sábado, 15 de março de 2025

🛐 palavra para meditação

 "Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: 'Aba, Pai'" (Romanos 8:15)


Meus netos me chamam de “papai”. Outro dia, um dos meus netos disse: “Colo, papai!” que significa: “Pegue-me!” Como você pode dizer não a isso? É um termo afetuoso. Outras pessoas não podem me chamar de "papai", porque esse termo é baseado no meu relacionamento com meus netos.

Jesus disse: “Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome” (Mateus 6:9). A Bíblia nos diz: “Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: Aba, Pai”. A palavra Abba é mais ou menos o equivalente em hebraico a "Pai" ou "Papai". Não pense em seu Pai celestial como distante ou desinteressado. Em vez disso, pense Nele como um Pai afetuoso e amoroso.

Talvez a ilustração mais vívida de como é nosso Pai celestial seja encontrada na história que Jesus contou na chamada parábola do Filho Pródigo. Normalmente, a ênfase desta história está no filho, mas poderíamos facilmente chamá-la de parábola do Pai Amoroso. É a história de um pai que tinha dois filhos. Um filho se perdeu, arruinou a sua vida, desperdiçou a sua herança, voltou a si e voltou para casa. Quando ele ainda estava muito longe, seu pai o viu, correu até ele, abraçou-o e o beijou. Então, ele o restaurou à plena condição de filho.

Nosso Pai Celestial é como um pai que sente a falta de seu filho ou filha. Ele anseia por se comunicar conosco. E Ele vai recebê-lo de braços abertos se você vier até Ele.

Temos um Pai celestial que sempre estará lá. Temos um Pai que escuta. Temos um Pai que ama. Temos um Pai celestial.

sexta-feira, 14 de março de 2025


 Estudo Bíblico: Josué 20:9


  Aqui está um estudo bíblico sobre Josué 20:9, conforme solicitado:


Introdução:


Josué 20 descreve o estabelecimento das cidades de refúgio, uma provisão misericordiosa de Deus para proteger aqueles que cometessem homicídio involuntário. O capítulo detalha as instruções de Deus a Josué, os critérios para a elegibilidade ao refúgio, e a localização específica das cidades. O versículo 9, em particular, resume o propósito de todo o sistema, enfatizando sua disponibilidade tanto para israelitas quanto para estrangeiros residentes, assegurando um processo justo antes de qualquer punição ser executada.


Contexto Histórico:


O sistema das cidades de refúgio era uma mitigação da lei de vingança de sangue, uma prática comum em muitas culturas antigas do Oriente Médio. Dentro da lei mosaica, o parente mais próximo da vítima tinha o direito e a responsabilidade de vingar a morte. No entanto, Deus, em Sua justiça e misericórdia, instituiu as cidades de refúgio para proteger aqueles que matassem acidentalmente, permitindo-lhes um tempo para provar sua inocência perante a congregação. O fato de que esta provisão era estendida ao "estrangeiro que habitasse entre eles" demonstra a justiça e a inclusão da lei de Deus, oferecendo proteção legal a todos dentro da comunidade israelita, independentemente da sua origem étnica. O contexto do capítulo demonstra o zelo de Deus em implementar a justiça temperada com misericórdia, em cumprimento às instruções dadas através de Moisés.


Interpretação:


Josué 20:9 encapsula a graça de Deus em ação dentro de um sistema legal. Teologicamente, podemos ver paralelos com o conceito de refúgio em Cristo. Assim como as cidades de refúgio ofereciam proteção temporária do vingador de sangue, Cristo oferece refúgio eterno da justa ira de Deus contra o pecado. Através da fé em Jesus Cristo, pecadores podem se refugiar Nele, encontrando perdão e reconciliação com Deus. A exigência de comparecer perante a congregação para julgamento pré-figura o juízo final, mas para aqueles que estão em Cristo, este juízo não é de condenação, mas de justificação. A morte do sumo sacerdote que permitia ao refugiado retornar à sua casa pode ser interpretada como um tipo de Cristo, cujo sacrifício final nos permite retornar à plena comunhão com Deus. Para os crentes de hoje, este versículo nos lembra da justiça e misericórdia de Deus, e da necessidade de estender essa mesma graça a outros, buscando reconciliação e oferecendo refúgio espiritual em Cristo àqueles que estão em necessidade.


Cross-References:


Números 35:15: "Estas seis cidades servirão de refúgio aos filhos de Israel, ao estrangeiro e ao que habitar entre eles, para que se acolha nelas aquele que matar alguma pessoa por engano." Este versículo, do livro de Números, é um paralelo direto e confirma o plano de Deus, conforme comunicado por Moisés, para as cidades de refúgio, enfatizando a inclusão tanto de israelitas quanto de estrangeiros. Isso reforça a ideia de que a justiça de Deus é para todos, e que ele oferece proteção e misericórdia a todos que a buscam.


Hebreus 6:18: "Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta." Este versículo do Novo Testamento fala sobre a certeza da esperança que temos em Cristo, comparando-o a um refúgio seguro. Assim como as cidades de refúgio eram um lugar seguro para aqueles que fugiam do vingador de sangue, Cristo é o nosso refúgio seguro do pecado e da condenação. Isso nos lembra que podemos confiar em Deus e em Suas promessas, e que Ele sempre estará lá para nos proteger e nos dar esperança.

🛐 palavra para meditação

 "Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem" (Tiago 4:2)


Pesquisas mostraram que as pessoas nos Estados Unidos verificam suas redes sociais em média 17 vezes por dia, o que corresponde a fazer isso a cada hora. E adolescentes gastam 9 horas por dia consumindo mídias digitais.

Como seria se orássemos com a mesma frequência que checamos nossas redes sociais? Como John Piper disse: "Um dos grandes usos do Twitter e do Facebook será provar que no Último Dia a falta de oração não foi porque as pessoas não tinham tempo."

Alguns cristãos não oram mais porque não têm tempo. Mas nós temos, sim, tempo para orar. Não me diga que você não tem. Nós provavelmente nunca iremos admitir, mas acho que não oramos mais, porque pensamos que orar não é tão importante assim.

Mas se orar não fosse tão importante assim, por que Jesus passava tanto tempo orando? De fato, foi Sua oração que fez os Seus discípulos chegarem a Ele e dizerem: "Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou aos discípulos dele" (Lucas 11:1).

A vida se torna mais fácil quando oramos sobre coisas. Oração realmente importa. Não somente estamos pedindo a Deus para que nos ajude, mas também estamos pedindo a Deus por sabedoria. A Bíblia diz: "Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida" (Tiago 1:5).

Temos problemas. Temos questões. Temos necessidades. É por isso que precisamos orar, porque oração, entre outras coisas, é a forma que Deus apontou para que possamos obter coisas. Talvez você esteja pensando por que está vivendo sua vida sem saber qual a vontade de Deus. Você já orou por isso? Como Tiago diz: "Vocês não têm, porque não pedem."

quarta-feira, 12 de março de 2025

📖 Reflexão diária

 "Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar" (Lucas 18:1)


Orei por mais de trinta anos para que minha mãe viesse a Cristo. Estava começando a me questionar se Deus algum dia ouviria minhas preces. Mas Ele ouviu. Foi tudo no tempo d'Ele. A Bíblia diz: "Ele fez tudo apropriado a seu tempo [...]" (Eclesiastes 3:11).

Não convém apressar nada. Não convém correr adiante de Deus nem ficarmos para trás d'Ele. Queremos a Sua vontade perfeita em Sua hora perfeita. Mas temos de ser persistentes na oração.

Jesus disse: "Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta" (Mateus 7:7). Note que as palavras que Jesus usa vão subindo de intensidade: pedir, buscar, bater.

Começamos pedindo a Deus. Daí subimos de nível: buscamos. Não vamos desistir. Finalmente, batemos. Esmurramos a porta. Não aceitamos "não" como resposta. Temos de ser persistentes na oração. Não aceitamos desistir.

Se o pedido for errado, Deus diz: não. Se a hora estiver errada, Deus diz: calma. Se você estiver errado, Deus diz: cresça. Mas se o pedido for certo e o tempo estiver correto, Deus diz: lá vai.

Nem sempre sabemos qual a vontade de Deus, mas acho que quando pedimos pela salvação de um ente querido, quando oramos para que nosso país tenha um despertar espiritual (precisamos disso com urgência), quando oramos pela vontade de Deus em nossas vidas, não podemos recuar. Não podemos desistir.

Temos de continuar pedindo. Temos de continuar buscando. Temos de continuar batendo. E então, diz a Bíblia: a porta será aberta.



Josué 15:1
A SORTE que coube à tribo dos filhos de Judá, segundo as suas famílias, foi até ao termo de Edom, o deserto de Zim, para o sul, na extremidade do lado meridional. 2 E foi o seu termo para o sul, desde a extremidade do Mar Salgado, desde a baía que olha para o sul; 3 E sai para o sul, até à subida de Acrabim, e passa a Zim, e sobe do sul a Cades-Barneia, e passa por Hezrom, e sobe a Adar, e vira para Carca; 4 E passa Azmom, e sai ao ribeiro do Egito, e as saídas deste termo vão até ao mar; este será o vosso termo do lado do sul. 5 O termo, porém, para o oriente será o Mar Salgado, até à foz do Jordão; e o termo para o norte será da baía do mar, desde a foz do Jordão. 6 E este termo subirá até Bete-Hogla, e passará do norte a Bete-Arabá, e este termo subirá até à pedra de Boã, filho de Rúben. 7 Subirá mais este termo a Debir desde o vale de Acor, indo para o norte rumo a Gilgal, a qual está em frente da subida de Adumim, que está para o sul do ribeiro; então este termo continua até às águas de En-Semes; e as suas saídas estão do lado de En-Rogel. 8 E este termo sobe pelo vale do filho de Hinom, do lado sul dos jebuseus (esta é Jerusalém) e sobe este termo até ao cume do monte que está diante do vale de Hinom para o ocidente, que está no fim do vale dos refains do lado do norte. 9 Então este termo vai desde a altura do monte até à fonte das águas de Neftoa; e sai até às cidades do monte de Efrom; vai mais este termo até Baalá (esta é Quiriate-Jearim). 10 Então volta este termo desde Baalá para o ocidente, até às montanhas de Seir, e passa ao lado do monte de Jearim do lado do norte (esta é Quesalom) e desce a Bete-Semes, e passa por Timna; 11 Sai este termo mais ao lado de Ecrom, para o norte, e este termo vai a Sicrom e passa o monte de Baalá, e sai em Jabneel; e assim este termo finda no mar. 12 Será, porém, o termo do lado do ocidente o Mar Grande, e suas adjacências; este é o termo dos filhos de Judá ao redor, segundo as suas famílias. 13 Mas a Calebe, filho de Jefoné, deu uma parte no meio dos filhos de Judá, conforme a ordem do SENHOR a Josué; a saber, a cidade de Arba, que é Hebrom; este Arba era pai de Anaque. 14 E Calebe expulsou dali os três filhos de Anaque: Sesai, e Aimã, e Talmai, gerados de Anaque. 15 E dali subiu aos habitantes de Debir; e fora antes o nome de Debir, Quiriate-Sefer. 16 E disse Calebe: Quem ferir a Quiriate-Sefer, e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por mulher. 17 Tomou-a, pois, Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe; e deu-lhe a sua filha Acsa por mulher. 18 E sucedeu que, vindo ela a ele, o persuadiu que pedisse um campo a seu pai; e ela desceu do seu jumento; então Calebe lhe disse: Que é que tens? 19 E ela disse: Dá-me uma bênção; pois me deste terra seca, dá-me também fontes de águas. Então lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores. 20 Esta é a herança da tribo dos filhos de Judá, segundo as suas famílias. 21 São, pois, as cidades da tribo dos filhos de Judá, até ao termo de Edom, no extremo sul: Cabzeel, e Eder, e Jagur. 22 E Quiná, e Dimona, e Adada, 23 E Quedes, e Hazor, e Itnã, 24 Zife, e Telem, e Bealote, 25 E Hazor-Hadata, e Queriote-Hezrom (que é Hazor), 26 Amã e Sema, e Moladá, 27 E Hazar-Gada, e Hesmom, e Bete-Palete, 28 E Hazar-Sual, e Berseba, e Biziotiá, 29 Baalá, e Iim, e Azem, 30 E Eltolade, e Quesil, e Hormá. 31 E Ziclague, e Madmana, e Sansana, 32 E Lebaote, e Silim, e Aim, e Rimom; todas as cidades e as suas aldeias, vinte e nove. 33 Nas planícies: Estaol, e Zorá, e Asná, 34 E Zanoa, e En-Ganim, Tapua, e Enã. 35 E Jarmute, e Adulão, Socó, e Azeca, 36 E Saaraim, e Aditaim, e Gederá, e Gederotaim; catorze cidades e as suas aldeias. 37 Zenã, e Hadasa, e Migdal-Gade, 38 E Dileã, e Mizpe, e Jocteel, 39 Laquis, e Bozcate, e Eglom, 40 E Cabom, e Laamás, e Quitlis, 41 E Gederote, Bete-Dagom, e Naamá, e Maquedá, dezesseis cidades e as suas aldeias. 42 Libna, e Eter, e Asã, 43 E Iftá, e Asná, e Nezibe, 44 E Queila, e Aczibe, e Maressa; nove cidades e as suas aldeias. 45 Ecrom, com suas vilas, e as suas aldeias. 46 Desde Ecrom, e até ao mar, todas as que estão do lado de Asdode, e as suas aldeias. 47 Asdode, com as suas vilas e as suas aldeias; Gaza, com as suas vilas e as suas aldeias, até ao rio do Egito, e o Mar Grande e o seu termo. 48 E nas montanhas: Samir, Jatir, e Socó. 49 E Daná, e Quiriate-Saná (que é Debir), 50 E Anabe, Estemó, e Anim, 51 E Gósen, e Holom, e Giló; onze cidades e as suas aldeias. 52 Arabe, e Dumá e Esã, 53 E Janim, e Bete-Tapua e Afeca, 54 E Hunta, e Quiriate-Arba (que é Hebrom), e Zior; nove cidades e as suas aldeias. 55 Maom, Carmelo, e Zife, e Jutá, 56 E Jizreel, e Jocdeão, e Zanoa, 57 Caim, Gibeá, e Timna; dez cidades e as suas aldeias. 58 Halul, Bete-Zur, e Gedor, 59 E Maarate, e Bete-Anote, e Eltecom; seis cidades e as suas aldeias. 60 Quiriate-Baal (que é Quiriate-Jearim), e Rabá; duas cidades e as suas aldeias. 61 No deserto: Bete-Arabá, Midim, e Secacá, 62 E Nibsã, e a Cidade do Sal, e En-Gedi; seis cidades e as suas aldeias. 63 Não puderam, porém, os filhos de Judá expulsar os jebuseus que habitavam em Jerusalém; assim habitaram os jebuseus com os filhos de Judá em Jerusalém, até ao dia de hoje.


Josué 16:1
SAIU depois a sorte dos filhos de José, desde o Jordão, na direção de Jericó, junto às águas de Jericó, para o oriente, estendendo-se pelo deserto que sobe de Jericó pelas montanhas de Betel. 2 E de Betel vai para Luz, e passa ao termo dos arquitas, até Atarote, 3 E desce do lado do ocidente ao termo de Jafleti, até ao termo de Bete-Horom de baixo, e até Gezer, indo terminar no mar. 4 Assim alcançaram a sua herança os filhos de José, Manassés e Efraim. 5 E foi o termo dos filhos de Efraim, segundo as suas famílias, como se segue: o termo da sua herança para o oriente era Atarote-Adar até Bete-Horom de cima; 6 E sai este termo para o ocidente junto a Micmetá, desde o norte, e torna este termo para o oriente até Taanate-Siló, e passa por ela desde o oriente a Janoa; 7 E desce desde Janoa a Atarote e a Naarate e toca em Jericó, terminando no Jordão. 8 De Tapua vai este termo para o ocidente ao ribeiro de Caná, terminando no mar; esta é a herança da tribo dos filhos de Efraim, segundo as suas famílias, 9 Mais as cidades que se separaram para os filhos de Efraim no meio da herança dos filhos de Manassés; todas aquelas cidades e as suas aldeias. 10 E não expulsaram aos cananeus que habitavam em Gezer; e os cananeus habitam no meio dos efraimitas até ao dia de hoje; porém, sendo-lhes tributários.
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segunda-feira, 10 de março de 2025

Mudar o padrão

 

Mudar o padrão

 


João Cruzué


É muito fácil falar "acalme-se, tenha paciência", principalmente quando o aconselhador não está no lugar do aflito. Gostaria de deixar aqui, algumas palavras singelas de reflexão em Lucas 12:22, quando Jesus Cristo começou a ensinar assim: "Não estejais apreensivos pela vossa vida..."

Em suas palavras Ele disse que a solicitude de resolver certas coisas, não será o meio para se chegar à solução. Jesus falou do cuidado com as aves que não semeiam e nem segam, e concluiu que uma alma, tem mais valor para Deus que as aves do céu.

O problema começa em nossa mente. Começamos a pensar negativamente e às vezes nos desesperamos, mas, Deus não quer assim. Pare! Observe o que você estiver pensando. Jesus quis dizer que o Senhor está no controle. Estava no controle quando Jairo foi desesperado até Ele, por causa da filha de 12 anos, à beira da morte.

Estava no controle, quando Lázaro já estava morto no sepulcro há três dias. Estava no controle, quando viu aquele coxo, doente há 38 anos, esperando o movimento das águas do tanque de Betesda. Estava no controle, quando a viúva de Naim seguiu no cortejo fúnebre do seu único filho, morto.

Crê, no Senhor, confia Nele, e Ele tudo fará!

Não importa o dia que sua bênção vai chegar. Ela já lhe foi dada e está a caminho. Então pense nisto, e não nas ocorrências do dia a dia. Às vezes uma coisa dá errado uma dezena de vezes, mas a partir de certo momento, a sorte muda e você começa a colher as vitórias no kairós de Deus.


O problema da ansiedade é que ela começa em um momento que a pessoa aflita perde o controle da situação e acha que Jesus deixou de ser fiel e a abandonou. Deus permite, às vezes, o sofrimento, justamente para que a pessoa desenvolva a virtude da paciência.

O Senhor virá e não tardará. Cada dia, que você começar a se sentir por baixo, pare e preste atenção nas promessas de Deus. Eu sou o Senhor que te sara, Eu sou o Senhor que lhe guardo em segurança.

Buscai com sinceridade o Reino de Deus e Ele lhe acrescentará todas as coisas que você precisa. Não fique gemendo, nem murmurando, nem parado. Ore, glorifique a Deus, cante hinos de louvores a Ele, modifique o lugar onde você está e o sentimento do seu coração com a palavra de Deus.

Se Deus veste a erva do campo e faz florir as flores na Primavera, também está trabalhando na resposta da sua oração. Continue orando e combatendo os pensamentos de derrota plantados pelo diabo. Mude o padrão dos seus pensamentos.
Amém!