segunda-feira, 17 de novembro de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Como escaparemos nĂłs, se negligenciarmos tĂŁo grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram" (Hebreus 2:3)


Podemos pensar que a melhor coisa para os incrédulos seria estar na igreja todas as semanas, ouvindo o evangelho repetidamente.

Para os crentes comprometidos, acho que esse Ă© absolutamente o melhor lugar para se estar. Mas nĂŁo acho que o mesmo seja necessariamente verdadeiro para os incrĂ©dulos. Se eles tĂȘm escolhido viver em pecado e nĂŁo tĂȘm a intenção de aceitar o evangelho, os seus coraçÔes ficam mais endurecidos quando o ouvem novamente.

Esse Ă© o perigo do evangelho. Na verdade, Ă© perigoso ser exposto ao evangelho e nĂŁo responder a ele. A primeira vez que ouvimos o evangelho, entramos no que poderia ser chamado de zona de perigo espiritual, porque somos, a partir desse ponto, responsabilizados pelo que sabemos.

Algo semelhante aconteceu com o FaraĂł no Antigo Testamento. Ele viu milagre apĂłs milagre. Mas lembre-se que a BĂ­blia diz que o coração do FaraĂł permaneceu endurecido (ver ĂŠxodo 8:15,19). E tambĂ©m lemos que "o Senhor endureceu o coração do FaraĂł [...]" (Êxodo 9:12). Algumas pessoas tĂȘm dificuldade com isso, mas uma tradução melhor dessa frase seria "o Senhor fortaleceu o coração do FaraĂł." O FaraĂł fez a sua escolha e Deus o fortaleceu nisso. É assustador que alguĂ©m possa ser exposto a tanta verdade e permanecer ou atĂ© ser fortalecido na descrença.

Se uma pessoa decidir acreditar, Deus a fortalecerå nesse compromisso. Se alguém decidir endurecer o seu coração, de certo modo, Deus o fortalecerå nisso também. Fazemos nossas escolhas e colhemos os resultados delas. Isso é o que aconteceu com o Faraó, é o que aconteceu com Judas e é o que pode acontecer conosco.

Nenhum comentĂĄrio: