quinta-feira, 21 de junho de 2012

Momento Devocional em salmo. Salmo 73. Salmo 73 O salmista trata de uma das questões mais problemáticas da vida: por que os iníquos prosperam, aparentemente sem punição Divina? No entanto, numa perspectiva mais ampla e profunda da vida, se depara com o vazio e a futilidade das vidas glamorosas dos iníquos. E eles são punidos. "Mizmor leassaf, ach tov leyisrael Elohim levarê levav. Vaani kim’at nataiu raglai, keáyin shupechu ashurai. Ki kinêti baholelim, shelom reshaim er’e. Ki en chartsubót lemotam, uvari ulam. Baamal enosh enêmo, veim adam lo ienugáu. Lachen anacatmo gaavá, iaatof shit chamas lámo. Iatsa mechélev enêmo, averu maskiiót levav. Iamícu vidaberú verá ôshec, mimarom iedabêru. Shatu vashamáyim pihem, ulshonam tihalach baárets. Lachen iashuv amo halom, umê male yimátsu lámo. Veameru echá iáda El, veiesh deá veelion. Hine ele reshaim, veshalvê olam hisgu cháyil. Ach ric zikiti levavi, vaerchats benicaion capai. Vaehi nagúa col haiom, vetochachti labecarim. Im amárti assaperá chemo, hine dor banêcha vagadeti. Vaachashevá ladáat zot, amal hu veenai. Ad avo el micdeshê El, avína leacharitam. Ach bachalacót tashit lámo, hipaltam lemashuót. Ech haiu leshama cherága, sáfu támu min balahot. Cachalom mehakits, Adonai bair tsalman tivze. Ki yitchamets levavi, vechiliotai eshtonan. Vaani váar velo eda, behemot hayiti imach. Vaani tamid imach, acházta beiad iemini. Baatsatechá tanchêni, veachar cavod ticachêni. Mi li vashamáyim, veimechá lo chafats’ti vaárets. Cala sheeri ulvavi, tsur levavi vechelki Elohim leolam. Ki hine rechekêcha iovêdu, hits’mata col zone mimêca. Vaani kirvat Elohim li tov, shati badonai Elohim mach’si lessaper col mal’achotêcha." "Um salmo de Assaf. D-us é, em verdade, bom para com Israel, para os que são puros de coração. Quanto a mim, por pouco não tropeçaram meus pés, quase resvalaram meus passos. Pois invejei os dissolutos, quando vi quão bem estavam os pecadores. Não parecem sensíveis à morte e suas forças se mantêm vigorosas. Do esforço humano não participam, nem por aflições; como os demais são fustigados. Por isso cinge-os, como um colar, a altivez, e como uma veste os envolve a corrupção. Seus olhos se arregalam com desejos que ultrapassam os limites de seus corações. Zombam e planejam maldades, e com arrogância exaltam sua corrupção. Contra os céus voltam as palavras de suas bocas e pela terra se espalham o pronunciar de suas línguas. Para eles se volta o povo e bebe só amargura. Dizem: “Como não saberia o Eterno? Tem disto conhecimento o Altíssimo?” Eis que os ímpios em tranqüilidade acumulam suas riquezas, enquanto eu, em vão, mantive puro meu coração e limpas minhas mãos, pois provações sofri por todo o tempo e castigos recebi a cada dia. Se eu proclamasse tudo isto, traindo estaria a geração dos filhos Teus. Esforcei-me para compreender, mas sem esperança parecia ser meu intento até que entrei no santuário do Eterno, e percebi a que fim se encaminhavam os malévolos. Por caminhos escorregadios os fizeste marchar e no abismo os fizeste cair. Sua ruína foi abrupta, engolfados que foram por um terror incontrolável. Despreza a memória deles como um sonho esquecido ao despertar, ó Eterno! Meu coração estava amargurado, se compungia todo meu ser, pois eu, como um insensato, não conseguia compreender; estava diante de Ti como um ser embrutecido. Entretanto, estou sempre Contigo e minha destra sustentas. Tu me guias com Teu conselho e me recepcionarás em Tua glória. Quem mais, além de Ti, é por mim nos céus? Se estou Contigo, nada mais desejo na terra. Desfalecem meu corpo e meu coração, mas pela Rocha anseia minha alma, pois o Eterno é para sempre minha porção e minha herança. Perecerão os que de Ti se apartam; destruirás os que Te são infiéis. Quanto a mim, na proximidade do Eterno está a felicidade a que aspiro; fiz do Eterno D-us o meu refúgio para me dedicar a cantar louvores às Suas obras." *** * *** O terceiro Livro de Salmos começa com este Salmo. Enquanto os dois primeiros são dedicados basicamente a eventos específicos e pessoais, os dois últimos tratam de temas universais que demonstram a bondade de D-us. O versículo introdutório deste Salmo ressoa a declaração de fé que estabelece eloquentemente o tom para as composições seguintes: "Verdadeiramente D-us é bom para Israel" (embora nem sempre para o indivíduo). O salmista examinou a história judaica --- passado, presente e futuro --- e contemplou somente miséria e labuta para os judeus, enquanto os homens maus floresceram. Incontáveis observadores tiveram sua fé enfraquecida pela mesma pergunta corrosiva: "Por que o caminho dos perversos prospera?" (Jeremias 12.1). *** * *** Espero que você, caro leitor que nos acompanha, tenha se deliciado conosco neste "Momento Devocional". Convide alguém para somar ao grupo, venha fazer parte deste momento solene de oferta ao Senhor. Amanhã, meditaremos no Salmo 74. Atenciosamente, Pr. Willians Padilha. Posted 42 minutes ago by Willians Padilha

Nenhum comentário: