quinta-feira, 10 de novembro de 2022


Dicas para Uma Autoimagem Saudável

por Joyce Meyer



Você sabe que é a vontade de Deus que você tenha uma autoimagem saudável? Você sabe que Ele deseja que você se ame realmente por quem você é — sua personalidade, seus dons e talentos, e até suas peculiaridades?

Admito que houve um tempo em que eu absolutamente não gostava de mim mesma. Eu era terrivelmente insegura e queria constantemente ser como as outras pessoas. Eu estava focada em tudo que havia de errado comigo e isso me mantinha estagnada!

Temos um inimigo, Satanás, que quer constantemente encher nossa mente com pensamentos negativos. Ele quer que foquemos continuamente nas nossas fraquezas, que meditemos nelas e depois que as falemos com a nossa boca.

Ele se aproveitará das nossas inseguranças e, como um disco quebrado, nos bombardeará com as mesmas coisas, repetidamente. Ele nos dirá coisas do tipo:

“Você está sempre estragando as coisas, como Deus pode amar você?”

“Você nunca será tão boa quanto o seu irmão ou irmã.”

Ou talvez você já tenha ouvido esta: “Você não pode fazer isto, não é inteligente o bastante!”. Ele quer que nos sintamos mal acerca de nós mesmos e que depois nos comparemos com todos os demais.

Mas eis o problema: se não reconhecermos as mentiras dele e não as substituirmos pela verdade da Palavra de Deus, começaremos a acreditar nessas coisas a respeito de nós mesmos e passaremos a dizê-las com a nossa boca.

Não sei dizer quantas histórias ouvi de pessoas que quando eram crianças ouviram repetidamente que eram burras ou estúpidas. Seus pais as convenceram de que elas “nunca dariam para nada na vida”. E independentemente do quanto fossem inteligentes ou capazes, elas tiveram de lidar com esse disco arranhado em suas mentes por anos. Para algumas delas, isso as deteve por algum período, pois levou tempo para substituir as mentiras pela verdade.

Nossos pensamentos e palavras são incrivelmente importantes. Provérbios 23:7 nos diz que “… assim como ele [o homem] pensa no seu coração, assim ele é…” (AMP). Provérbios 18:21 nos diz que “A morte e a vida estão no poder da língua, e aqueles que bem a usam comerão do seu fruto [para a morte ou para a vida]” (AMP).

Foi provado que acreditamos no que pensamos e dizemos a respeito de nós mesmos mais do que qualquer outra pessoa diz sobre nós.
É por isso que é tão importante meditarmos intencionalmente nas coisas boas a respeito de nós mesmos. Precisamos procurar ativamente pelo bem, e depois escolher pensar nisso e dizer isso com a nossa boca.
O que Você Está Dizendo?

Se você está familiarizado com meus ensinamentos, sabe que compartilho muitas mensagens sobre o poder dos nossos pensamentos e palavras. E isso tem a ver com muito mais do que “pensamento positivo” — tem a ver com substituir as mentiras pela verdade da Palavra de Deus.

A Palavra de Deus é poderosa e tem a capacidade de renovar a nossa mente e de nos ajudar a vermos a nós mesmos como Deus nos vê (ver Romanos 12:2). Quanto mais soubermos o que Deus diz, mais reconheceremos as mentiras do inimigo e seremos capazes de substituí-las pela verdade.

Por exemplo, se o inimigo (ou qualquer outra pessoa) tentar lhe convencer de que você não é digno de ser amado, lembre a ele o que Deus diz a seu respeito. Pense e diga coisas do tipo: “Sou um filho de Deus e fui criado de um modo assombrosamente maravilhoso. Ele me ama e se importa com cada detalhe da minha vida. Antes mesmo de eu nascer, Ele me aprovou. Ele tem um grande plano para a minha vida” (ver Salmos 139; Romanos 8:38-39; Jeremias 1:5; 29:11).

Aprender a confessar a Palavra de Deus em voz alta foi transformador para mim. Confissão significa “dizer a mesma coisa que”. É muito importante dizermos o que Deus diz e declarar a Sua Palavra — não o que os nossos sentimentos, as outras pessoas ou as nossas circunstâncias estão nos dizendo.


Encorajo você a dedicar tempo para conhecer o que Deus diz a seu respeito, e depois a dizer isso com a sua boca. Verdadeiramente, essa é uma das coisas mais poderosas que você pode fazer para mudar sua autoimagem e começar a se ver de uma maneira positiva.

Quando o Senhor começou a me ensinar sobre isso, eu me sentei e fiz uma lista de confissões fundamentadas na Palavra de Deus. Quando terminei, eu tinha mais de cem confissões individuais! Comecei a declará-las em voz alta duas vezes ao dia para que a verdade de Deus penetrasse profundamente dentro de mim.
Por exemplo, tive de lidar com muita culpa. Assim, uma das minhas confissões era (e ainda é): “Eu sou a justiça de Deus em Jesus Cristo” (ver 2 Coríntios 5:21).

Quando comecei a declarar isso, eu realmente não acreditava nessa verdade — não me sentia justificada diante de Deus. Entretanto, ao longo das semanas, meses e anos, Deus usou Sua Palavra para me transformar e me ajudar a acreditar que estou justificada diante dele.

Declarar a Palavra de Deus é algo que continuo fazendo porque vi os resultados na minha própria vida. A Palavra funciona, e ela tem o poder para derrotar as mentiras do inimigo! (ver Hebreus 4:12).

Essa é uma verdade espiritual. Quando falarmos sobre nós mesmos de uma maneira positiva, começaremos a nos ver de uma maneira saudável e positiva. Podemos melhorar nossa opinião a respeito de nós mesmos simplesmente pela maneira como falamos!

Eu realmente desafio você a levar esta mensagem a sério. Você pode começar gastando apenas cinco minutos todas as manhãs, pode ser até no carro a caminho do trabalho, para declarar coisas positivas a respeito de si mesmo, da sua vida e do seu dia. Você pode combater o “disco arranhado” e substituí-lo por palavras que produzirão uma autoimagem saudável.

Ao fazer isso, a verdade da Palavra de Deus vencerá as mentiras e você começará a se ver de uma maneira inteiramente nova.

Lembre-se, Deus ama você e um dos Seus maiores desejos é que você se ame. Ele tem um plano personalizado para a sua vida que só você pode cumprir. Ele deseja dar a você confiança para entrar com ousadia no seu futuro, amando a sua vida e amando a pessoa que Ele o criou para ser.


Nenhum comentário: