Prudência
“Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos.” —Provérbios 8:12
Uma palavra sobre a qual você não ouve em muitos ensinamentos é “prudência”. Na Bíblia, “prudência” ou “prudente” significa sermos bons mordomos dos dons que Deus nos deu para usar. Esses dons incluem habilidades, tempo, energia, força e saúde, assim como bens materiais. Incluem também nosso corpo, nossa mente e nosso espírito.
Deus deu a cada um de nós diferentes dons e graça, de acordo com a maneira que Ele quer que nós os utilizemos. Uma pessoa pode ter o dom para cantar e faz isso na região onde mora, enquanto a habilidade de outra pessoa para o canto é conhecida na maior parte do mundo. A Bíblia nos diz para usarmos os dons de acordo com a graça que nos foi dada (ver Romanos 12:6).
Seria inteligente de nossa parte saber qual é o nosso limite, para podermos reconhecer quando estamos atingindo a “capacidade máxima” ou uma “sobrecarga”. Em vez de nos esgotarmos até ficar sobrecarregados para agradar a outros, para satisfazer os próprios desejos ou para alcançar objetivos pessoais, podemos aprender a ouvir o Senhor e a obedecer a Ele. Se seguirmos a direção do Senhor, teremos uma vida abençoada.
Todos nós passamos por estresse e às vezes sentimos os efeitos disso, mas devemos aprender a administrá-lo bem. Peça a Deus para lhe mostrar áreas na sua vida que poderiam ser transformadas para ajudar você a eliminar melhor os excessos.
Deus é bom, e Ele quer que você desfrute uma vida cheia de paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário