quinta-feira, 20 de junho de 2024

Reflexão 

Ouse Crer

por Joyce Meyer



Meu pai se tornou cristão quando tinha 83 anos. Houve muitas vezes ao longo dos anos em que pensei: Ele nunca vai mudar! Mas eu continuei orando por ele. E graças a Deus, com o tempo, ele mudou — e experimentou a maior transformação de todas.

Ser transformado significa que você é completamente mudado de dentro para fora. Quando nos tornamos cristãos, 2 Coríntios 5:17 (VAA – Versão Almeida Amplificada) diz que “somos uma nova criação (uma criatura completamente nova); o velho (estado moral e espiritual) passou. Eis que o novo chegou!”

Infelizmente, muitas vezes as pessoas não acreditam que podem mudar. E muitas vezes elas não acreditam que as outras pessoas possam mudar. Mas a única coisa que nunca muda é Deus! (ver Hebreus 13:8).

O Senhor quer que ousemos acreditar que Ele é poderoso para [executar o Seu propósito e] fazer infinitamente acima e além de tudo o que nós [ousamos] pedir ou pensar [infinitamente além nas nossas maiores orações, desejos, pensamentos, esperanças ou sonhos] (Efésios 3:20, VAA – Versão Almeida Amplificada).

A questão é: Qual é a sua expectativa em relação a Deus? O que você crê que Ele pode fazer por você? Talvez você esteja tendo dificuldade para crer que seus filhos possam mudar, que seu casamento possa melhorar, ou que você possa perder peso, conseguir um emprego melhor ou quitar totalmente suas dívidas.

Mas Jeremias 29:11 diz que os pensamentos e os planos de Deus a nosso respeito são de paz e não de mal, para nos dar esperança no nosso resultado final. O Senhor tem um bom plano para você, portanto você pode ousar crer que Ele pode curar a sua dor, seja qual for, e ajudá-lo com cada problema que você enfrentar.

A chave para ter o que Deus quer que você tenha é aprender a pensar como Ele pensa. E Romanos 12:2 ensina que somos transformados pela renovação da nossa mente. Descobri várias maneiras pelas quais precisamos mudar o nosso modo de pensar para poder desfrutar a vida que Deus quer nos dar. Precisamos mudar o nosso modo de pensar sobre…

Deus

É muito importante saber quem Deus realmente é. Ele não é um Deus irado nem “áspero, duro, afiado ou pressionado, mas confortável, gracioso e agradável)” (Mateus 11:30, VAA – Versão Almeida Amplificada). Deus ama você. E se você sabe o quanto Ele o ama, então você terá esperança de que as coisas na sua vida possam mudar.

Nós Mesmos

Se não gosta de si mesmo, você terá dificuldade em todas as áreas da sua vida. Não exija perfeição de si mesmo. Ninguém é perfeito, e não importa o que fizermos, geralmente não achamos que é suficiente — não oramos o bastante, não trabalhamos o bastante, não estudamos a Bíblia o bastante, e a lista continua.

Um dia, Deus falou ao meu coração: “Joyce, você nunca é suficiente, mas Eu sou sempre mais do que suficiente”.

Foi por isso que Jesus veio! Tendemos a pensar em todas as coisas que estão erradas conosco, mas Jesus quer que foquemos em todas as coisas que estão certas conosco. Ele quer que acreditemos que podemos fazer tudo o que precisamos fazer através Dele (ver 2 Coríntios 5:21; João 15:5; Filipenses 4:13).

O Que Os Outros Pensam a Nosso Respeito

É fácil permitir que aquilo que os outros fazem e dizem nos afete. Estou certa de que todos nós em um momento ou outro pensamos: Se você não gosta de mim, o meu dia está arruinado!

Mas a verdade é que se estivermos mais preocupados em agradar os outros do que em agradar a Deus, não nos tornaremos o que Deus nos criou para ser nem faremos o que Ele nos chamou para fazer (ver Gálatas 1:10).

É por isso que a melhor coisa que podemos fazer é aprender quem somos em Cristo e receber todo o nosso valor Dele. Ao fazer isso, seremos livres para obedecer a Deus e para seguir a direção do Espírito Santo em vez de tentarmos sempre agradar às outras pessoas e basear o nosso valor nelas.

Provações e Dificuldades

Eu encorajo você a ler e estudar Tiago 1:2-4 (VAA – Versão Almeida Amplificada): “Considerem motivo de grande alegria… sempre que vocês estiverem envolvidos em provações ou se depararem com elas”. Por quê? Por que você deveria ficar animado com as coisas difíceis em sua vida? Porque “a provação e o teste da sua fé” é o que Deus usa para tornar você “totalmente desenvolvido… sem que nada lhe falte”.

Deus pega as coisas difíceis — as coisas injustas, as coisas de que não gostamos — e as usa para fortalecer a nossa fé e nos ajudar a crescer. Deus nunca causa dor ou sofrimento, mas Ele usará essas circunstâncias para nos ajudar a chegar aonde queremos ir.

Cheguei a um ponto em minha vida em que posso olhar para trás e ser grata pelas provações que suportei, pois Deus as usou para me tornar mais forte. Na verdade, eu não estaria fazendo o que estou fazendo agora se não tivesse passado por algumas coisas!


Deus quer usar a sua dor em seu próprio benefício — se você permitir. Quando acontecem coisas de que você não gosta — mesmo aquelas que parecem estar atrapalhando o plano de Deus — esse é o momento perfeito para ousar crer. É hora de confiar que Deus pode usar toda e qualquer situação para ajudar você a crescer, a mudar… e a andar na Sua vontade perfeita para a sua vida.






Nenhum comentário: