terça-feira, 2 de fevereiro de 2021



Ataxia e esclerose múltipla
yyoconestosnervios


Ataxia é o distúrbio caracterizado pela diminuição da capacidade de coordenar os movimentos, manifestando-se como tremores de partes do corpo durante movimentos voluntários, como dificuldade em realizar movimentos precisos ou como dificuldade em manter o equilíbrio.





Ataxia não é uma doença em si, mas um sintoma característico de mais de trezentos processos degenerativos que ocorrem além da ataxia, muitos outros sintomas (deformidades esqueléticas, doenças cardíacas, diplopia, disartria, distonia muscular, diabetes, deficiência sensorial, infecções pulmonares devido a engasgos, linfomas e leucemias, etc.), que variam de acordo com o tipo de ataxia. Também aparece como um dos sintomas da esclerose múltipla.


A causa da ataxia na esclerose múltipla reside no dano às fibras nervosas do cerebelo, uma região do cérebro que recebe mensagens de todas as estruturas envolvidas na coordenação do movimento. Ao coletar as informações que são transmitidas de diferentes partes do corpo, como os olhos ou as extremidades, o cerebelo interpreta nossa posição e modula uma resposta coordenada; Qualquer falha na recepção desses sinais faz com que o controle adequado sobre os movimentos seja perdido.

Cerca de 80 por cento das pessoas com EM apresentam algum grau de ataxia em algum ponto, embora para a maioria não tenha um impacto muito grave e a pessoa possa funcionar de forma independente.

Também é importante destacar os tremores que, embora menos frequentes, podem ser mais desconfortáveis ​​de manusear. São movimentos involuntários e descontrolados que aparecem nos membros quando uma ação é realizada ou quando uma postura estática é assumida. A origem desse sintoma é o dano às fibras do cerebelo, semelhante ao que ocorre na ataxia, mas sabe-se que o tremor pode piorar com o estresse, portanto, outras áreas podem estar envolvidas.





Tipos de ataxia

Existem diferentes tipos de ataxia, cada um afetando a coordenação muscular de uma maneira específica:

Dismetria- Forma de ataxia caracterizada pela incapacidade de realizar um movimento na distância correta (agarrar objetos ou tocá-los com os dedos, por exemplo), levando o corpo muito longe ou muito perto do alvo. Pessoas com lesão cerebelar tendem a calcular em excesso quando se movem rapidamente e a apresentar desempenho inferior quando se movem lentamente.

Disdiadococinesia- É caracterizada pela incapacidade de realizar movimentos alternados rápidos. A condição parece ser consequência do controle prejudicado dos músculos simétricos.


Assinergia- Para pacientes com assinergia, não é possível combinar os componentes de um movimento de forma a criar um deslocamento de fluido. Os movimentos parecem estranhos e perturbados.

Hipotonia- É o tônus ​​muscular excessivamente reduzido.

Nistagmo- Movimentos oculares alterados.

Disartria- Dificuldade em articular palavras. A fala não é clara e tende a ser um problema particularmente frustrante para os pacientes, pois torna a comunicação consideravelmente difícil. Em alguns pacientes, esse sintoma é acompanhado por dificuldade de engolir.

Tremor nos movimentos que cessa quando os músculos estão em repouso.



Tratamento

Em relação ao manejo desses sintomas, deve-se destacar que a ataxia pode ser reduzida com programas específicos de reabilitação para fortalecer os músculos afetados, pois a fraqueza causada pela falta de exercícios agrava a ataxia.

Como não existem medicamentos eficazes para tratar esses sintomas, manter uma boa forma física é a melhor estratégia para melhorar a coordenação e o equilíbrio.

Nos casos de ataxia com problemas de equilíbrio ou com tremores, a assistência de um terapeuta ocupacional pode orientar sobre manobras compensatórias ou algum elemento de adaptação. Se necessário, o uso de auxiliares de caminhada pode prevenir o risco de quedas.

Existem estratégias para melhorar o controle do tremor, como usar pequenos pesos nos pulsos ou resfriar os músculos do braço por alguns minutos para facilitar os movimentos precisos durante uma refeição ou outra tarefa.

Você também pode compensar os tremores e melhorar a precisão usando sua visão periférica para focar no objeto que deseja alcançar, em vez de olhar diretamente para ele.

Cris Low

Nenhum comentário: