sábado, 31 de janeiro de 2015

Quer uma pele linda e um corpo saudável? Descubra os benefícios do matchá


Foto: Thinkstock
É fã de chás? Recentemente descobri o matchá, um derivado do chá verde que promete ser o power drink deste ano — como adiantamos na matéria “As Apostas para 2015”, assinada pela minha querida Letícia González.
Por que ele vai ser sucesso? “O matchá tem de 10 a 15 vezes mais nutrientes que outros tipos de chá, como o verde, o vermelho e o preto”, me contou a nutricionista funcional Luciana Harfenist, do Rio de Janeiro. E o que isso quer dizer? Que a sua pele vai ficar linda e livre de rugas por mais tempo, pois os antioxidantes ajudam a retardar o envelhecimento, além de prevenir doenças cardiovasculares e também o câncer.
O matchá também deve virar hit por dar uma forcinha nas dietas de emagrecimento. Ele possui propriedades termogênicas, que podem aumentar em até 40% a queima de calorias durante a atividade física, ativam o metabolismo e desintoxica o organismo.
Acha que acabou? “O chá também é rico em betacaroteno, substância que aumenta a fotoproteção da pele e ajuda a manter o bronzeado.”
De onde ele vem
Mas apesar de ganhar os holofotes recentemente, o matchá é de origem milenar, usado nos templos budistas no Japão. Até hoje ele é cultivado no país em áreas especialmente protegidas. Quatro semanas antes da colheita, as folhas são protegidas por lonas especiais, limitando a ação da luz do sol, fazendo-as produzir mais clorofila. Após a colheita, a folha é triturada por um sistema de pedra de granito, produzindo um pó superfino, que resulta em uma bebida encorpada e com altos níveis de antioxidantes.
Quem deve evitar
Pessoas com problemas crônicos nos rins, hipertensão, insônia, gastrite, cólon irritável, úlceras, enxaquecas, gestantes e crianças.

 depois do almoço e logo após o lanche da tarde. O gosto é levemente amargo, bem parecido com o do chá verde comum, mas é mais suave. Ou seja, dá para encarar numa boa. Como efeito imediato, noto que vou muito mais vezes ao banheiro, já que tem ação diurética e faz um leve detox. Provei o da marca Grings, facilmente encontrada me lojas de produtos naturais. Ainda não experimentei receitas, mas será o meu próximo passo.

Como consumir
É possível tomar o chá com o pó do matchá diluído (1 colher de sopa para 300ml de água). O ideal são duas xícaras por dia, depois das refeições. Depois do almoço e logo após o lanche da tarde. O gosto é levemente amargo, bem parecido com o do chá verde comum, mas é mais suave. Ou seja, dá para encarar numa boa. Como efeito imediato, noto que vou muito mais vezes ao banheiro, já que tem ação diurética e faz um leve detox. Provei o da marca Grings, facilmente encontrada em lojas de produtos naturais. 

Nenhum comentário: