segunda-feira, 17 de março de 2025

📖 Palavra para reflexão

 "E quando orarem, nĂŁo fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagĂŁos. Eles pensam que por muito falarem serĂŁo ouvidos" (Mateus 6:7)


Imagine se vocĂȘ pudesse ir para uma universidade e ter aulas com os maiores estudiosos de todos os tempos! Estudar mĂșsica com Beethoven, ciĂȘncia polĂ­tica com Thomas Jefferson, drama com Shakespeare, ou filosofia com C. S. Lewis! Que tal isso: uma aula sobre oração ensinada por Jesus Cristo?

É isso que Ă© a Oração do Pai Nosso. E quem mais qualificado para nos ensinar sobre falar com Deus do que o prĂłprio Deus? Esta Ă© a principal aula de oração (Mateus 6:9-13). A propĂłsito, a BĂ­blia nunca chama essa oração de Oração do Pai Nosso. NĂłs nos referimos a ela como tal porque Ă© conhecida dessa forma. No entanto, essa Ă© uma oração que o prĂłprio Jesus nunca faria, porque uma das petiçÔes Ă© "perdoa as nossas dividas" (versĂ­culo 12).

Embora nĂŁo tenha nada errado em orar a Oração do Pai Nosso literalmente palavra por palavra, ela tambĂ©m serve de exemplo para nĂłs. Devemos olhar para ela com atenção porque ela Ă© modelo para qualquer oração. Jesus estĂĄ basicamente dizendo: "Se vocĂȘ quer orar efetivamente para que Deus te ouça, ore assim."

O problema da Oração do Pai Nosso estå em nós. Talvez seja o conjunto de palavras mais faladas na história do mundo. A dificuldade é que jå repetimos essas palavras tantas vezes e elas nos soam tão familiares, que jå não as ouvimos mais.

Cada palavra e cada frase que Jesus usou foi intencional. A ordem da oração é significativa. Precisamos analiså-la cuidadosamente e separå-la em partes, porque a partir dela podemos aprender a orar.
 Deus abençoe e nos proteja sempre, que tenhamos uma semana abençoada 

Nenhum comentĂĄrio: