de agosto de 2025

📖 Palavra para meditação

 "[Deus] que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações" (2 Coríntios 1:4)


"O sucesso constrói paredes, mas o fracasso constrói pontes". Às vezes, quando dizemos a alguém como nos está tudo indo bem, isso não os ajuda em nada. Dizemos: “Cara, as coisas estão indo muito bem para mim. Acabei de receber uma promoção, vamos comprar uma casa maior e as crianças foram aprovadas nas melhores universidades.” Se apenas umas dessas coisas tiver acontecido de forma inversa para esse amigo, uma parede acabou de ser levantada entre vocês.

Mas quando alguém diz: “Ore por mim. Estou sofrendo agora. Tenho um problema. Acabei de receber más notícias do médico”, o seu coração está com ele. Você se importa. Você quer ajudá-lo. E você deve. Vivemos em um mundo de dor e mágoa. Todo mundo tem alguma dor ou mágoa. E devemos estender a mão para outras pessoas que estão sofrendo.

Quando passamos por adversidades, podemos ajudar outras pessoas que também estão passando por elas. O apóstolo Paulo escreveu: “[Deus] que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações” (2 Coríntios 1:4). Deus permite que passemos pela adversidade, para que tenhamos uma nova compaixão pelos que sofrem.

Desde que nosso filho Christopher foi para o Céu, Deus me deu uma base para trazer conforto aos outros que Ele trouxe para mim. Tantas pessoas magoadas me escreveram e conversaram comigo. E há alguns que dizem que não teriam me ouvido antes. Agradeço a Deus por isso. Mas estou feliz por tudo isso ter acontecido para que eu possa ter este novo ministério? Não. Estou feliz, entretanto, que Deus possa tirar algum bem e algum conforto dessa dor.

sexta-feira, 15 de agosto de 2025


Leitura da Bíblia continua 



GRATIDÃO SENHOR por hoje estarmos iniciando a leitura de mais um livro 📕 


Jeremias 1

Jeremias 2

Jeremias 3 


Louvado seja Deus 🙏

 LIVRO DO PROFETA JEREMIAS


AUTOR: O profeta Jeremias. Seu nome significa CRIADO PELO SENHOR.


TEMA PRINCIPAL:

O julgamento está por vir . O pecado atrai os julgamentos divinos, mas, se o Seu povo se arrepender, Ele lhes perdoará, e o julgamento sobre a nação será temporariamente adiado.


Boa leitura 🙏

Reflexão

 



No caminho do despertar, há encontros que iluminam... e despedidas silenciosas que também fazem parte da jornada.

À medida que nos aproximamos de nossa essência verdadeira, algo inevitável acontece: começamos a perceber que certas conexões já não vibram na mesma frequência.

E isso pode ser doloroso — especialmente quando envolve amigos que fizeram parte de nossa história.

É comum surgir a dúvida:

“Se estou trilhando um caminho de amor, por que me afastar de quem amo?”

A resposta não vem do ego ou da razão, mas de uma sabedoria mais elevada, que sussurra com compaixão:

“Filho, o amor verdadeiro não exige presença constante. A caridade começa dentro de ti. Não é egoísmo preservar tua energia — é sabedoria. Cada ser tem seu tempo de despertar, e o teu agora pede silêncio, leveza e cura.”

Manter-se em ambientes ou relações que vibram abaixo do que você hoje já consegue sustentar pode criar um ciclo sutil de exaustão energética.

Isso não significa que você não ama mais. Significa que seu campo está pedindo espaço para crescer, florescer, respirar.

O afastamento, quando feito com amor, é um gesto de respeito — por você e pelo outro.

Você pode orar, enviar luz, manter a gratidão pelas partilhas passadas... sem permanecer em lugares que drenam sua alma.

Com o tempo, novos encontros surgem.

Almas que ressoam com sua luz atual. Pessoas que caminham ao seu lado com verdade, com desejo mútuo de evolução, com conversas que curam, com presença que nutre.

E sim, haverá críticas.

Alguns poderão te chamar de arrogante, de obsessivo, de “espiritual demais”. Outros se afastarão, magoados por não compreenderem a sua transformação. Mas isso também é parte do processo de soltar.

Siga em frente, com confiança.

Cada um tem uma missão espiritual — e a sua, talvez, esteja pedindo um mergulho mais profundo no sagrado que habita em você.

📖 Palavra para meditação

 "Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?" (1 Coríntios 6:19)


De vez em quando vejo um daqueles adesivos que dizem: Deus é meu copiloto. Parece bom, mas a verdade é que Deus não quer ser o seu ou o meu copiloto. Ele nem nos quer na cabine. Deus quer estar no controle.

Ele é o pastor e nós as ovelhas. Ele é o Oleiro e nós somos o barro. Ele é o mestre e nós os servos. Somos propriedade de Jesus Cristo e nos tornamos isso quando colocamos a nossa fé Nele. Como nos diz 1 Coríntios 6:20: “Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.”

Um servo possui muito pouco ou quase nada. Como servos de Deus, precisamos perceber que tudo o que temos foi emprestado por Ele: as nossas vidas, a nossa saúde, a nossa carreira, o nosso ministério, as nossas posses, os nossos filhos, o nosso futuro... tudo pertence a Deus.

Nosso objetivo não é descobrir como Deus pode abençoar os nossos sonhos, ambições e metas. Em vez disso, é encontrar o Seu objetivo, o Seu propósito e nos alinhar com isso. Por quê? Porque somos Seus servos.

Gostamos dos benefícios extras por ser seguidores de Jesus. Mas e quanto ao fato de sermos Seus servos?

Jesus contou uma parábola em Lucas 17 sobre servos que receberam uma tarefa a cumprir. No final da história, Ele disse: “Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que lhes for ordenado, devem dizer: ‘Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever’" (versículo 10).

Os verdadeiros servos de Jesus querem fazer o que Deus deseja que eles façam. Estão apenas cumprindo o seu dever como servos do Senhor.

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Reflexão



Lâmpadas acesas atraem insetos.

Quanto mais você brilha, mais visível você se torna,e isso não atrai só pessoas boas. Atrai bajuladores, manipuladores, oportunistas… gente que quer se aproveitar da luz, não caminhar com você em verdade.


O problema não é atrair. O problema é decidir com o emocional ferido ou a mente distraída.


Relacionamentos por afeto mal resolvido, sociedades por carência, alianças por medo da rejeição… Tudo isso revela um cativeiro emocional. E quem está cativo por dentro não consegue avançar por fora.


E se for preciso, apague a lâmpada por um tempo.

Recolha-se. Busque direção. Alinhe suas emoções. Porque o brilho certo precisa da proteção certa.


O desbloqueio emocional te dá condição de viver o seu propósito.

Porque o que Deus fará em você é maior do que o que Ele fará através de você.



Pastora Fabiana Pires

Reflexão


 

Vivemos mergulhados em um campo sutil de energia onde cada palavra que dizemos e cada pensamento que cultivamos deixa uma marca. Nada é neutro. Nada é em vão. A forma como nos expressamos — por dentro e por fora — tece silenciosamente o tecido do nosso destino.


Palavras não são apenas sons. São códigos de energia, sementes lançadas no solo invisível da realidade. Elas podem acolher ou afastar, curar ou ferir, abrir portas ou erguer muros. Falar é um ato criativo — e, por isso, também um ato de responsabilidade. Quando escolhemos palavras que emanam gratidão, compaixão ou coragem, elevamos não apenas a vibração à nossa volta, mas também a nossa própria frequência interior.


Pensamentos, por sua vez, são como correntes silenciosas moldando o nosso fluxo emocional. Aquilo que pensamos repetidamente se transforma em crenças, e essas crenças se tornam o alicerce de nossas escolhas, atitudes e caminhos. Pensamentos sombrios nos acorrentam ao medo. Pensamentos luminosos nos conduzem à liberdade.


Por isso, mente e palavra são ferramentas sagradas. E como todo instrumento poderoso, pedem consciência. A vida que vivemos lá fora começa no diálogo que mantemos aqui dentro.


Você já se perguntou que realidade está construindo com o que pensa e diz? Porque, no fundo, não é o acaso que guia os nossos passos — é a energia que escolhemos emitir a cada instante.


Que suas palavras sejam pontes. Que seus pensamentos sejam terra fértil. E que, com ambos, você possa criar uma vida mais desperta, alinhada e cheia de propósito.

📖 Palavra para meditação

 "Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte" (Filipenses 3:10)


Nick Vujicic cresceu em um amoroso lar cristão. Mas ele nasceu sem braços e sem pernas. Os colegas na escola eram muito cruéis com ele. Em alguns momentos, Nick entrou em desespero. Mas então ele descobriu que Deus podia usá-lo para a Sua glória, e agora ele viaja pelo mundo compartilhando a sua história. A vida de Nick mostra como Deus pode trabalhar através da fraqueza e do sofrimento humanos.

Parte de conhecer o Senhor está em se associar ao Seu sofrimento. O apóstolo Paulo sofreu. Ele escreveu em 2 Coríntios 12 sobre uma experiência em que foi levado ao céu e viu coisas que ele não conseguia descrever. Ele disse, então: "Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: 'Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza'. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim" (2 Coríntios 12:7-9).

Deus pode trabalhar incrivelmente através de "deficiências" - às vezes com mais eficiência do que em alguém que não tenha deficiência alguma. Se você vivenciou calamidade, se perdeu alguém que amava de forma repentina, se lida com alguma enfermidade física ou desafio e ainda assim consegue se alegrar e glorificar a Deus... isso é um testemunho muito poderoso. E de algumas formas pode ser mais poderoso que o testemunho de alguém que não tenha enfermidade alguma.

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras" (1 Coríntios 15:3)


Alguém certa vez perguntou ao grande pregador britânico C. H. Spurgeon, se ele poderia expressar sua fé cristã em poucas palavras. Ele disse: "Sim, posso dizer isto em apenas quatro palavras: Jesus morreu por mim.”

Nisso se resume tudo. Você pode não ser um teólogo ou o maior intelecto de todos os tempos. Mas você pode contar a história do que Jesus fez na cruz, como ele morreu na cruz e derramou o Seu sangue por nós. Há poder nessa mensagem. Seguidas vezes vi isso transformar pessoas, porque Deus unge essa mensagem. Ele a abençoa. E Ele a usa para penetrar nas defesas que as pessoas colocam.

O apóstolo Paulo em poucas palavras nos diz: “[...] Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:3-4).

O evangelho, puro e simples, é que Cristo morreu por nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia.

Paulo era conhecido por suas grandes habilidades oratórias e seu domínio da cultura e das línguas. Se alguém poderia ter convencido intelectualmente uma pessoa da validade de algo, esse alguém era o apóstolo Paulo.

No entanto, aqui está o que ele disse quando passou a pregar o evangelho: "Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloquente nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus. Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado" (1 Coríntios 2:1,2).

Quando queremos explicar muito, podemos realmente atrapalhar a mensagem do evangelho, complicando-o. E só essa mensagem poderosa, simples, mas profunda, pode mudar vidas. 
Mudou a sua vida e mudou a minha.

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Eu sei, Senhor, que a vida do homem não lhe pertence; não compete ao homem dirigir os seus passos" (Jeremias 10:23)


Às vezes, nós entendemos as circunstâncias de nossas vidas; às vezes, elas nos confundem. Fazemos nossos planos, mas Quem prevalece é Deus... sempre.

Não há nada de errado em fazer planos para amanhã, para o mês que vem ou para o ano que vem. Mas lembre-se de que o Senhor pode mudar os nossos planos. Ele, e não você, é quem está no controle de sua vida. O profeta Jeremias escreveu: "Eu sei, Senhor, que a vida do homem não lhe pertence; não compete ao homem dirigir os seus passos" (Jeremias 10:23). É-nos dito em Provérbios 16:9: "Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos." E Provérbios 20:24 diz: "Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor. Como poderia alguém discernir o seu próprio caminho?" A isso chamamos divina providência.

Isso não significa que nada de ruim acontecerá aos bons, e até mesmo aos santos. Mas significa que mesmo quando coisas ruins aconteçam, Deus pode trazer o bem a partir do mal. Romanos 8:28 nos recorda que "Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito". Contudo, o bem que Deus promete não se realiza plenamente até que estejamos no Céu.

Há coisas na vida que podemos ver e dizer: "Isso foi ruim, mas olhando para trás vejo que resultou em algo bom." Mas há, por outro lado, coisas pelas quais passamos na vida sem tirar nada de bom delas. Ou, pelo menos, não visivelmente. E só quando passarmos para o outro lado e virmos o Senhor face a face, é que as entenderemos.

Devemos perceber que Deus está no controle de todas as circunstâncias que cercam as nossas vidas. Deus nos ama e está sempre zelando pelo nosso benefício eterno.

domingo, 10 de agosto de 2025

🛐 Tudo tem um tempo

 Amo refletir sobre tempo, tempo de Deus, depender do tempo de Deus é uma questão de equilíbrio Espiritual e mental.

Eclesiastes 3


1. Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião.

2. Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar;

3. tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir.

4. Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar;

5. tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar.

6. Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar;

7. tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar.

8. Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.

9. O que é que a pessoa ganha com todo o seu trabalho?

10. Eu tenho visto todo o trabalho que Deus dá às pessoas para que fiquem ocupadas.

11. Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Ele nos deu o desejo de entender as coisas que já aconteceram e as que ainda vão acontecer, porém não nos deixa compreender completamente o que ele faz.

12. Então entendi que nesta vida tudo o que a pessoa pode fazer é procurar ser feliz e viver o melhor que puder.

13. Todos nós devemos comer e beber e aproveitar bem aquilo que ganhamos com o nosso trabalho. Isso é um presente de Deus.

14. Eu sei que tudo o que Deus faz dura para sempre; não podemos acrescentar nada, nem tirar nada. E uma coisa que Deus faz é levar as pessoas a temê-lo.

15. Tudo o que acontece ou que pode acontecer já aconteceu antes. Deus faz com que uma coisa que acontece torne a acontecer.

16. Neste mundo eu também reparei o seguinte: no lugar onde deviam estar a justiça e o direito, o que a gente encontra é a maldade.

17. Então pensei assim: “Deus julgará tanto os bons como os maus porque tudo o que se passa neste mundo, tudo o que a gente faz, acontece na hora que tem de acontecer.”

18. Aí cheguei à conclusão de que Deus está pondo as pessoas à prova para que elas vejam que não são melhores do que os animais.

19. No fim das contas, o mesmo que acontece com as pessoas acontece com os animais. Tanto as pessoas como os animais morrem. O ser humano não leva nenhuma vantagem sobre o animal, pois os dois têm de respirar para viver. Como se vê, tudo é ilusão,

20. pois tanto um como o outro irão para o mesmo lugar, isto é, o pó da terra. Tanto um como o outro vieram de lá e voltarão para lá.

21. Como é que alguém pode ter a certeza de que o sopro de vida do ser humano vai para cima e que o sopro de vida do animal desce para a terra?

22. Assim, eu compreendi que não há nada melhor do que a gente ter prazer no trabalho. Esta é a nossa recompensa. Pois como é que podemos saber o que vai acontecer depois da nossa morte?


📖 Palavra para meditação

 "Disse o Senhor a Moisés: 'Tenho visto que este povo é um povo obstinado. Deixe-me agora, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os destrua. Depois farei de você uma grande nação'" (Êxodo 32:9,10)


No alto do monte Sinai, Deus disse a Moisés: "Já é o bastante. Vou destruir essas pessoas."

Os israelitas tinham visto os milagres de Deus, e ainda assim praticavam idolatria. Eu diria que Moisés foi o primeiro ídolo deles, e depois o bezerro de ouro, evidenciado pelo fato que eles praticaram adoração falsa enquanto Moisés subiu o monte.

Moisés suplicou ao Senhor: "Ó Senhor, por que se acenderia a tua ira contra o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e forte mão? Por que diriam os egípcios: ‘Foi com intenção maligna que ele os libertou, para matá-los nos montes e bani-los da face da terra’? Arrepende-te do fogo da tua ira! Tem piedade, e não tragas este mal sobre o teu povo!" (Êxodo 32:11,12)

Então Deus cedeu. O que houve? Moisés conseguiu convencer Deus? De forma alguma. Ele estava testando Moisés. Penso que Deus estava basicamente dizendo: "Moisés, você entende que quero alguém que preencha o vazio e interceda pelo meu povo? Você vai estar à frente desse povo?"

Isso foi um teste para Moisés e ele passou. Ele orou. Ele intercedeu. É isso que precisamos fazer como cristãos. Precisamos orar pelas pessoas e precisamos nos importar com elas.

Quando foi a última vez que você orou por seus amigos e vizinhos descrentes? Ou por familiares descrentes? Quando foi a última vez que você suplicou a Deus pela salvação de suas almas?

Deus continua buscando por intercessores hoje. Ele ainda busca pessoas que orem pelos outros. Deus ainda está buscando pessoas que preencham o vazio e falem por Ele.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: 'Vamos atravessar para o outro lado'" (Marcos 4:35)


Um dia Jesus disse a Seus discípulos: "Vamos atravessar para o outro lado". Então embarcaram em seus barcos e foram cruzando o Mar da Galileia, um grande lago de água doce conhecido por suas tempestades imprevistas. E, como era de se esperar, veio uma. Essa era das feias, pois até pescadores experientes temeram por suas vidas.

Enquanto isso, o que fazia Jesus? Dormia no barco. Os discípulos O acordaram e disseram: "Mestre, não te importas que morramos?" (Marcos 4:38). Em outras palavras: "Ei, Senhor, não estás prestando atenção? Não Te importa que estejamos passando por isto? Acorda e faz alguma coisa!"

Então Jesus repreendeu a tempestade e os discípulos. Voltou-Se para a tempestade e disse: "Aquiete-se! Acalme-se!" (versículo 39). Mas então Se voltou para os Seus próprios discípulos e disse: "Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?" (versículo 40). Jesus estava na prática dizendo: "Rapazes, vocês não aprenderam nada. Eu não disse: 'Vamos para o meio do Mar da Galileia nos afogar'." Jesus não prometeu travessia fácil, mas prometeu chegada segura.

É melhor estar numa tempestade com Jesus do que estar em qualquer outro lugar sem Ele. Eu preferia estar numa fornalha acesa com Jesus a estar num palácio sem Ele — ou na toca do leão com Jesus, ou na cadeia, ou até naufragado. Desde que eu saiba que o Senhor esteja lá, posso aguentar.

Lembre-se: Deus está com você, independentemente de qual tempestade, de qual naufrágio você esteja enfrentando agora. Você não está só. Ele Se importa. E Ele nunca vai lhe deixar ou abandonar.

terça-feira, 5 de agosto de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; 'ele já não foi encontrado porque Deus o havia arrebatado', pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus" (Hebreus 11:5)


Enoque foi um dos dois homens mencionados na Bíblia que não experimentou a morte. A Bíblia nos diz que Enoque andou com Deus (ver Gênesis 5:22,24) e também que ele foi uma testemunha de Deus (ver Hebreus 11:5). 

Enoque tinha um testemunho, assim como todo cristão também tem um. Nossa reputação pode ser boa ou ruim. Também pode ser medíocre. Mas todos temos um testemunho. E antes que possamos testemunhar de Deus com eficácia, devemos primeiro andar com Deus. Acho que se a sua vida estiver cheia de Jesus Cristo, compartilhar o evangelho será então muito fácil. Não é algo que você tenha que se preparar psicologicamente para fazer. Em vez disso, é algo que você simplesmente fará porque o Senhor é muito bom para você. 

Quando você caminha com o Senhor como deve, você descobrirá que isso permeia a sua vida e influencia a sua maneira de viver, as decisões que toma, os amigos que escolhe e as coisas que diz. E as pessoas comentarão, admiradas: “Tenho observado e vejo que há algo diferente em você. O que lhe motiva? Por que você é do jeito que é?" 

Você poderá dizer: “Deixe-me falar sobre o meu relacionamento com Jesus Cristo.” Em vez de pregar para as pessoas, conte-lhes sua história. E ao contar a elas o que lhe aconteceu, você pode construir uma ponte entre a sua história e a história Dele. Comece compartilhando o que aconteceu com você e em seguida, conte-lhes sobre a maior história já contada: Jesus nasceu, viveu uma vida perfeita, morreu na cruz e ressuscitou dos mortos. 

Você tem uma história para contar.

domingo, 3 de agosto de 2025

REFLEXÃO 


 Nem todo desconforto é negativo.

Às vezes, ele é apenas o sussurro da alma dizendo que você cresceu — e que aquele lugar, vínculo ou papel já não te comporta mais.


Não se encolha para caber na vida de ninguém.

O amor verdadeiro não exige que você se esconda ou se apague.

Ele te amplia.

Ele celebra sua essência, acolhe sua verdade e caminha ao seu lado, mesmo quando você se expande além do esperado.


Relacionamentos saudáveis não pedem esforço para ser menos.

Eles te inspiram a ser mais — mais inteiro, mais livre, mais você.

Se para manter alguém por perto você precisa silenciar sua potência, esconder sua luz ou diminuir o que é, talvez esse vínculo não seja digno da sua presença.


Quantas vezes você se moldou para ocupar espaços que não honravam quem você realmente é?

Quantas vezes silenciou a alma para agradar, se encaixar ou ser aceito?

Há um custo alto em tentar viver dentro de moldes que apertam e ferem.


Tudo aquilo que aceitamos revela o quanto acreditamos merecer.

E você merece mais do que migalhas emocionais ou espaços estreitos.

Merece presença, reciprocidade e respeito pela sua verdade.


Romper com o que nos diminui começa com o reencontro com o amor-próprio.

Quando você se reconhece com honestidade e carinho, passa a dizer “não” para o que não nutre e “sim” para o que expande.


E então, os laços mudam.

As escolhas mudam.

E você também muda — não para caber, mas para florescer.

 REFLEXÃO 

"Desde cedo, devemos ensinar às crianças o essencial: que o Sol nasce a Leste e se põe a Oeste, que ao apontar a mão direita para o Leste, o rosto se volta para o Norte e as costas para o Sul. 


Que a água de um rio sempre corre em direção ao mar, que a Lua desponta a Leste e se esconde a Oeste. 

E se não houver Lua, há uma estrela-guia, que aponta o Norte e revela a latitude. 


Que quanto mais alta estiver a Estrela Polar no horizonte, mais longe estamos do Equador. E que, ao avistar um pássaro sobrevoando o mar, sabemos que há terra onde ele voa.

Ensine-os a respeitar e amar os animais, as árvores, a terra e os elementos que nos sustentam.


Que esses saberes venham antes de um celular, pois a tecnologia se apaga e o sinal se perde… mas a sabedoria, essa jamais será perdida.


Não deixemos que se perca essa conexão essencial."⛥

📖palavra para meditação

 "Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo" (Filipenses 3:7)


Alguns cristãos mudam o seu testemunho pessoal com o passar do tempo, deixando-o um pouco mais dramático, cada vez que o repetem. Acho que fazem isso para que soe mais cativante.

Quando você compartilha o seu testemunho, não glorifique nem exagere o seu passado. Exatidão é importante. Veracidade também. Você precisa ser totalmente honesto e contar a verdade.

Cuidado para não fazer com que o seu passado soe mais cativante que o seu presente. Já ouvi fiéis fazerem isso. Compartilham o testemunho de todas as coisas que faziam, e quando falam de seus velhos dias, esses parecem melhores que os novos. É deprimente ouvi-los. Fazem seu passado parecer melhor que o presente. E isso me faz pensar se eles entendem mesmo o que é ser cristão. Será que entendem mesmo o que o seu passado era?

Gosto de como Paulo coloca isso: "Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo" (Filipenses 3:7-8).

Para expor o seu argumento, Paulo usa intencionalmente uma palavra: esterco. O que pode ser mais ofensivo do que isso? Esterco qualquer um quer longe de si. Você não o guarda em casa e certamente não conversa sobre ele com outras pessoas. Você o enxerga tal como ele é: porcaria.

Isso é o seu passado antes de Cristo. Você estava caminhando para um julgamento certo. Mas Deus, em Sua graça, se fez presente no seu mundo e o trouxe para a fé.

Glorifique o Senhor e fale de tudo o que Ele fez por você.

sábado, 2 de agosto de 2025

Tem gente que tem magia ..., que embeleza a raiva, que transforma o choro em riso, que aperta a mão, que não esquece o aniversário, que tem arte nos olhos, também nos lábios.


Sim, tem gente que tem música, tem um mundo para mudar, que surpreende, que te faz dançar.


Tem gente que faz você se apaixonar por uma mensagem, por uma saudade, por um sussurro, por um beijo.


Existem pessoas que roubam suspiros e versos de você; que quebra seus medos, que beija suas feridas, que usa canções para te dizer bom dia.


Existem pessoas que estão quebradas, quebradas por dentro, mas elas olham para você e te fazem sorrir.


Há pessoas que dão momentos, dão fotos que só existem na sua memória, dão desejo, motivos e incentivo.


Tem gente que procura coincidências para fazer parecer isso mesmo.


Há pessoas que cuidam de você, com um jeito simples, que mandam flores, que fazem você se perder, se olhar e se encontrar no silêncio.


Tem gente que pensa em você, que te ama e que te acorda, para que você sonhe de novo.


Essas pessoas ... você nunca encontra uma maneira de dizer obrigado, obrigado por tudo isso. Essas pessoas que ficam, mesmo que saiam...

📖Palavra para meditação

 "Pois não temos aqui nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir" (Hebreus 13:14)


Temos a tendência de pensar na vida na Terra como algo real e no Céu como algo surreal. Mas é o contrário. O céu é a coisa real. Tudo o que o precede é apenas um vislumbre do que está por vir. A Terra é uma "versão sem cor" do Céu, e não o contrário. 

Quaisquer grandes alegrias que você tenha na Terra, por mais maravilhosas que sejam, serão ainda melhores no céu. Talvez você tenha todas as coisas que esperava e muito mais. Mas, novamente: as coisas no céu podem superar os seus maiores sonhos. 

O céu é a coisa real e a Terra é efetivamente a sombra. Lemos em Hebreus 8:5: “Eles servem num santuário que é cópia e sombra daquele que está nos céus [...]” 

C. S. Lewis escreveu: “As colinas e vales do Céu, comparadas com as que vemos hoje, não serão como uma cópia está para um original, nem como um substituto para o artigo genuíno, mas como a flor para a raiz, ou o diamante para o carvão." Como o meu amigo Randy Alcorn apontou, o problema é que “tendemos a começar com a Terra e raciocinar em direção ao Céu, quando, em vez disso, deveríamos começar com o Céu e raciocinar em direção à Terra.” 

O céu é a coisa verdadeira, a morada eterna. A Terra é a cópia, a morada temporária. O céu é o destino final e a esperança do cristão. Não estou sugerindo, entretanto, que a vida seja desgraçada. A vida pode ser maravilhosa. Você pode estar passando por um momento ruim hoje que se tornará em algo bom amanhã. Haverá muitos momentos alegres na Terra também. Mas a alegria final virá quando encontrarmos o Senhor no Paraíso. Não podemos perder isto de vista.






Dor na sola do pé: principais causas e como prevenir


A dor na sola do pé é uma condição que pode ter diversas causas, desde fatores como condições médicas, como a fascite plantar, até o tipo de calçado utilizado. Entender a causa da dor na sola do pé é o primeiro passo para resolvê-la e viver com qualidade de vida.
O que pode ser uma dor na sola do pé?

A dor na sola do pé no meio é sintoma que pode ser causado por diversas patologias e condições dos pés, como a fascite plantar, pé cavo e pé chato, neuroma de Morton, metatarsalgia, neuropatia periférica, pisada incorreta, lesões ou traumas e excesso de atividades físicas. Veja abaixo as causas mais comuns para a dor na sola do pé:
1. Fascite plantar

A fascite plantar é uma inflamação que ocorre em um tecido fibroso do pé chamado de fáscia plantar. Esse tecido percorre toda a sola do pé, conectando o calcanhar aos dedos e dando suporte ao arco plantar.

Geralmente, a fascite plantar é causada pelo uso de calçados inadequados, pés cavos ou chatos, atividades físicas de alta intensidade e sobrepeso.

Os principais sintomas da fascite são dor na sola do pé calcanhar, dor na sola do pé ao pisar, dor na sola do pé ao acordar, queimação, rigidez e dor ao caminhar.


Fascite plantar
2. Esporão calcâneo

O esporão de calcâneo é um espícula óssea (um pequeno osso) que se forma a partir do calcâneo (osso do calcanhar), devido a um acúmulo de cálcio na região causado por sobrecargas.

O esporão em si não dói, porém, frequentemente ele está associado a outras condições, como a fascite plantar, que causa uma tensão na região do calcanhar e sola do pé, e é daí que surge a dor no pé.


Esporão de calcâneo
3. Neuropatia periférica

A neuropatia periférica se trata de uma condição em que os nervos do sistema nervoso periférico (nervos fora do cérebro e medula espinhal) são danificados. A função desses nervos é transmitir sinais entre o sistema nervoso central e o resto do corpo.

Geralmente, o diabetes, traumas físicos, infecções, doenças autoimunes, deficiências nutricionais e a exposição a toxinas são os principais fatores que podem causar a neuropatia periférica.

Os principais sintomas dessa patologia são dor na sola do pé direito ou dor na sola do pé esquerdo, dormência, formigamento, fraqueza muscular e perda da coordenação.


Neuropatia Periférica Diabética.
4. Metatarsalgia

A metatarsalgia é uma condição em que os metatarsos (ossos próximos aos dedos) se inflamam devido a uma sobrecarga, impactos repetitivos na região, pés cavos ou chatos, dedos em martelo, joanete, artrite, sobrepeso, o uso de calçados inadequados e a ocorrência de lesões ou traumas.

Seus principais sintomas são dor na sola do pé na parte da frente, dor sola do pé perto dos dedos, sensação de queimação, formigamento, inchaço, sensibilidade, e dor que piora com atividades físicas.


Metatarsalgia
5. Lesões ou traumas

Lesões e traumas na sola do pé podem gerar diversas dores, que variam de leves a intensas, dependendo do tipo e gravidade da lesão.

As principais lesões e traumas que causam dor na sola do pé são a fascite plantar, fraturas por estresse, contusões, neuroma de Morton, tendinite, esporão, fratura de metatarso, luxação das articulações, cortes e lacerações, bolhas e até calos dolorosos.

Para a maioria das lesões, o tratamento recomendado sugere o repouso, aplicação de gelo para reduzir a inflamação e reduzir a dor e o uso de palmilhas ortopédicas para corrigir os problemas de pisada, distribuir a pressão nos pés de forma adequada e aliviar a dor.

Além do uso de calçados confortáveis, fisioterapia para fortalecer os músculos, o uso de medicamentos anti-inflamatórios, e em casos graves, o uso de corticoides.
6. Neuroma de Morton

O neuroma de Morton se caracteriza por uma inflamação no nervo presente entre metatarsos (ossos que conectam os dedos aos restante dos pés). Isso ocorre devido a uma compressão ou irritação no local que causa dores.

Essa condição normalmente ocorre entre o terceiro e o quarto dedo do pé, mas isso não significa que o neuroma se limita somente a esses dedos.

Os principais sintomas do neuroma de Morton são a dor entre os dedos, formigamento, dormência, sensação de estar caminhando sobre pedras, dor que piora ao realizar atividades físicas e alívio ao retirar os sapatos.
Fatores que podem causar a dor na sola do pé
Pisada inadequada

Existem três tipos de pisada: a pisada neutra, a pisada pronada (quando o pé gira para dentro durante a caminhada) e a pisada supinada (quando o pé gira para fora).

Esses três tipos de pisada são movimentos naturais do corpo, porém, quando a supinação e a pronação são acentuadas, podem causar lesões e desalinhamentos, mas principalmente, pode sobrecarregar a sola do pé e resultar em dores.
Pés chatos

Os pés chatos são um tipo de pé caracterizados pela falta da curva no meio do pé (arco plantar), que pode ser muito baixo ou inexistente, de forma que, ao estar em pé, toda a sola toque o chão.

O arco plantar tem como função absorver impactos e distribuir o peso do corpo sobre os pés de maneira adequada. A ausência do arco faz com que exista uma má distribuição dos peso corporal sobre a sola dos pés, e consequentemente trazer dores.


Pé cavo e pé chato
Excesso de atividade física

O excesso de atividades físicas de alta intensidade, como a corrida, caminhada prolongada e esportes intensos, podem gerar sobrecargas das estruturas dos pés (músculos, tendões e ossos).

Diversas patologias estão relacionadas ao excesso de atividades físicas, como a fascite, tendinites, fraturas por estresse, metatarsalgia, bolhas, calos e até levar a uma exaustão muscular. Todas essas condições podem causar dor na sola do pé.
Sobrepeso

O aparecimento da dor embaixo do pé tem grande relação com a sobrecarga. O sobrepeso, por exemplo, é um dos causadores, pois cada quilo a mais no corpo da pessoa pode acabar exercendo uma pressão muito maior sobre o pé.

Um dado que comprova esse fato é que 62,3% dos homens acima de 100kg já sentiram dores nos pés, segundo estudo “Os Pés Brasileiros”, que foi realizado entre fevereiro e março de 2012 e atendeu 26.339 pessoas. No caso das mulheres, apenas 6,9% nunca sentiram essas dores.

O aumento repentino nas atividades físicas e, no caso de atletas, o excesso de treinamento sem orientação também são prejudiciais. Em 34% dos casos em homens, e 28% em mulheres, a dor na sola do pé aconteceu após atividade intensa contínua.
Como tratar a dor na sola do pé?

O procedimento mais adequado para tratar a dor na sola do pé dependerá do diagnóstico. Por isso, caso seja uma dor aguda ou persistente, aconselha-se buscar um especialista para que ele indique o melhor tratamento.

Dependendo do diagnóstico, pode ser necessário exames de imagem, afastamento temporário de atividades físicas e, em raros casos, o procedimento cirúrgico. 

Os tratamentos mais frequentes são:  Correção biomecânica: a pisada inadequada pode ser corrigida através de um treinamento específico e adequado com fortalecimento da musculatura dos pés, tornozelos e joelhos. As palmilhas com elevação lateral, que corrigem a pisada desalinhada, também são eficientes para esse tipo de ajuste.
Terapia manual: é uma forma de tratamento em que um fisioterapeuta usa suas mãos para aplicar técnicas com objetivo de gerar relaxamento nos tecidos musculares e tendinosos. Os movimentos são um pouco mais firmes, mas são popularmente conhecidos como massagem e alongamento.
Bandagem Funcional: é uma técnica de fisioterapia com o intuito de promover estabilidade e proteção, sem limitar o movimento dos pés desnecessariamente. Nela, utiliza-se uma fita (elástica ou inelástica) para manter o posicionamento ideal das articulações do pé.
Acupuntura e agulhamento a seco: durante a aplicação desta técnica, agulhas finas são utilizadas para reduzir a dor. No método de acupuntura, técnica tradicional chinesa, o intuito é equilibrar as energias corporais para melhorar os sintomas. Por outro lado, o agulhamento a seco é um procedimento que, através das pequenas lesões causadas pela agulha, aumenta o metabolismo na fáscia plantar e estimula a reparação do tecido.
Tala noturna: dispositivo que mantém os pés em posição de alongamento enquanto a pessoa está dormindo. Ele ajuda a dificultar a contração da fáscia, evitando o desconforto no arco do pé durante o início do dia.
Anti-inflamatórios: o uso de remédio para dor na sola do pé ajuda a controlar a dor e a inflamação, mas é fundamental que sejam prescritos por um médico. Utilizá-los auxilia no alívio dos sintomas, porém não soluciona o fator que origina as complicações. Por isso, é importante usá-los juntamente com outros tratamentos.
Palmilhas ortopédicas: as palmilhas da Pés Sem Dor conseguem proteger os pés e dar suporte ao arco plantar, de forma que a sobrecarga depositada nessa estrutura seja retirada a cada passo. Cada uma é feita sob medida para o arco do pé, fazendo com que a pessoa tenha o suporte ideal sob essa região. Com isso, a palmilha da Pés Sem Dor diminui significativamente a sobrecarga que é depositada no arco do pé ao andar, correr ou subir escadas. O uso de palmilhas ortopédicas sob medida é uma maneira rápida e eficiente de atacar a causa do problema.


Palmilha tradicional sob medida Pés Sem DorAplicação de gelo: a aplicação de gelo na sola do pé é uma ótima prática para o alívio rápido da dor porque o frio ajuda a reduzir a inflamação e o inchaço dos tecidos doloridos.
Alongamento: alongar os pés e a parte de trás da perna (panturrilha) pode ser muito benéfico para quem sofre com dores na sola do pé. O alongamento ajuda a reduzir a tensão nos músculos e tecidos que suportam o peso do corpo e absorvem o impacto durante a caminhada.
Cirurgia: o procedimento cirúrgico pode ser recomendado em casos mais extremos, quando é necessário recuperar as estruturas lesionadas ou reposicionar o arco do pé. O procedimento depende do motivo que está ocasionando a dor na região do arco plantar. Apenas um profissional consegue avaliar a necessidade de uma cirurgia, pois é um procedimento invasivo.
Como prevenir a dor na sola do pé?

Prevenir a dor na sola do pé abarca uma série de hábitos que podem ser trabalhados em conjunto, como:Usar calçados confortáveis: os calçados sob medida da Pés Sem Dor são uma ótima opção para quem sofre com dores na sola do pé. Eles oferecem o espaço interno necessário para que o pé se movimente com tranquilidade, sem aumentar a pressão na sola.


Tênis Ultra One Sob Medida Pés Sem DoreUsar palmilhas ortopédicas: as palmilhas ortopédicas sob medida oferecem uma série de benefícios para a saúde dos pés. Elas previnem o surgimento de patologias, lesões e dor na sola do pé. Na Pés Sem Dor elas são confeccionadas com tecnologia 3D e 100% de precisão digital milimétrica.
Alongar e fortalecer os pés e a panturrilha: exercícios de alongamento e fortalecimento melhoram a flexibilidade e a resistência muscular e reduzem o risco de inflamações que causam dor na sola do pé.
Evitar atividades de alto impacto: atividades de alto impacto, se praticadas em excesso, podem sobrecarregar os pés. O importante é combinar e alternar atividades de alto impacto e atividades de baixo impacto, o que permite que os membros se recuperem.
Manter um peso adequado: o excesso de peso gera sobrecargas nos pés, tornozelos e joelhos, aumentando o risco de desenvolver lesões e patologias que causem dores na sola do pé.

A orientação de um especialista deve ser sempre bem-vinda. Somente um profissional poderá avaliar o caso de cada pessoa e indicar o tratamento e cuidados adequados para prevenir a dor na sola do pé.



Mateus Martinez
Atualmente é diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor. É mestre em fisioterapia esportiva pela The University of Queensland, Austrália (2015). Especialista em Dry Needling (agulhamento a seco) pela Combined Physio Austrália. Graduado em fisioterapia na USP - Universidade de São Paulo (2011). É professor convidado da pós-graduação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).Foi fisioterapeuta da equipe Vôlei Brasil Kirin (2013) e Medley Campinas (2011-2013). Foi professor de anatomia e patologia básica para curso técnico de radiologia da Escola Profissionalizante CETEP (2012-2013) e é sócio proprietário da Clínica LM Saúde. É co-autor de 6 estudos sobre saúde dos pés, possui mais de 170 artigos escritos sobre saúde dos pés no site da Pés Sem Dor e é criador de conteúdo no canal do Youtube da Pés Sem Dor, onde fala sobre saúde, bem estar e dores nos pés, tornozelos e joelhos para +160 mil inscritos.Profissional com registro no crefito: 162983-F

Postagens Recentes






quinta-feira, 24 de julho de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles" (2 Coríntios 4:17)


Para dar graças, devemos entender, como cristãos, que Deus está no controle de todas as circunstâncias que cercam as nossas vidas, tanto as boas como as más.

Em 2 Coríntios 4:17-18 nos é dito: "Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno."

O apóstolo Paulo também escreveu: "Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 8:38-39). Deus ama você e está sempre procurando o seu benefício eterno. Deus é mais sábio do que nós. E se Ele nos diz para não fazer algo, Ele o faz por um bom motivo.

Agora, o diabo não quer que você acredite nisso. Ele sussurrava em seu ouvido: "Deus odeia você. Deus quer arruinar a sua vida. Todas essas regras da Bíblia existem apenas para tornar a vida desgraçada. Vocês, cristãos, servem a um Deus opressor que não quer que vocês se divirtam."

Que monte de bobagens. Eu vivi separado de Cristo. Tive a chamada diversão que este mundo tem a oferecer e não foi nada divertido. Também descobri que uma vida com Cristo é uma vida de realização e propósito.

Devemos compreender que Deus nos ama e está sempre procurando o nosso benefício eterno, mesmo que o que estejamos passando no presente seja difícil.