quinta-feira, 25 de setembro de 2025

📖 Palavra para meditação

 "Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mĂŁos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inĂștil, foi correr atrĂĄs do vento; nĂŁo hĂĄ qualquer proveito no que se faz debaixo do sol" (Eclesiastes 2:11)


O sucesso Ă© a coisa mais importante na vida? Depende de como definamos sucesso. Muitas pessoas alcançam os seus objetivos, mas a que custo? Foi por meio de engano e traição? O que significa abandonar os seus princĂ­pios e sacrificar a sua integridade? Foi preciso negligenciar a sua famĂ­lia e amigos e atĂ© mesmo esquecer e, em alguns casos, abandonar completamente a Deus? Pode atĂ© parecer sucesso. Mas, em Ășltima anĂĄlise, Ă© fracasso. O sucesso pode ser uma forma de fracasso.

O rei SalomĂŁo, que estava em uma espĂ©cie de farra do pecado, disse: “NĂŁo me neguei nada que os meus olhos desejaram; nĂŁo me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforço. Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mĂŁos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inĂștil, foi correr atrĂĄs do vento; nĂŁo hĂĄ qualquer proveito no que se faz debaixo do sol” (Eclesiastes 2:10-11). Ele tinha visto e feito de tudo, e isso nĂŁo o satisfez.

Podemos fazer pior do que falhar. Podemos ter sucesso e estar pessoalmente orgulhosos de nossos sucessos. Podemos ter sucesso e adorar a realização, em vez de adorar Aquele que nos ajudou a alcançå-lo.

Às vezes, o fracasso pode ser bom porque podemos aprender com os nossos erros. E o fracasso pode ser bom mesmo quando fazemos algo que Ă© errado, se aprendermos com isso.

Isso significa que depois de fazermos algo errado e saborearmos os resultados amargos, dizemos: "Eu realmente não quero fazer isso de novo." Assim, colocamos proteçÔes em torno de nossas vidas, tomando medidas de precaução para nunca mais cair na mesma armadilha. Se for esse o caso, teremos aprendido algo com nossos fracassos.

Nenhum comentĂĄrio: