terça-feira, 11 de junho de 2013

POLÍTICA INCLUSIVA




Somos 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, segundo o ( IBEGÉ) O que Dara 23% da nossa população aproximadamente e quem melhor do que nós pra defender nossos direitos sociais? Não existe .. Se nós formos depender de quem anda a nossa inclusão não sairá nunca do papel to errado? Não acho ... Quanto há termos representes políticos - parlamentes, existem 2 pontos ponto 1 são muito poucos dois estaduais em SP e uma federal isso 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência é justo isso pra ti? Somos quadro vezes r meia, o tamanho de Portugal em termos de população ou seja somos um país paralelo ao BRASIL Dentro do BRASIL. E Nós dois sabemos que o legislativo funciona hoje em dia quando o governo deixa !!! Por isso falo do Deficiente Físico estar no governo, política é uma arte , a arte do convencimento das pessoas e por que não ter a chance de Governante? Talvez o bolso a única barreira real ou não vai saber? Não sei ... Bom é isso!! Na minha opinião a questão da inclusão social no Brasil passa também pela participação política dos portadores de necessidades especiais  Sou cadeirante e Desejo Falar De INCLUSÃO SOCIAL dos Deficientes Físicos em geral  , e aprendi que na união nós mudamos o que precisa no futuro vou tira do virtual pra leva pra rua fazer (ONG ) Revista etc. Você não pode fugir de si mesmo Se eu não der atenção, e vestir a camisa da minha causa que é INCLUSÃO SOCIAL vou defender o que como ideia primaria seja no Brasil ou mesmo la fora tô  errado? E outra seria como estar rejeitando fisicamente isso eu não faço. Hoje em dia me considero um militante social!    Importante colocar que  acreditarei sempre na igualdade social todos nós e vou alem mais do que na igualdade social entre as pessoas sempre vou crer na igualdade humana independente de qualquer coisa, seja condição física etc. Importante dizer ainda  que  eu não defendo nada que não acredite (1000%)    Não há dia melhor pra encaminhar a proposta da SECRETARIA DE INCLUSÂO SOCIAL E DEFESA DA CIDADANIA, DA PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS E MOBILIDADE REDUZIDA. do que (21\09)  é dia nacional de luta da pessoa com deficiência...


UMA CIDADE DESENVOLVIDA PRIORIZA A CESSIBILIDADE PARA OS CIDADÃOS

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Educação Inclusiva:
Foco (1)   A busca de vagas  pra crianças e adolescentes em idade escolar . É lógico que o preenchimento das vagas seria através de alguns critérios   que seriam observados por uma equipe de avaliação formada por médicos neurologistas, psicólogos e professores.

1º - A Prefeitura deveria ter profissionais especializados para fazer uma anaminese desses alunos,  antes de ingressarem na sala de aula, para verificar qual a situação dele e o que se poderia fazer para o desenvolvimento deste aluno; 
2º - Este acompanhamento deveria ser feito durante todo o período escolar, e em especial quando o professor verificasse que está existindo uma distância no acompanhamento escolar deste aluno em relação aos outros; 
3º - Toda criança em idade escolar e em condições de aprendizado, não apenas para socialização, deveria ser inclusa em salas de aulas normal.
4º - O aluno que não passar na avaliação desses profissionais antes do ingresso nas salas de aulas, seriam colocados em salas especiais para  socialização, e isso poderia ocorrer nas mesmas escolas “normais” 
5º  - Professores para dar aulas em salas onde tivessem alunos especiais, teriam que ter cursos de especialização  supervisionados;
6º  - Um professor ou estagiário de magistério deveria acompanhar nas salas de aulas, para não sobrecarregar o professor
7º - Nessas escolas deveriam ter profissionais treinados, para ajudar aqueles que não tem condições de ir ao banheiro sozinho, comer sozinho, entre outras dificuldades.
8º - Salas de aula em andar baixo seriam destinadas as turmas que tiverem alunos com necessidades especiais, essas salas teriam que ter facilidade de acesso, como portas mais largas, sem degraus, para os cadeirantes mesas especiais sob medida;
9º - banheiros adaptados; com barras, pias mais baixas e adequadas para uso de cadeirantes (pro encaixe da cadeira);
10º - Transporte gratuito para os alunos especiais que não tivessem condições de pagar transporte e que residissem longe da escola;

11°- Treinar professores e funcionários e dar curso  da língua brasileira de sinas a (libras) Visando atender com qualidade,  os alunos  com problemas auditivos  esse conhecimento de (libras) para os outros  alunos, será  transmitido por cada professor em sala de aula. 
12°- Fornecer material adequado de acordo com a sua necessidade nas escolas públicas e fazer o  controle dos alunos matriculados na rede privada  e o seu despenho para caso necessário,  dar apoio tanto a escola como ao aluno em dificuldade.

13°- criação de um selo (ESCOLA INCLUSIVA) para o incentivo a busca por uma sociedade, mais igual e humana .  
Foco (2)  O  tratamento  fisioterápico,  pra  permanência ou recuperação da qualidade de vida da pessoa em questão, e quem não pudesse sair de casa seria atendido em sua própria casa.

FISIO TERAPIA 
1º - As policlínicas deveriam ter atendimento com os profissionais específicos da área de atendimento ás pessoas com necessidades especiais, como fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudióloga, psicólogo e neurologista.  
2º - Esses profissionais atenderiam normalmente nas policlínicas


3º - Os portadores de necessidades especiais se cadastrariam e teriam seu atendimento na policlínica se tivesse condições de sair de casa, e para quem não tiver condições de sair de casa o atendimento seria domiciliar, (este serviço já existiu na prefeitura não sei se ainda existe, mas deveria ser aprimorado e estendido para mais pessoas quando houver necessidade);

4º - Para as pessoas sem condições de transporte a prefeitura teria esse atendimento gratuito através de cadastramento,
Por exemplo, os serviços que já são prestados na Casa da Esperança seriam melhorados e abrangeria todas as policlínicas, e entidades filantrópicas.

5º - A busca de novas entidades para atender os portadores de necessidades especiais (conhecer os serviços de outros municípios/entidades como no caso a AACD)

6º - Fiscalizar as entidades filantrópicas que existem na cidade, no atendimento clinico/físico, fiscalização semestral da saúde financeira dessas entidades, e de acordo com isso o repasse de verbas seriam aumentados ou cortados (de acordo com os serviços prestados)

7º - Formação profissional de cuidadores

Foco 3 – A observação da acessibilidade por toda a cidade, incluindo projetos em construção e o estado de conservação das calçadas da cidade.

1º- Um grupo de pessoas envolvidas na secretaria, andaria pela cidade observando as calçadas e suas inclinações, onde houvesse excesso de inclinação para facilitar a subida de veículos em suas garagens, seriam notificados de que deveriam corrigir esta inclinação com um prazo de 30 dias para esse cumprimento, nem em caso de descumprimento seriam multados em um valor a ser estipulado pela própria prefeitura;

2º - Deveriam ser feitas avaliação da inclinação, largura e altura das guias rebaixadas, as que não estiverem de acordo deveriam ser reformadas,

3º - Deveriam ser criadas multas para os motoristas que parem em frente as guias rebaixadas, que seriam multados pela CET

4º- Observação do respeito as vagas destinadas aos deficientes físicos, igualmente multados deveriam ser os motoristas que param nessas  vagas sem o selo de identificação.

5º - Profissionais especializados para avaliação e autuação do comercio em geral que não atender as normas de acessibilidade dos portadores de necessidades especiais, como rampas de acesso em todo tipo de comércio, prédios públicos e privados, bem como banheiros adaptados;

6º- Nas novas construções de edifícios residenciais a observação de que terá pelo menos 10% dos apartamentos atendendo a portadores de necessidades especiais com portas largas, banheiros adaptados, rampas de acesso, elevadores mais largos; com teclado em braille e altura para cadeira de rodas;

Foco 4 – A capacitação profissional dos portadores de necessidades especiais 

1º - Cursos de capacitação profissional nas mais diversas áreas , que a cidade precise;

2º Observar o cumprimento da lei que exige a destinação de 10% das vagas de emprego para o deficiente físico

3º  - Criação de uma fundação voltada para o desenvolvimento do para desporto na cidade;

4º - Cursos gratuitos de teatro, dança, cultura em geral voltados para o deficiente, distribuídos em mais locais da cidade,

 Foco 5 

1°- Fazer parceiras com a fundação pró esporte e  a secretaria de  educação,  para a descoberta e o desenvolvimento dos talentos esportivos, crianças e adolescentes com  necessidades especiais a avaliação dos possíveis para- atletas será feita na aula de Educação física e caberá  ao colégio,  encaminhar seu aluno para as  entidades para- desportivas  da baixada santista..

2°- fazer a negociação da estrutura para- desportivas e dividir o gerenciamento com a secretaria de esportes  dos para desporto da cidade. Através de uma fundação voltada para o desenvolvimento do para desporto na cidade há criada e ficará subordinada a Secretaria de inclusão social e defesa da cidadania da pessoa com necessidades especiais e mobilidade reduzida..













Foco 6 -  Absorção do CONDEFI pela secretária, para apoia la e fiscalizar todos os atos que envolvam portadores de necessidades especiais para melhor atende los. Colaborando, na criação de políticas publicas voltadas para atender a pessoa com necessidade especial, observação da aplicação delas,  e formulação de novas políticas  quando forem necessárias e execução será da  SECRETARIA DE INCLUSÃO SOCIAL E DEFESA DA CIDADANIA. Caberá a secretaria buscar novos recursos, assim como modelos de atendimento junto a outras entidades e profissionais habilitados em outras áreas como Síndrome de Down e Autismo, como por exemplo parceria com o projeto “Tan Tan” que atende as pessoas com Síndrome de Down. 

