sĂĄbado, 22 de abril de 2023

🙏Reflexão

 Texto base: (Lucas 5:33-35)


   O jejum Ă© tĂŁo bĂ­blico que fazia parte da rotina de vida do povo de Deus tanto no Antigo como no Novo Testamento. Mas o que Ă© o jejum? É um voto de abstinĂȘncia de alimentos por certo perĂ­odo de tempo com a finalidade de se consagrar. Durante o jejum a pessoa demonstra que o seu propĂłsito Ă© mais importante do que o prĂłprio alimento vital para sua sobrevivĂȘncia.

   Ao mortificar a carne negando-lhe prazeres e sustento, o espĂ­rito Ă© fortalecido (Marcos 14:38) como Jesus orientou que “se alguĂ©m quer vir apĂłs mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Marcos 8:34).

Como deve ser o jejum?

Vamos aprender sobre o jejum bĂ­blico:

1- Por que jejuar? (Mateus 17:21)

   O jejum Ă© muito importante para anular a carne e nos aproximar de Deus. Quando estamos em jejum reconhecemos nossas fraquezas e buscamos força espiritual. A grande conquista no jejum Ă© um estado de completa dependĂȘncia de Deus.

   AtravĂ©s do jejum recebemos poder espiritual para vencer o pecado, suportar o mundo e expulsar demĂŽnios vencendo todas as fortalezas do inimigo. A santificação deve ser buscada em jejum e oração constante.

   TambĂ©m Ă© possĂ­vel jejuar por motivos especĂ­ficos como, por exemplo, pela salvação de alguĂ©m ou cura de uma enfermidade como fez Ester intercedendo pelo livramento de seu povo (Ester 4:16 e 5:2).

VocĂȘ tem muitos motivos para jejuar, principalmente se consagrar a Deus!

2- O jejum que agrada a Deus (IsaĂ­as 58:4-7)

   O jejum que agrada a Deus nĂŁo abster-se apenas de comida, mas do pecado e de toda forma de mal. Praticar o bem Ă© a melhor forma de se alimentar espiritualmente como Jesus que jejuou no deserto por 40 dias e noites se preparando para o inĂ­cio de seu ministĂ©rio (Mateus 4:1-11) e ensinou que “a minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (JoĂŁo 4:34).

   HĂĄ vĂĄrias maneiras de jejuar por tempo, propĂłsitos e abstinĂȘncia de alimentos diferentes como Daniel que se absteve apenas do manjar do rei (Daniel 1:8) mas continuou se alimentando com ĂĄgua e legumes (Daniel 1:12). Mas em outro momento jejuou completamente por vinte e um dias (Daniel 102:3).

Alguns tipos de jejum sĂŁo:

Total: sem comer nada da hora que inicia até o momento da entrega do jejum;

SĂłlidos: bebendo apenas ĂĄgua ou algum lĂ­quido por motivos de saĂșde;

Parcial: de algo que gosta muito como doces, café, refrigerante, etc;

PrĂĄtico: de algum hĂĄbito ou prazer como assistir TV, internet, lĂ­ngua (silĂȘncio), etc.

E quanto ao perĂ­odo? Quanto tempo deve ser o jejum?

   O tempo de jejum pode variar de acordo com o propĂłsito da pessoa. O mais comum Ă© o jejum matinal, mas hĂĄ quem jejue desde a noite anterior, deixando de jantar e conclui no almoço do outro dia. Algumas pessoas jejum apenas deixando de tomar o cafĂ© da manhĂŁ no horĂĄrio normal e fazendo o desjejum um pouco mais tarde. Isso Ă© feito principalmente por pessoas que tĂȘm problemas de saĂșde e dificuldades de ficar sem alimentar muito tempo ou tĂȘm que fazer atividades fĂ­sicas que exigem mais energia.

   Deus nĂŁo quer sacrifĂ­cio e sim obediĂȘncia porque “obedecer Ă© melhor do que o sacrificar” (I Samuel 15:22). O que importa mesmo no jejum Ă© a qualidade da consagração. É indispensĂĄvel a dedicação e concentração total durante o jejum. Desde que o jejum seja feito com meditação na Palavra de Deus, oração e adoração nĂŁo importa o tempo de duração.

3- Como jejuar? (Mateus 6:16-17)

   De acordo com as palavras de Jesus, o momento de jejum deve ser de alegria, ou seja, um tempo de prazer na presença de Deus. O jejum tambĂ©m nĂŁo pode ser feito para mostrar aos outros e sim exclusivamente para Deus. Portanto, se nĂŁo houver necessidade, nĂŁo Ă© preciso sair contando para todos que estĂĄ em jejum.

Algumas dicas para fazer o jejum:

1Âș - tenha um propĂłsito especĂ­fico ou motivo para seu jejum;

2Âș - planeje o tempo que vai jejuar e a forma ou o que vai se abstiver;

3Âș - inicie o jejum orando, pedindo perdĂŁo e forças. Leia a BĂ­blia e louve ao Senhor;

4Âș - concentre-se o mĂĄximo possĂ­vel, refletindo, cantando, orando ou lendo;

5Âș - ao terminar o jejum, ore entregando o propĂłsito a Deus;

Faça o jejum como puder, só não deixe de se consagrar a Deus!


Nenhum comentĂĄrio: