sábado, 22 de janeiro de 2022



Glicose alta: Os 6 sintomas mais comuns e como controlar essa condição
Alto nível de açúcar no sangue pode causar alguns sintomas no corpo e até evoluir para uma doença mais grave.

A hiperglicemia ocorre quando os níveis de glicose (açúcar) no sangue estão muito altos. Essa condição está ligada ao consumo em excesso de carboidratos e açúcares, ao sedentarismo, à obesidade, e até mesmo aos efeitos colaterais de certos medicamentos.

Leia mais: Chás poderosos: 4 receitas para baixar o açúcar no sangue e controlar o diabetes

Quando não tratada e acompanhada corretamente, a situação pode evoluir para diabetes. Quem tem essa doença crônica não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a que produz. O hormônio é responsável por levar a glicose do sangue para o interior das células, para que seja usada como fonte de energia.
6 sintomas da hiperglicemia

Alguns sintomas e sinais do corpo podem indicar que seu organismo não está conseguindo lidar com o excesso de açúcar no sangue. Confira seis dos principais:
Dor de cabeça;
Enjoo;
Sede excessiva;
Cansaço excessivo;
Vontade frequente de urinar;
Sonolência.

O tratamento da hiperglicemia e do diabetes é feito com medicamentos específicos ou injeção de insulina. Caso tenha alguns desses sintomas, procure orientação médica o quanto antes.
Autotratamento

Embora o acompanhamento médico seja essencial nesses casos, adotar alguns hábitos em sua rotina pode ajudar bastante na redução da glicose. Veja alguns deles:
Praticar atividade física regularmente;
Ter uma alimentação saudável e equilibrada, evitando alimentos ricos em carboidratos ou açúcares;
Manter o peso ideal por meio de exercícios e alimentação adequada;
Medir regularmente a glicemia.

Chás para controlar diabetes

Se você quer controlar sua glicose, seja porque já tem alguma condição de saúde específica, ou apenas para se prevenir, pode contar com a ajuda de alguns chás. Esses preparos totalmente naturais ajudam a balancear os níveis de açúcar no sangue, evitando consequências mais graves.

Vale destacar que eles não substituem de maneira alguma o tratamento prescrito pelo médico. Além disso, devem ser consumidos com moderação para evitar efeitos colaterais.

4 chás para baixar a glicose

  1. Chá de canela: ferva 1 pau de canela ou 1 colher de canela em pó em 250 ml de água por 10 minutos. Espere esfriar um pouco e beba.
  2. Chá de camomila: coloque 250 ml de água no fogo e desligue após ferver. Acrescente 1 colher de sopa de camomila e tampe a panela por 15 minutos. Coe e beba.
  3. Chá de erva mate: ferva 500 ml de água e desligue o fogo. Acrescente colheres de erva mate, tampe a panela e deixe por 20 minutos. Sirva após coar.
  4. Chá verde: leve 250 ml de água ao fogo até ferver. Desligue, adicione 1 colher de sobremesa com folhas de chá verde e deixe tampado por 10 minutos. Coe o chá e beba.






Nenhum comentário: