sexta-feira, 16 de abril de 2021

 Quando falamos sobre alimentação na esclerose múltipla é necessário entendermos que existem alimentos que nos auxiliam e muito no tratamento e outros que nos atrapalham de forma impressionante. Dentre muitos alimentos prejudiciais para quem tem Esclerose Múltipla escolhi trazer os 3 mais importantes e com mais embasamento científico.


1° Grupo: Alimentos Ultra processados, ou seja, são aqueles alimentos formulados pela indústria alimentícia e que empregam em suas formulações diversos ingredientes com baixo valor nutricional e alto em calorias, além disso, esses alimentos são compostos por  3 ingredientes que são os responsáveis por esse prejuízo à EM o sal, o açúcar e a gordura saturada. Quando combinados esses 3 ingredientes na sua alimentação cotidiana os sintomas da EM são cada vez mais intensificados. 


Exemplos: Bolachas, biscoitos, salgadinhos de pacote, refrigerante, suco de pó, barrinhas de cereais, balas, pirulitos, chiclete, bolo de pacote, sorvete, doces embalados e etc. 


2°  Grupo: Preparações Hipercalóricos, esse grupo se diferencia do anterior pois são alimentos saudáveis que nós ou os restaurantes acrescentam calorias a mais na sua forma de preparo e geralmente essa caloria advém do açúcar e da gordura e assim como no grupo anterior o consumo elevado desses intensifica os sintomas da EM. 


Exemplos: Estrogonofe, pizza, hambúrguer, batata frita, churros, a milanesa, a parmegiana, feijoada, docinhos de festa, pudim, bolos com cobertura e recheio, doces caseiros e etc.


3° Grupo: Carne Vermelha, a carne possui um alto teor de gorduras, sobretudo as saturadas e cada vez mais artigos científicos comprovam os seus malefícios para quem tem EM. Exemplos: carne de boi, carne de porco, carne de cordeiro, carne de cabrito e etc.


E ai, como anda a sua alimentação? Estes alimentos estão presentes todos os dias? Se você tem EM, você não precisa excluir 100% desses alimentos, mas sempre que possível evite o seu consumo, desta forma você irá se beneficiar muito com a redução dos sintomas.


Se essa informação foi útil para você, compartilhe com quem você acha que precisa saber disso também, informação de qualidade deve e precisa ser compartilhada.

https://www.instagram.com/p/CHbOoyWAKIV/?igshid=qw3w73svd26n


Nenhum comentário: