Eles relacionam o consumo de bebidas açucaradas com um agravamento da esclerose múltipla
Aqueles pacientes que consumiram duas latas de refrigerante por dia tinham cinco vezes mais chances de sofrer de uma deficiência grave.
Os refrigerantes são completamente dispensáveis em uma dieta saudável e equilibrada, mas no caso de pessoas comesclerose múltipla(MS), tomar duas latas de refrigerantes açucarados pode estar associada a sintomas mais graves e um maior nível de deficiência em comparação com pessoas com esta doença raramente consomem (uma lata e umameia por mês), de acordo com um estudo preliminar a ser apresentado na Reunião anual 71 da Academia americana de Neurologia , realizado de 4 a 10 de maio, em Filadélfia , Estados Unidos.
"Os pacientes com esclerose múltipla frequentemente querem saber como a dieta e os alimentos específicos podem afetar a progressão de sua doença", diz a autora do estudo, Elisa Meier-Gerdingh, do Hospital St. Josef, em Bochum, Alemanha, e membro do hospital. Academia Americana de Neurologia. "Embora não tenhamos encontrado uma ligação com a dieta em geral, encontramos uma relação com aqueles que bebiam refrigerantes, sucos com sabor, chás e cafés açucarados ", acrescenta.
O estudo incluiu 135 pessoas com esclerose múltipla que completaram um questionário sobre sua dieta. Em seguida, os pesquisadores observaram como a dieta de cada participante abordou as abordagens dietéticas para parar a hipertensão (DASH).A dieta DASH recomenda a ingestão de cereais integrais, frutas e legumes, produtos lácteos com baixo teor de gordura, carnes magras, frango e peixe, nozes e legumes e limitar os alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcar.
"Escolhemos estudar a dieta DASH porque a adesão à dieta DASH está associada a um menor risco de outras doenças crônicas, como pressão alta, diabetes e doenças cardiovasculares", diz Meier-Gerdingh. Os cientistas também mediram o nível de incapacidade dos participantes usando a Expanded Disability Status Scale, um método comum para quantificar a incapacidade variando de 0, sem sintomas, a 10 pontos, morte por MS.
Em geral, os pesquisadores não encontraram nenhuma ligação entre o que os participantes comiam e seu nível de incapacidade. No caso de refrigerantes e bebidas adoçadas com açúcar, os participantes foram divididos em cinco grupos de acordo com a quantidade de bebida. As pessoas do grupo superior recebiam uma média de 290 calorias de bebidas açucaradas por dia, enquanto o grupo mais baixo raramente bebia bebidas açucaradas.
O estudo constatou que os participantes que consumiram mais bebidas adoçadas com açúcar tinham cinco vezes mais probabilidade de sofrer de incapacidade grave do que as pessoas que raramente bebiam bebidas açucaradas. Das 34 pessoas do grupo superior, 12 tinham deficiências graves, em comparação com 4 das 34 pessoas do grupo inferior. O grupo superior teve uma pontuação média de incapacidade de 4,1 pontos, enquanto o grupo inferior teve uma média de 3,4 pontos.
"Embora esses resultados devam ser confirmados com estudos maiores que acompanham pessoas durante um longo período de tempo, e os resultados não mostram que refrigerantes e bebidas açucaradas causam uma incapacidade mais grave, sabemos que os refrigerantes não têm valor nutricional. e as pessoas com esclerose múltipla podem considerar reduzir ou eliminá-las de sua dieta ", diz Meier-Gerdingh.
As limitações do estudo incluem o número relativamente pequeno de participantes. A pesquisa também avaliou as dietas dos participantes, enquanto deficiência, por isso não é possível distinguir se ele realmente é um aspecto da dieta, o consumo de bebidas açucaradas, que contribui para uma maior deficiência ou se o gravidade da doença que afeta a capacidade de uma pessoa para levar uma dieta saudável. Estudos adicionais são necessários para avaliar se as bebidas adoçadas com açúcar afetam o curso da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário