domingo, 22 de novembro de 2020

 Sensação de bolo na garganta: 


7 principais causas e como aliviar A sensação de bolo na garganta caracteriza-se por um desconforto na garganta que em alguns casos pode causar dificuldade para respirar. Na maior parte dos casos, este sintoma acontece apenas pela presença de pigarro na garganta, mas também pode ocorrer por outros motivos mais sérios, sendo importante procurar ajuda médica quando a sensação é muito incômoda. Veja no vídeo a seguir como se livrar rápido do pigarro: A seguir indicamos os problemas mais comuns que podem causar sensação de bolo na garganta e o que fazer: 
 1. Estresse e ansiedade Reações emocionais como estresse e ansiedade podem causar sintomas como sensação de bolo na garganta, enjoo e vômitos, sensação de aperto no peito, tensão muscular ou tremores, por exemplo. Saiba reconhecer os sintomas de ansiedade. Como aliviar: para aliviar esta sensação causada pela ansiedade, pode-se recorrer a técnicas de relaxamento como Yoga ou mindfulness, além da ajuda de um terapeuta. Caso os sintomas de estresse e ansiedade não passem com as técnicas de relaxamento ou com a ajuda de um psicólogo, pode ser necessário fazer uso de remédios calmantes que devem ser receitados pelo psiquiatra após consulta.
 2. Refluxo gastroesofágico O refluxo gastroesofágico consiste no retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, em direção à boca, podendo causar dor, ardência e inflamação e sensação de bolo na garganta. A intensidade dos sintomas depende da acidez do conteúdo do estômago e da quantidade de ácido que entra em contacto com a mucosa. Conheça mais sobre refluxo gastroesofágico e como tratar. Como aliviar: para reduzir a dor e desconforto que o ácido provoca na garganta, geralmente o tratamento consiste na administração de remédios inibidores da produção de ácido como o omeprazol ou esomeprazol ou antiácidos, como hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio e bicarbonato de sódio, que devem ser usados conforme a orientação do médico.
 3. Problemas na tireoide A glândula da tireoide encontra-se localizada no pescoço e por isso pode sentir-se dor nesse local quando se identifica um nódulo ou caroço na região do pescoço, podendo o funcionamento da glândula da tireoide estar alterado. Como aliviar: caso o bolo na garganta ocorra devido a problemas na tireoide, o melhor a fazer é consultar o endocrinologista, que irá solicitar a realização de exames para verificar o funcionamento da glândula e, assim, iniciar o tratamento mais adequado. 

4. Edema da glote O edema de glote, também conhecido por angioedema da laringe, pode surgir em caso de uma reação alérgica grave, que se caracteriza por um inchaço na região da garganta, causando a sensação de bolo na garganta e dificuldade para respirar. Como aliviar: em caso de edema da glote deve-se ir imediatamente à urgência médica para evitar parada respiratória e, consequentemente, o óbito. 
 5. Miastenia Gravis A Miastenia Gravis é uma doença que pode causar, entre outros sintomas, fraqueza dos músculos do pescoço que deixam a cabeça pendida para a frente ou para o lado. Esta alteração na força dos músculos, por vezes, pode causar uma sensação de bolo na garganta. Como aliviar: o tratamento para miastenia grave consiste no uso de remédios que permitem um maior controle dos músculos, e na realização de uma cirurgia para retirada do timo, que é uma glândula que está relacionada com o sistema imunológico, que em alguns casos pode melhorar a qualidade de vida do paciente. 
 6. Distrofia miotônica A distrofia miotônica é uma doença genética que se caracteriza pela dificuldade em relaxar os músculos após uma contração, sendo que os músculos mais atingidos são os da face, pescoço, mãos, pés e antebraços. Assim, é provável que pessoas com esta doença tenham uma sensação de bolo na garganta. Como aliviar: o tratamento para distrofia miotônica pode incluir o uso de medicamentos como Fenitoína, Quinina, Procainamida ou Nifedipina, que aliviam a rigidez muscular e as dores causadas pela doença e fisioterapia, que leva a um aumento da força muscular. Veja quais os tipos de distrofia miotônica e como é feito o tratamento. 
 7. Câncer Em casos mais graves, a sensação de bola na garganta pode dever-se a câncer no pescoço, que normalmente é acompanhado por outros sinais e sintomas, como caroço na região, rouquidão, dificuldade para engolir, engasgamento frequente, perda de peso e mal estar geral. Como aliviar: se a causa da sensação de bolo na garganta for um tumor, o médico deve realizar o tratamento tendo em conta a fase em que está o câncer e a história médica de cada pessoa.

 INFORMAÇÃO DO AUTOR Manuel Reis Manuel Reis ENFERMEIRO Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

 Principais barreiras que impedem a inclusão de pessoas com deficiência


Imagem #pracegover: A imagem mostra o cadeirante de frente para uma escada olhando para trás e se perguntando como ele irá o subir para o andar de cima por essa escada.

Segundo a Lei Brasileira de Inclusão ( Lei n° 13.146), as barreiras constituem ” qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros”.

Essa lei apresenta, ainda, 6 tipos de barreiras, quais sejam:

1. Barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo. Essa categoria surgiu principalmente devido ao crescimento desordenado das cidades. Muitas ruas, avenidas e áreas urbanas tiveram que sofrer mudanças sem um projeto visando a acessibilidade, transformando-as em ambientes desagradáveis e de grande desafio para os deficientes.

Essas barreiras  podem ser encontradas em diversas formas, como: objetos, construções ou reformas mal projetadas, papeleiras, semáforos, quiosques, árvores, cabines de transportes públicos, cabines telefônicas que são encontrados em passeios e calçadas impedindo a passagem das pessoas com deficiência. Outro exemplo bastante recorrente é a construção de calçadas desniveladas, sem rebaixamentos e com degraus, além de obras particulares e comerciais que expõem no passeio objetos (andaimes, cadeiras, mesas, lixeiras, tapumes e outros) obstruindo a passagem, inexistências de vagas preferenciais em estacionamentos, existência de buracos, pavimentos irregulares e falta de piso tátil.

2. Barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados. Como exemplo dessas barreiras, temos os edifícios que não possuem banheiro adaptado ou que possuem portas tão estreitas que não permitem a passagem de uma cadeira de rodas.

3. Barreiras nos transportes: as existentes nos sistemas e meios de transportes. Nos meios de transporte rodoviários, por exemplo, é obrigatório que haja assentos reservados para as pessoas com deficiência e para seus acompanhantes. Além disso, elevadores ou rampas auxiliam o transporte de deficientes físicos que utilizem cadeira de rodas no momento de embarque e desembarque.

Nos meios ferroviário e metroviário, a frota de veículos, assim como a infraestrutura de serviços, deverão estar acessíveis. Essa acessibilidade obedece ao disposto nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT (NBR 14020 e NBR 14021).

Para o transporte aéreo comercial, foi produzida a norma 14273, que estabelece, entre outras obrigatoriedades e recomendações, que seja destinado assento de corredor, com braços removíveis ou escamoteáveis, para pessoas em cadeiras de rodas.

4. Barreiras nas comunicações e na informação: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação. Links não acessíveis por navegação por teclado, imagens sem texto alternativo, vídeos sem legenda e Libras são apenas algumas das barreiras encontradas em  sites. Muitas vezes erros pequenos como links repetidos, fontes muito pequenas e idioma da página não declarado no código-fonte, por exemplo, podem atrapalhar ou até impossibilitar a navegação dos usuários com alguma deficiência.  Além disso, essas barreiras também existem quando os programas de TV não oferecem audiodescrição, legenda e janela de libras.

5. Barreiras atitudinais: atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Essas barreiras são, infelizmente, as mais comuns na nossa sociedade e as mais prejudiciais também. Consistem nas atitudes e comportamentos preconceituosos, como: não aceitar a matrícula de um aluno com deficiência na escola, deixar o aluno com deficiência no fundo da sala de aula sem o atendimento adequado e fazer bullying.

6. Barreiras tecnológicas: as que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias.

Fonte: Diário da Inclusão Social

 18/11/2020 08:44

Geral
Ministério da Agricultura proíbe venda de nove marcas de azeite
Rótulos são suspeitos de falsificação

 O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) proibiu a comercialização de nove marcas de azeite. São produtos investigados como fraudados e falsamente declarados como azeite de oliva extra virgem. A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) foi comunicada sobre a proibição.

As marcas sob investigação, que seriam rótulos fictícios, são: Casalberto, Conde de Torres, Donana (Premium), Flor de Espanha, La Valenciana, Porto Valência, Serra das Oliveiras, Serra de Montejunto e Torezani (Premium). Os investigados criavam as marcas, supostamente importadas, e colocavam para venda no mercado nacional.

A determinação do Mapa é um desdobramento de operação da Polícia Civil do Espírito Santo, que desarticulou, semana passada, uma organização criminosa especializada em falsificação de azeites.

Segundo as investigações, os produtos vendidos como azeite de oliva extra virgem eram, na verdade, óleo de soja. “A adulteração e falsificação de azeite de oliva não se trata exclusivamente de fraude ao consumidor, mas de crime contra a saúde pública”, explicou o coordenador-geral de Qualidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Hugo Caruso.

Assim, os mercados que tiverem algum desses rótulos à venda em suas prateleiras deverão informar as Superintendências Federais de Agricultura nos estados. Os produtos deverão ser destruídos, com apoio de uma empresa habilitada por órgão estadual de meio ambiente ou recicladora de óleos e embalagens.

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

 



5 DICAS PARA UMA BOA ALIMENTAÇÃO 

alimentação saudável - variedades de alimentos



1. Aprenda a comer um pouco de tudo

Manter uma alimentação saudável não significa ter que manter uma dieta restrita e cortar várias receitas gostosas do seu cardápio. Alimentar-se bem é manter uma dieta equilibrada, capaz de lhe oferecer todos os nutrientes necessários — até mesmo as gorduras — para que seu organismo funcione de maneira adequada.

Por isso, não é necessário sair cortando refeições para poder garantir uma alimentação saudável, mas sim fazer algumas mudanças no cardápio e equilibrar as porções consumidas por dia.

Carboidratos, frutas, vegetais, proteínas, gorduras e até algumas guloseimas, todos esses produtos são essenciais para que você sempre se alimente bem e viva feliz!

2. Valorize a ingestão de fibras alimentares

Boa parte dos brasileiros não garante a ingestão diária de fibras alimentares recomendada pela Organização Mundial de Saúde. As fibras são responsáveis por várias funções importantes no nosso organismo como regular o funcionamento intestinal, os níveis de glicose e colesterol no sangue e, até mesmo, aumentar a sensação de saciedade.

Sem elas, nossa qualidade de vida é naturalmente diminuída e, por isso, garantir esse consumo é uma maneira de valorizar uma alimentação mais saudável.

Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes é a maneira mais simples e eficiente de elevar a ingestão de fibras alimentares. Garanta essa mudança nas suas refeições do dia a dia.

3. Cozinhe seus próprios alimentos

A sociedade moderna tem se afastado, cada vez mais, de hábitos básicos do nosso dia a dia. Essas mudanças interferem muito na nossa qualidade de vida e, é claro, na maneira como nossa saúde se comporta.

Com o hábito de cozinhar em casa, mesmo que seja somente na hora do almoço ou do jantar, você é capaz de selecionar melhor seus alimentos, controlar suas porções e prepará-los da maneira mais saudável e natural possível.

alimentação saudável - macarrão com legumes

4. Beba muita água

Você já parou para pensar o quanto de água costuma beber por dia? A grande maioria dos brasileiros — em especial os jovens — não costuma ingerir um volume satisfatório de água por dia, convivendo frequentemente com sintomas discretos da desidratação.

Quadros de constipação, pele seca, irritações nos olhos e até mesmo dores de cabeça podem ser sinais comuns de que seu corpo precisa de mais água para viver bem.

Por isso, um dos cuidados da alimentação saudável é garantir que a ingestão de água pura — e não somente aquela disponível em sucos e outras bebidas — seja feita no volume correto.

Especialistas da área da saúde recomendam a ingestão de oito a dez copos de água de 200mL por dia, para garantir a hidratação dos nossos tecidos.

5. Conte com a ajuda de um especialista

Afirmamos, no início desse texto, que comer bem não é uma tarefa difícil, mas muitas pessoas que mantiveram hábitos alimentares irregulares por muito tempo podem não conseguir fazer mudanças eficientes sozinhos.

Procurar a ajuda de especialistas no ramo da alimentação como nutricionistas e nutrólogos, pode ser uma ótima maneira de garantir uma rotina alimentar mais saudável, para que você possa viver bem.

Inclua a alimentação saudável na rotina 

Com essas dicas acima, agora ficou mais fácil ter uma alimentação saudável não é mesmo? Aproveite, e conte pra gente que você tem feito para cuidar da sua saúde e garantir uma mudança de hábitos no seu dia a dia!


kombucha - texto 2

O que é o Kombucha?

Kombucha é o nome dado a um tipo de chá fermentado que, assim como o Kefir, conta com características probióticas que podem fazer muito bem para a nossa saúde.

Produzido apenas com ingredientes naturais, o Kombucha pode ter características completamente diferentes de sabor e aroma, visto que elas são uma consequência da combinação de seus ingredientes.

Ele pode ser doce, seco, amargo, mais alcoólico ou mais suave, de acordo com a preparação conduzida por você.

Como posso preparar o meu?

Assim como acontece com o Kefir, para preparar um Kombucha você precisa contar com uma colônia específica de bactérias saudáveis que serão responsáveis por sua fermentação. Essas colônias, chamadas também de SCOBY ou mãe do Kombucha, são formadas de bactérias e leveduras que parecem com discos translúcidos e com textura mais amolecida.

Para obter uma colônia, é preciso receber uma doação de um SCOBY saudável de alguém que já produz seu próprio Kombucha. Essa mesma pessoa lhe orientará sobre o uso e cuidado da mesma.

O processo de fermentação do Kombucha é feito no chá verdepreto ou mate e é alimentado pela adição de açúcar (que pode ser cristalrefinado ou demerara) na mistura. O volume de açúcar adicionado (e a escolha do tipo de chá) é o responsável pelo desenvolvimento de suas características de sabor e aroma.

kombucha - texto

Para preparar o seu Kombucha você precisa seguir os seguintes passos:

1- Separar a colônia e 100mL do líquido que vem com ela;

2- Preparar 1L do chá de sua escolha e adoçá-lo a gosto. Deixar esfriar antes de colocar em contato com o Kombucha;

3- Misturar tudo em um recipiente que deverá ser fechado com a ajuda de um pano limpo e um elástico;

4- Guardar em local protegido do sol por 2 dias;

5- Provar o sabor do fermentado, que deve não ficar tão doce e nem tão com toques de vinagre. Se não estiver de acordo, feche e aguarde mais dois dias de fermentação;

6- O processo completo de fermentação pode variar entre 5 e 15 dias e, por isso, você deve ter paciência e prová-lo sempre para garantir que o sabor está de acordo com o desejado;

7- Alcançada a fermentação desejada, é hora de colocar 90% do líquido produzido em outro recipiente e começar a saborizar o mesmo. Use frutas, especiarias e até grãos de café, se desejar;

8- Feche o recipiente com uma tampa e deixe fora da geladeira para finalizar a fermentação e produzir uma pressão interna, que é a responsável por sua efervescência. Quando isso acontecer é só levar para a geladeira e consumir gelado;

9- Os 10% do líquido produzido no começo deve ser guardado para futuras produções. Você pode usá-lo para reiniciar um processo de desenvolvimento de bebida ou colocar mais 500mL de chá e guardá-lo para uma nova oportunidade.

Kombucha pronto

É possível encontrar também versões de Kombucha prontos, comercializados em alguns supermercados no país. Essas alternativas são opções práticas e rápidas para quem quer aproveitar os benefícios da bebida, mas não tem tempo – ou não quer – para sua preparação.

Banner Blog Tao Kombucha

Como cuido do meu SCOBY?

O cuidado do SCOBY é um processo que demanda atenção (assim como cuidar da sua colônia de Kefir ou do seu Levain). Mas ele é simples e pode ser feito em casa.

Mantenha sempre seu SCOBY com os 500mL de chá em um local longe do sol (na geladeira ou não). Deixe-o fechado com panos e elásticos e nunca com tampa, para que a colônia possa respirar. Alimente com açúcar e com cuidado para que ele não fique “vinagrado”.

Se você perceber que sua colônia mofou, é necessário jogá-la fora e adquirir uma nova para reiniciar o processo.

Quais são os benefícios do Kombucha?

O Kombucha é:

  • Uma fonte rica em probióticos (os famosos lactobacilos vivos) e por isso fazer muito bem para a saúde do seu intestino;
  • Tem alto poder antioxidante;
  • É rico em vitaminas do complexo B e vitaminas C.

Para adicioná-lo de maneira correta e saudável à sua alimentação, é importante sempre falar com um nutricionista sobre o assunto!

Posso fazer várias receitas de Kombucha?

Pode sim! No artigo abaixo você encontra algumas sugestões de receitas para saborizar seu Kombucha e deixá-lo ainda mais gostoso!

receitas de kombucha

Você já conhecia o Kombucha? Já provou essa poderosa bebida? Conte para a gente um pouco de sua experiência com ela!

vitamina c intro

A atuação da vitamina C no organismo

Também chamada de ácido ascórbico, como o próprio nome já antecipa, a vitamina C tem como uma de suas principais funções a prevenção contra o escorbuto, doença que é causada justamente pela falta desse nutriente e pode afetar articulações, mucosas, órgãos etc.

Além disso, a vitamina C tem outros papéis fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Sendo absorvida no intestino delgado, ela protege as células de radicais livres, tem ação antioxidante, atua em processos metabólicos, auxilia a absorção e transporte de ferro, colabora com a produção de cartilagem, colágeno, músculos, vasos sanguíneos, entre outras atividades.

Por isso, em uma rotina balanceada e saudável, e com o acompanhamento de um profissional da saúde, ela pode ajudar a promover alguns benefícios no corpo, como:

  • Melhora do sistema imunológico, prevenindo contra infecções, resfriados e outras doenças, como câncer;
  • Prevenção do envelhecimento da pele, fornecendo elasticidade, firmeza e sustentação, e diminuindo linhas de expressão e rugas;
  • Aumento do rendimento em atividades físicas, potencializando o desempenho durante os treinos;
  • Fortalecimento de dentes, ossos e tendões, precavendo contra lesões e traumatismos;
  • Diminuição do aparecimento de distúrbios oftalmológicos, protegendo a retina contra degeneração;
  • Redução da ocorrência de derrames, inibindo o desenvolvimento de placas nas veias e artérias, e a ruptura de coágulos.

vitamina c cápsulas

Sinais da falta do nutriente no corpo

A presença da vitamina C no organismo se dá por meio do consumo de alimentos ricos nesse nutriente e suplementos. Afinal, por não ser produzida pelo corpo, e também pelo fato de ela ser do tipo hidrossolúvel (dissolvida em água), sua ingestão é necessária para se ocorrer o armazenamento e reposição do que é eliminado.

Apenas não se esqueça de consultar um médico para determinarem juntos quais alimentos e quantidades são ideais para o seu organismo, ok?

Agora você já entendeu que conseguir manter os níveis adequados desse nutriente para o seu corpo é essencial para o bom funcionamento do organismo. Porém, mesmo não sendo regra, também é importante saber que a deficiência de vitamina C pode acarretar alguns sintomas e problemas de saúde, como:

  • Anemia e hemorragia;
  • Falta de apetite e gripes constantes;
  • Cansaço, fraqueza muscular e dores nas articulações;
  • Irritabilidade e tontura;
  • Hematomas e dificuldade de cicatrização;
  • Ressecamento da pele, queda de cabelo, perda de dentes e problemas na gengiva.

vitamina c alimentos

Fontes de vitamina C

Como já dissemos, a ingestão da vitamina C deve ser feita com cautela e acompanhamento médico, sempre de acordo com as necessidades nutricionais do seu organismo.

consumo de alimentos que são fonte natural da vitamina, como frutas e verduras, é indicado que seja feito com o alimento fresco e, de preferência, cru, já que quaisquer processos pelos quais ele passe pode influenciar na diminuição nutricional, como ao cortá-lo ou cozinhá-lo.

Nesses casos, opte sempre pelo corte em um consumo imediato e também pelo cozimento a vapor, pois a perda de nutrientes em ambas as situações é menor.

Já a ingestão da vitamina C por suplementos é feita com cápsulas ou pó, por exemplo, e também deve ser recomendada pelo seu nutricionista, bem como sua dosagem.

vitamina c comprimido

Você sabia que a vitamina C era tão importante para o funcionamento do seu organismo? Aproveite e confira outros posts sobre vitaminas que já fizemos aqui no Blog do Pão!

  

Saiba o que são flavonoides e conheça seus benefícios





Você sabe o que são flavonoides? Já ouviu falar sobre suas funções? Ou, quem sabe, conhece os benefícios que oferecem à saúde? Descubra para que servem essas substâncias importantes para o bom funcionamento do seu organismo! flavonoides intro Compostos encontrados na alimentação Também conhecidos como bioflavonoides e vitamina P, os flavonoides são compostos bioativos, ou seja, compostos que agem diretamente em uma célula, tecido e organismo vivo. Nas plantas, por exemplo, eles atuam como pigmentos coloridos e desempenham diversas funções, como a proteção contra raios ultravioletas. Embora importantes para a preservação da saúde do corpo humano, é necessário dizer que, em comparação com os nutrientes essenciais quando na alimentação, os flavonoides não se apresentam indispensáveis, já que podem ter suas funções desempenhadas por essas outras substâncias. Porém, ainda assim eles podem ser benéficos para o funcionamento do organismo. A origem dos flavonoides é natural, pois eles são produzidos a partir do metabolismo dos vegetais. Por isso, podem ser encontrados em alimentos variados. Alguns deles são: Alimentos processados, como chás verde e preto, e vinhos; Cereais e sementes, como linhaça e soja; Especiarias, como erva-doce e tomilho; Frutas, como as de cor vermelha (framboesa, maçã, morango, entre outras); Legumes, como alho e cebola; Vegetais, como brócolis e couve; Outros alimentos, como cacau, café e mel. flavonoides comidas Substâncias aliadas à manutenção da saúde Os flavonoides são substâncias que não podem ser produzidas pelo organismo. Por isso, sua presença no corpo acontece por meio do consumo balanceado de alimentos que são ricos nesse nutriente. Lembre-se de consultar seu nutricionista para definirem juntos as quantidades ideais para você, ok? Além disso, vale saber que os flavonoides, que atualmente são mais de 5.000 tipos, fazem parte do grupo conhecido como fitonutriente ou fitoquímico. Ou seja, que carrega propriedades medicinais e terapêuticas capazes de proteger o organismo mesmo não tendo função nutricional, como: Analgésicas; Antioxidantes, anticancerígenas, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antitrombóticas (contra coágulos sanguíneos) e antivirais; Hepatoprotetoras, neuroprotetoras, venotônicas (referente ao sistema venoso) e vasodilatadoras. Portanto, juntamente com uma rotina de hábitos saudáveis, os flavonoides podem oferecer alguns benefícios à saúde: Auxiliar a prevenção de doenças como artrite, câncer, catarata, diabetes, cardiovasculares e neurodegenerativas, Contribuir para a absorção de vitamina C e o fortalecimento do sistema imunológico, protegendo contra infecções; Ajudar no bom funcionamento do sistema circulatório, regulando taxas de colesterol e pressão arterial, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo o risco de trombos; Colaborar para o retardo da oxidação das células, prevenindo contra o envelhecimento precoce; Cooperar para o controle do apetite, para o rendimento cognitivo, e para a proteção do fígado. flavonoides alimentos – Você já conhecia os flavonoides? Sabia sobre o papel deles no bom funcionamento do organismo? Confira também outros posts sobre saudabilidade que já publicamos aqui no Blog do Pão! TagsSAÚDE

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Acidente Vascular

Principais tipos de AVC, 
sintomas e como identificar na hora certa tipos avc e sintomas Neurológica O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é a doença que mais mata no Brasil, sendo também a principal causa de incapacidade crônica. Para se ter uma ideia da importância do conhecimento sobre a doença, 1 em cada 6 pessoas terão um AVC durante a vida e, cerca de 70% destas não retornarão para as atividades profissionais. As boas notícias são que ele pode ser efetivamente prevenido, e que os novos tratamentos estão cada vez mais eficazes, salvando vidas e diminuindo o número de debilitados. “O AVC se caracteriza como um distúrbio na circulação de sangue no cérebro, privando os neurônios de receber adequadamente oxigênio e nutrientes essenciais. Em poucos minutos, as células do cérebro começam a morrer e, se não tratado adequadamente, o dano cerebral se torna irreversível”, explica o Dr. Pedro Magalhães, neurorradiologista da Neurológica. Tipos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) Existem dois tipos de AVC, o isquêmico, que ocorre quando há o bloqueio de uma artéria, impedindo que o sangue chegue até o cérebro; e o hemorrágico, que ocorre quando há ruptura de um vaso intracraniano. Cerca de 85% dos AVC são isquêmicos e as principais causas são a formação de coágulos nas artérias do pescoço ou do cérebro, que impedem a circulação normal de sangue e as embolias que ocorrem quando um coágulo se desprende de outra parte do corpo e migra até bloquear uma artéria cerebral. Os AVCs hemorrágicos (15% dos casos) são determinados, principalmente, por rupturas das artérias cerebrais, por aneurismas cerebrais ou malformações das artérias e veias do cérebro. Principais sintomas de um AVC Os sintomas do AVC são extremamente fáceis de reconhecer, e você deve ficar atento para qualquer um dos seguintes sinais: - Súbita dificuldade para falar ou entender o que está sendo dito; - Paralisia ou fraqueza de um lado do corpo ou da face; - Dificuldade súbita para enxergar; - Dor de cabeça com início súbito; e - Perda do equilíbrio e coordenação. Testes para confirmar se uma pessoa está sofrendo um AVC Solicitar que ela sorria (observar assimetria da boca); Solicitar que ela levante os dois braços (observar se um dos lados está fraco); e Solicitar que ela fale uma frase (observar se a fala está coerente). Dr. Pedro ressalta: “Se qualquer um destes testes estiver alterado, procure imediatamente o pronto socorro mais próximo”. Dr. Pedro Magalhães é Neurorradiologista na Neurológica, em Joinville (SC). Clique e conheça os tratamentos realizados em Neurorradiologia.