Se abrir a boca e colocar a língua para fora, vai aprender muito sobre seu corpo (e cumprimentar amigos no Tibete). Sua língua é um órgão multifacetado que lhe permite falar, engolir e sentir sabores, de acordo com o LiveScience.
Mas sabia que dá para saber se você está ficando doente, se precisa beber mais água ou ingerir mais vitaminas? Dê uma olhada como está a sua e veja se se parece com alguma dessas.
Rosada e lisa
Se sua língua está rosa, livre de pontinhos e sujeira, cheia de papilas gustativas, está tudo certo. Sua língua deve ser um pouco acidentada. Se for muito lisa, pode haver uma deficiência vitamínica, de acordo com a Women’s Health.
Vermelha e grossa
Uma língua de cor vermelha viva pode ser sinal de deficiência de vitaminas. A falta de B-12 ou ácido fólico fazem isso, de acordo com a Cleveland Clinic. Considere tomar as vitaminas prenatais ou consumir mais vegetais folhosos para obter mais desses importantes nutrientes em sua dieta, de acordo com o National Institute of Health.
Ondulada
Se a língua parece inchada e com pequenas ondulações nos lados, pode ser sinal de distúrbio na glândula tireoide. Outros sintomas aos quais ficar atento são machucados frequentes, cansaço, perda de cablo e pressão baixa, de acordo com o Dr. Jeremy K
Quebradiça ou fissurada
A língua quebradiça pode ser sinal de uma doença autoimune, mas provavelmente benigna. As fissuras aparecem quando se é mais jovem e podem ficar maiores conforme o tempo passa, como se fossem rugas. Certifique-se de se consultar frequentemente com o dentista e comentar com ele sobre as fissuras, de acordo com o site WebMD.
Cobertura marrom ou preta
Se sua língua está preta ou marrom, é sinal de má higiene bucal. Essa condição pode aparecer também em pessoas com diabetes ou sob o uso de antibióticos. Alguns pacientes em quimioterapia também desenvolvem a língua preta. Escove bem os dentes e a língua e também passe o fio dental para prevenir o crescimento de bactérias, de acordo com a Cleveland Health Clinic.
Cobertura branca
Se sua língua tem uma cobertura esbranquiçada, melhor se consultar com o médico. A candidíase oral se apresenta como uma cobertura branca. Essa condição é mais comum em bebês e indivíduos com o sistema imunológico enfraquecido. Se você é fumante, a língua branca pode ser sintoma de leucoplaquia, precursora do câncer, segundo Cleveland Health. Verifique com seu dentista para se assegurar.
Lesões ou aftas
Esse tipo de ferida pode ser sinal de estresse e de câncer, de acordo com Reader’s Digest. As aftas em geral somem sozinhas em uma semana, ainda que fiquem doloridas por alguns dias. Fale com o médico se perceber manchas vermelhas ou aftas que durem mais que uma semana, pois pode ser sintoma de câncer na boca.
Tirar um tempinho para analisar a língua durante a escovação é um ótimo jeito de ficar de olho na sua saúde geral. Se algo na sua língua te preocupa, fale com o médico ou profissional habilitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário