quarta-feira, 13 de março de 2024

 🎗️Esclerose Múltipla

Sintomas visuais são muito comuns na Esclerose Múltipla (EM). Frequentemente, um problema de visão é o primeiro sintoma da EM para muitas pessoas. Felizmente, o prognóstico é bom para a recuperação de muitos problemas de visão associados à EM.

Três problemas de visão comuns em pessoas que vivem com EM são neurite óptica, diplopia (visão dupla) e nistagmo. Além de afetar a visão, eles podem causar náuseas (enjoos) e/ou vertigens (sensação de tontura).

Cerca de metade das pessoas com EM, em algum momento, apresentam um problema específico chamado neurite óptica. É quando o nervo óptico fica inflamado. Os sintomas da neurite óptica podem incluir visão embaçada, visão de cores “desbotada” e dor nos olhos por alguns dias quando você move os olhos.

A EM também pode afetar partes do cérebro que controlam o movimento dos olhos. Isso pode causar sintomas de visão dupla ou visão instável. Se seus olhos não funcionarem perfeitamente juntos, você poderá ver o dobro - você vê dois de alguma coisa quando há apenas um.

Já o nistagmo é um movimento dos olhos para frente e para trás que você não consegue controlar e que não para (movimentos oculares involuntários). Muitas pessoas não percebem que têm nistagmo porque o movimento pode ter pouco ou nenhum efeito na visão. Algumas pessoas percebem que os objetos parecem se mover para frente e para trás, sacudir ou balançar.

Comumente essas alterações visuais se resolvem sozinhas, em semanas ou poucos meses. É muito raro que alguém com EM fique totalmente cego como resultado da doença. Em fases avançadas, e nos casos em que a doença ataca os nervos ópticos ou outras partes envolvidas na visão, podem ocorrer alterações permanentes na visão.

As alterações na visão – sejam temporárias ou duradouras – podem ter um grande impacto na vida diária e em como você se sente. Esteja atento a condições que podem piorá-las, como estresse, cansaço ou calor e procure conversar com sua equipe de saúde a respeito.



Nenhum comentário: