Doenças da aorta
* Sérgio Augusto Latuf
O aneurisma da aorta consiste em uma dilatação permanente de alguma porção da artéria da aorta, a maior artéria do organismo. A aorta é uma artéria que sai do coração (ventrículo esquerdo) e vai até a região da virilha. É dividida didaticamente em aorta torácica e aorta abdominal.As artérias do corpo humano são formadas basicamente por três camadas. A camada interna é chamada de camada íntima, que é composta pelo endotélio. A camada média é constituída principalmente por fibras musculares e a camada externa é constituída por fibras colágenas e fibras elásticas.
Os aneurismas geralmente ocorrem por um enfraquecimento da parede da arterial, devido a uma solicitação anormal sobre um segmento desta parede (pressão alta por exemplo) ou então, por uma combinação desses fatores. A placa de gordura dentro de uma artéria (aterosclerose), está diretamente relacionada com a formação dos aneurismas, assim como qualquer tipo de alteração da parede das artérias, seja por problemas congênitos ou adquiridos, que provoque enfraquecimento ou comprometa a resistência da parede arterial, podendo formar um aneurisma.
Sexo masculino, idade acima de 60 anos, história familiar de aneurisma, hipertensão arterial, tabagismo e presença de aterosclerose (placas de gordura), são condições que aumentam consideravelmente o risco de desenvolver aneurismas. Em relação aos sintomas da doença, o aneurisma da aorta muitas vezes pode ser assintomático, sendo percebido durante um exame clínico ou através de exame complementar, para investigar outra doença. Em caso de aneurisma de aorta abdominal, o paciente pode referir uma pulsação no abdome e no exame clínico, o médico palpa uma massa pulsátil. O paciente também pode referir um desconforto abdominal mal definido.
Com a popularização da ultrassonografia, o diagnóstico de aneurisma de aorta abdominal aumentou significativamente. Em caso de aneurisma de aorta torácica, o ecocardiograma é um exame que apresenta uma boa confiabilidade. A tomografia computadorizada e a ressonância magnética, proporcionam imagens mais precisas, dando informações mais completas em relação aos limites, tamanho e localização do aneurisma. A aortografia (arteriografia por catéter) é um exame invasivo, que também pode ser utilizado, porém não é um exame indispensável para todos os casos de aneurisma, sendo útil para programação de uma cirurgia.
Em caso de rotura de aneurisma, geralmente os sintomas são bem evidentes, podendo apresentar dor no peito (em caso de rotura de aneurisma de aorta torácica) ou dor abdominal (em caso de rotura de aneurisma de aorta abdominal). Em geral o quadro de rotura de aneurisma é muito grave, com alto risco de morte.A medicina preventiva, praticada em todas as áreas da medicina, aliada a evolução técnica dos exames diagnósticos é uma grande aliada na detecção de problemas de saúde, tanto no diagnóstico precoce como no tratamento e cura das doenças.
* Sérgio Augusto Latuf é médico cardiologista
Nenhum comentário:
Postar um comentário