segunda-feira, 7 de julho de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: 'Se vocĂȘs permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serĂŁo meus discĂ­pulos'" (JoĂŁo 8:31)


O que é um discípulo? Numa definição técnica, um discípulo é um ouvinte, um aprendiz, alguém que escuta.

Mas hĂĄ diferença entre um aluno e um discĂ­pulo. Por exemplo, digamos que vocĂȘ esteja na educação infantil, no ensino fundamental ou no ensino mĂ©dio. VocĂȘ Ă© um aluno. VocĂȘ estĂĄ lĂĄ porque precisa. NĂŁo tem opção.

AĂ­ vocĂȘ fica mais velho e decide ir para a faculdade. Escolhe o curso. Tem muito interesse num assunto e quer aprender tudo o que haja para aprender. VocĂȘ passa de aluno a discĂ­pulo por querer ir para a aula agora. Quer informação. Dedica tempo a ser aluno de quem saiba mais do assunto que vocĂȘ.

Apliquemos isso Ă  vida cristĂŁ. VocĂȘ Ă© discĂ­pulo ou Ă© aluno a contragosto? Se vocĂȘ trata o culto como estar em sala de aula e nĂŁo quer de fato estar lĂĄ, entĂŁo nĂŁo aproveita muito. VocĂȘ precisa ir como discĂ­pulo, como aprendiz, como alguĂ©m que deseje aprender.

Jesus disse: "Se vocĂȘs permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serĂŁo meus discĂ­pulos" (JoĂŁo 8:31).

Na BĂ­blia, a ideia de discĂ­pulo Ă© a de alguĂ©m que ouça uma pessoa que tenha pleno conhecimento. Esse ouvinte retĂ©m cada palavra, nota cada variação da voz, absorve cada detalhe. NĂŁo se enfastia. É atenção com intenção.

É por isso que Jesus muitas vezes disse: "Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça!" Noutras palavras: "Prestem atenção ao que digo."

Nem se discute que precisamos de pregação e de ensino santificados. Mas também hå necessidade de audição santificada.

Nenhum comentĂĄrio: