Cansaço excessivo: você conhece as possíveis
O cansaço excessivo é caracterizado pela exaustão física e mental. Sonolência, dificuldade de concentração e estresse são alguns dos sintomas desse mal.
O cansaço pode ser causado por uma doença ou problema, portanto, a causa deve ser tratada para que não venha a afetar a sua vida pessoal e profissional.
Deseja saber um pouco mais a respeito e conhecer suas possíveis causas? Continue lendo para conferir!
Quais são as principais causas do cansaço excessivo?
Existem diversas possíveis causas para o cansaço em excesso, cada uma com suas formas de tratamento.
Falta de sono
A falta de sono pode ter diversas causas, que vão desde estresse, ansiedade e insônia até a privação de uma boa noite de sono devido à falta de tempo.
Estresse
Estar constantemente preocupado e estressado faz com que a mente fique sobrecarregada na maior parte do tempo e sem conseguir funcionar bem. Isso acaba gerando ansiedade, que atrapalha também a qualidade do sono e o desempenho diário devido à falta de concentração.
Má alimentação
Não atingir a quantidade necessária de calorias, vitaminas e nutrientes é um dos problemas gerados por uma alimentação inadequada. Todos eles podem afetar diretamente em como o indivíduo se sente.
Anemia
A deficiência de ferro é uma frequente causa de cansaço, desânimo e sono. Esses sintomas aparecem porque a função do ferro de transporte de oxigênio fica comprometida. Isso ocorre principalmente em mulheres nos períodos de menstruação, quando a perda das reservas é ainda maior com a eliminação do sangue.
Portanto, é essencial sempre fazer exames para diagnosticar rapidamente problemas como esse.
Diabetes
No diabetes, a glicose não consegue chegar até todas as células. Dessa forma, o corpo não é capaz de aproveitar os carboidratos. Consequentemente, é causada uma redução no consumo calórico, gerando fraqueza.
O que fazer para evitar esse mal?
Existem alguns cuidados que podem ser tomados para evitar que você venha a sofrer de cansaço excessivo ou de alguma de suas causas.
Faça exames de rotina
Fazer exames frequentemente é essencial para que possa ser diagnosticado qualquer possível problema de saúde, realizar um tratamento adequado e fazer uso de medicamentos.
Crie um ambiente relaxante
Um importante cuidado diário é o de proporcionar sempre um ambiente tranquilo e relaxante, seja em casa ou no trabalho. Dessa forma, é possível reduzir o estresse.
Outra coisa importante é a realização diária de atividades prazerosas e calmantes, bem como a prática de atividades físicas. Procure fazer coisas que lhe agradem em vez de focar apenas nas obrigações.
Cuide da sua alimentação
A má alimentação é um fator de risco para a maioria das causas do cansaço. Portanto, priorize uma alimentação equilibrada — baseada em frutas, legumes, verduras, entre outros. Se necessário, é possível utilizar suplementos vitamínicos para complementar a sua alimentação.
Proporcione-se uma boa noite de sono
Uma boa noite de sono é indispensável para que seu dia seja mais leve e produtivo. Para isso, estabeleça o sono como prioridade, abandonando celular, obrigações e outros obstáculos na hora de dormir. Além disso, crie uma rotina que favoreça o seu descanso.
Fonte Drogaria Liviero Blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário