sábado, 31 de janeiro de 2015

Receita de Pizza Vegana

pizza vegana 
Ingredientes para a massa:
50gr de Farinha de trigo integral
30 gr de matchá
10 ml de Cachaça
7 ml Azeite
1 pitada de Sal
1 pitada de Açúcar
3 gr de Fermento biológico
3 colheres de sopa de Água
Modo de Preparo da massa:
Misture a farinha, o matchá, o açúcar e o sal, adicione o fermento e a água (se necessário pode acrescentar mais um pouco água); sove (amasse) a massa e adicione o azeite e a cachaça. Sove novamente e deixe descansar por 20 minutos. Sove novamente após o descanso e estique a massa para pré-assar. Em forno pré-aquecido a 180 graus, leve a massa por 3 a 5 minutos. Retire a massa e reserve.
Ingredientes da cobertura:
60 ml de molho de tomate
85 gramas de mussarela (ou tofu)
5 rodelas de tomate Carmen
1 pitada de orégano
12 folhas de manjericão
Montagem:
Espalhe o molho de tomate na massa pré-assada, acrescente a mussarela (ou tofu), as rodelas de tomate e o orégano. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 3 minutos ou até o queijo derreter. Retire do forno e coloque o manjericão. Outra opção é finalizar o cozimento da massa em uma frigideira com tampa em fogo baixo.
Rendimento: 1 pizza com 4 fatias
Tempo de preparo: 40 minutos

Quer uma pele linda e um corpo saudável? Descubra os benefícios do matchá


Foto: Thinkstock
É fã de chás? Recentemente descobri o matchá, um derivado do chá verde que promete ser o power drink deste ano — como adiantamos na matéria “As Apostas para 2015”, assinada pela minha querida Letícia González.
Por que ele vai ser sucesso? “O matchá tem de 10 a 15 vezes mais nutrientes que outros tipos de chá, como o verde, o vermelho e o preto”, me contou a nutricionista funcional Luciana Harfenist, do Rio de Janeiro. E o que isso quer dizer? Que a sua pele vai ficar linda e livre de rugas por mais tempo, pois os antioxidantes ajudam a retardar o envelhecimento, além de prevenir doenças cardiovasculares e também o câncer.
O matchá também deve virar hit por dar uma forcinha nas dietas de emagrecimento. Ele possui propriedades termogênicas, que podem aumentar em até 40% a queima de calorias durante a atividade física, ativam o metabolismo e desintoxica o organismo.
Acha que acabou? “O chá também é rico em betacaroteno, substância que aumenta a fotoproteção da pele e ajuda a manter o bronzeado.”
De onde ele vem
Mas apesar de ganhar os holofotes recentemente, o matchá é de origem milenar, usado nos templos budistas no Japão. Até hoje ele é cultivado no país em áreas especialmente protegidas. Quatro semanas antes da colheita, as folhas são protegidas por lonas especiais, limitando a ação da luz do sol, fazendo-as produzir mais clorofila. Após a colheita, a folha é triturada por um sistema de pedra de granito, produzindo um pó superfino, que resulta em uma bebida encorpada e com altos níveis de antioxidantes.
Quem deve evitar
Pessoas com problemas crônicos nos rins, hipertensão, insônia, gastrite, cólon irritável, úlceras, enxaquecas, gestantes e crianças.

 depois do almoço e logo após o lanche da tarde. O gosto é levemente amargo, bem parecido com o do chá verde comum, mas é mais suave. Ou seja, dá para encarar numa boa. Como efeito imediato, noto que vou muito mais vezes ao banheiro, já que tem ação diurética e faz um leve detox. Provei o da marca Grings, facilmente encontrada me lojas de produtos naturais. Ainda não experimentei receitas, mas será o meu próximo passo.

Como consumir
É possível tomar o chá com o pó do matchá diluído (1 colher de sopa para 300ml de água). O ideal são duas xícaras por dia, depois das refeições. Depois do almoço e logo após o lanche da tarde. O gosto é levemente amargo, bem parecido com o do chá verde comum, mas é mais suave. Ou seja, dá para encarar numa boa. Como efeito imediato, noto que vou muito mais vezes ao banheiro, já que tem ação diurética e faz um leve detox. Provei o da marca Grings, facilmente encontrada em lojas de produtos naturais. 

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015




Gente essa realidade vivo há sete anos, quantas vezes sou privada de entrar em estabelecimento comercial
porque não tem como entrar com a cadeira de rodas, já fiquei sem fazer exames de laboratório por falta da tal rampa e as vezes até na porta a cadeira não entra. banheiros é um grande problema,  a rua onde moro não posso sair de casa sem que alguém pegue a cadeira à peso e coloque-me na rua , olha e não moro muito distante do centro de Arapiraca não, olha outro dia precisei ir a um hospital famoso com um dos meus filhos p/ realizar um exame e fui impedida de entrar no consultório porque o corredor não tem acesso , fiquei  revoltada e sem falar no trauma que meu filho ficou, saiu do hospital chorando, reclamando por não querer entrar com uma pessoa estranha já que tem mãe. .tudo isso passamos, ainda somos obrigados ouvir e ver políticos falando na televisão dizendo que assinam leis para melhoria dos deficientes e cadê esses benefícios? portador de deficiências e doenças cronicas neste país, somos vistos como  objetos de tão pouco valor que o máximo que conseguimos é o auxilio de um salario minimo p/ remédios, consultas, alimentação, moradia e pagar transportes se quisermos frequentar as fisioterapias. agora nossos políticos, além dos altos salários, ainda recebem ajudas p/ transportes, moradias, outros e tanto quanto  mais, enquanto nós  é apenas um mísero mínimo,  é revoltante!!!


Falça aceessibilidade















Qualquer engenheiro que queira hoje projetar uma construção, certamente se deparará com um inconveniente chamado acessibilidade. É inevitável olhar para o tema com certo desconforto, afinal o mal é recente. Há pouco tempo, era absolutamente incomum tratar do assunto em qualquer que fosse a ocasião, uma vez deficiente, sua vida social estava restrita ao ambiente doméstico.
Para nossa sorte, os tempos mudaram. Novos ventos trouxeram à sociedade a consciência de que deficiência limita, mas o motivo real não é a condição física do deficiente. A limitação é imposta pela falta de acesso a lugares com boa infraestrutura, que envolvam adaptações internas e externas. E vamos combinar que estamos todos aceitando quem estabeleceu arbitrariamente esta condição. Concluída esta etapa de conscientização, a questão agora é outra: o que significa hoje o termo acessibilidade?
Simples. Atualmente ele é sinônimo de falcessibilidade. Inclui uma rampa, um elevador, uma vaga no estacionamento, uma porta de banheiro maior! Mas está longe ainda de priorizar calçadas e incluir estruturas que tornem possível o acesso de cadeirantes a todos os lugares do ambiente. É revoltante olhar um ônibus com um adesivo enorme que indica acessibilidade e descobrir que a cadeira de rodas entra pela porta, porém não passa no corredor, que é estreito demais. Ou então encontrar aquela rampa linda que leva a uma escada. A acessibilidade esta lá, porém não significa que esteja sendo eficiente.

OS QUATRO TIPOS DE AMOR




O amor está presente em filmes, novelas, canções, literaturas etc. Mas, será que todossabem, de fato, o que é amor? Pois bem. De acordo com o léxico, o substantivo amor, que vem do latim amore, significa:
1) Grande afeição de uma pessoa por outra.
2) Afeição, grande amizade, ligação espiritual.
3) Carinho, simpatia.
4) O ser amado. (Dicionário Escolar da Língua Portuguesa Michaelis, pág. 47). Porém, do ponto de vista bíblico, amor é mais do que isso. Por isso, convido você a acompanhar comigo outras definições do amor.

NA CULTURA GREGA, O AMOR ERA VISTO SOB QUATRO ÂNGULOS:

AMOR “EROS”: Termo grego para o amor sensual. Daí a palavra “erótico”. Esse é o amor físico, da carícia, da relação sexual. Quando um rapaz diz para a namorada: “Estou apaixonado por você!”, ele quer expressar o amor “eros”. Por isso tal amor é também conhecido como paixão. Apesar de tudo isso, esse amor é passageiro.

AMOR “FILEO”: É o amor-amizade, fraternal, social. Desse vocábulo grego (“fileo”) temos algumas palavras derivadas, como Filadélfia (“fileo”, amor-amizade, e “adelfos”, irmãos) que significa “amor entre irmãos” ou “amizade fraternal; Teófilo (“Teos”, Deus, e “fileo”, amizade ou amigo) que quer dizer “amigo de Deus”; Filantropia (“fileo”, amizade, e “antropos”, homem) significa “amor humano”. Em suma, se você possui boas amizades, logo o que está em evidência é o amor “fileo”.

AMOR “STORGE”: É o amor conjugal, familiar, doméstico. Longe de ser interesseiro, esse amor é humilde, objetivo e sacrificial. É o amor que une o marido à sua mulher bem como os pais aos filhos. Logo, em um lar onde reina a harmonia, está em ação o amor “storge”.

AMOR “ÁGAPE”: Dos quatro, este é o amor maior, pois tem origem no próprio Deus que é a revelação clara desse amor (Jo 3.16; 1Jo 4.8-18; 1Co 13.1-13; Ef 5.25). Esse amor é incondicional. Ou seja, não espera nada em troca. Não preciso esperar que alguém me ame para amá-lo. Aliás, com esse amor é possível amarmos até os nossos inimigos (Mt 5.44). Ele também é infalível e eterno, como se pode ver em 1Coríntios 13.8,13.

É bom salientar que, todos os seres humanos possuem, por natureza, os três tipos de amor já mencionados (“eros”, “fileo” e “storge”), entretanto, o amor “ágape” só se adquire quando se nasce de novo, ou seja, ele passa a operar na vida do homem, quando este se torna templo do Espírito Santo (Gl 5.16-22).

COM O AMOR “ÁGAPE” DEVEMOS AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO:“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Mc 12.30-31 – grifo meu). Na Bíblia, o termo “ágape” ocorre com mais frequência que os outros. Isso demonstra a importância desse amor!

Já, no versículo bíblico seguinte, o apóstolo Paulo cita dois dos quatro tipos de amor: “Quanto, porém, ao amor fraternal (amor “fileo”, no original “filadélfias”), não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis (“ágape”) uns aos outros” (1Ts 4.9 – grifo meu). O mesmo apóstolo também escreveu: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal (no original, “filadelfia”), preferindo-vos em honra uns aos outros.” (Rm12.10 – grifo meu). Temos no primeiro versículo a junção do “fileo” e do “ágape”, enquanto que, no segundo, a expressão “amor fraternal” é a tradução do grego “filadelfia”.

Amar é um sentimento que nunca deveria ser extinto do ser humano, apesar de a Palavra de Deus afirmar que, “por se multiplicar a iniquidade(o pecado), o amor(“ágape”) de muitos esfriará.”(Mt 24.12 – grifo meu).

Bem. Ame sua esposa, seus filhos, seus pais, seus irmãos, seus amigos e conhecidos, seus inimigos e, sobretudo, a Deus. Amar faz bem para o corpo, para a alma e, principalmente, para o espírito.

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” (Jo 15.12 – grifo meu).


Marcos Brito do site institutogamaliel

MENSAGENS PARA REFLEXÃO








quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

SMTT lança aplicativo de ônibus para deficientes visuais

Posted: 18 Jan 2015 04:46 AM PST
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió lançará, na próxima segunda-feira (19), o aplicativo de monitoramento de ônibus desenvolvido para deficientes visuais, o CittaMobi Acessibilidade. O lançamento acontecerá no auditório do prédio das promotorias da Capital, localizado na Av. Juca Sampaio, Barro Duro , às 9h.

O diferencial do CittaMobi Acessibilidade, comparado ao disponibilizado atualmente à população, será o áudio liberado no aplicativo, que informará o ponto de parada mais próximo, as linhas selecionadas pelo usuário pela voz, além de realizar buscas por ônibus adaptados para cadeirantes. “É um aplicativo de fácil manuseio, assim como o outro, para quem possui limitações. Por isso, acreditamos que não haverá problema quanto à utilização”, afirmou a assessora especial de Transportes da SMTT, Fernanda Cortez.

O objetivo, segundo a SMTT é tornar acessível a nova ferramenta para todos os usuários de coletivos de Maceió. “A intenção é atingir 90% dos usuários, a fim de oferecer conforto e melhor qualidade na prestação de serviço. Atualmente, mais de 74 mil downloads do aplicativo já lançado e nosso intuito é que cresça a cada dia”, salientou o superintendente Tácio Melo.

Além dele, estarão presentes no lançamento o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, deficientes visuais e representantes do MPE que colaboram para o desenvolvimento de projetos relacionados à acessibilidade dos deficientes visuais.

CittaMobi será disponibilizado para Windows Phone

Também a partir da próxima segunda-feira (19) será disponibilizado aos maceioenses o aplicativo para celulares Windows Phone. A SMTT, junto com a Cittati Tecnologia, responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento da ferramenta, estava à espera da liberação da Microsoft para que o aplicativo funcionasse no sistema operacional.

Além do Windows Phone, o aplicativo é liberado, ainda, nas plataformas Android e iOS. Porém, a ferramenta pode ser acessada ainda pelo sitewww.cittamobi.com.br.



Fonte: SMTT

Como solicitar uma cadeira motorizada pelo SUS

Posted: 19 Jan 2015 01:17 PM PST

OBS: Em Brasília não é desta forma.

Para conseguir uma doação de cadeira de rodas é necessário:

1°- Ir ao posto de saúde do SUS
2°- Pedir ao medico uma receita determinando a necessidade de ter a cadeira motorizada para livre locomoção,
3°- Com a receita em mãos procure a assistente social do posto de saúde para que ela faça o encaminhamento do pedido de doação de acordo com, a lei abaixo apenas essa receita basta, pois de acordo com constituição a prescrição medica não pode ser descumprido pelo governo


A LEI:
COORDENAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – LEGISLAÇÃO FEDERAL ÓRTESE, PRÓTESE E MATERIAIS ESPECIAIS-OPM 

1-MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE PORTARIA Nº 116, DE 9 DE SETEMBRO DE 1993 DO 176, DE 15/9/93


O Secretário de Assistência à Saúde, no uso de suas atribuições e,considerando a integralidade da assistência, estabelecida na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Saúde (Lei nº 8.080 de 16.09.90);

Considerando que o atendimento integral à saúde é um direito da cidadania e abrange a atenção primária, secundária e terciária, com garantia de fornecimento de equipamentos necessários para a promoção, prevenção, assistência e reabilitação; Considerando que o fornecimento de órteses e próteses ambulatoriais aos usuários do sistema contribui para melhorar suas condições de vida, sua integração social, diminuindo a dependência e ampliando suas potencialidades laborativas e as atividades devida diária;

Considerando a autorização estabelecida pela RS nº 79 de 02/09/93 do Conselho Nacional de Saúde, resolve:

1 – Incluir no Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde – SIA/SUS a concessão dos equipamentos de órteses, próteses e bolsas de colostomia constantes do Anexo Único.

2 – A concessão das órteses e próteses ambulatoriais, bem como a adaptação e treinamento do paciente será realizada, obrigatoriamente, pelas unidades públicas de saúde designadas pela Comissão Bipartite. Excepcionalmente, a referida comissão poderá designar instituições da rede complementar preferencialmente entidades universitárias e filantrópicas para realizar estas atividades.

3 – Caberá ao gestor estadual/municipal, de conformidade com o Ministério da Saúde, definir critérios e estabelecer fluxos para concessão e fornecimento de órteses e próteses, objetivando as necessidades do usuário.

4 – O fornecimento de equipamentos deve se restringir aos usuários do Sistema Único de Saúde que estejam sendo atendidos pelos serviços públicos e/ou conveniados dentro da área de abrangência de cada regional de saúde.

5 – Fica estabelecido que a partir da competência setembro/93, o Recurso para Cobertura Ambulatorial – RCA será acrescido de 2,5 %, destinado ao pagamento das órteses e próteses fornecidas aos usuários.


quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Estudo diz que Esclerose múltipla pode ser detectada antes dos primeiros sintomas.

Estudo diz que Esclerose múltipla pode ser detectada antes dos primeiros sintomas.





Pesquisadores da Alemanha descobriram que a presença de um determinado anticorpo na corrente sanguínea de uma pessoa pode indicar a presença de esclerose múltipla anos antes de os primeiros sintomas surgirem. De acordo com o estudo, apenas parte dos pacientes com esclerose múltipla parece apresentar o anticorpo KIR4.1 antes de a doença se manifestar. Por outro lado, nenhuma pessoa livre da condição tem a substância na corrente sanguínea. Ou seja, a ausência do anticorpo não necessariamente significa que um indivíduo nunca terá esclerose múltipla, mas a sua presença necessariamente acusa que a doença se manifestará no futuro. A pesquisa, desenvolvida na Universidade Técnica de Munique, foi apresentada em abril durante o encontro anual da Academia Americana de Neurologia, nos Estados Unidos.
Não se conhece a causa a esclerose múltipla, e não existe cura para a doença. Sabe-se apenas que ela ocorre quando há danos ou destruição da mielina, uma substância que envolve e protege as fibras nervosas do cérebro, da medula espinal e do nervo óptico. Quando isso acontece, são formadas áreas de cicatrização, ou escleroses, e surgem diferentes sintomas sensitivos, motores e psicológicos. O estudo alemão se baseou nos dados de pessoas que haviam participado de uma pesquisa de longa duração. Os participantes foram acompanhados por vários anos e tiveram amostras de sangue recolhidas diversas vezes.
O Estudo: No novo estudo, os autores selecionaram dezesseis pessoas diagnosticadas com esclerose múltipla e analisaram suas amostras de sangue recolhidas seis anos antes de os primeiros sintomas da doença aparecerem. Depois, os pesquisadores compararam essas amostras às recolhidas de outros dezesseis indivíduos que não apresentavam o problema. Na análise, os pesquisadores procuraram especificamente pelo anticorpo KIRK4.1. Segundo os resultados, sete dos dezesseis pacientes com esclerose múltipla apresentaram o anticorpo antes de os primeiros sintomas surgirem. O exame do anticorpo deu negativo em todos os participantes sem a doença.
De acordo com Viola Biberacher, coordenadora do estudo, o próximo passo será replicar esse teste em um grupo maior de participantes para determinar quão precocemente é possível prever a esclerose múltipla a partir da análise do anticorpo. "Detectar a doença antes de ela se manifestar clinicamente pode significar melhores tratamentos e até a possibilidade de prevenir o surgimento dos sintomas", diz.

Estudo diz que Esclerose múltipla pode ser detectada antes dos primeiros sintomas.

Estudo diz que Esclerose múltipla pode ser detectada antes dos primeiros sintomas.

Pesquisadores da Alemanha descobriram que a presença de um determinado anticorpo na corrente sanguínea de uma pessoa pode indicar a presença de esclerose múltipla anos antes de os primeiros sintomas surgirem. De acordo com o estudo, apenas parte dos pacientes com esclerose múltipla parece apresentar o anticorpo KIR4.1 antes de a doença se manifestar. Por outro lado, nenhuma pessoa livre da condição tem a substância na corrente sanguínea. Ou seja, a ausência do anticorpo não necessariamente significa que um indivíduo nunca terá esclerose múltipla, mas a sua presença necessariamente acusa que a doença se manifestará no futuro. A pesquisa, desenvolvida na Universidade Técnica de Munique, foi apresentada em abril durante o encontro anual da Academia Americana de Neurologia, nos Estados Unidos. 
Não se conhece a causa a esclerose múltipla, e não existe cura para a doença. Sabe-se apenas que ela ocorre quando há danos ou destruição da mielina, uma substância que envolve e protege as fibras nervosas do cérebro, da medula espinal e do nervo óptico. Quando isso acontece, são formadas áreas de cicatrização, ou escleroses, e surgem diferentes sintomas sensitivos, motores e psicológicos. O estudo alemão se baseou nos dados de pessoas que haviam participado de uma pesquisa de longa duração. Os participantes foram acompanhados por vários anos e tiveram amostras de sangue recolhidas diversas vezes.
O Estudo: No novo estudo, os autores selecionaram dezesseis pessoas diagnosticadas com esclerose múltipla e analisaram suas amostras de sangue recolhidas seis anos antes de os primeiros sintomas da doença aparecerem. Depois, os pesquisadores compararam essas amostras às recolhidas de outros dezesseis indivíduos que não apresentavam o problema. Na análise, os pesquisadores procuraram especificamente pelo anticorpo KIRK4.1. Segundo os resultados, sete dos dezesseis pacientes com esclerose múltipla apresentaram o anticorpo antes de os primeiros sintomas surgirem. O exame do anticorpo deu negativo em todos os participantes sem a doença.
De acordo com Viola Biberacher, coordenadora do estudo, o próximo passo será replicar esse teste em um grupo maior de participantes para determinar quão precocemente é possível prever a esclerose múltipla a partir da análise do anticorpo. "Detectar a doença antes de ela se manifestar clinicamente pode significar melhores tratamentos e até a possibilidade de prevenir o surgimento dos sintomas", diz.

10 Perguntas frequentes sobre isenção de IPI e ICMS para carros novos.




1- Pessoas com deficiência auditiva têm direito a isenção do IPI?

Há um projeto de lei que estende às pessoas com deficiência auditiva a isenção do IPI na compra de carros, no entanto esse projeto de 2010 ainda não foi aprovado pelo senado.

2 - Perdi dois dedos da mão. Tenho direito as isenções?

Caso  a pessoa necessite de um carro adaptado, terá direito as isenções de impostos. Recomendo agendar um horário numa clínica do Detran da sua cidade. Os médicos peritos poderão dar mais informações.

3 - Pessoas com deficiência que não dirigem (não-condutores) têm direito às isenções?

De acordo com a nova legislação (veja aqui) pessoas com deficiência não-condutores (deficientes visuais, deficientes intelectuais e autistas) terão direito as isenções de IPI e ICMS.

4 - Pessoas com deficiência monocular têm direito as isenções?

Em vários Estados brasileiros a visão monocular é reconhecida como deficiência visual, no entanto, até onde sei, não há uma legislação específica sobre esse assunto.

5 - Gostaria de saber se é possível um parcelamento do veículo para quem é aposentado com salário mínimo por invalidez com deficiência física?

A Receita Federal pede uma comprovação de que o requerente da isenção, tenha verdadeiramente condições financeiras de adquirir e manter o veículo pretendido, pois, caso contrário ela negará a isenção.

6- Após adquirir o veículo, posso trocá-lo depois de quantos anos?

A partir da nova legislação você poderá trocar o veículo depois de 2 anos.

7- Qual o valor máximo do veículo que posso comprar?

O valor máximo é de R$ 70.000,00 para automóveis fabricados no Brasil ou nos países do Mercosul.

8- Qual é a potência máxima do carro que posso adquirir?

A potência máxima é de 127 cv.

9- Qual o desconto que as concessionárias oferecem?

O desconto pode ser de 20 a 35%. Depende cada concessionária.

10- Quanto tempo demora a liberação dos documentos para compra do carro?

Depende de cada Estado. Segundo alguns leitores, esse tempo varia de 2 meses a 1 ano!

Se você souber de algo novo ou quer dar sua opinião, compartilhe conosco!
Vera Garcia

Administradora do blog Deficiente Ciente