domingo, 23 de janeiro de 2022



QUEM TEM DIABETES PODE COMER TAPIOCA?



Todo paciente diabético um dia já se perguntou ou vai se perguntar se quem tem diabetes pode comer tapioca. Essa dúvida ocorre porque além do alimento ser uma delícia e popular no Brasil, ele ainda é aliado para quem segue regimes ou dietas para perda de peso. Dessa forma, o blog traz hoje a resposta para essa pergunta: enfim, quem tem diabetes pode comer tapioca?

A resposta é sim. A tapioca pode fazer parte do cardápio de uma pessoa com diabetes, podendo inclusive substituir o pão em algumas refeições. A farinha de tapioca fornece uma parte do carboidrato em forma de amido resistente. Este tipo de amido que não é digerido, ou seja, não é quebrado em forma de glicose, para ser absorvido pelo sangue.

Entretanto, é preciso ficar atento a quantidade de ingestão da mesma, uma vez que ela possui carboidratos e dessa forma, pode aumentar os níveis de glicose no sangue em casos de alto consumo. Assim, o ideal é sempre balancear a alimentação de acordo com a indicação de um nutricionista.
MAIS SOBRE A TAPIOCA

A tapioca é alimento feito a partir do amido extraído da mandioca em forma de fécula, proporcionando um sabor neutro e um poder de geleificação muito alto. Por este motivo ela é usada em diversas receitas culinárias como doces e salgados.

A composição da farinha da tapioca é quase que 100% de carboidratos e quase sem nenhuma fibra e proteína. Ou seja, seu valor nutritivo é muito baixo, entretanto, não contém glúten. Assim, a tapioca pode ser utilizada como substituto para quem tem refeição glúten free (livre de glúten).

De origem Tupi Guarani, a tapioca foi redescoberta pelos colonizadores como uma substituta para o pão, já que, na época da colonização, os portugueses enfrentavam uma grande escassez de farinha de trigo. Algumas décadas depois, a tapioca se tornou a principal forma de alimentação dos escravos, espalhando-se assim por todo o Brasil.

O nome vem da palavra tipi’óka, que significa coágulo de amido de milho.

A primeira etapa da produção da tapioca começa com a extração da fécula da mandioca, que em seguida é hidratada e posteriormente seca.
BENEFÍCIOS DA TAPIOCA

A tapioca como dito anteriormente, pode sim ser consumida por diabéticos ou por qualquer outra pessoa considerada saudável. Ao consumir níveis moderados de amido resistente, a tapioca traz benefícios ao organismo humano, bem como melhora em muitos problemas de saúde mais comuns hoje em dia, como estabilizar os níveis de glicose no sangue e aumento da sensibilidade à insulina, melhorar os níveis de colesterol e triglicérides e reduzir o apetite e aumentar a saciedade.

A seguir, algumas dicas de como preparar uma tapioca sem influenciar na diabetes. Veja combinações de recheios saudáveis:
Frango desfiado, ricota e salsinha
Espinafre e tomate-cereja
Atum e cenoura ralada
Banana e pasta de amendoim diet
Ovo mexido

Dessa forma, quem tem diabetes pode comer tapioca, mas atento ao recheio e as receitas utilizadas juntamente. E lembrando: nem só de tapioca é composta a alimentação do diabético, procure um nutricionista ou um especialista na área e descubra qual o melhor cardápio para você





CNPJ: 16.675.327/0001-01
Razão Social: Fabiana de Souza Pim - ME

Farmacêutica responsável: Dra. Fabiana -

Nenhum comentário: