Por que Consideramos a Panturrilha o Segundo Coração?
Panturrilha: o Segundo Coração. A circulação sanguínea corporal tem início no bombeamento do coração e em seguida passa por todas as partes do corpo levando oxigênio e nutrientes aos órgãos. No entanto, muitas pessoas podem não saber como se dá o impulso de retorno do sangue das partes inferiores para o coração.
Sem a ajuda da gravidade, o sangue que está na região inferior deve subir cerca de 1,2 metros de veias e vasos para poder ser bombeado novamente pelo coração. Isso só é possível pois nosso organismo possui “corações periféricos”, as chamadas panturrilhas. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre porque consideramos essa região como um segundo coração.
A Panturrilha
Panturrilhas ou batata da perna, são um músculo localizado no meio das pernas, mais precisamente na parte de trás, logo abaixo dos joelhos. Denominada como tríceps sural, a área é composta pelos músculos gastrocnêmio e sóleo.
Suas principais funções são
o auxílio na locomoção,
equilíbrio e postura corporal,
além disso, são consideradas essenciais para o bombeamento de retorno do sangue ao coração, movimento realizado contra a gravidade.
O Bombeamento
Sempre que há contrações na musculatura da panturrilha, as veias das pernas são pressionadas levando ao aumento da pressão interna que impulsiona o sangue de volta para cima. Estima-se que até 100ml de sangue sejam levados da região das pernas até o coração a cada minuto.
O movimento de contração ocorre de forma constante e pode ganhar mais intensidade durante as atividades físicas como caminhadas e corridas. Esse é um dos principais motivos pelo qual você sente a sua batata da perna “formigar” após longos períodos de esforço.
View Larger Image
Dra Maria Luisa Logotipo