12 Causas de Formigamento no corpo e o que fazer
A sensação de formigamento no corpo geralmente ocorre devido a uma compressão no nervo da região, devido à falta de oxigênio ou devido a problemas no nervo ou no sistema nervoso central.
Normalmente esse sintoma é passageiro e melhora com a movimentação do membro ou massagens locais, que melhoram a circulação. No entanto, ele também pode indicar a presença de problemas como má circulação, AVC, hérnia de disco e diabetes e, por isso, se não desaparecer em poucos minutos, deve-se consultar um clínico geral ou ir ao hospital para identificar a causa correta e iniciar o tratamento mais adequado.
A sensação de formigamento no corpo geralmente ocorre devido a uma compressão no nervo da região, devido à falta de oxigênio ou devido a problemas no nervo ou no sistema nervoso central.
Normalmente esse sintoma é passageiro e melhora com a movimentação do membro ou massagens locais, que melhoram a circulação. No entanto, ele também pode indicar a presença de problemas como má circulação, AVC, hérnia de disco e diabetes e, por isso, se não desaparecer em poucos minutos, deve-se consultar um clínico geral ou ir ao hospital para identificar a causa correta e iniciar o tratamento mais adequado.
1. Mau posicionamento do corpo
Ficar sentado, deitado ou parado na mesma posição por muito tempo, principalmente de pernas cruzadas ou com um peso sobre o membro provoca má circulação e compressão no nervo local, levando ao aparecimento de formigamento. Veja os sintomas da má circulação.
O que fazer: Deve-se tentar sempre movimentar o corpo e fazer alongamentos pelo menos 1 vez a cada hora, para estimular a circulação sanguínea. Durante o trabalho ou viagens longas de avião, é importante fazer pequenas caminhadas pelo menos a cada 2 horas, levantando para ir ao banheiro, beber água ou tomar uma xícara de café, por exemplo.
2. Hérnia de disco
Devido ao desgaste da articulação da coluna, ocorre uma compressão no nervo que vai da coluna às nádegas e pernas, causando dor e dormência na coluna, que pode irradiar até as pernas e dedos dos pés.
O que fazer: Deve-se tratar a hérnia para evitar o aparecimento dos sintomas desta doença, podendo-se utilizar remédios como anti-inflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos. Veja tudo sobre o tratamento da hérnia de disco.
3. Diabetes
A diabetes provoca má circulação do sangue, principalmente nas extremidades do corpo, como mãos e pés, e a dormência neste caso também pode ser sinal do início do desenvolvimento de feridas ou úlceras na região afetada. Confira como identificar os primeiros sintomas de diabetes.
O que fazer: Manter a glicemia controlada é a melhor maneira de fazer o sangue circular bem e alimentar adequadamente todas as regiões do corpo. Além disso, caminhar pelo menos 30 minutos por dia ajuda a melhorar o fluxo de sangue e diminuir a glicemia.
4. Síndrome do Túnel do Carpo
É uma doença que provoca a compressão de um nervo que passa pelo punho, causando dormência e sensação de agulhadas na mão e nos dedos, principalmente durante a noite.
O que fazer: Usar munhequeira para imobilizar o pulso, especialmente quando for dormir, fazer alongamentos nas mãos ou tomar medicamentos anti-inflamatórios ou corticoides. No entanto, nos casos mais graves também pode ser necessário fazer fisioterapia ou até mesmo cirurgia. Veja mais detalhes do tratamento para síndrome do túnel do carpo.
5. AVC e infarto
O AVC provoca sinais de fraqueza muscular em um lado do corpo, que normalmente é acompanhada de formigamento, dificuldade para falar e tonturas, enquanto no infarto, os outros sintomas são de dor no peito, no braço ou nas costas, mal estar e enjôos.
O que fazer: Na presença destes sintomas deve-se procurar o pronto socorro para que o paciente seja atendido o mais rápido possível e evite sequelas graves causadas por esses problemas.
6. Falta de vitamina B12, cálcio, potássio ou sódio
A falta de algum destes nutrientes no organismo pode causar problemas de circulação, anemia e dificuldade para transmitir os impulsos nervosos, o que pode causar a sensação de dormência. Veja os sinais que indicam falta de vitamina B12 no corpo.
O que fazer: Deve-se ter uma alimentação variada, ingerindo diariamente pelo menos 2 copos de leite ou iogurte, 3 peças de frutas e consumindo verduras e legumes nas refeições principais.
7. Doenças do sistema nervoso
Doenças que afetam o sistema nervoso, como a esclerose múltipla, provocam sintomas de formigamento repetitivo que atinge um membro de corpo de cada vez, aparecendo também dor nos olhos, perda de parte da visão, tonturas e tremores.
O que fazer: Deve-se procurar o médico para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado. No caso da esclerose múltipla, deve-se tomar corticoides, relaxantes musculares e outros medicamentos de acordo com orientação médica, além de fazer fisioterapia.
8. Ansiedade e Estresse
O formigamento decorrente do excesso de ansiedade ou estresse pode afetar mãos, braços e língua, e na síndrome do pânico esse sintoma é normalmente acompanhado de suor frio, palpitações cardíacas e dor no peito ou na barriga.
O que fazer: Nestes casos, deve-se procurar um local calmo, respirar fundo várias vezes, se concentrando para regular a respiração e melhorar a circulação sanguínea. Além disso, fazer atividades como yoga e pilates ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade. Veja outras 7 dicas para controlar a ansiedade.
9. Síndrome de Guillain-Barré
Na síndrome de Guillain-barré, que normalmente acontece após ter uma gripe, dengue ou Zika, a sensação de dormência normalmente tem início nos pés e vai subindo até atingir o tronco e os braços, além de ser acompanhada de fraqueza e dor nas pernas, que evolui até atingir todo o corpo e deixar o paciente paralisado.
O que fazer: Em caso de suspeita de Guillain-barré, deve-se procurar o pronto socorro, pois a doença pode atingir os pulmões e impedir a respiração, sendo necessário fazer o tratamento no hospital.
10. Uso de alguns medicamentos
Alguns medicamentos podem causar formigamento como um dos efeitos colaterais, como medicamento para quimioterapia, para AIDS ou o antibiótico metronidazol.
O que fazer: Deve-se conversar com o médico para avaliar a possibilidade de trocar a medicação ou receber orientações sobre o que fazer para diminuir os efeitos colaterais do remédio.
11. Excesso de bebidas alcoólicas
A ingestão constante e em grandes quantidades de álcool pode causar danos nos nervos situados nas extremidades do corpo, causando formigamento e cãibras principalmente nas mãos e nos pés.
O que fazer: Para aliviar os sintomas deve-se parar o consumo de bebidas alcoólicas e procurar o médico para avaliar a presença de outras doenças causadas pelo excesso de álcool no organismo, como problemas no fígado e pedras na vesícula.
12. Mordidas de animais
A mordida ou picada de alguns animais, como cães, gatos, cobras ou aranhas pode causar formigamento no local. No entanto, deve-se estar atento ao aparecimento de outros sintomas como febre, queimação, inchaço, tremores e pus no local, pois podem indicar a presença de infecção ou doenças como a raiva.
O que fazer: Tentar identificar o animal que causou o ferimento, lavar bem o local e procurar o médico em caso de animal peçonhente, cachorro com sintomas de raiva ou o aparecimento de algum dos sintomas citados acima.
Para aliviar o formigamento, veja: Tratamento natural para a má circulação
Nenhum comentário:
Postar um comentário