Carqueja: Para que serve
A Carqueja é uma planta medicinal indicada para melhorar a digestão, combater os gases e ajudar a emagrecer. Seu chá tem sabor amargo, mas também pode ser encontrada na forma de cápsulas, em lojas de produtos naturais.
A carqueja também é conhecida como Carqueja-amarga, Carqueja-amargosa, Carqueja-do-mato, Carquejinha, Condamina ou Iguape, muito utilizada para tratar gripe e problemas digestivos.
Seu nome científico é Baccharis trimera e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres.
Quais as propriedades e benefícios
As propriedades da Carqueja incluem sua ação diurética, antianêmica, hipoglicêmica, antiasmática, antibiótica, antidiarreica, antidiabética, antidispéptica, antigripal, anti-inflamatória, anti-reumática e aromática.
Além disso, também contribui para o bom funcionamento da fígado e da vesícula biliar, ajuda a eliminar as toxinas, é emoliente, ajuda a baixar a febre e a tratar a prisão de ventre e a combater os vermes.
Para que serve
A Carqueja é uma planta medicinal que serve para ajudar no tratamento de má digestão, prisão de ventre, diarreia, gastroenterite, anemia, gripe, febre, doenças do fígado, diabetes, vermes intestinais, aftas, amigdalites, anorexia, azia, bronquite, colesterol, doenças da bexiga, má circulação do sangue e feridas.
Como tomar
A parte usada da Carqueja são suas hastes, para fazer chá ou utilizar como tempero em cozinhados.
Para preparar o chá:
Ingredientes
- 25 g de hastes de carqueja;
- 1 L de água fervente.
Modo de preparo
Colocar 25 gramas de hastes de Carqueja em 1 litro de água fervente, deixando repousar por 10 minutos. Tomar até 3 xícaras por dia.
Caso se opte pelas cápsulas, deve-se tomar até 3 cápsulas por dia.
Os efeitos colaterais da carqueja surgem quando consumida em excesso, principalmente em pacientes diabéticos e hipertensos. Isso porque a carqueja pode aumentar o efeito do remédio usado por essas pessoas, diminuindo muito a concentração de glicose ou a pressão arterial, o que é prejudicial à saúde.
Assim, a carqueja só deve ser consumida por hipertensos e diabéticos apenas após recomendação médica. Além disso, a carqueja está contraindicada na gravidez, pois pode provocar aborto, e durante o período de amamentação, pois pode passar para o leite materno e, consequentemente, para o bebê, o que não é aconselhável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário