Outros tipos de dor que você precisa conhecer
Além da dor psicogênica aqui apresentada, existem ainda dois outros tipos de dor que você precisa conhecer e saber como diferenciar. Veja a seguir.
Dor nociceptiva
A dor nociceptiva se manifesta por meio de vias dolorosas a partir do receptor de dor, chamado nociceptor. Esse receptor é ativado por meio de um estímulo nocivo. Você provavelmente está bastante familiarizado com esse tipo de dor.
Essa é a sensação que você sente quando se machuca. Ela está associada à lesões teciduais, musculares, ósseas e ligamentares.
Existem ainda dois subtipos de dor nociceptiva.
Visceral
É aquela que atinge órgãos internos e geralmente é mais difícil de determinar. É causada principalmente por distensão e estiramento visceral.
Somática
É aquela que atinge a superfície do corpo, como feridas, queimaduras, etc.
Dor neuropática
A dor neuropática está relacionada a problemas no sistema nervoso e geralmente está associada a patologias mais graves como AVCs, lesões na medula, tumores e esclerose múltipla.
Podem haver outros sintomas de alterações na sensibilidade como fraqueza e dormência, por exemplo, e até sintomas motores nesses casos.
O seu diagnóstico é bastante desafiador, já que é difícil mensurar a sensação dolorosa devido à imprecisão da queixa do paciente.
Analgésicos comuns, opioides e antidepressivos podem ajudar no alívio da dor, contudo, é essencial que sua causa seja tratada para evitar possíveis complicações.
A dor neuropática está presente em cerca de 10% da população e se não tratada pode tornar-se incapacitante.
Sentir dor nunca é normal, independente do tipo de dor em questão. Diante de qualquer sintoma doloroso, recomendamos que consulte um médico de sua confiança para investigação do caso. O médico é a pessoa certa para te ajudar a identificar e a tratar o problema para que você recupere sua saúde e qualidade de vida, e evite complicações mais graves no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário