quarta-feira, 29 de março de 2023

🙏Reflexão

 .     P E R D Ã O - E - C U L P A!

       

Quando falamos de perdão temos que considerar duas coisas. Aquilo que ocorre fora de nós e aquilo que ocorre dentro de nós. O pecado gera ofensa a DEUS ou a outras pessoas. E por isso precisamos de perdão. Esse perdão vem quando nos arrependemos de coração e nos humilhamos.

     Deus é um DEUS perdoador. Contigo está o perdão para que sejas temido (Salmo 130:4). Ele tem prazer em perdoar o arrependido. Ele é o Pai de braços abertos, ansioso para abraçar o filho perdido que está voltando. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a iniquidade (I João 1:10). Ele nos perdoa e nos purifica. Ele anula a nota de acusação contra nós, quita a dívida adquirida e ainda mais, Ele nos limpa da mancha do pecado em nossa alma.

     Da mesma forma é muito bom quando nos aproximamos de alguém e pedimos perdão, seja um pai, uma mãe, uma esposa, um marido, um filho. É tão bom receber o abraço remidor.

     Poderíamos supor que tudo termina aqui. Nem sempre. Porque em todo esse processo, a culpa se foi, mas o sentimento de culpa continua. Não há mais acusação e ainda assim nos sentimos acusados. Fomos perdoados por DEUS, fomos perdoados pelos outros, entretanto, não perdoamos a nós mesmos. Olhamos desconfiados ao nosso redor e qualquer ocorrência negativa nos faz pensar em nossos erros. Eles já foram apagados do coração de DEUS, só que continuam escritos em nossos corações. DEUS não se lembra mais deles, enquanto nós não conseguimos esquecê-los.

     Temos o perdão divino, mas nosso sentimento de culpa não nos deixa desfrutá-lo. Como aquele soldado japonês que permaneceu anos escondido na floresta sem saber que a 2ª Guerra já tinha terminado, vivemos escondidos e com medo por ignorarmos que nosso pecado foi perdoado. Nossa mente sabe que sim. Nosso sentimento diz que não. DEUS não nos acusa, mas nós nos acusamos.

     Isso gera tristeza desnecessária, gera desânimo, gera desconforto. No lugar do pai temos um senhor exigente e pronto para nos punir. Perdemos o melhor do Evangelho: o Amor e a Graça de um DEUS Pai Perdoador.

     O REMÉDIO? Apropriar-nos da Verdade da PALAVRA. Olhá-la não como uma impressão sobre um papel e sim como aquilo que de fato ela é – a realidade fora e dentro de nós. Dentre as muitas palavras a escrever no fundo de nossas almas está Romanos 5:1

‟Justificados, pois, pela fé temos Paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.”

  - Se DEUS nos declarou justos, podemos nos chegar a Ele como justos. E receber Seu abraço.


            ❤No Amor de Cristo,

quarta-feira, 22 de março de 2023

🧎Devocional

 "E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador para estar com vocês para sempre" (João 14:16)


Na noite em que Jesus foi traído, quando estavam no Cenáculo, os discípulos ficaram chateados e desanimados com o que Ele lhes disse sobre a Sua iminente traição e crucificação. Então Jesus compartilhou com eles algumas palavras de encorajamento. Falou-lhes pela primeira vez sobre o Espírito Santo: "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.” (João 14:15-18)

Acredito que as palavras de Jesus trouxeram conforto aos seus corações naquela noite. Ele estava dizendo-lhes: "Não vou deixá-los desamparados, sem ajuda. Rogarei ao Pai e Ele mandará alguém para consolá-los."

Durante os dias em que Jesus andou pela Terra, Ele sempre esteve disponível para o Seu povo. Eles poderiam chegar e até tocá-Lo. Se tivessem uma pergunta a fazer, poderiam perguntar-lhe livremente. Jesus sempre tinha tempo para os Seus. Eles podiam de fato se aproximar  dEle.

E Jesus disse aos Seus discípulos (e a todos os seus seguidores até hoje) que iria guiá-los e levá-los a um caminho totalmente novo, por meio do Espírito Santo.
Como cristãos, sabemos que o Espírito Santo está ativamente envolvido em nossas vidas, pois Ele é o Consolador que o próprio Jesus nos deu.

🛐 REFLEXÃO

 UM DISCÍPULO DE VERDADE!

     

Uma vida cristã autêntica é pautada em princípios e valores contrários aos estabelecidos na sociedade. É uma lógica paradoxal, onde quem deseja ganhar, deve primeiro perder (Mateus 16:25). Quem deseja ser o primeiro, deve ser o último, e aquele que deseja ser o maior, o mais importante, que sirva a todos (Marcos 10: 43).

     Ser discípulo de JESUS, andar como Ele andou, e viver como Ele viveu, é estar disposto a caminhar na contramão do mundo. É negar-se a si mesmo, é tomar a sua cruz e seguir os passos de JESUS: “E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.” (Marcos 8:34) É estar disposto a humilhar-se, esvaziar-se de si mesmo, para que JESUS encontre espaço a fim de habitar e governar o nosso coração.

     Homens e mulheres cheios de si mesmos não podem ser verdadeiros discípulos, pois, não há espaço para o Mestre agir. Não há espaço para o derramar diário do ESPÍRITO SANTO de DEUS. Quem não reconhece sua miséria espiritual e não compreende o quanto é carente da Graça de DEUS, jamais se renderá inteiramente ao senhorio de CRISTO. JESUS jamais será o seu bem mais precioso, pois, cheios de vaidade, de arrogância, de orgulho, de autossuficiência, estão satisfeitos em si mesmos.

     Humilhar-se como JESUS o fez, revela a grandeza de um coração que reconhece que antes se encontrava perdido, ferido, sujo pelo pecado e que agora tem uma consciência clara da obra redentora, reparadora e curadora de CRISTO. Entende que só pela Graça de DEUS é possível ser grande, mesmo sendo pequeno diante dos homens. É saber que servindo aos outros, humilhando-se, sendo muitas vezes desprezados pelos homens, encontra em DEUS a recompensa, o reconhecimento, de verdadeiros discípulos, de servos eficientes e de melhores amigos do Pai. #PenseNisso.

  - Uma linda e abençoada noite pra você e sua Família debaixo da proteção de DEUS!


            ❤No Amor de Cristo,

terça-feira, 21 de março de 2023

🙏 Devocional

 "Que diz a Escritura? 'Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça'." (Romanos 4:3)


Ao contrário do que muita gente pensa, a Bíblia não diz que, ao se tornar um cristão, você nunca irá tropeçar. A Bíblia também não diz que se você for um crente verdadeiro, não irá cometer erros ou deslizes periodicamente. A Bíblia diz sim, que se você for um verdadeiro crente, toda vez que tropeçar irá levantar-se e seguir em frente. É assim que se determina se alguém é um verdadeiro crente ou não.

Embora Abraão tenha sido amigo de Deus (pois assim foi mencionado nas Escrituras por três vezes), ele também teve seus tropeços de fé. No entanto, a Bíblia diz que "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça" (Romanos 4:3).
- Isso quer dizer que Abraão foi declarado justo por causa das coisas boas que ele fez?
- Será que Deus justificou Abraão porque ele viveu uma vida santa, pura e impecável? Dificilmente.
Uma avaliação honesta sobre a vida de Abraão mostra claramente que ele era um homem falho.

O importante é que todas as vezes que Abraão se desviava do caminho reto e estreito, ele voltava.
Se alguém se diz cristão mas tropeça e nunca retorna para a fé, essa pessoa não é crente. Como 1 João 2:19 diz: "Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos."

Os verdadeiros crentes ficam frustrados com o seu pecado e, rapidamente retornam ao caminho da cruz do Calvário.

sexta-feira, 17 de março de 2023

 🙏"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus". (Filipenses 4:7)


Uma das coisas que mais me lembro sobre o dia em que coloquei minha fé em Cristo, foi a sensação de paz inundando o meu coração. Era como se alguém tirasse um fardo pesado das minhas costas. E assim que passei a ler a Bíblia, aprendi sobre a promessa de paz que Deus dá a cada crente; Ele nos concede a paz como um presente.

No entanto, essa paz não vem do que somos, mas do que Deus tem feito. A causa desta paz é sermos justificados pela fé. A paz que passamos então a experimentar é consequência disto. Não podemos experimentar esse efeito maravilhoso, sem a justificação inicial. Se lutamos contra Deus, se resistimos ao Seu plano e propósito para as nossas vidas, não teremos então essa paz.

Acho que muitas pessoas gostariam de ter os resultados maravilhosos da vida cristã, porém sem pagar o preço. Em outras palavras: gostariam de saber que estão perdoadas; que irão para o céu quando morrerem. Mas isso sem ter que deixar de viver como bem entenderem, sem ter que colocar sua fé e confiança em Jesus.

Não podemos ter os maravilhosos privilégios de paz, sem primeiro cumprir os pré-requisitos de Deus. Colossenses 1:20 diz que por meio de Jesus Cristo "reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz". Deus reconciliou tudo para si mesmo. Ele fez as pazes com tudo no céu e na terra, por meio do "sangue de Cristo na cruz." A única maneira de experimentar a paz de Deus, que excede todo o entendimento humano, é através do sangue da cruz, o sangue de Jesus derramado.

Você não pode ter a paz de Deus até que tenha paz com Deus.

 🧎PRECISAMOS SER QUEBRANTADOS!

   REFLEXÃO

Não é fácil descrever o que é ser quebrantado. E, no entanto, nas Escrituras, um coração quebrantado é sempre elogiado como algo bom. Ter um coração quebrantado é uma experiência interior, íntima, que só quem possui sabe o que significa.

     Podemos tomar Jacó no vau de Jaboque como um exemplo. Aquele Jacó que havia enganado seu pai, seu irmão e em parte seu sogro, agora estava com medo do encontro com seu irmão Esaú. Ficou só em Jaboque e ali lutou com Deus (Gênesis 32:22-31). E qual foi o resultado desse encontro? “E, vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa; e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa”. (v. 25, 31).

     Não foi apenas a junta de seus ossos que foi deslocada. Seu íntimo foi quebrantado. Sua fraqueza externa refletia sua fraqueza interna. Ele agora seria um homem dependente. Uma pessoa quebrantada é alguém cujo orgulho, a autossuficiência e a confiança em si mesmo foram substituídas pela dependência e pela confiança em DEUS.

     Quando estamos quebrantados nos tornamos sensíveis à voz de DEUS. Ao leve toque de Suas mãos nos curvamos. Sua vontade para nós é absoluta. Nada mais importa do que obedecê-lo. Um sentimento de reverência, de temor, de respeito em Sua Presença nos invade. E é este coração quebrantado que atrai o olhar de DEUS. “É para este que olharei; para o humilde e contrito de espírito, e o que treme da minha palavra” (Isaías 66:2)

     A coxa deslocada da Jacó, a idade avançada de Moisés, o espinho na carne de Paulo – eram situações que aparentemente limitavam a vida desses grandes servos de DEUS. E, no entanto, essas fraquezas permitiam o fluir do poder de DEUS.

     É muito mais que um senso de fraqueza. É fraqueza que produz abertura para o agir de DEUS. Deixamos de lado a confiança em nós mesmos e confiamos N'Aquele que pode todas as coisas.

  • Um coração quebrantado move o coração de DEUS. Um coração quebrantado trás o céu para nós.

- Que DEUS te abençoe e te conceda uma Sexta-feira de muita Paz, Amor e Saúde, à você e sua Família!!! 🙏


            ❤No Amor de Cristo,

quarta-feira, 15 de março de 2023

🧎REFLEXÃO

O ESPÍRITO DA CRUZ!


  REFLEXÃO

A necessidade de visibilidade pública, das tentações da carne, é uma das mais severas no sentido de ofuscar a manifestação de CRISTO em nós. O filho de DEUS pode ser usado por Ele, mas precisa de modo legítimo sair do foco dos holofotes. Nós podemos ser instrumentos da Graça, o que não podemos ser – é ilustres iluminados. Isto é catastrófico.

     Iluminados, sim. Ilustres, nunca. Os filhos precisam ficar face a face com o Pai, mas não precisam ficar se exibindo no Face. Devem ser pessoas do Book, gente do Livro da Verdade, todavia, sem se expor no Face-Book. Com toda a certeza, nós podemos usar o Face-Book para a comunicação, contudo, precisamos nos ocultar. Sair de cena.

     As passarelas têm sido mais perigosas para os pregadores do que se imagina. Um amigo, que teve um tombo na cama, me disse: eu não caí quando adulterei; adulterei, quando aceitei que era o tal.

FOI O PALCO QUE O DERRUBOU

     O cara, na crista da onda, tem muitas necessidades de se exibir e tenta se projetar até surfando nas areias do deserto.

     Ser notável é um risco notório na vida de quase todos os mensageiros de DEUS que se envolvem na pregação do Evangelho. Não há pregador que não se fascine com a sua sombra vista do púlpito, pois a imagem dele se confunde com a mensagem. Mas o de que todos carecem, na verdade, é sair do palco. O pregador precisa ser pregado na cruz, para não ser tentado a pregar-se como se fosse o cerne da mensagem.

     Um pregador distinto ou famoso é alguém que se encontra em perigo. Muitos e muitos têm sido esfacelados pela sua celebridade. Alguém me sussurrou: seja um fidalgo, mas nunca um esnobe. Parei e fui examinar a etimologia das palavras. Fidalgo é um filho de alguém, tem origem. Esnobe é gente sem nobreza, bancando a excelência do nobre.

     Ser um fidalgo, no Reino de DEUS, significa ser filho do Altíssimo. Tem genética do Alto. Mas o esnobe é uma gentalha caída tentando escalar um trono. O filho de DEUS é Sua Alteza, o dependente. O esnobe carece da aprovação dos outros para se ver aceito.

     Ninguém pode ser o que não é. Se somos fidalgos, somos filhos de Aba. Neste caso, fomos regenerados pelo Espírito Santo e feito filhos pela Graça. Se somos esnobes, somos caricatura, e nada mais. É pura aparência de gente fake que não merece crédito.

     Vance Havner costumava dizer: “A popularidade tem matado mais profetas do que a perseguição.” Esta, é consequência da verdade, aquela, da política. Ao buscarmos ser notados pelo auditório, ao invés de ser usados por DEUS, já perdemos a credencial de ser ministro do CRISTO, que deixou a Sua Glória para viver sem qualquer glamour.

     Amados, o Espirito da Cruz nunca enfatiza o nosso brilho ministerial. Ninguém deve estar em um púlpito cristão, se tiver mais atento ao seu brilho pessoal, do que a luz que irradia do crucificado. Cuidado com lantejoula!

            ❤No Amor de Cristo,

segunda-feira, 13 de março de 2023


A VERDADE CHEIA DE GRAÇA






A graça de Deus é a interpelação, o apelo, o chamamento, o convite, a insistente convocação de Deus para que a humanidade se renda à sua bondade. [HB 1.1,2; 3.7; 3.15; 4.7; Atos 14.16,17; 26.14]

A graça de Deus é o fluxo constante de amor e vida divinos que sustentam o universo e toda a humanidade. [Is 18.4; Atos 17.28; RM 11.33-36; HB 1.3]

A graça de Deus é a energia ativa, o poder abençoador, a força, o empurrão que Deus imprime no universo e na humanidade para que o bem e o bom possam existir. [1Co 15.10; Filip 2.13,14; Colos 1.29]

A graça de Deus é a ação e o trabalho de Deus em favor do universo e de toda a humanidade. [SL 37.5; Is 64.4; Mt 6.25-34; Filip 4.19; 1Pe 5.7]

A graça de Deus é a oportunidade, chance, concessão, permissão, autorização que Deus concede à humanidade para que experimente sua bondade e participe de seus atos bondosos. [Is 55.6; 2Co 8.1]

A vida não se explica sem a graça de Deus: Deus tudo criou, tudo sustenta e a todos concede vida e fôlego para que existam, inclusive em rebeldia e de maneira contrária ao seu caráter três vezes Santo.

O Deus cristão é o Deus de toda a graça [Is 6.1-5; Atos 17.24,25; 1Pe 5.10], e o seu evangelho não é outro senão o evangelho da graça de Deus [Atos 20.24].

A graça de Deus está presente inclusive onde a igreja ainda não está e aonde o evangelho ainda não chegou. [Atos 10.31; 14.16,17]

O mundo, a humanidade e o futuro são viáveis pelo fato de estarem sob a graça de Deus.

Vale a pena fazer o bem, vale a pena semear para a justiça e a paz, pois a mão de Deus está promovendo e agindo em cooperação para trazer à existência o que é bom. [Rm 8.28-30]

Toda e qualquer experiência humana do amor; todos os atos, as expressões a arte e a cultura; a ciência, a tecnologia e o trabalho; a fé, a esperança e a paz... se explicam pela graça de Deus.

A expressão máxima da graça de Deus é a presença de Jesus Cristo no mundo.

Tudo quanto, como fruto de sua vida, morte e ressurreição, irrompe como possibilidade para a natureza criada e toda a humanidade.

Como bem disse o apóstolo João [1.14], Jesus é a verdade cheia de graça.

Ed René Kivitz / Guia-me

Por Litrazini

http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz


Litrazini at 03:30


Tecnologia do Blogger.

 🧎Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão." (Mateus 14:22)


Embora Jesus já soubesse da tempestade que se aproximava, Ele disse aos Seus discípulos: -"Vão para o outro lado" (Mateus 14:22). Jesus mandou-lhes para o outro lado do Mar da Galileia porque sabia que havia uma lição a ser aprendida. Ele sabia que eles chegariam em segurança à outra margem. Por isso, permitiu que fizessem a travessia no meio de uma tempestade. Podemos dizer que atravessar aquela tempestade fazia parte da "lista de tarefas" dos discípulos naquele dia.

A vida é assim. Nem sempre sabemos quando virá uma tempestade. Não sabemos o momento em que uma tragédia acontecerá. Não sabemos quando seremos atingidos por uma crise, nem tampouco quando um momento de grande sofrimento aparecerá em nossas vidas. Mas Deus sabe. E Ele sabe também quando estaremos prontos para enfrentar essas coisas.

Então, eis a questão:
- Quando iremos enfrentar tempestades em nossas vidas?
É sabido que, em algum momento de nossas vidas, enfrentaremos tais tempestades. Colocando isso num contexto bíblico: a tempestade virá para todos, cristãos e não cristãos. Tempos difíceis ocorrem para todos, mas para aqueles que andam com Deus existe esta promessa: "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." (Romanos 8:28). Seja lá pelo que for que estejamos passando, em Sua maravilhosa provisão, Deus irá usar essa situação para o nosso próprio bem.

Pessoas corajosas se parecem com aqueles saquinhos de chá. Não conhecemos sua força até que estejam em água fervente. É preciso coragem para passar por desafios. É preciso coragem para dizer: "Assumi o compromisso de seguir Jesus. Não irei desistir. Irei atravessar e chegar no outro lado."

sexta-feira, 10 de março de 2023

🙏Devocional

 "Atenta para o meu grito de socorro, meu Rei e meu Deus, pois é a ti que imploro." (Salmos 5:2)


Antes de eu me tornar de fato um cristão, eu pensava já fosse um. Toda vez que eu me via diante de algum perigo, eu clamava a Jesus. Eu achava que era certamente um cristão, pois eu orava. Mas, eu ainda não entendia o que ser um cristão realmente significava.

Quando está na pior, a maioria das pessoas ora. Como diz o ditado: “Não existe ateu em trincheiras de guerra." Se a sua vida está correndo perigo, você com certeza vai orar.

Olho para trás e reconheço que só clamava a Deus quando um problema me afligia.
Eu orava: -"Deus, se me livrares desse problema, eu prometo que vou te servir. Farei tudo o que me pedires."
Então Ele me tirava daquela enrascada e eu dizia: -"Obrigado, meu Deus. Até a próxima crise!"
Não se pode dizer que eu não orava. Só que a minha vida de oração se resumia apenas aos momentos de tribulação, quando por medo, eu clamava a Deus.

No livro de Jonas, lemos a história de uma grande tempestade no mar, onde todos os marinheiros do barco começaram a clamar aos seus deuses. É isso que naturalmente todas as pessoas fazem: clamam aos seus deuses quando estão em perigo. Mas isso não quer dizer que Deus vive em suas vidas. É possível orar e nem sequer se conhecer o Deus para o qual se ora.

Se você se considera cristão, certamente ora. Mas o simples fato de orar, não lhe define como cristão.
É preciso mais que isso. É preciso ter um relacionamento íntimo e pessoal com Deus. É preciso crer em Jesus Cristo ao ponto de não só segui-lo, mas também de imitá-lo.

quarta-feira, 8 de março de 2023

Feliz dia da mulher





Seja *Rute*

Ofereça fiel amizade dedicação e amor ao próximo.💕👭👭👭💕

Seja *Ester* 

Peça ao Pai Sabedoria e coragem para tomar difíceis decisões do dia a dia.💕👭👭👭💕

Seja *Débora* 

Busque estratégias em Deus para vencer as batalhas da vida.

💕👭👭👭💕

Seja *Rebeca* 

Espere o melhor do Senhor sendo temente a Ele.💕👭👭👭💕

Seja *Dorcas*

Doe seu tempo em favor daqueles que necessitam.

💕👭👭👭💕

Seja *Ana*

Persevere em Oração e confie nas promessas que o Pai tem para todos que o amam.💕👭👭👭💕

Seja *Maria*

Gere os Planos de Deus pra tua vida.💕👭👭👭💕

*Mulher* inspire-se nas virtudes dessas grandes personagens da Bíblia e receba as Bençãos do Pai.

💕👭👭👭💕

🌹🌹Sejamos mulheres virtuosas conduzidas por Deus😘

Feliz dia da mulher ❣❣

terça-feira, 7 de março de 2023


CHEGOU A SUA HORA






É hora de colocar sua vida no lugar; para que você tenha respeito por quem você é e por aquilo que você faz.

Para que quando você se olhar no espelho, saiba que você não está apenas empurrando a vida com a barriga.

Para que você viva de tal maneira que as coisas que você sonhou ainda estejam vivas em você.

Pare de viver tão ocupado. A cor da vida vai acabar fugindo de você.

Pare de focar a vida em aparência e não em substância.

Pare de colocar sua energia no que é superficial e não nas coisas que são importantes.

Você foi criado de dentro para fora; logo, precisa cuidar primeiro do seu interior.

É do coração que procedem as coisas boas e as más. O problema está dentro de você.

Enquanto você achar que o seu problema está na falta de coisas ou em pessoas, você não encontrará solução.

Encontre tempo para olhar-se de verdade e pare de usar essa máscara de felicidade.

Enquanto você não buscar o propósito para o qual nasceu, continuará infeliz.

Que seria de Davi se ele continuasse tomando conta das ovelhas do seu pai?

Ele jamais se tornaria rei de Israel.

Que seria de Beethoven se aceitasse a surdez sem lutar?

Ele não teria composto a mais bela sinfonia de todas.

O que aconteceria aos judeus se Moisés não tivesse voltado para o Egito e enfrentado a fúria de Faraó?

O povo judeu continuaria escravizado por mais quatrocentos anos.

Que tragédia aconteceria se Maria não estivesse disposta a carregar em seu ventre a semente do próprio Deus.

Jesus Cristo não teria nascido, sido crucificado, morto e ressuscitado, e a humanidade estaria perdida, sem salvação.

Todos esses homens e mulheres cumpriram o propósito para o qual nasceram e mudaram tanto o seu destino como o dos seus semelhantes.

Chegou a sua hora!

Dr. Silmar Coelho

Por Litrazini

http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz


Litrazini at 03:30

Tecnologia do Blogger.

domingo, 5 de março de 2023


Salmo 143 – Não Desperdice o seu Vale. Ele foi Preparado para Você!

Um dia, um pregador que tinha acabado de perder a sua família em um trágico incêndio, caiu nas profundezas de uma depressão. Então ele decidiu ir caminhando por uma rua da cidade. Ele se deparou com uma equipe de construção que estava construindo uma nova igreja. Salmo 143

Ele observou um trabalhador que estava esculpindo um triângulo de pedra com um martelo. Aproximando-se e perguntou ao escultor sobre a razão dele está fazendo aquilo.

O trabalhador apontou para a torre da igreja e disse: “Você vê aquela pequena abertura lá em cima, perto da torre? Bem, eu estou esculpindo essa pedra aqui em baixo, de modo que ela possa se encaixar lá em cima.“

O pregador foi imediatamente tocado em seu coração. Ele percebeu a fidelidade de Deus e veio a entender que o vale que estava atravessando naquele momento era a maneira de esculpi-lo para que pudesse se encaixar nos planos elevados de Deus para sua vida.

Tudo isso foi uma mensagem ao seu coração dizendo: “não desperdice o seu vale”!!! “Não desperdice esse momento difícil que você está vivendo. Ele não será em vão.” Deus está te moldando para se encaixar nos seus planos. Os planos de Deus são mais altos e elevados que os nossos.

Salmo 143

Muitos de nós acreditamos, às vezes, que os vales que passamos são apenas para nos causar tristeza. Esquecemos que os mesmos têm a sua finalidade determinada por Deus.

O vale é lugar de encontro com Deus, de experiência novas, amadurecimento, de concerto e de respostas de oração, por isso não desperdice o seu vale.
O Vale de Davi

Mesmo Davi, que é chamado de “Um homem segundo o coração de Deus“, teve que passar pelo vale. E foi desse momento de sua vida que nasceu o salmo 143.

Vamos, então, meditar nos versos 1-6 deste salmo para que possamos encontrar ajuda para os momentos que passamos pelos vales.

Quero encorajá-lo, dizendo: Não desperdice o seu vale.

Não fique achando que você é o pior de todos porque está no vale. A razão é simples: você não sabe aonde Deus quer te levar com isso.

O vale é uma oportunidade de Deus para sua vida.

Então vamos observar quais foram as características do vale pelo qual Davi passou e quais foram os benefícios que a sua passagem por esse vale lhe trouxeram.

RECOMENDADO PARA VOCÊ:

Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?

Então Clique Aqui ou no botão abaixo e saiba como elaborar sermões impactantes em 30 dias até mesmo se você quer pregar pela primeira vez.

I – O SOFRIMENTO NO VALE

O vale não é um lugar fácil de viver, por isso, ele é tão pouco desejado. Vejamos quais foram os sentimentos de Davi ao passar pelo vale.
A )Vs. 3 “pois o inimigo me tem perseguido a alma”: salmo 143

Davi é perseguido por seus inimigos de forma que se sente à beira da morte. Seus inimigos estavam atarefados na tentativa de prejudicá-lo. E o único destino que Davi enxerga é o sepulcro, um lugar onde não há luz nem vida alguma. É um lugar que parece não ter saída nem solução.
B )Vs. 4 “O meu espírito se desanima”: salmo 143

Por conta de seus inimigos, Davi perde todo o ânimo de viver e chega ao desespero.
C) Vs. 7 “Apressa-te em responder-me, Senhor!”:

A sensação que o salmista tem é a de que Deus tinha escondido o seu rosto, enquanto ele precisava de uma imediata intervenção divina. Parecia que Deus mantinha-se aparentemente indiferente, enquanto homens ímpios atacavam um inocente.

Essa aparente indiferença divina se perece com o Deísmo (que diz que Deus criou o universo e o abandonou). Mas sabemos que Deus não somente criou o mundo mas também intervém nele a fim de punir os pecadores e recompensar os justos, ou seja, Deus não está alheio ao que acontece, Ele tudo vê e age, ao seu tempo, com justiça e bondade.

Ele queria dizer: “Senhor, apressa-te, se tu és o Deus que aqui intervém, opera e age, então faça um milagre na minha vida agora, pois não sei se suporto mais, cada instante que passa fico mais desesperado, o milagre é para hoje mesmo”.

Agora veremos todas as recompensas de se passar pelo vale.
II – A RECOMPENSA NO VALE

Quais são as recompensas que fazem o vale valer a pena?
A ) O Premio do Arrependimento. Vs. 2 – “Não leves o teu servo a julgamento”.

O vale trata os nossos pecados!!! salmo 143

O salmista sentiu o seu pecado. Ele pede a Deus que não seja muito severo ao julgá-lo. Ele clama pela graça de Deus. Ele sabe que a misericórdia do Senhor é a causa de não sermos consumidos (Lm3:22).

Os vales têm uma maneira especial de fazer-nos refletir sobre a nossa relação com o Senhor!

E tudo o que nos leva a um relacionamento mais íntimo com Deus é uma dádiva, uma bênção!
B) O prêmio da Lembrança. Vs. 5 – “Eu me recordo dos tempos antigos; considero o que as tuas mãos têm feito”.

Davi tinha muitas lembranças das histórias do que Deus tinha feito por Israel e das grandes coisas que Deus tinha feito por ele mesmo. Basta olhar para os diversos livramentos (O leão , o urso, Saul, etc!)

Ele se recordou do que a mão divina tinha feito em seu favor. Com isto, conseguiria ser envolvido pela grandeza divina e perceber que ainda algo grande lhe aconteceria.

Então ele percebe que a obra que Deus havia começado, iria terminá!!!

Quando estamos no vale, precisamos de um novo encontro com o Senhor, por meio da lembranças dos seus grandes feitos por nós!
C ) O Prêmio do encontro Com Deus. Vs. 6 – “Estendo as minhas mãos para ti; tenho sede de ti.”

Como Davi se sentiu no vale? salmo 143

Ele se sentiu como uma “terra sedenta, seco, solo ressequido, rachado, ansiando pelas chuvas refrescantes do céu “.

São sentimentos de quem está totalmente dependendo de Deus. Onde Deus é a única fonte que resta no mundo para seciar a minha sede.

O seu vale vai te levar a um lugar de total dependência do Senhor!!!

Ele disse: “Estendo as minhas mãos”. os braços eram levantados com as palmas das mãos voltadas para cima.

Aquele era o gesto de um filho para o seu pai, de um homem necessitado que não tinha suprimento próprio, era o gesto de um homem dependente.
III – O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O VALE

1 – O vale é um aprendizado. “Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos” (Salmo 119:71).

2 – Oportunidade de mais intimidade. “Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos” (Jó 42:5)

3 – Deus disciplina a quem considera filho. “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho“. (Hebreus 12:5,6)

4 – O vale endireita as nossas veredas. “Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes. Façam caminhos retos para os seus pés, para que o manco não se desvie, mas antes seja curado.” (Hebreus 12:11-13)

5 – O vale abate o nosso “eu” – O espinho na carne de Paulo para que o mesmo não se exaltasse (2 Co 12:7-10).
IV – O QUE DEVEMOS FAZER NO VALE?

Então, seguindo o exemplo de Davi, o que devo fazer quando estou no vale?

1 – Buscar a santificação. “segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá ao Senhor” (Hb 12:14)

Devemos aproveitar o momento em que estamos no vale:

– Para descartar tudo aquilo que atrapalha a nossa comunhão com o Senhor;

– Para colocar para longe todo pecado que antes tolerávamos;

– Dar uma faxina em nossa casa espiritual para que Espírito Santo possa reinar;

– Definir como o tempo de perdoar, de deixar as mágoas e fechar feridas abertas e chamar o filho, o marido, a esposa para ajustar os pontos e ter aquela conversa chata, mas que é absolutamente necessária quando estamos passando pelo vale. Para que Deus reine em nossa casa e passemos triunfantes pelo vale.

2 – Encher a minha mente com a Palavra de Deus. “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8)

No lugar de encher a sua mente com preocupações, é hora de enchê-la com a Palavra de Deus. O salmista disse: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Sl 119:105)

– Jesus venceu pela Palavra, ele disse: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” (Mt 4:4)

3 – Devo ser cheio Espírito Santo. “Não vos embriagueis com vinho… mas enchei-vos do Espírito Santo.”

– Esse texto significa que, assim como o vento estufa as velas do barco, empurrando-o para determinada direção, o Espírito Santo nos move e nos direciona para onde quer.

– Não há coisa melhor do que passar pelo vale estando cheio do Espírito Santo.

– Somos conduzidos a um lugar de vitória no Senhor!

– O próprio Davi sabia que o Espírito nos conduz até a Rocha mais alta. “Eleva-me para a rocha que é mais alta que eu” (Sl 61:2). Jesus é a Rocha e o céu está dizendo que a casa alicerçada na Rocha não será abalada!
V – HÁ ESPERANÇA NO VALE

1 – Deus é o nosso refúgio no vale: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” (Sl 46:1)

2 – Elevo meus olhos para os montes: “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” (Sl 121:1,2)

3 – No vale você pode ter paz: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33) salmo 143
Foi no vale que:Sadraque, Mesaque e Abede-Nego aprendeu sobre o Deus que controla o fogo;
Daniel aprendeu sobre o Deus que fecha a boca do leão;
Maria e Marta aprenderam que Jesus é a ressurreição e a vida.

E ainda mais, é lá que aprendemos as lições mais poderosas:Lugar onde as árvores crescem mais alto; salmo 143
Lugar onde a graça de Deus é o mais forte;
O vale é onde você encontra o “lírio dos vales ,A Brilhante estrela da Manhã, o Cristo ressurreto“!

Não desperdice o seu vale!!!
CONCLUSÃO

Para concluirmos, gostaria de dizer alguns pensamentos errados que temos quando estamos no vale e como perdemos o que Deus está fazendo em nossas vidas devido esses pensamentos.

1 – Você vai desperdiçar seu vale se você não acreditar que ele foi projetado por Deus para você.

Não é suficiente dizer que Deus meramente usa as adversidades da vida. Também devemos reconhecer que Ele as projetou para nós. Se o deserto não parar, então há nele um propósito de Deus para nós!

2 – Você vai desperdiçar seu vale se você achar que ele é uma maldição e não uma bênção.

É por meio do que alguns chamam de uma maldição que o justo experimenta as misericórdias e os ministérios da graça de Deus. salmo 143

3 – Você vai desperdiçar seu vale se você passar muito tempo pensando sobre o vale e não pensando a respeito de Cristo.

No meio de nossa dor, precisamos voltar para a Palavra de Deus e voltarmos para Cristo, nosso exemplo de fidelidade em meio a dor.

4 – Você vai desperdiçar seu vale se você ficar como aqueles que não têm esperança.

Deus usa nossos vales para ensinar aos que nos cercam que quem anda com Ele não vive sem esperança. O justo deve andar com a sua esperança ancorada em Jesus, mesmo durante os vales dolorosas ao vivo.

5 – Você vai desperdiçar seu vale se você não considerar o vale uma oportunidade de se afastar do pecado.

Vale é lugar de santificação, de ser forjado e lapidado por Deus. É lugar de sermos moldados por Deus até chegarmos a imagem do seu filho, parecidos com Cristo.

Há uma ajuda no vale e esperança para o caminho!!!

IMPORTANTE!

Antes de sair desta página, me responda se você gostaria de saber… Como entender a Bíblia para pregar;
Como extrair lições do texto;
Como começar, desenvolver e terminar o sermão;
Como usar ilustrações;
Como pregar com mais liberdade e desenvoltura;
Como memorizar o sermão e não ficar preso a ele;
Como controlar o nervosismo.

Então, para pessoas especiais como você, que busca realizar aquilo que sente no coração, existe um material incrível, onde é ensinado passo a passo tudo sobre elaboração de sermões e como pregar com mais liberdade e desenvoltura.

Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo e se preparar para conhecer algo que vai transformar para sempre as suas pregações.