segunda-feira, 10 de junho de 2013

MODELO DE ADAPTAÇÃO PARA CADEIRA MANUAL

TCC - Adaptação para transformar cadeira manual em motorizada

O TCC deste post está sendo elaborado pelo Vinicius, estudante de Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Pato Branco. A ideia dele é um equipamento similar ao Firefly, da foto acima, e ao Speedy, que já falei aqui em outro post. Acho este sistema genial, pois transforma uma cadeira manual em motorizada com pouca adaptação, basta uma forma inteligente de fixar a parte dianteira em uma cadeira comum e pronto. É leve, simples e teoricamente mais barato do que uma cadeira motorizada ou um triciclo. O problema é que não tem no Brasil. Mas com o projeto do Vinicius, quem sabe? Abaixo o link para o questionário que ele elaborou para embasar a pesquisa dele. Vamos responder?

sábado, 8 de junho de 2013

BOM DIA ! COM VCS SOU MUITO FELIZ



BOM DIA COM A SANTA E GLORIOSA PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO





"Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo. Naamã, porém, muito se indignou, e se foi..." 2 Reis 5.10-11

O Jordão é um rio estranho e maravilhoso. O leproso recebe ordens de se lavar nesse rio. Só ali ele pode ser curado da sua lepra. Mas a pessoa comum se opõe a isso, pois o Jordão é uma representação de Jesus Cristo, o próprio crucificado. Jesus, Aquele que veio do Pai, Aquele que não tinha pecado, desceu e se esvaziou a si mesmo e se tornou um rio purificador para todos aqueles que querem se lavar nele. O nome Jordão significa "descer". Nisso consiste o esvaziamento de Jesus. Pois Ele também desceu e se humilhou. Mas por meio desse ato de se esvaziar a si mesmo, de descer, se abriu uma torrente que flui em toda a eternidade. Se você seguir a Jesus neste Jordão, se identificar com Jesus na Sua morte, você também estará descendo: Ele diz: "Se alguém me serve, siga-me..." Aí acontecerá com você o mesmo que acontece com o Jordão, cuja água nunca seca. Aquele que segue o caminho do Cordeiro, desce;sua natureza é cada vez mais esvaziada. Mas justamente por causa disso, segundo as Escrituras, uma pessoa assim é "...um jardim regado, e como um manancial, cujas águas jamais faltam".





!

Abraços fraternos!


Jesus te ama!



*Eu tenho a marca da promessa*


✿;✿;CLAUDIO E ROZE✿;✿;





lucimere borges guimaraes pimenta - GLORIA A DEUS!! OBRIGADA PELA 

boa noite

quinta-feira, 6 de junho de 2013

MEDIDAS P/ CADEIRANTE

Medidas para cadeirante - NBR 9050



- A largura mínima necessária para a transposição de obstáculos isolados com extensão de no máximo 0,40 m deve ser de 0,80 m.

- As medidas necessárias para a manobra de cadeira de rodas sem deslocamento são:

a) para rotação de 90° = 1,20 m x 1,20 m;
b) para rotação de 180° = 1,50 m x 1,20 m;
c) para rotação de 360° = diâmetro de 1,50 m.

- Condições para manobra de cadeiras de rodas com deslocamento:


- Alcance manual frontal:
A3 = Altura do centro da mão com antebraço formando 90º com o tronco B3 = Altura do centro da mão estendida ao longo do eixo longitudinal do corpo
C3 = Altura mínima livre entre a coxa e a parte inferior de objetos e equipamentos
D3 = Altura mínima livre para encaixe dos pés
E3 = Altura do piso até a parte superior da coxa
F3 = Altura mínima livre para encaixe da cadeira de rodas sob o objeto
G3 = Altura das superfícies de trabalho ou mesas
H3 = Altura do centro da mão com braço estendido paralelo ao piso
I3 = Altura do centro da mão com o braço estendido, formando 30o com o piso = alcance máximo confortável
J3 = Altura do centro da mão com o braço estendido formando 60o com o piso = alcance máximo eventual
L3 = Comprimento do braço na horizontal, do ombro ao centro da mão
M3 = Comprimento do antebraço (do centro do cotovelo ao centro da mão)
N3 = Profundidade da superfície de trabalho necessária para aproximação total
O3 = Profundidade da nádega à parte superior do joelho
P3 = Profundidade mínima necessária para encaixe dos pés

Relações entre altura e profundidade para alcance manual lateral para pessoas em cadeiras de rodas.

- Superfície de trabalho:
As superfícies de trabalho necessitam de altura livre de no mínimo 0,73 m entre o piso e a sua parte inferior, e altura de 0,75 m a 0,85 m entre o piso e a sua superfície superior. A figura 12 apresenta no plano horizontal as áreas de alcance em superfícies de trabalho, conforme abaixo:
a) A1 x A2 = 1,50 m x 0,50 m = alcance máximo para atividades eventuais;
b) B1 x B2 = 1,00 m x 0,40 m = alcance para atividades sem necessidade de precisão;
c) C1 x C2 = 0,35 m x 0,25 m = alcance para atividades por tempo prolongado.