sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

 🛐"Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado." (Tiago 4:17)


Se alguém em seu leito de morte estivesse proferindo suas palavras finais, você prestaria atenção? Acredito que sim. Se alguém escrevesse os seus últimos desejos num testamento, você tiraria um tempo para ler? Acho que sim.

Em Mateus 28 temos o testamento e a vontade final de Jesus, o que é conhecido como a Grande Comissão. Jesus disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mateus 28:18-20).

Esta é a mensagem de Cristo para cada um de nós. Mas quantos de nós estão realmente fazendo isso? Se você não está buscando cumprir a Grande Comissão, isso pode realmente ser um pecado. Alguns podem achar esta afirmação um pouco controversa, mas acho que é verdadeira.

Existem diferentes tipos de pecado identificados na Bíblia: os pecados cometidos e os pecados de omissão. Um pecado cometido é fazer algo que você não deveria fazer. Um pecado de omissão é não fazer o que você deveria.

A Bíblia nos diz em Tiago 4:17: "Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado." No entanto, para muitos, a Grande Comissão se tornou a Grande Omissão. Pesquisas mostraram que 95% dos cristãos nunca levaram outra pessoa a Cristo.

O conceito completo de ir ao mundo e fazer discípulos, é compartilhar a sua fé, levar as pessoas a Cristo e com o melhor de sua capacidade, ajudá-las a amadurecer espiritualmente.

🙏🙏

"Pedro e os outros apóstolos responderam: 'É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!'" (Atos 5:29)

Há um movimento na sociedade para redefinir casamento e família. A mídia e a sociedade moderna estão empurrando goela abaixo o casamento de pessoas do mesmo sexo. A normalização da homossexualidade está ganhando força, ilustrada inclusive por programas de TV.

Com a ênfase no casamento gay e homossexualidade em geral, você poderia pensar que uma grande parte da população atual deve ser gay. Alguns dizem que chega a 25%. Muitos aceitam a premissa que são ao menos 10%. Mas uma pesquisa grande, a maior da sua categoria, foi completada em 2013 pela agência de pesquisa americana Gallup. A pesquisa, que entrevistou 120 mil americanos, revelou que 3.4% da população do país é homossexual. Isso inclui gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Mesmo que represente uma pequena parte da população, tornou-se um enorme tópico e está chegando cada vez mais perto da igreja.

Pessoas gostam de dizer que os cristãos odeiam os gays. Mas, definitivamente isso não é verdade. Não vemos isso como o pior dos pecados, ou como um pecado pior do que outro. De fato a Bíblia fala sobre pecados maiores e menores, mas no caso o maior dos pecados é pecar contra o Espírito Santo.

Deixe-me ilustrar: Jesus disse a Pôncio Pilatos, um Romano endurecido e pagão: "aquele que me entregou a ti é culpado de um pecado maior" (João 19:11). Qual seria um pecado maior do que enviar Jesus para ser executado depois de ser torturado e flagelado, como Pilatos fez? Um pecado maior foi cometido pelo alto sacerdote Caifás, que tinha um enorme conhecimento. Ele foi quem enviou Jesus a Pilatos. Isso foi um pecado maior.

Conhecimento traz responsabilidade. E se a Bíblia diz que algo é pecado, então é pecado.

🙏🙏🙏🙏

"Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus." (Atos 4:31)


Às vezes só damos um passo de fé se houver um plano B, se houver uma rede de segurança.
É claro que em tudo se deve ter cuidado, cautela e até deve-se buscar conselho daqueles que viveram mais do que nós. Mas, deve-se deixar também lugar para a fé. Lugar para aventurar-se, para correr riscos. 

À medida que envelhecemos, ficamos menos dispostos a fazer isso. Queremos tudo bem esclarecido, bem definido. Queremos saber o que vai acontecer depois disso e depois daquilo. Mas, às vezes Deus diz: "Não vou lhe dizer. Quero que você simplesmente obedeça." É por isso que eu prefiro tentar e fracassar em vez de nunca tentar. E se você tentar e no fim fracassar, aprenderá algo com o fracasso. Eu me arriscaria a dizer que toda pessoa de sucesso no ministério cristão, nos negócios ou em qualquer outro empreendimento, teve muitos fracassos e aprendeu algo com cada um deles. Como diz o ditado: "Chega-se à porta do sucesso pelo corredor do fracasso". Então, se você não tiver sucesso de primeira, sossegue. Você é como todos nós.

Então, arrisque-se e faça algo para Deus. Se você anda pensando em começar um pequeno estudo bíblico no trabalho mas não sabe se alguém vai aparecer, vá fundo. Se anda pensando em compartilhar o evangelho com alguém mas não sabe como esse alguém irá reagir, vá em frente. Tente. Ore sobre isso. Peça orientação ao Senhor, mas corra o risco. Arrisque-se e veja o que Deus faz.

Nenhum comentário: