segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

isenção de ICMS para cadeirantes




-feira, 16 de novembro de 2012


A partir de janeiro de 2013, valerá para pessoas com deficiência física, visual, intelectual, e autistas
A deputada federal Mara Gabrilli está comemorando mais uma importante vitória das pessoas com deficiência e suas famílias. Recente decisão do CONFAZ - Conselho Nacional de Política Fazendária -, garante que deficientes físicos, visuais, intelectuais, e autistas poderão comprar carros novos mais baratos, com a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A medida, que passa a valer a partir de janeiro de 2013, beneficia não só as pessoas com deficiência com autonomia para dirigir (que já possuem desconto), mas também representantes legais, desde que o valor do veículo com impostos não ultrapasse R$ 70 mil.
Essa mudança na legislação é uma luta antiga de Mara. Desde que era vereadora de São Paulo, ela pedia a isenção do ICMS às pessoas com deficiência, não condutoras. “Essa isenção sana uma injustiça que ocorria. Sem dúvida, é mais uma importante vitória de grande parcela da população”, afirma. No início deste ano, já como deputada federal, Mara participou, em Brasília, de reunião no COTEP - Comissão Técnica Permanente do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias, uma espécie de encontro que antecede à do CONFAZ, na qual sensibilizou os presentes. “Até agora, pessoas com deficiência que não dirigiam só tinham direito à isenção do IPI e do rodízio municipal, mas só o condutor tinha direito à isenção do ICMS”, explica.
Mara Gabrilli na câmara dos deputados
Convênio
Publicado no Diário Oficial da União de 9 de abril, o Convênio ICMS 38, afirma que “ficam isentas do ICMS as saídas internas e interestaduais de veículo automotor novo quando adquirido por pessoas portadoras de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autistas, diretamente ou por intermédio de seu representante legal”.
Além disso, o adquirente não pode ter débitos para com a Fazenda Pública Estadual ou Distrital e o veículo deverá ser adquirido e registrado no Departamento de Trânsito do Estado – DETRAN, em nome da pessoa com deficiência.
Caso o veículo seja transferido dentro do período de dois anos a uma pessoa que não teria o mesmo benefício, o comprador deverá recolher o tributo devido. Após dois anos, a transferência fica livre.
Para ter direito ao desconto, a pessoa com deficiência ou seu representante deve apresentar os seguintes documentos em uma unidade da Secretaria de Fazenda:
- Laudo médico que comprova o tipo de deficiência;
- Comprovação de disponibilidade financeira ou patrimonial para fazer frente aos gastos com a aquisição e a manutenção do veículo a ser adquirido;
- Cópia autenticada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Comprovante de residência;
- Cópia da CNH de todos os condutores autorizados (no máximo três);
- Documento que comprove a representação legal, se for o caso.
A medida iguala a isenção do ICMS à isenção já em vigor do IPI. Saiba mais sobre o IPI em:http://www.receita.fazenda.gov.br/GuiaContribuinte/IsenIpiDefFisico/IsenIpiDefiFisicoLeia.htm

domingo, 16 de setembro de 2012


Punto 2013

Na versão T-Jet ficou um espetáculo
Essa semana estive na Automax para saber das novidades com o Geraldo Amaral e aproveitei para avaliar o Punto 2013. O carro ficou bem mais bonito e moderno, o painel dele me surpreendeu pela beleza e novas funções, como o Blue & Me Social Drive, que lê notícias da internet e de redes sociais. Muito show!
O Punto Dualogic vem de série com airbag duplo, ABS, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, direção hidráulica, lanterna traseira de LED, abertura interna da tampa do tanque de combustível, computador de bordo, My Car Fiat, porta-óculos, travas elétricas, trava automática das portas a 20 km/h, volante com regulagem de altura, ar-condicionado, retrovisores elétricos, farol de neblina, computador de bordo B, piloto automático, entre outros itens. Ufa, é coisa pra caramba!
Espaço interno de carro grande!
Vamos ao que interessa aos deficientes: facilidade de entrar, espaço interno, porta malas. Para entrar, percebi que o ângulo de abertura da porta melhorou, eu costumo ter sempre dificuldade para entrar em carros menores, mas desta vez foi muito mais fácil. Só que a Fiat ainda pecou na trava da porta, que é pontiaguda, e não arredondada como no Bravo. Isto pode gerar machucados nas costas, como já aconteceu comigo em outros carros. Mas como o espaço para entrar é generoso, basta ter cuidado e passar com as costas o mais longe possível.
O espaço interno também me surpreendeu. Por incrível que pareça, achei melhor do que o do Bravo, passei as pernas com facilidade por baixo do volante e sobrou uns dez centímetros da minha cabeça ao teto do carro. Com a regulagem de altura do banco, consegui encontrar a melhor posição facilmente. O interior do carro está demais, o painel é lindo e a textura do painel parece de carro de luxo.
A cadeira coube inteira! E essas lanternas? Ficaram lindas!
Mas a grande surpresa ficou por conta do porta malas. Com fama de muito pequeno, achei que seria impossível caber a cadeira toda desmontada, ainda mais que a minha é muito grande. Achei também que se coubesse a cadeira, as rodas teriam que ir no banco traseiro. Que nada! Coube cadeira com roda e tudo e ainda sobrou espaço! Impressionante. E o câmbio Dualogic Plus faz as trocas de marcha com muito mais precisão e suavidade.
Cadeira no porta malas fechado, visto por dentro
O Punto Essence 1.6 16V Dualogic está com preço de fábrica por R$ 44.140,00, mas com a isenção de ICMS e IPI, o valor cai para R$ 34.714,90! Com a tecnologia embarcada que esse carro tem, aliada à beleza e segurança que oferece, é um dos melhores carros para cadeirante.

domingo, 15 de abril de 2012


Nova Automax

Belíssimo prédio da nova Automax
Este mês foi inaugurada mais uma unidade da Automax, a maior e melhor concessionária Fiat de Minas Gerais. Ela está localizada na Via Expressa, no bairro Coração Eucarístico, próximo à entrada da PUC, em BH, e é uma belíssima obra de engenharia, para atender com a reconhecida expertise em qualidade e excelência aquela região que possui um grande potencial.
Salas de espera muito confortáveis
O prédio ficou mesmo um espetáculo, tem um amplo salão de exposição com locais para relaxar ou aguardar a realização de algum serviço. Mas o que chama mais a atenção é um enorme painel que pega quase toda a extenção do prédio e conta em fotos a trajetória da Fabbrica Italiana Automobili Torino - FIAT, desde sua fundação em 1899 até os dias de hoje.
O painel que conta a história da Fiat
E como não podia deixar de ser, há um setor especializado na venda para deficientes, com profissionais preparados para atender e orientar na aquisição de veículos que tanta liberdade trazem a nós cadeirantes. Há vaga para deficiente bem na porta e bastante espaço para circulação lá dentro, além de banheiros para deficiente adaptados e independentes.
E o  meu amigo Geraldo Amaral atende lá agora, com a presteza e simpatia de sempre. Não deixe de conhecer mais essa alternativa para realizar o sonho do carro novo na garagem.

domingo, 8 de abril de 2012


Fiat Grand Siena

Sabe aquele carro que você olha e pensa "quando eu crescer quero ter um carro desses"? Foi essa impressão que tive ao conhecer o novo Fiat Grand Siena. E para a felicidade dos cadeirantes, o carro cresceu onde precisava: espaço interno e porta malas. Agora ficou muito mais fácil e seguro entrar no carro, pois a porta é maior e a trava não possui pontas, e não corre o risco de machucar as costas no caminho. O espaço interno é bem melhor, consegui passar as pernas com facilidade por baixo do volante e fiquei a três dedos do teto, coisa que não consigo nem no meu Bravo.
O espaço interno agradou, achei maior até do que o do Bravo
Para mim é um alívio identificar essas melhorias no Siena, já que ele é um dos preferidos dos taxistas. Toda vez que eu preciso pegar um táxi, e me deparo com um do modelo anterior, já imagino o trabalho que vou ter evitando bater as costas na trava da porta e deitando o banco para não bater a cabeça no teto, sem contar que minha cadeira nem sempre cabe no porta malas, principalmente se o táxi tiver um cilindro de gás natural instalado.
Porta malas gigante do Grand Siena, cabe a cadeira com folga
E a outra boa notícia vem do porta malas, que cresceu 20 litros, passando de 500 para 520. Pode parecer pouco, mas o mais importante é o desenho interno, ele agora é mais alto e ainda tem a possibilidade de rebater o banco traseiro se necessário. Pelo teste que fiz, não é necessário, a cadeira cabe com folga e sobra bastante espaço para bagagem. O painel do carro também ficou lindo, dá impressão de ser carro de categoria superior.
Lindo painel do Siena, combina com o exterior
Além dos atrativos das dimensões e do belo design, o Fiat Grand Siena ainda conquista pelo nível dos equipamentos e pela segurança. Ele sai de fábrica bastante completo, incluindo de série air bag duplo frontal e freios ABS com EBD em todas as versões. Ainda oferece opcionais como rádio CD/MP3 com viva voz Bluetooth, conexão USB e iPod, volante em couro com os comandos do rádio, comando do câmbio tipo borboleta no volante, para-brisa térmico, air bags laterais dianteiros e sensores de chuva, estacionamento e crepuscular, elevando os parâmetros de tecnologia e requinte do segmento dos sedãs compactos.
O Grand Siena custa a partir de 38 mil, setecentos e dez reais, e a versão que acho mais interessante para cadeirantes é a Essence 1.6 Dualogic, que parte de 45.990,00. Com as isenções, este valor cai para 33.091,35 reais. É uma excelente oportunidade para virar gente grande!!

terça-feira, 3 de abril de 2012


Novo Palio

Desde seu lançamento eu estou querendo experimentar o novo Palio, e semana passada eu finalmente consegui, e fiz até um test-drive! Estive na Hélio Adaptações para avaliar as novidades que vão para a Reatech este mês e lá estava um Palio zerinho sem placas pronto para rodar, e ainda com um acelerador de aro recém chegado da Guidosimplex. Como eu já ia testar a adaptação, aproveitei para fazer a avaliação geral do carro. Então, foquei nos quesitos que acho fundamentais para um cadeirante: facilidade para entrar, espaço interno e porta-malas. Este último quesito sempre é um empecilho em carros compactos, principalmente hatches.
E em todos os quesitos, me impressionei! O carro melhorou em tudo. Começando pela porta, agora o encaixe da porta é arredondado, e não mais pontudo, evitando o risco de machucar as costas na hora de entrar. E a porta é maior e mais alta, o que permite elevar o corpo e facilitar ainda mais a entrada. Melhorou tanto que consegui entrar sem encostar em lugar nenhum, o que era impossível no Palio antigo.
O teto mais alto é ótimo: sobra até espaço pro chifre!
Achei ótimo, mas me impressionei ainda mais com o espaço interno. Maior que o do Bravo! Consegui passar as pernas com facilidade por baixo do volante e o mais incrível: sobrou espaço acima da minha cabeça! Só para lembrar: tenho 1,95 metro, e carros dessa categoria geralmente são um tormento para mim. Começo batendo na porta, depois demoro uns minutos colocando as pernas para dentro, e para completar encosto a cabeça no teto. Nada disso aconteceu dessa vez!
Uma cadeira monobloco tamanho 44 coube no porta malas
Faltava a prova de fogo para todo cadeirante: o porta malas. Quando avaliei a última versão do Palio, depois de muita ginástica consegui colocar minha cadeira no porta malas, mas com o banco traseiro solto e um pouco para frente, e a tampa do porta malas só fechou quando empurramos o banco de trás mais para a frente. Desta vez, por incrível que pareça, minha cadeira coube sem esforço e com o banco traseiro travado! Achei incrível, e o melhor estava por vir: o porta malas fechou sem pegar na cadeira1 Juro que por essa eu não esperava.
E o porta malas fechou! Isso é incrível, Sílvio!
Agora sim, os cadeirantes estão bem servidos de um carro pequeno que atende aos principais requisitos, e ainda tem a opção de câmbio automatizado. O Palio Essence 1.6, que sai de fábrica com ar condicionado,  direção hidráulica, faróis de neblina, abertura elétrica do porta malas, vidros dianteiros e travas elétricas, custa R$ 38.350,00 na concessionária mas cai para R$ 27.594,65 sem os impostos, e a versão Dualogic custa a partir de R$ 40.880,00, mas com os descontos de IPI e ICMS cai para 29.413,90 reais. Mais um bom motivo para sair da cadeira para um banco reclinável motorizado!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011


Velhinho adaptado

Se eu fosse cadeirante na época do Uno Egg, eu adptava
Muita gente pergunta se vale a pena adaptar um carro manual, principalmente se o cara "vira" cadeirante, como eu, devido a uma lesão medular. Ainda mais se a pessoa já tem o carro, e desenvolve um "sentimento" por ele. Não riam, nós homens gostamos tanto destas máquinas que rola mesmo uma paixão, um amor verdadeiro. E a coisa se completa quando se trata do primeiro carro. Aí não tem como negar o sentimento, costuma virar prioridade sobre muita coisa e gerar até ciúmes nas namoradas.
Meu primeiro carro foi assim, um Uno 1.5R amarelo, e foi amor à primeira vista. Era o único carro amarelo da cidade (Viçosa), o que logo gerou o apelido de Uno 1.5 EGG. Era super confortável, com rodas de liga leve e ar condicionado. E eu achava ele lindo, amarelinho, com faixas cinza nas laterais, cintos de segurança vermelhos. Mas sempre me denunciava... Quando eu dava um "perdido" nas namoradas, logo descobriam todos os lugares por onde eu passava, de botecos a ... motéis. E eu não tinha como negar, o máximo que conseguia era dizer que emprestei o carro para um amigo "cúmplice".
Pick up C10 antiga adaptada
Portanto, se você realmente gosta do seu carro, mesmo sendo manual, vale o esforço para adaptá-lo. Deve ter sido este o motivo que levou um deficiente de Ponte Nova a adaptar uma C10 muito antiga. Foi o carro mais velho que vi adaptado até hoje. Claro que não é automática, portanto foi instalada uma embreagem automatizada, que é acionada ao colocar a mão sobre o câmbio. Mas o incrível é que ela é tão antiga que o câmbio fica na coluna de direção! 
Marchas na coluna com embreagem automatizada
Achei muito legal, na foto dá pra ver o botão da embreagem em cima da alavanca de câmbio. Deve ser uma aventura dirigir um carro desses adaptado. Já dirigi uma caminhonete dessas há muitos anos, antes de virar cadeirante, e foi muito interessante passar as marchas na coluna de direção. Bem difícil no início, mas depois fui pegando o jeito e foi bem divertido.
Acelerador manual e pomo. Esse volante parece de navio!
Enfim, se você tem muita vontade de adaptar seu velhinho, vai fundo, tenho certeza que ele vai gostar e retribuir.

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