domingo, 26 de janeiro de 2025


Deficiência de vitamina B12 pode ser percebida nestes 5 sintomas

Se a deficiência de vitamina B12 não for tratada, podem ocorrer várias complicações de saúde
Por Maíra Campos
25/01/2025 19:30


A vitamina B12 é vital para manter saudáveis ​​os exames de sangue e nervos do corpo. Se ocorrer a deficiência e não for tratada, podem ocorrer complicações como perda de visão e infertilidade. Em alguns casos, pode até aumentar o risco de câncer o do estômago.

A deficiência de vitamina B12 pode causar uma ampla gama de sintomas. Mas o British Medical Journal (BMJ) observa que em 15% dos casos as pessoas podem apresentar sintomas relacionados ao sangue e à medula óssea.

Conheça os principais sintomas da deficiência vitamina B12 - blueshot/istock

Os sintomas relacionados ao sangue são:
Pancitopenia
Macrocitose
Neutrófilos hipersegmentados

A pancitopenia descreve níveis baixos de todos os três tipos de células sanguíneas – glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Os sintomas de glóbulos vermelhos baixos incluem fadiga, falta de ar e tonturas. Os sintomas de glóbulos brancos baixos incluem febre, feridas e feridas na boca.

Os sintomas de plaquetas baixas incluem hematomas com facilidade, sangramento menstrual intenso ou sangue nas fezes, de acordo com a Cleveland Clinic.


A macrocitose descreve glóbulos vermelhos maiores que o normal.


E neutrófilos hipersegmentados ocorre quando os neutrófilos (glóbulos brancos) permanecem em circulação por um longo período em vez de migrar para os tecidos.
Os sintomas relacionados à medula óssea são:Hiperplasia
Características megaloblásticas

A hiperplasia é o aumento da produção de células em tecidos ou órgãos anormais. A anemia megaloblástica é um tipo de anemia caracterizada por glóbulos vermelhos muito grandes.
Alguns sintomas mais gerais da vitamina B12 incluemrespiração rápida ou falta de ar
dores de cabeça
indigestão
perda de apetite
palpitações
problemas de visão
fraqueza ou cansaço
diarreia
língua dolorida ou vermelha, às vezes com úlceras na boca
problemas de memória, compreensão e julgamento (alterações cognitivas)

A deficiência de vitamina B12 geralmente é tratada com administração de suplementos orais ou injetáveis de vitamina B12.

Em casos mais graves de deficiência ou quando há problemas de absorção no trato gastrointestinal, o médico pode recomendar injeções intramusculares regulares.

Quais alimentos são verdadeiras fontes de vitamina B12?

  1. Fígado – O fígado, seja de boi ou de frango, é uma das melhores fontes de vitamina B12. Apenas uma pequena porção fornece mais do que a dose diária recomendada. 
  2. Ostras – Conhecidas pelo seu alto valor nutricional, as ostras estão entre os frutos do mar mais ricos em vitamina B12.
  3. Salmão – Além dos óleos saudáveis, o salmão fornece boas quantidades de cobalamina, contribuindo para a saúde do coração e do sistema nervoso.
  4. Atum – O atum é outro peixe rico em vitamina B12, ideal para incluir em uma alimentação equilibrada.
  5. Carne vermelha – Carnes como a bovina e a de cordeiro são fontes tradicionais de vitamina B12 e proteínas.
  6. Ovos – A gema dos ovos é especialmente rica em vitamina B12. Um ingrediente versátil e fácil de adicionar às refeições.
  7. Leite e derivados – Leite, queijo e iogurte são opções acessíveis que ajudam a manter os níveis de B12 em dia.
  8. Queijos – Queijos como parmesão, muçarela e tipo suiço são particularmente ricos nesse nutriente.
  9.  Produtos fortificados – Alimentos como cereais, leites vegetais e produtos à base de soja frequentemente recebem adições de vitamina B12 para atender vegetarianos e veganos.
  10. Sardinha – Pequena, mas poderosa, a sardinha é rica em vitamina B12 e também oferece ácidos graxos ômega-3, benéficos para o coração.

Para facilitar a ingestão de vitamina B12, experimente, por exemplo, adicionar ovos no café da manhã, usar sardinhas como ingrediente para saladas e optar por iogurtes naturais como lanche. 









Nenhum comentário: