"Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: 'Aba, Pai'" (Romanos 8:15)
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sábado, 15 de março de 2025
🛐 palavra para meditação
sexta-feira, 14 de março de 2025
Estudo Bíblico: Josué 20:9
Aqui está um estudo bíblico sobre Josué 20:9, conforme solicitado:
Introdução:
Josué 20 descreve o estabelecimento das cidades de refúgio, uma provisão misericordiosa de Deus para proteger aqueles que cometessem homicídio involuntário. O capítulo detalha as instruções de Deus a Josué, os critérios para a elegibilidade ao refúgio, e a localização específica das cidades. O versículo 9, em particular, resume o propósito de todo o sistema, enfatizando sua disponibilidade tanto para israelitas quanto para estrangeiros residentes, assegurando um processo justo antes de qualquer punição ser executada.
Contexto Histórico:
O sistema das cidades de refúgio era uma mitigação da lei de vingança de sangue, uma prática comum em muitas culturas antigas do Oriente Médio. Dentro da lei mosaica, o parente mais próximo da vítima tinha o direito e a responsabilidade de vingar a morte. No entanto, Deus, em Sua justiça e misericórdia, instituiu as cidades de refúgio para proteger aqueles que matassem acidentalmente, permitindo-lhes um tempo para provar sua inocência perante a congregação. O fato de que esta provisão era estendida ao "estrangeiro que habitasse entre eles" demonstra a justiça e a inclusão da lei de Deus, oferecendo proteção legal a todos dentro da comunidade israelita, independentemente da sua origem étnica. O contexto do capítulo demonstra o zelo de Deus em implementar a justiça temperada com misericórdia, em cumprimento às instruções dadas através de Moisés.
Interpretação:
Josué 20:9 encapsula a graça de Deus em ação dentro de um sistema legal. Teologicamente, podemos ver paralelos com o conceito de refúgio em Cristo. Assim como as cidades de refúgio ofereciam proteção temporária do vingador de sangue, Cristo oferece refúgio eterno da justa ira de Deus contra o pecado. Através da fé em Jesus Cristo, pecadores podem se refugiar Nele, encontrando perdão e reconciliação com Deus. A exigência de comparecer perante a congregação para julgamento pré-figura o juízo final, mas para aqueles que estão em Cristo, este juízo não é de condenação, mas de justificação. A morte do sumo sacerdote que permitia ao refugiado retornar à sua casa pode ser interpretada como um tipo de Cristo, cujo sacrifício final nos permite retornar à plena comunhão com Deus. Para os crentes de hoje, este versículo nos lembra da justiça e misericórdia de Deus, e da necessidade de estender essa mesma graça a outros, buscando reconciliação e oferecendo refúgio espiritual em Cristo àqueles que estão em necessidade.
Cross-References:
Números 35:15: "Estas seis cidades servirão de refúgio aos filhos de Israel, ao estrangeiro e ao que habitar entre eles, para que se acolha nelas aquele que matar alguma pessoa por engano." Este versículo, do livro de Números, é um paralelo direto e confirma o plano de Deus, conforme comunicado por Moisés, para as cidades de refúgio, enfatizando a inclusão tanto de israelitas quanto de estrangeiros. Isso reforça a ideia de que a justiça de Deus é para todos, e que ele oferece proteção e misericórdia a todos que a buscam.
Hebreus 6:18: "Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta." Este versículo do Novo Testamento fala sobre a certeza da esperança que temos em Cristo, comparando-o a um refúgio seguro. Assim como as cidades de refúgio eram um lugar seguro para aqueles que fugiam do vingador de sangue, Cristo é o nosso refúgio seguro do pecado e da condenação. Isso nos lembra que podemos confiar em Deus e em Suas promessas, e que Ele sempre estará lá para nos proteger e nos dar esperança.
🛐 palavra para meditação
"Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem" (Tiago 4:2)
quarta-feira, 12 de março de 2025
📖 Reflexão diária
"Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar" (Lucas 18:1)

Josué 15:1
A SORTE que coube à tribo dos filhos de Judá, segundo as suas famílias, foi até ao termo de Edom, o deserto de Zim, para o sul, na extremidade do lado meridional. 2 E foi o seu termo para o sul, desde a extremidade do Mar Salgado, desde a baía que olha para o sul; 3 E sai para o sul, até à subida de Acrabim, e passa a Zim, e sobe do sul a Cades-Barneia, e passa por Hezrom, e sobe a Adar, e vira para Carca; 4 E passa Azmom, e sai ao ribeiro do Egito, e as saídas deste termo vão até ao mar; este será o vosso termo do lado do sul. 5 O termo, porém, para o oriente será o Mar Salgado, até à foz do Jordão; e o termo para o norte será da baía do mar, desde a foz do Jordão. 6 E este termo subirá até Bete-Hogla, e passará do norte a Bete-Arabá, e este termo subirá até à pedra de Boã, filho de Rúben. 7 Subirá mais este termo a Debir desde o vale de Acor, indo para o norte rumo a Gilgal, a qual está em frente da subida de Adumim, que está para o sul do ribeiro; então este termo continua até às águas de En-Semes; e as suas saídas estão do lado de En-Rogel. 8 E este termo sobe pelo vale do filho de Hinom, do lado sul dos jebuseus (esta é Jerusalém) e sobe este termo até ao cume do monte que está diante do vale de Hinom para o ocidente, que está no fim do vale dos refains do lado do norte. 9 Então este termo vai desde a altura do monte até à fonte das águas de Neftoa; e sai até às cidades do monte de Efrom; vai mais este termo até Baalá (esta é Quiriate-Jearim). 10 Então volta este termo desde Baalá para o ocidente, até às montanhas de Seir, e passa ao lado do monte de Jearim do lado do norte (esta é Quesalom) e desce a Bete-Semes, e passa por Timna; 11 Sai este termo mais ao lado de Ecrom, para o norte, e este termo vai a Sicrom e passa o monte de Baalá, e sai em Jabneel; e assim este termo finda no mar. 12 Será, porém, o termo do lado do ocidente o Mar Grande, e suas adjacências; este é o termo dos filhos de Judá ao redor, segundo as suas famílias. 13 Mas a Calebe, filho de Jefoné, deu uma parte no meio dos filhos de Judá, conforme a ordem do SENHOR a Josué; a saber, a cidade de Arba, que é Hebrom; este Arba era pai de Anaque. 14 E Calebe expulsou dali os três filhos de Anaque: Sesai, e Aimã, e Talmai, gerados de Anaque. 15 E dali subiu aos habitantes de Debir; e fora antes o nome de Debir, Quiriate-Sefer. 16 E disse Calebe: Quem ferir a Quiriate-Sefer, e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher. 17 Tomou-a, pois, Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe; e deu-lhe a sua filha Acsa por mulher. 18 E sucedeu que, vindo ela a ele, o persuadiu que pedisse um campo a seu pai; e ela desceu do seu jumento; então Calebe lhe disse: Que é que tens? 19 E ela disse: Dá-me uma bênção; pois me deste terra seca, dá-me também fontes de águas. Então lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores. 20 Esta é a herança da tribo dos filhos de Judá, segundo as suas famílias. 21 São, pois, as cidades da tribo dos filhos de Judá, até ao termo de Edom, no extremo sul: Cabzeel, e Eder, e Jagur. 22 E Quiná, e Dimona, e Adada, 23 E Quedes, e Hazor, e Itnã, 24 Zife, e Telem, e Bealote, 25 E Hazor-Hadata, e Queriote-Hezrom (que é Hazor), 26 Amã e Sema, e Moladá, 27 E Hazar-Gada, e Hesmom, e Bete-Palete, 28 E Hazar-Sual, e Berseba, e Biziotiá, 29 Baalá, e Iim, e Azem, 30 E Eltolade, e Quesil, e Hormá. 31 E Ziclague, e Madmana, e Sansana, 32 E Lebaote, e Silim, e Aim, e Rimom; todas as cidades e as suas aldeias, vinte e nove. 33 Nas planícies: Estaol, e Zorá, e Asná, 34 E Zanoa, e En-Ganim, Tapua, e Enã. 35 E Jarmute, e Adulão, Socó, e Azeca, 36 E Saaraim, e Aditaim, e Gederá, e Gederotaim; catorze cidades e as suas aldeias. 37 Zenã, e Hadasa, e Migdal-Gade, 38 E Dileã, e Mizpe, e Jocteel, 39 Laquis, e Bozcate, e Eglom, 40 E Cabom, e Laamás, e Quitlis, 41 E Gederote, Bete-Dagom, e Naamá, e Maquedá, dezesseis cidades e as suas aldeias. 42 Libna, e Eter, e Asã, 43 E Iftá, e Asná, e Nezibe, 44 E Queila, e Aczibe, e Maressa; nove cidades e as suas aldeias. 45 Ecrom, com suas vilas, e as suas aldeias. 46 Desde Ecrom, e até ao mar, todas as que estão do lado de Asdode, e as suas aldeias. 47 Asdode, com as suas vilas e as suas aldeias; Gaza, com as suas vilas e as suas aldeias, até ao rio do Egito, e o Mar Grande e o seu termo. 48 E nas montanhas: Samir, Jatir, e Socó. 49 E Daná, e Quiriate-Saná (que é Debir), 50 E Anabe, Estemó, e Anim, 51 E Gósen, e Holom, e Giló; onze cidades e as suas aldeias. 52 Arabe, e Dumá e Esã, 53 E Janim, e Bete-Tapua e Afeca, 54 E Hunta, e Quiriate-Arba (que é Hebrom), e Zior; nove cidades e as suas aldeias. 55 Maom, Carmelo, e Zife, e Jutá, 56 E Jizreel, e Jocdeão, e Zanoa, 57 Caim, Gibeá, e Timna; dez cidades e as suas aldeias. 58 Halul, Bete-Zur, e Gedor, 59 E Maarate, e Bete-Anote, e Eltecom; seis cidades e as suas aldeias. 60 Quiriate-Baal (que é Quiriate-Jearim), e Rabá; duas cidades e as suas aldeias. 61 No deserto: Bete-Arabá, Midim, e Secacá, 62 E Nibsã, e a Cidade do Sal, e En-Gedi; seis cidades e as suas aldeias. 63 Não puderam, porém, os filhos de Judá expulsar os jebuseus que habitavam em Jerusalém; assim habitaram os jebuseus com os filhos de Judá em Jerusalém, até ao dia de hoje.
Josué 16:1
SAIU depois a sorte dos filhos de José, desde o Jordão, na direção de Jericó, junto às águas de Jericó, para o oriente, estendendo-se pelo deserto que sobe de Jericó pelas montanhas de Betel. 2 E de Betel vai para Luz, e passa ao termo dos arquitas, até Atarote, 3 E desce do lado do ocidente ao termo de Jafleti, até ao termo de Bete-Horom de baixo, e até Gezer, indo terminar no mar. 4 Assim alcançaram a sua herança os filhos de José, Manassés e Efraim. 5 E foi o termo dos filhos de Efraim, segundo as suas famílias, como se segue: o termo da sua herança para o oriente era Atarote-Adar até Bete-Horom de cima; 6 E sai este termo para o ocidente junto a Micmetá, desde o norte, e torna este termo para o oriente até Taanate-Siló, e passa por ela desde o oriente a Janoa; 7 E desce desde Janoa a Atarote e a Naarate e toca em Jericó, terminando no Jordão. 8 De Tapua vai este termo para o ocidente ao ribeiro de Caná, terminando no mar; esta é a herança da tribo dos filhos de Efraim, segundo as suas famílias, 9 Mais as cidades que se separaram para os filhos de Efraim no meio da herança dos filhos de Manassés; todas aquelas cidades e as suas aldeias. 10 E não expulsaram aos cananeus que habitavam em Gezer; e os cananeus habitam no meio dos efraimitas até ao dia de hoje; porém, sendo-lhes tributários.
https://bibliajfa.com.br/app/acf/06O/16/1
segunda-feira, 10 de março de 2025
Mudar o padrão
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João Cruzué
Em suas palavras Ele disse que a solicitude de resolver certas coisas, não será o meio para se chegar à solução. Jesus falou do cuidado com as aves que não semeiam e nem segam, e concluiu que uma alma, tem mais valor para Deus que as aves do céu.
O problema começa em nossa mente. Começamos a pensar negativamente e às vezes nos desesperamos, mas, Deus não quer assim. Pare! Observe o que você estiver pensando. Jesus quis dizer que o Senhor está no controle. Estava no controle quando Jairo foi desesperado até Ele, por causa da filha de 12 anos, à beira da morte.
Estava no controle, quando Lázaro já estava morto no sepulcro há três dias. Estava no controle, quando viu aquele coxo, doente há 38 anos, esperando o movimento das águas do tanque de Betesda. Estava no controle, quando a viúva de Naim seguiu no cortejo fúnebre do seu único filho, morto.
Crê, no Senhor, confia Nele, e Ele tudo fará!
Não importa o dia que sua bênção vai chegar. Ela já lhe foi dada e está a caminho. Então pense nisto, e não nas ocorrências do dia a dia. Às vezes uma coisa dá errado uma dezena de vezes, mas a partir de certo momento, a sorte muda e você começa a colher as vitórias no kairós de Deus.
O problema da ansiedade é que ela começa em um momento que a pessoa aflita perde o controle da situação e acha que Jesus deixou de ser fiel e a abandonou. Deus permite, às vezes, o sofrimento, justamente para que a pessoa desenvolva a virtude da paciência.
O Senhor virá e não tardará. Cada dia, que você começar a se sentir por baixo, pare e preste atenção nas promessas de Deus. Eu sou o Senhor que te sara, Eu sou o Senhor que lhe guardo em segurança.
Buscai com sinceridade o Reino de Deus e Ele lhe acrescentará todas as coisas que você precisa. Não fique gemendo, nem murmurando, nem parado. Ore, glorifique a Deus, cante hinos de louvores a Ele, modifique o lugar onde você está e o sentimento do seu coração com a palavra de Deus.
Se Deus veste a erva do campo e faz florir as flores na Primavera, também está trabalhando na resposta da sua oração. Continue orando e combatendo os pensamentos de derrota plantados pelo diabo. Mude o padrão dos seus pensamentos. Amém!