Como escrever melhor
Escrever bem é saber expressar ideias clara, rápida e persuasivamente. Uma boa redação revela capacidade de raciocínio e esforço pessoal - mesmo para aqueles que têm mais facilidade.
1. Tenha sempre em mente que o tempo do leitor é limitado
O que você escrever deve ser entendido na primeira leitura.
Se você quiser que seu trabalho seja lido e analisado e apreciado, seja breve. Quanto menor o texto, maior a chance de ser lido por inteiro. Durante a 2ª Guerra Mundial, nenhum documento com mais de uma página chegava à mesa de Churchill.
2. Saiba aonde quer chegar
Antes de redigir, faça um esboço, listando e organizando suas ideias e argumentos. A técnica ajudará a não se desviar da questão central. Comece parágrafos importantes com sentenças-chaves, que indiquem o que virá em seguida. Conclua com parágrafo resumido.
3. Torne a leitura agradável e fácil
Os parágrafos e sentenças curtos são mais fáceis de ler do que os longos. Mande telegramas, não romances. Para enfatizar, sublinhe sentenças e enumere os pontos principais.
4. Seja direto
Sempre que possível, use voz ativa.
Voz passiva: Estamos preocupados com que nosso projeto não seja aprovado, o que poderia afetar nossa fatia de mercado.
Voz ativa: Acreditamos que esse projeto seja necessário para manter nossa fatia de mercado.
5. Evite clichês
Use suas próprias palavras.
Clichê: O último, mas não menos importante...
Direto: Por último...
6. Evite o uso de advérbios vagos
E não esclarecedores, como "muito", "pouco", "razoavelmente".
Vago: O projeto está um pouco atrasado.
Ditero: O projeto está uma semana atrasado.
7. Use um linguagem simples e direta
Evite o jargão técnico e prefira as palavras conhecidas. Não esnobe o seu português.
Jargão: Input, output.
Português comum: Fatos, informações, resultados.
8. Ache a palavra certa
Use palavras de que você conheça exatamente o significado. Aprenda a consultar o dicionário para evitar confusões.
Palavras mal-empregadas são detectadas por um bom leitor e depõem contra você.
9. Não cometa erros de ortografia
Em caso de dúvida, consulte o dicionário ou peça a alguém que revise seu trabalho. Uma redação incorreta pode indicar negligência de sua parte e impressionar negativamente o leitor.
10. Não exagere na elaboração da mensagem
Escreva somente o necessário, procurando condensar a informação. Seja sucinto sem excluir nenhum ponto-chave.
12. Evite palavras desnecessárias
Não escreva:
Plano de ação;
Fazer um debate;
Estudar em profundidade;
Não evento de;
Com o propósito de;
Em nível de dDiretoria
Escreva:
Plano;
Debater;
Estudar;
Se;
Para;
Pela diretoria.
13. Evite abreviações. siglas e símbolos
O leitor pode não conhecê-los.
14. Não se contente com o primeiro rascunho
Reescreva. Revise. Acima de tudo, corte. Quando se tratar de trabalho importante, faça uma pausa, entre o primeiro e segundo o segundo rascunho, de pelo menos uma noite. Volte a ele com um olhar mais crítico e imparcial.
15. Peça a uma pessoa amiga que revise seus trabalhos mais importantes
E dê total liberdade para comentários e sugestões.
Fonte: Tilibra. www.tilibra.com.br