terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Dor na sola do pé pode ser sinal de problemas de saúde

 

Dor na sola do pé pode ser sinal de problemas de saúde

Você já sentiu uma dor na sola do pé ao levantar da cama de manhã ou uma fisgada quando sobe uma escada ou quando força a caminhada e dá uma corridinha? Esses sintomas são muito comuns e podem indicar desde maus hábitos até problemas de saúde diversos. Vem saber mais.

Dor na sola do pé: o que pode ser?

Dor na sola do pé é algo realmente incômodo e desconfortável. Ela surge de repente, quando menos esperamos e atrapalha várias atividades que precisamos fazer ao longo do dia como atividade física, passear e até trabalhar. Veja agora as principais causas.

Fascite plantar

A fascite plantar é uma inflamação da fáscia, um tecido que cobre toda a região da sola do pé, inclusive os tendões. Quando é muito sobrecarregada, essa região inflama ocasionando as dores que dificultam até uma caminhada simples.

As principais causas são: caminhadas longas demais, uso intenso de sapatos apertados, excesso de peso etc.

Uso em excesso de calçados inadequados

Mulheres são as que mais sofrem com o uso intenso de calçados inadequados. Sempre tem aquela que só anda de salto alto ou aquela outra que para onde vai é de rasteirinha ou chinelo de dedo.

Usar o mesmo tipo de calçado para toda e qualquer atividade, ou sapato muito apertado, é muito prejudicial aos pés e pode causar as temíveis dores.

Perna mais curta do que a outra

Já pensou que você pode ter uma perna menor do que a outra? Saiba que essa condição é mais comum do que se imagina, mas muitas pessoas só percebem isso quando vão a um ortopedista reclamando de dores que elas não sabem de onde vêm.

Pernas com mais de 1cm de diferença entre si causam dor na sola do pé, dor no quadril, dor nos joelhos e dor nas costas, fazendo a pessoa andar com dificuldade. Ficou desconfiado? Procure um ortopedista. Ele poderá indicar desde palmilhas ortopédicas até cirurgia de reparação.

Excesso de peso

Quando estamos muito acima do peso é normal sentir dor nas pernas com frequência. O mesmo acontece com os pés, afinal de contas, são eles os responsáveis por nos levar de um lugar para outro. Sobrepeso e obesidade também são problemas de saúde, portanto, procure emagrecer e seus pés agradecerão.

Entorse do pé

Acontece quando o tornozelo é muito exigido provocando o estiramento e até o rompimento dos ligamentos da região. É muito comum isso acontecer em atletas e durante a prática de corridas intensas.

Pé torto

Isso mesmo, nem todos os pés são iguais e você pode ter tido a infelicidade de nascer com o pé torto, pé plano ou pé chato, como você preferir. Essa má formação do pé também provoca dores nos pés, joelhos, quadris e costas.

Você não sabe pisar direito

Sim, andar parece ser algo super simples, mas você pode estar fazendo tudo errado. Nem sempre percebemos, mas é possível que a gente ande meio torto de vez em quando, forçando mais uma parte do pé do que a outra e isso causa muita dor com o tempo.

Esporão de calcâneo

Talvez você já tenha ouvido essa doença com outro nome: esporão de calcanhar, mas é a mesma coisa. É quando o ligamento do calcanhar se calcifica, fica duro como um pequeno osso na sola do pé. Quando você põe o pé no chão, sente a dor, muito incômoda, por sinal.

Se você tem muita dor na sola do pé, reveja os seus hábitos ou procure logo um ortopedista para avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento.

Nenhum comentário: