domingo, 8 de julho de 2018



Síndrome de Guillain-Barré: entenda doença que técnico do Uruguai pode ter
Matthias Hangst/Getty Images
Óscar Tabárez, técnico do Uruguai, usa muletas durante jogo por possível consequência de caso de Guillain-Barré
Imagem: Matthias Hangst/Getty Ima

O Uruguai saiu da Copa do Mundo nesta sexta-feira (06), mas uma questão ficou no ar para muita gente: por que o técnico Óscar Tabárez usava muletas para comandar a Celeste Olímpica na linha lateral do campo?

Apesar de o treinador não confirmar, as informações apontam que Tabárez sofre da síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune que afeta os nervos
A síndrome se manifesta após uma infecção, como uma gripe. O corpo produz anticorpos para matar o invasor, mas tem uma resposta exagerada e desmedida. Aí, acaba atacando também células dos nervos periféricos, responsáveis pelo movimento dos músculos e sensibilidade dos nossos membros superiores e inferiores.

“Após ao menos uma semana da infecção, o paciente começa a sentir diminuição de força e alteração de sensibilidade, sensação de formigamento. Os sintomas começam nos pés e são ascendentes, podem subir para joelho, quadril, tórax e até músculos respiratórios”, explica Edson Issamu, neurologista da rede de hospitais São Camilo. Quem sofre da resposta autoimune também pode sofrer de paralisias temporárias durante a crise.

Nenhum comentário: