Doenças Crônicas
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são responsáveis por 63% das mortes no mundo. No Brasil, são a causa de 74% dos óbitos.
Apesar desta realidade, a maioria das doenças crônicas pode ser prevenida ou controlada, possibilitando viver com qualidade. Para isso é preciso, em primeiro lugar, conhecer a doença e, em segundo, tratá-la de forma correta, completa e contínua.
O que é?
Doenças crônicas são aquelas de progressão lenta e longa duração, que muitas vezes levamos por toda a vida. Podem ser silenciosas ou sintomáticas, comprometendo a qualidade de vida. Nos dois casos, representam risco para o paciente.
Entre as principais DCNT estão: doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas (bronquite, asma, DPO, rinite), hipertensão, câncer, diabetes e doenças metabólicas (obesidade, diabetes, dislipidemia).
Causas
As doenças crônicas não estão associadas a uma causa única. Normalmente são decorrentes de múltiplos fatores relacionados, que podem ser:
Condições de saúde:
- Obesidade
- Doença congênita (que se adquire com o nascimento)
- Doença genética (produzida por alterações no DNA)
- Comorbidades (coexistência de doenças)
Hábitos de saúde:
Embora os fatores de risco devam ser considerados em conjunto para compreender e tratar uma doença crônica, podemos relacioná-las com hábitos de vida que influenciam seu surgimento.
Prevenção e Controle
Mudanças nos hábitos são necessárias tanto no controle como na prevenção das doenças crônicas. Os fatores de risco evitáveis têm um papel importante no surgimento e progressão destas doenças. Um estilo de vida saudável pode melhorar a expectativa e a qualidade de vida. Comece incluindo no seu dia a dia:
- Alimentação saudável e variada, rica em frutas, vegetais e cereais e com consumo reduzido de industrializados, açúcar e sódio.
- Atividades físicas regulares, programada (academia, esportes) ou não programada (recreativa).
- Consumo reduzido de bebidas alcoólicas.
- Não fumar.
- Reservar um tempo para realizar atividades que tragam prazer, tranquilidade e relaxamento.
Veja quais são as 10 principais e mais comuns doenças crônicas no Brasil:
1) Colesterol Alto
O nível de colesterol alto está diretamente ligado ao consumo excessivo de alimentos gordurosos. Esse fator é muito prejudicial à saúde, pode levar ao infarto, e ainda aumenta o risco para o surgimento de doenças cardiovasculares.
Segundo levantamento feito pelo IBGE, pelo menos 12,5% dos brasileiros, ou seja, 18,4 milhões de pessoas no país, já foram diagnosticas com colesterol Alto.
2) DPOC (Doença pulmonar obstrutiva crônica)
Também chamada de enfisema ou bronquite crônica, a doença pulmonar obstrutiva crônica, é uma doença que causa dificuldades respiratórias pois provoca inflamação nos brônquios. Também pode provocar tosse e catarro.
Ela geralmente é ocasionada devido a constante inalação de fumaça ou gases que prejudicam a saúde, em função disso é muito comum entre os fumantes.
3) Hipertensão
Hipertensão ou simplesmente pressão alta como é popularmente chamada, é uma doença que contrai os vasos sanguíneos, forçando assim o coração a se esforçar mais em sua função.
Os sintomas aparecem apenas quando a doença já prejudicou o organismo, incluem: dor de cabeça, tontura e mal-estar. A hipertensão é capaz de desencadear vários outros problemas como doenças cardiovasculares, colesterol elevado, infarto e derrame. Ao decorrer da pesquisa 31,3 milhões de pessoas afirmaram terem sido diagnosticadas com a doença.
4) Osteoporose
A osteoporose, assim como a hipertensão, é uma doença silenciosa. Seus sintomas podem aparecer apenas quando a doença já estiver em um gral elevado.
Ela é responsável por causar o enfraquecimento dos ossos por meio da redução na quantidade de cálcio, o que pode causar lesões frequentes.
5) Mal de Parkinson
O mal de Parkinson é uma doença crônica que afeta o sistema nervoso central do corpo, causando tremores constantes. Ela é uma doença degenerativa, pode levar a pessoa a perder o controle dos músculos e o próprio equilibro de forma progressiva, caso não seja devidamente controlada com medicamentos.
6) Doença de Alzheimer
Outra doença crônica progressiva é o Alzheimer, ela é a uma doença genética e também é causa mais comum de demência. A doença de Alzheimer é capaz de destruir memórias e prejudicar gravemente outras funções cerebrais.
Ela interfere no comportamento da pessoa diagnosticada, privando-a de conseguir realizar atividades simples do dia-a-dia, comprometendo bruscamente sua forma de pensamento e discernimento.
7) Asma
A asma ocorre devido a uma inflamação que afeta as vias aéreas, prejudicando a respiração e provocando falta de ar, chiado no peito e tosse. Existem vários fatores que a desencadeiam como clima, poeira doméstica, pelos de animais, fumaça, gripes ou resfriados. No Brasil o equivalente a 6,3 milhões pessoas declararam sofrer da doença segundo o IBGE.
8) Diabetes
O diabetes é uma doença crônica que provém de dois tipos específicos; a diabetes tipo 1, que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente, levando ao excesso de açúcar no sangue; e o tipo 2 que é relacionado ao modo como o corpo processa a entrada do açúcar no sangue.
Os dois tipos podem desencadear diversos outros problemas de saúde. Segundo a pesquisa 9,1 milhões de brasileiros disseram possuir algum tipo de diabetes.
9) Derrame cerebral
O derrame cerebral conhecido popularmente como AVC, é uma das principais causas de morte e incapacidade, não só do Brasil como no mundo. Conforme o estudo constatou, 1,5% da população brasileira, número que corresponde a 2,2 milhões de pessoas, já tiveram AVC.
O derrame ocorre devido a rompimento dos vasos sanguíneos responsáveis pelo cérebro, seus sintomas são: dor de cabeça, perda de visão, fraqueza muscular e paralisia.
10) Câncer
O câncer é uma das doenças mais conhecidas, justamente pelo seu nível de gravidade e por ser responsável pela maioria das mortes de pessoas que são diagnosticadas. A pesquisa do IBGE revelou que 2,7 milhões de brasileiros foram diagnosticados com a doença.
É uma doença muito agressiva que advém do crescimento desordenado de células anormais, essas células se alastram rapidamente e são capazes de invadir outras partes importantes e vitais do corpo, e formarem tumores malignos que podem comprometer a vida caso não sejam descobertos em sua fase inicial e devidamente tratados.
O câncer pode surgir por relação familiar, ou seja, de forma hereditária, mas também pode ser desenvolvido pelo fumo de cigarros, ou pela exposição irregular a outros tipos de agentes cancerígenos que incluem: luz solar, raios-x, produtos químicos, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário